Graficos a ser mais importante que o resto?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

gráficos mais importantes que outros factores?

sim
3
8%
nao
33
92%
 
Total de votos: 36
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Graficos a ser mais importante que o resto?

Mensagem por cinemaniac » quinta 27 abr 2006, 11:55

Isto é uma coisa em que tenho andado a pensar e que realmente tem estado a acontecer, e muito! Nós vimos cada vez mais os jogos a surgirem com gráficos completamente soberbos em que aproximam-se cada vez mais da realidade...mas será isso um bom indicio? para mim não, é que muitas das vezes gráficos não é sinonimo de bom jogo! Existem mais factores como a história, a jogabilidade, o som, enfim, é um mundo que abrange muito mais condicionantes para criar um bom jogo e não é so gráficos! Para justificar o que digo temos muitos jogos: Doom 3 ou então o recente Ubersoldier. não digo que nao existam por ai piores, mas se formos a ver ambos os jogos sao gráficos e pouco mais! A história enfim, já se sabe o que é, a jogabilidade é boa no Doom 3, no Ubersoldier podia estar melhor, em termos de som o Doom tb consegue ser mt bom, mas por outro lado o Ubersoldier já nao o é. Outro exemplo (contudo contrário) é o Fahrenheit, boa história, jogabilidade razoavel, e som também muito bom, mas os gráficos não sao nada por ai além (sao bons mas nao surpreendem), mas nao foi por isso que o jogo não foi uma das melhores coisas que apareceram nos ultimos tempos!
Enfim, será que se está a ligar cada vez mais aos aspectos técnicos de um jogo e esquecem-se de contar uma boa história ou de tornar o tempo que se passa a jogar certo jogo agradavel? Será que os jogadores só querem realismo e não pensar um pouco no que nos é oferecido?
Digam a vossa opiniao :)
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 27 abr 2006, 12:04

Esta discução já esteve presente noutro tópico ("Gráficos vs. Jogabilidade") no tópico Geral. Talvez não seja má ideia dares lá uma saltada, postares lá a tua opinião, e pedires aos mods para apagarem este tópico (inclusive a votação é semelhante, embora pense que esta está mais bem formulada).

Tu é que sabes, no entanto :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » quinta 27 abr 2006, 12:06

Como já "disse" no outro tópico, a jogabilidade, na minha opinião, é muito mais importante.
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » quinta 27 abr 2006, 15:48

SOu um fâ dos gráficos, nasci no tempo do wolf3d quando antes dele sonhava um dia que viesse a existir um jogo em que se jogassse numa primeira pessoa, a modo que sem querer apareceu este jogo, desde aí foi uma evolução.

Há certos pormenores que acompanham os fps, o realismo gráfico é um deles ou cada vez mais detalhe. POr melhor que seja um FPs, não queres estar só a ver caixotes iguais ou whatever, queres ver um cenário sempre diferente mas igualmente real. QUeres arrancar em SIntra e acabar no Alentejo, sem ver coisas repetidas, quando isso for colmatado, embora nõa necessário ao jogo, queres um sistema de noite e dia, quando isso te fartar queres o mesmo mas visivel realisticamente.

A estagnação é má, pode não ser tõa importante gráficamente em alguns tipos de jogos onde a componente a nível de enredo é mais importante, e os gráficos podem passar para 2º plano.

NUm FPS é cada vez mais pedido tal como era quando saiu o quake 1 que era uma revolução Brutal, o quake 2 igualmente.
O importante é que a jogabilidade acompanhe e evolua com os jogos, tal como acompanhou com a passagem do Quake 1 apra o quake 2, e também para o quake 3.
Estes dilemas para mim aparecem perante motores de jogo, ou jogos mesmo, que prometem mundos e fundos e nada fazem ou ficam aquém do que prometem, um exemplo é o Boiling Point, e muitos mais andam por ái.
Estes podem fazer aparecer essas perguntas, o resto já não, e não é mais que uma evolução como era antigamente, talvez agora cada vez mais lenta a nível de hardware, pois as marcas fazem tb render o peixe, e também porque já não há a lacuna de aparecer uma placa num boom tecnologico, em que se passa de uma dx4 de 4 megas onde se joga quake 2 com uma placa aceleradora a parte instalada de marca power vr, para uma nvida tnt2, em que se notam mesmo as diferenças como que se tivessemos hoje uma 7900gtx 512 mb, e passassemos para uma placa 100 vezes melhor no mÊs que vêm, aqui muitos penso que já não saibam do que falo, posi isto passou-se já há 12/13 anos.
De momento já nõa se consegue fazer isso, o dito boom tecnológico existiu, e demorará a existir um igual, provavelmente por culpa do marketing e tb do tempo qeu já demora a criar um jogo, quer seja por ter cenários iguais, e ser criticado, quer por não ter, mas ser considerado Curto a nível de longevidade.

SOu um verdadeiro fâ dos gráficos, por ter assistido a evolução desde praticamenteo o dia 0, e adoro cada vez qeu instalo um jogo novo, apreciar cenários, ou pormenores, daí tb os jogos demoraram sempre 3 a 4 vezes mais que com outra pessoa que quer bater recordes e filmar para pôr na NEt ou dizer que ja acabou o jogo.
No entanto não sou de ficar a adorar a NAtureza como vi numa entrevista qq sobre um jogo qq, através de um jogo, quando a posso desfrutar cá fora. Para estes sem dúvida é necessária uma placa muito boa, e já agora um AMBIPUR para sentirem o cheiro.....

Em relação ao Ubersoldier, jogos do género, e outros melhores, vai do que estamos a espera e do que nos é oferecido na realidade, o Boiling point é mais uma vez um grande exemplo pela negativa, O ubersoldier é identico mas safa-se melhor IMHo.
NO entanto temos que ver que mesmo os grandes jogos sopurtados por grandes firmas ainda não ousam ir mais além porque de algum modo não é a altura ideal, é sim altura ideal para sonhar com isso, e quando menos esperarmos as novidades em grande estarão a nossa frente, mas não por parte de quem com poucos meios muito pode oferecer, ainda não há milagres embora haja muita gente com vontade de os fazer, Simplesmente não há os meios, e acho que não se pode estar a dizer que:

Gráficos, sim ou não...pois não são os verdadeiros culpados.

È um todo o culpado e o inocente, e no fundo o público em geral ou compradores em geral que alimentam certos produtos, embora isso já seja outro assunto, pois para quÊ inovar muito, se com um patch a preço de meio jogo, as pessoas compram na mesma...

Seria a descoberta da polvora.
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » quinta 27 abr 2006, 16:29

Simple Escreveu:e também porque já não há a lacuna de aparecer uma placa num boom tecnologico, em que se passa de uma dx4 de 4 megas onde se joga quake 2 com uma placa aceleradora a parte instalada de marca power vr, para uma nvida tnt2, em que se notam mesmo as diferenças como que se tivessemos hoje uma 7900gtx 512 mb, e passassemos para uma placa 100 vezes melhor no mÊs que vêm, aqui muitos penso que já não saibam do que falo, posi isto passou-se já há 12/13 anos.
Sim, eu sei perfeitamente do que estás a falar. Nessa época faziam-se valentes investimentos num computador novo que no mês seguinte ficava completamente obsoleto.
Só tu para me relembrares que estou a ficar velho. Mas é agradável este sentimento de nostalgia. Bons tempos.
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » quinta 27 abr 2006, 16:42

Fogo tb tou a ficar velho.
Passei pelo mesmo que tu. Ainda me lembro do dia em k comprei a minha 3dfx voodoo 1 com 4 megas mais o quake 2. Brutal

Eu ja fui um grande fã de graficos. Mas neste momento, passo um pouco ao lado disso. Talvez pela quantidade de placas k ja comprei e k ja troquei, para acabar por ver apenas mais texturas e mais tretas, enquanto k os jogos em si nao trazem nada de novo.
O Ovlivion chegou a surpreender-me mas ja nem ligo muito aos graficos, tal como no Morrowind. Acho k estamos a atravessar uma fase em k se esta a andar muito devagar em termos de avanços tecnologicos. O ultimo avanço k vi e k achei k foi um grande passo em frente foi o Ragdoll.
Ja para nao falar do dinheiro k se vai fazendo os consumidores gastarem em placas com a missiva..." esta é k é a melhor!!" , para passados uns mesitos ja nao ser!!
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » quinta 27 abr 2006, 16:48

glassmoon Escreveu:O ultimo avanço k vi e k achei k foi um grande passo em frente foi o Ragdoll.
Ora aí está! Alguém que pensa como eu! Quais gráficos, quais "carapuças"!! O efeito ragdoll, assim como os novos motores de física Havok (ou outros) é que foram os verdadeiros avanços nos últimos tempos!! Não precisamos de efeitos visuais de nova geração! Isso não ajuda nada na jogabilidade! Apenas nos faz gastar rios de dinheiro em gráficas novas! :|
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 27 abr 2006, 17:11

@ Morbus

podia ter feito isso mas já vi tarde demais :P mas na verdade o problema que queria mostrar aki nao era somente "Graficos VS Jogabilidade" mas sim "gráficos vs BOM JOGO" e para surgir um bom jogo nao é so preciso gráficos! claro, k gráficos bons é bom ( lol ) nao digo que nao, mas já estou farto de jogar jogos em que so tem é gráficos quando eu preferia mil vezes apreciar uma bela história com uma boa jogabilidade etc... :)

@ Simple

tens mais uns anitos do que eu, mas também joguei esses jogos Wolf3D e afins e adorava aquilo! eram excelentes os jogos, tinha eu na altura os meus 6 anos. e realmente o avanço que eu tenho vindo a notar é fenomenal. mas lá está, começa é a faltar mais conteudo aos jogos...


vendo pelos resultados da votaçao, parece que realmente existem pessoas a querer ter outros aspectos em conta do que não somente gráficos! é que de há uns tempos para cá tem-se vindo a assistir a "guerras" para ver quem consegue melhores gráficos, e dps o directx 10, mais as placas de 512mb etc...e então, onde é que entra o resto? se nos quisermos benchmarks para testar os nossos PCs basta um programa.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 27 abr 2006, 18:18

cinemaniac Escreveu:@ Morbus

podia ter feito isso mas já vi tarde demais :P mas na verdade o problema que queria mostrar aki nao era somente "Graficos VS Jogabilidade" mas sim "gráficos vs BOM JOGO" e para surgir um bom jogo nao é so preciso gráficos! claro, k gráficos bons é bom ( lol ) nao digo que nao, mas já estou farto de jogar jogos em que so tem é gráficos quando eu preferia mil vezes apreciar uma bela história com uma boa jogabilidade etc... :)
Alguma vez na história todos os jogos que saiem para o mercado são bons? Há-de chegar uma altura em que todos os jogos que saem para o mercado têem bons gráficos (sem muitos custos de produção, porque motores gráficos também se compram) e não é por isso que todos os jogos vão ser bons.

Digamos, dantes, na era dos "maus gráficos", a maioria dos jogos tinham maus gráficos e apenas 1% (é um supor) era verdadeiramente bons. Agora, na época dos "bons gráficos", a maioria dos jogos têem bons gráficos, mas apenas o mesmo 1% é verdadeiramente bom. Alguma diferença? Acho que é comum, as pessoas é que associam erroneamente bons gráficos com bom jogo...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 28 abr 2006, 5:48

Simple Escreveu:Estes podem fazer aparecer essas perguntas, o resto já não, e não é mais que uma evolução como era antigamente, talvez agora cada vez mais lenta a nível de hardware, pois as marcas fazem tb render o peixe, e também porque já não há a lacuna de aparecer uma placa num boom tecnologico, em que se passa de uma dx4 de 4 megas onde se joga quake 2 com uma placa aceleradora a parte instalada de marca power vr, para uma nvida tnt2, em que se notam mesmo as diferenças como que se tivessemos hoje uma 7900gtx 512 mb, e passassemos para uma placa 100 vezes melhor no mÊs que vêm, aqui muitos penso que já não saibam do que falo, posi isto passou-se já há 12/13 anos.
Ui ui k bem sei do k falas, senão vejamos... :lol:

(1-inicio)
CPU = PII @ 350MHz puxado a ~392MHz (3.5x112)
RAM = SDRAM 128MB @ 112MHz (1x 128MB)
VGA = S3 DX 4MB
Jogo = Unreal Tournament
Joga-va-se sério jogava-se mesmo, tipo com akela opção das S3's k este motor de jogo tem. Ficava com uma qualidade muito má e a 640x480, mas dava pra jogar +/-. :D

(2-um mesito depois num PC de um Amigo meu)
CPU = PII @ 400MHz puxado a ~448MHz (4.0x112)
RAM = SDRAM 256MB @ 128MHz (2x 128MB)
VGA = Riva TNT 1
Jogo = Unreal Tournament
Ui :shock:, mas o k é k se passa aki k jogo é este isto é LINDO de "morrer" 800x600 tudo no máximo ui k LINDO...

(3-passado 3/4 meses, já andava com a pica toda pra trocar de placa à carradas, decidi investir em + memoria, comprei + 1 dimm, o CPU é uma longa história hehe, tipo gastei 70contos na PLACA hehe granda maluko)
CPU = PII @ 450MHz puxado a ~504MHz (4.5x112)
RAM = SDRAM 256MB @ 112MHz (2x 128MB)
VGA = nVidia GeForce 256 (ASUS Deluxe)
Jogo = Unreal Tournament
hooo my god, mas ké isto 1024x768 máxmimo com TUDO activado (incrível notava-se diferença entre 800x600 pra 1024x768) e a partir deste dia confesso, nunca + fui o mesmo Re-joguei todo os jogos de novo inclusivé o 1º GTA k o tinha de jogar a 800x600 pra ser minimamente jogável, agora podia jogar a 1024x768 e mesmo assim não podia desactivar o frame limiter hehe incrivel tinha-me inciado noutro mundo. :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » sexta 28 abr 2006, 9:57

Nunca mais me esqueço de ter dado na altura pelo ultra topo de gama p2 a 350 mhz 54 contos mais iva eheheh.. e comprar uns gloriosos 128 mb para o pC, custou-me o computador basico 220 contos com um disco com uns fantasticos 8 gb..era a loucura, nunca mais iria ter problemas de espaço eheheheh..
Ficou-me na altura a este preço porque o DOno da Suprides é meu amigo e me fez um grande desconto, ofereceu-me na altura 64 megas, e fez-me 10 vezes sem juros.

Estúpidamente foi o computador que mais tempo me durou para jogos sem me sentir desactualizado, aidna andou bem durante quase 4 anos, tendo só qeu levar mais tarde o upgrade da placa de video para poder jogar quake 3.

Lembro-me de jogar o quake 2 mal o comprei com a dita s3 virge dx4 ( as dx2 eram as melhores, as dx4 davam muitos problemas), mas como tinah mais 4 pc's no escritorio, mudei outra vez para um dx2. em conjunto com a dita aceleradora 3d da Power vr que me custou quase 30 contos, no entanto foi uma evolução brutal a nível de gráficos com o quake 2 mal juntei a dita aceleradora.
Quando mudei para a tnt, então é que vi o quake 2 mesmo bonito, a diferença era mais uma vez abismal, até este motor gráfico, saiu muito a frente para a altura, pois surpreendeu aidna uns anos depois, acho que foi o jogo que mais vezes fiz do principio ao fim, só a pala de trocas de gráficas.
Avatar do Utilizador
AndRL
Senior
Mensagens: 212
Registado: terça 04 jul 2006, 9:59
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por AndRL » quinta 03 ago 2006, 15:36

Os gráficos são apenas o visual do jogo, embora muita gente se limite a comprar o jogo porque os gráficos na traseira da capa são bons.
Imagem
Imagem
O meu blog O meu site O meu forumuma espécie de clone do da megascore mas mais personalizado
Avatar do Utilizador
B-Zero
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 16 dez 2005, 12:33
Localização: hummmmmmm....

loooool

Mensagem por B-Zero » quinta 03 ago 2006, 15:51

Bem.....Eu acho que o melhor é a jogabilidade e o argumento.

Já que eu sou um maker de RPG vou falar sobre isso:

-Raciocinem comigo, se os gráficos fossem os mais importantes, para que é que existiam os makers (tanto makers de RPG, FPS, MMORPG, etc....)?

Tou a fazer esta pergunta porque?

Quase todos os makers não chegam aos calcanhares dos gráficos do Far Cry ou Doom 3, ou outro qualquer.....

-Depois o cinemaniac destes um grande exemplo (logo no primeiro post) Fahrenheit não tem assim grandes gráficos, mas é um grande jogão. Jogão porquê? Porque tem um bom argumente, uma boa história e um bom som!

Mas já que estamos a pegar em exemplos vou falar agora do som, eu para mim acho que o som não é assim uma coisa muito importante......porquê? Porque No Need For Speed underground 1 tinha um som muito melhor que o 2 e mesmo assim acho o 2 muito melhor......porquê? Porque tem uma história boa e uma jogabilidade extrema ou condução!

Bem é esta a minha opinião sobre este assunto!

fIkem b3m.....Cumps!
Imagem
Imagem
Playing: -> Counter-Strike: Source - Pouco Tempo viciado
Seeing: -> Dragon Ball Z

X-treme Makers
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 03 ago 2006, 16:31

argumento e história é o mm...mas sim percebo o k keres dizer. para mim o k m chama num jogo primeiro de tudo é a história, depois claro, a jogabilidade. depois vem o factor visual que nao é só gráficos, mas tb a ediçao de certos promenores, e para mim, gráficos fica em ultimo (ou quase em ultimo...).
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » quinta 03 ago 2006, 16:35

Sem dúvida de que se não houver jogabilidade/longividade, os gráficos não terão valor nenhum.Imaginem jogar Super Mário com os gráficos muito maus, e agora imaginem-se a jogar solitário com uns gráficos da melhor qualidade...pois, qual é a piada?O super Mário cansa menos logo tem mais jogabilidade/longividade do que no solitário que não tem jogabilidade/longividade nenhuma.
José Pinto
Responder