Haverá racismo nos videojogos?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Gostariam de ver mais personagens principais negras?

Sim
9
36%
Não
16
64%
 
Total de votos: 25
Avatar do Utilizador
The_Punisher
Beginner
Mensagens: 35
Registado: sábado 22 abr 2006, 11:22
Localização: Porto
Contacto:

Mensagem por The_Punisher » quarta 19 jul 2006, 9:47

Death Crow Escreveu:Já agora também se pode dizer que a industria é machista!
Kill Bill. Lol mas o racismo nos jogos penso não haver.

Também depende da impresa, se for boa, não vai fazer nada de mal, até pondo os negros no jogo.

Não sei qual é o mal, somos todos iguais.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 19 jul 2006, 12:52

The_Punisher Escreveu:
Death Crow Escreveu:Já agora também se pode dizer que a industria é machista!
Kill Bill. Lol mas o racismo nos jogos penso não haver.

Também depende da impresa, se for boa, não vai fazer nada de mal, até pondo os negros no jogo.

Não sei qual é o mal, somos todos iguais.
essa do kill bill nao percebi...nem sei k sentido faz...

e nao é pela empresa ser boa ou má que vai ou na fazer algo de mal.

e sim, concordo, somos todos iguais...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » quarta 19 jul 2006, 13:38

cinemaniac Escreveu:
ninjalobo Escreveu:como voçes disseram pode ser que isso aconteçe por causa disso tudo(para resumir), eu tambem não me preocupo por isso, e se uma personagem é negra ou é branca qual é o problema, normalmente as pessoas que pensam muito nisso podem ser ou a vir ser racistas(sem ofença), o que entreça é jogar, como pinto disse o que eles se deviam preocupar é com os graficoes, jogabilidade e isso tudo.

mas continuo sem etender...

e isto é so a minha opinião!
concordo com o k dizes, tirando a ultima frase " o que eles se deviam preocupar é com os graficoes, jogabilidade e isso tudo." pois para mim, deviam era preocupar-se em contar boas histórias. claro que os outros factores sao mt importantes, mas sem história o jogo desce mt mt de nivel.
Err, quando eu me referi aos gráficos, jogabilidade, pus um etc ao lado, ou seja incluindo também história como muitas outras coisas que fazem os jogos serem bons.
José Pinto
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 19 jul 2006, 16:47

Não li os posts todos mas gostaria só dizer uma coisa. Em alguns casos como este, o racismo é um problema criado pelo observador, pessoas que tem racismo em mente (não é ser racista) observam tal como o criador do tópico observou e descobrem que, neste caso, não existem muitas personagens negras nos jogos. Mas será que não existirem personagens negras é racista? Ou não será que isso se torna um problema só no instante em que alguem pensa nisso? É dificil de explicar mas é fundamental perceber que não é por falta de preto que algo se torna racista, estariamos a ser racistas se fizessemos uma análise dessas porque demos por falta de preto, enquanto que isso nem devia ser um assunto. Ninguem diz que algo é racista por ter demasiado branco pois não? É como o sexismo. Dizer que as mulheres deviam ter os mesmos direitos que os homens é uma afirmação sexista, porque isso pressupõe que os homens são superiores às mulheres. É dificil de explicar e é melhor eu parar por aqui antes que alguem perceba mal.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 22 jul 2006, 0:20

Minha opinião:
- É tudo uma palhaçada. Basicamente só quando não houver qualquer distinção qualitativa entre brancos e pretos no que toca histórias (diga-se jogos, filmes, livros...) é que não vai haver racismo. Então as pessoas continuarem com complexos de que por um branco como personagem principal em vez de um preto é ser racista, então duvido sériamente que o racismo acabe. Tem que haver as personagens que têm que haver, e há tanto justificação de forçar a existência de pessoas negras nas histórias como forçar a existência de mulheres na assembleia da república. Essa existência (em ambos os casos) tem que ser existir naturalmente. No nosso caso tem toda a lógica que tenhamos muitas personagens brancas porque afinal de contas, nos países do Norte (ditos civilizados) a maioria da população é branca. Por outro lado, e da mesma forma, entende-se perfeitamente porque é que, em países em que a maioria da população é negra, a maioria das personagens das histórias são negras. Mas claro, quem faz os jogos são os brancos e portanto eles é que sabem, e o mesmo acontece com outras artes.
- As pessoas têm é complexos e não conseguem discernir racismo de senso comum. Forçar a existência de personagens negras nas histórias é que é racismo, e é, ao mesmo tempo, rebaixá-los.

:EDIT:
É isso mesmo Chris.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Mensagem por pimenta » sábado 22 jul 2006, 2:14

Uma coizita... CJ (a personagem principal de GTA SA) é negro, no entanto alguem reparou que os "gajos" da rockstar só o fizeram assim porque ele faz parte de um gangue, portanto acho que para alem de racistas os da rockstar podem estar tambem a ser preconceituozos pois:
:arrow: officer Tempeny --> negro ---> é um policia corrupto
:arrow: Os outros gangues são todos basicamente de outras raças (brancos não...)


Mas de qualquer maneira eu votei em não pois faz-me um pouco de "impressão" jogar com um personagem com a cor de pele diferente da minha... Quer dizer, adorei o GTA SA, mas gostava mais de poder escolher o tom de pele do persoonagem... Ei! não sou racista, pois não tenho nada contra pessoas de outras raças mas, claro que estou mais bem habituado á minha. :wink:
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » sábado 22 jul 2006, 9:33

Não vejo onde haja racismo nisso. Eu tanto jogo com um peronagem branco como com um negro, não me faz diferença nenhuma. Aliás, em certos jogos até costumo escolher o personagem negro, por exemplo, no Crazy Taxi e no Buzz: O Grande Quiz. Acho que têm mais pinta 8) Quando estou com um jogo que me permite a personalização do personagem, claro que tento adaptá-lo de forma a ser o mais parecido comigo que conseguir.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 22 jul 2006, 11:43

pimenta Escreveu:Uma coizita... CJ (a personagem principal de GTA SA) é negro, no entanto alguem reparou que os "gajos" da rockstar só o fizeram assim porque ele faz parte de um gangue, portanto acho que para alem de racistas os da rockstar podem estar tambem a ser preconceituozos pois:
:arrow: officer Tempeny --> negro ---> é um policia corrupto
:arrow: Os outros gangues são todos basicamente de outras raças (brancos não...)
Páh tb existe o outro policia k é BRANCO e é CORRUPTO!
Já apanhei vários ladrões no GTA SA BRANCOS!
Já vi alguns policias PRETOS!
É preciso + pra mostrar k estás ERRADO?!
Acho k estão a ver racismo onde ele não existe, então e a máfia no jogo não são BRANCOS?!
Então e os japoneses ao qual chegamos a fazer parte do seu grupo tb são o kê? Enfim o pessoal é k faz questão de ver as coisas aonde elas não existem, e para mim se existe software-house NÃO racista e sem preconceitos é a Rock-Star, ou não seriam quase todos os jogos lançados por eles polémicos, acho k RACISTAS estão a ser as companhias k lançam jogos todos bonitinhos sem kererem ferir nada em ninguem, e depois subtilmente e por trás por x's até transmitem mensagens bem visiveis, mas pronto. :-()~
pimenta Escreveu:Mas de qualquer maneira eu votei em não pois faz-me um pouco de "impressão" jogar com um personagem com a cor de pele diferente da minha... Quer dizer, adorei o GTA SA, mas gostava mais de poder escolher o tom de pele do persoonagem... Ei! não sou racista, pois não tenho nada contra pessoas de outras raças mas, claro que estou mais bem habituado á minha. :wink:
Eu acho k és racista, não sabes é k o és, senão não te teria feito impressão nenhuma o facto do CJ ser PRETO, plo menos a mim não me fez impressão nenhuma, mas pronto! :?
Knight Escreveu:Não vejo onde haja racismo nisso. Eu tanto jogo com um peronagem branco como com um negro, não me faz diferença nenhuma. Aliás, em certos jogos até costumo escolher o personagem negro, por exemplo, no Crazy Taxi e no Buzz: O Grande Quiz. Acho que têm mais pinta 8) Quando estou com um jogo que me permite a personalização do personagem, claro que tento adaptá-lo de forma a ser o mais parecido comigo que conseguir.
Eu nun MicroMachines k dava pra escolher o personagem escolhia ou o preto porke tinha alta TRUFA, ou então um GORDO! :mrgreen: Nos jogos k dão pra personalizar depende às x's faço coisas maradas hehe, outras assim + subtis. :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 22 jul 2006, 13:49

Eu nos RPG's escolho sempre um tom de pele branco, devido ao Role Play. Ja a construir a face, faco tudo parecido comigo, magrinhos, branquinhos (e eu sou muito, e nao gosto de pessoas quando estao muito bronzeadas, isto e gosto, nao racismo, prefiro uma gaja branca como a neve, do que uma toda bronzeada). Nos outros jogos tento sempre escolher uma personagem mais parecida comigo.

No GTA:SA, adorei a parte do CJ ser preto (antes de jogar nao, porque pensava ke o estilo do jogo seria tipo GTA III, mas com um pouco de charisma, fica uma personagem muito atractiva, mesmo que eu ainda prefire o Tommy Verceti. Ah! Quem nao gostava do "Lance Vance Dance" sem o dance e claro). Acho que isso do escolher e mesmo racista, preto forever xD
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 22 jul 2006, 14:03

Se vêm um polícia branco a traficar droga não dizem nada, se vêm um polícia preto a traficar droga... PIMBA...racismo!!!


Apenas ler se tiverem mais de 18 anos!
Se um preto me mata no GTA eu digo: fdp do preto. Se me mata um branco eu digo c**** do crlh!
É racismo? Eu acho que não. Tanto insultei um como o outro e para mim são ambos alvos a abater. E porque é que não chamei branco ao branco? Porque nunca o fiz na minha vida devido ao facto de ser branco!
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Mensagem por pimenta » sábado 22 jul 2006, 15:22

Newtomic Escreveu:
pimenta Escreveu:Uma coizita... CJ (a personagem principal de GTA SA) é negro, no entanto alguem reparou que os "gajos" da rockstar só o fizeram assim porque ele faz parte de um gangue, portanto acho que para alem de racistas os da rockstar podem estar tambem a ser preconceituozos pois:
:arrow: officer Tempeny --> negro ---> é um policia corrupto
:arrow: Os outros gangues são todos basicamente de outras raças (brancos não...)
Páh tb existe o outro policia k é BRANCO e é CORRUPTO!
Já apanhei vários ladrões no GTA SA BRANCOS!
Já vi alguns policias PRETOS!
É preciso + pra mostrar k estás ERRADO?!
Acho k estão a ver racismo onde ele não existe, então e a máfia no jogo não são BRANCOS?!
Então e os japoneses ao qual chegamos a fazer parte do seu grupo tb são o kê? Enfim o pessoal é k faz questão de ver as coisas aonde elas não existem, e para mim se existe software-house NÃO racista e sem preconceitos é a Rock-Star, ou não seriam quase todos os jogos lançados por eles polémicos, acho k RACISTAS estão a ser as companhias k lançam jogos todos bonitinhos sem kererem ferir nada em ninguem, e depois subtilmente e por trás por x's até transmitem mensagens bem visiveis, mas pronto. :-()~
Ok, se calhar nisso tens razão. (me-->wrong\you-->right)
Newtomic Escreveu:
pimenta Escreveu:Mas de qualquer maneira eu votei em não pois faz-me um pouco de "impressão" jogar com um personagem com a cor de pele diferente da minha... Quer dizer, adorei o GTA SA, mas gostava mais de poder escolher o tom de pele do persoonagem... Ei! não sou racista, pois não tenho nada contra pessoas de outras raças mas, claro que estou mais bem habituado á minha. :wink:
Eu acho k és racista, não sabes é k o és, senão não te teria feito impressão nenhuma o facto do CJ ser PRETO, plo menos a mim não me fez impressão nenhuma, mas pronto! :?
Olha... eu até tenho amigos pretos e não me fazem impressão nenhuma, mas nos jogos gosto que o personagem seja o mais parecido comigo possivel, é só isso... :oops:
Death Crow Escreveu:Se um preto me mata no GTA eu digo: fdp do preto. Se me mata um branco eu digo c**** do crlh!
É racismo? Eu acho que não. Tanto insultei um como o outro e para mim são ambos alvos a abater. E porque é que não chamei branco ao branco? Porque nunca o fiz na minha vida devido ao facto de ser branco!
Bem, por acaso nisso eu nem ligo muito á cor da pele do gajo... Limito-me a quando "renasço" ir ter com o gangue do SOB e matar todos os gajos vestidos com a mesma cor que ele que encontrar... :mrgreen:

Já agora isso do "apenas ler se tiverem + de 18 anos" de certeza que só está a fazer os que têm - de 18 a lerem-no ainda mais rápido (como eu...) :oops:
Última edição por pimenta em sábado 22 jul 2006, 15:32, editado 3 vezes no total.
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » sábado 22 jul 2006, 15:25

A mim não me faz confusão jogar com uma pessoa de cor negra, aliás, ás vezes até me dá gozo matar Michael´s Jackson´s; Britnety´s Spear´s...Pessoas de cor negra só me dá vontade de matar o Gary Coleman :twisted: .Por favor já toda a gente percebeu que não há racismo nos jogos!
José Pinto
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 22 jul 2006, 20:45

pimenta Escreveu:Olha... eu até tenho amigos pretos e não me fazem impressão nenhuma, mas nos jogos gosto que o personagem seja o mais parecido comigo possivel, é só isso... :oops:
Àh pronto isso já é outra história. [:)]
pimenta Escreveu:Já agora isso do "apenas ler se tiverem + de 18 anos" de certeza que só está a fazer os que têm - de 18 a lerem-no ainda mais rápido (como eu...) :oops:
Não interessa o aviso está lá... :mrgreen:
José Pinto Escreveu:A mim não me faz confusão jogar com uma pessoa de cor negra, aliás, ás vezes até me dá gozo matar Michael´s Jackson´s; Britnety´s Spear´s...Pessoas de cor negra só me dá vontade de matar o Gary Coleman :twisted: .Por favor já toda a gente percebeu que não há racismo nos jogos!
O "Michael Jackson" é PRETO! [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 22 jul 2006, 20:59

Newtomic Escreveu:O "Michael Jackson" é PRETO! Old Smile
Esse sim e que e recista. O gajo ja adpotou alguma crianca preta? (No jogo dele dos anos 80 ou 90, isso e que era, a salvar criancas para a instituicao e depois dormir com ele para ganhar score :mrgreen: jk :) ) E como ainda nao conhecia nenhuma MMORPG decente para mudar a cor de preto para branco. Olha, teve de tirar o nariz e isso lol...
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sábado 22 jul 2006, 22:12

Newtomic Escreveu:O "Michael Jackson" é PRETO! [:)]
O Michael Jackson até pode ser preto, mas não é de pele negra, isso não é mesmo [:p] Até pode ter sido, noutras alturas, mas não agora.
É de resto, uma das pessoas mais racistas do mundo, isso sem dúvida. Ele sempre teve sucesso, mesmo sem ser branco, não tinha razão nenhuma para fazer o que fez. :?
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Responder