Jogabilidade vs. Grafismo

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

O mais importante num jogo é:

O grafismo
4
11%
A jogabilidade
31
89%
 
Total de votos: 35
Avatar do Utilizador
Genetix
Senior
Mensagens: 149
Registado: domingo 05 mar 2006, 21:45
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Genetix » domingo 26 mar 2006, 13:16

A questão da preferencia pelo grafismo ou pela jogabilidade é meramente pessoal. Pessoalmente acredito que a jogabilidade é o que cola o jogador ao ecrã (assim se explica que uma pessoa se possa viciar num jogo passados 15 anos depois do seu lançamento ) mas o grafismo é sempre aquele "prazer" mais imediato. Por exemplo: eu estou ansioso por jogar UT 2007, não pela jogabilidade mais que batida, mas sim pelo seu grafismo escpectacular.
" Dêm-me um ponto de apoio e moverei o mundo" Arquimedes
Avatar do Utilizador
B-Zero
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 16 dez 2005, 12:33
Localização: hummmmmmm....

será?

Mensagem por B-Zero » domingo 26 mar 2006, 16:04

Genetix Escreveu:Por exemplo: eu estou ansioso por jogar UT 2007, não pela jogabilidade mais que batida, mas sim pelo seu grafismo escpectacular.
Eu por acaso também estou ansioso por jogar esse jogo mas não é pelos gráficos que vi em ScreenShot's, é simplesmente que já joguei todos os Tournaments desde o Original ao 2004 e ADOREI por isso o 2007 não vai ficar atrás!
Claro que os gráficos também dá mais ansiedade, mas para mim nas Screenshoot's não têm muito interesse os gráficos....até porque se no 2007 tivesse os mesmos gráficos que o 2003 mas tivesse novas armas e novos campos como anunciava num site (que agora não me lembro qual) eu adorava na mesma!
Imagem
Imagem
Playing: -> Counter-Strike: Source - Pouco Tempo viciado
Seeing: -> Dragon Ball Z

X-treme Makers
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 26 mar 2006, 19:59

O pá... Estão para aqui estes gajos, e tal...

Eu tinha uma opinião, e tal, tal como vocês, mas depois de jogar Oblivion mudei completamente de prespectiva. A diferênça entre a jogabilidade e o grafismo é quase imperseptivel, não sei porquê... O jogo é lindo em todos os sentidos, mas é impossivel (mesmo) de separar, neste caso específico, jogabilidade de grafismo... Como disse, não é pelos gráficos que é um grande jogo, mas também não o seria sem eles. Depois de o jogar, acho que qualquer um fica a ver as coisas de uma maneira diferente :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 26 mar 2006, 21:05

Morbus Escreveu:O pá... Estão para aqui estes gajos, e tal...

Eu tinha uma opinião, e tal, tal como vocês, mas depois de jogar Oblivion mudei completamente de prespectiva. A diferênça entre a jogabilidade e o grafismo é quase imperseptivel, não sei porquê... O jogo é lindo em todos os sentidos, mas é impossivel (mesmo) de separar, neste caso específico, jogabilidade de grafismo... Como disse, não é pelos gráficos que é um grande jogo, mas também não o seria sem eles. Depois de o jogar, acho que qualquer um fica a ver as coisas de uma maneira diferente :wink:
eu continuo na minha morbus.apesar de ja ter passado varios anos,ainda jogo final fantasy 7 com a mesma paixao como se o jogo tivesse saido hoje.e olha que os graficos para esta epoca sao rafeiros,mas a historia e a jogabilidade.....
outro exemplo é o WOW que tem uns graficos medianos mas no resto esta 5estrelas,especialmente a jogabilidade :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » domingo 26 mar 2006, 21:19

Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:O pá... Estão para aqui estes gajos, e tal...

Eu tinha uma opinião, e tal, tal como vocês, mas depois de jogar Oblivion mudei completamente de prespectiva. A diferênça entre a jogabilidade e o grafismo é quase imperseptivel, não sei porquê... O jogo é lindo em todos os sentidos, mas é impossivel (mesmo) de separar, neste caso específico, jogabilidade de grafismo... Como disse, não é pelos gráficos que é um grande jogo, mas também não o seria sem eles. Depois de o jogar, acho que qualquer um fica a ver as coisas de uma maneira diferente :wink:
eu continuo na minha morbus.apesar de ja ter passado varios anos,ainda jogo final fantasy 7 com a mesma paixao como se o jogo tivesse saido hoje.e olha que os graficos para esta epoca sao rafeiros,mas a historia e a jogabilidade.....
outro exemplo é o WOW que tem uns graficos medianos mas no resto esta 5estrelas,especialmente a jogabilidade :wink:

Faço minhas as palavras do Hunter.
Adicionando também, porque não, Football Manager, que tem uma legião de fãs enorme, totalmente à custa da sua jogabilidade inebriante.
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 26 mar 2006, 21:34

Faço minhas as palavras do Hunter.
Adicionando também, porque não, Football Manager, que tem uma legião de fãs enorme, totalmente à custa da sua jogabilidade inebriante.
Ora ai está um excelente exemplo.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 26 mar 2006, 21:55

Nesta questão sou apologista da jogabilidade. Apesar de gostar de ter graficos espectaculares num jogo acho que o cerne deste é, e sempre será, a jogabilidade. No entanto os graficos abrem novas possibilidades, aumentando a liberdade dos criadores e permitindo novos conceitos de jogabilidade e aumentando a imersão do jogador.
Ao longo da historia dos videojogos temos varios exemplos onde os graficos ajudaram imenso na jogabilidade. Por exemplo o Tomb Raider. Se não fosse o seu motor 3D era absolutamente impossivél de criar. Outro exemplo é o Splinter Cell. Graças ás capacidades das placas graficas actuais e da sua capacidade de criar efeitos de luz e sombra podemos ter um jogo baseado em elementos furtivos. Outro exemplo será o Farcry, com as suas selvas luxuriantes que nos permitem esconder do inimigo e atacar de surpresa...e por vezes o contrario.

O meu FPS preferido até hoje continua a ser o Deus EX original, mesmo na altura em que saiu os seus graficos eram fracos, mas a sua jogabilidade fez dele um dos melhores jogos de sempre. E basta pensar que a sua sequela apostou forte nos graficos, exigindo hardware de topo e apresentando bons graficos, mas a jogabilidade foi descurada, e como tal foi visto por muitos como um fiasco, em especial pelos fãs do primeiro.
Neste exemplo é obvio que a aposta nos graficos foi um erro, até porque estes não afectaram a jogabilidade de forma positiva.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 26 mar 2006, 22:01

Chris Escreveu:Não jogar pong ou tetris é um crime. Agora não ter jogado Carmageddon penso não ser assim tão mau, afinal era um jogo um bocado mórbido, já para não falar de ser chato, pelo menos na minha opinião.
Eu não disse k era CRIME, disse k era quase! :wink:
Genetix Escreveu:A questão da preferencia pelo grafismo ou pela jogabilidade é meramente pessoal. Pessoalmente acredito que a jogabilidade é o que cola o jogador ao ecrã (assim se explica que uma pessoa se possa viciar num jogo passados 15 anos depois do seu lançamento ) mas o grafismo é sempre aquele "prazer" mais imediato. Por exemplo: eu estou ansioso por jogar UT 2007, não pela jogabilidade mais que batida, mas sim pelo seu grafismo escpectacular.
Eu por acaso tb estou e é por 3 razões (ordem inversa de razão):
- JOGABILIDADE (pouco ou nada deve mudar, mas páh o jogo em si, pra mim é viciante, nos FPS's é dos k + jogo/curto);
- GRAFISMO (deve ficar fabuloso, toda a adrenalina do jogo a jogar a 1000 à hora com uns gráficos stumptuosos);
- ENGINE GAME (mas é mesmo este aspecto k me está a "morder" + a ansiedade, pois kero mesmo ver se o UE3 (Unreal Engine 3) vem tão aprimorado como o seu precedente o UE2, se o UE3 for tão bem optimizado como o UE2 vamos finalmente ter um jogo com grafismos excelentes, mas sem "DEVORAR" makinas)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » quarta 29 mar 2006, 15:57

Defenitivamente a jogabilidade...
É que um jogo com uma boa jogabilidade e maus gráficos ainda nos entretem...
Caso contrário mais vale ver Anime...
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 29 mar 2006, 17:22

Fatalit1#4 Escreveu: Caso contrário mais vale ver Anime...
atenção que há anime melhor que muitos jogos....lol
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cRAzY_lAZY_07
Junior
Mensagens: 53
Registado: quinta 16 mar 2006, 0:13
Localização: agueda

Mensagem por cRAzY_lAZY_07 » quarta 29 mar 2006, 17:35

Epa, eu curto 1 jogo com bons graficos,tipo oblivion, mas ai ta o problema e k graficos excelente ,jogablidade, muito mecanizada...prefiro 1 jogo k tenha prazer a jogar tipo final fantasy...
"And that´s the bottom line, 'cause the Stone Cold said so!!"[/u]
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 29 mar 2006, 17:37

cRAzY_lAZY_07 Escreveu:Epa, eu curto 1 jogo com bons graficos,tipo oblivion, mas ai ta o problema e k graficos excelente ,jogablidade, muito mecanizada...prefiro 1 jogo k tenha prazer a jogar tipo final fantasy...
Fantasy?
Fantasy k?
Final Fantasy ou Fantasy Star Online?lol
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 29 mar 2006, 17:40

PanicFreak Escreveu:
cRAzY_lAZY_07 Escreveu:Epa, eu curto 1 jogo com bons graficos,tipo oblivion, mas ai ta o problema e k graficos excelente ,jogablidade, muito mecanizada...prefiro 1 jogo k tenha prazer a jogar tipo final fantasy...
Fantasy?
Fantasy k?
Final Fantasy ou Fantasy Star Online?lol
Ele disse mesmo Final Fantasy.
E não é Fantasy Star mas sim Phantasy Star, e há mais versões que essa que disseste.


Pois mas realmente o que vale mesmo é jogarmos um jogo do estilo de jogabilidade que preferir-mos ao invés de irmos para um com bons gráficos.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 29 mar 2006, 17:43

Player-zero Escreveu:
PanicFreak Escreveu:
cRAzY_lAZY_07 Escreveu:Epa, eu curto 1 jogo com bons graficos,tipo oblivion, mas ai ta o problema e k graficos excelente ,jogablidade, muito mecanizada...prefiro 1 jogo k tenha prazer a jogar tipo final fantasy...
Fantasy?
Fantasy k?
Final Fantasy ou Fantasy Star Online?lol
Ele disse mesmo Final Fantasy.
E não é Fantasy Star mas sim Phantasy Star, e há mais versões que essa que disseste.


Pois mas realmente o que vale mesmo é jogarmos um jogo do estilo de jogabilidade que preferir-mos ao invés de irmos para um com bons gráficos.
Tens razao, lol

Quanto ao Phantasy Star, eu sei que há mais versões, um dos meus jogos preferidos é o Phantasy Star 4, para Mega Drive/Genesis!
As horas que perdi com ele!
Infelizmente apenas o joguei no PC com um emulador...Mas mesmo assim adorei te-lo jogado!
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 29 mar 2006, 18:13

Huuummm! Quando em Oblivion chegarem à cidade de Kvatch e virem o ceu a mudar perante os vossos olhos, a cidade em ruinas a chuva a cair, isto juntado à jogabilidade que Elder Scrools já nos habituou, vocês vão perceber o porque de darem tanta enfase aos gráficos hoje. Tal como disse anteriormente, para mim o principal é a jogabilidade mas quando esta é aliada aos gráficos, os jogos só podem ser excepcionais.
Responder