Jogabilidade vs. Grafismo

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

O mais importante num jogo é:

O grafismo
4
11%
A jogabilidade
31
89%
 
Total de votos: 35
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 13:59

deixa lá... eu edito e digo qualquer coisa de jeito.... :mrgreen:

ja que o topico fala de jogabilidade e de grafismo... que tal um assunto sobre Chrome o jogo que tinha graficos do tipo Far Cry, e jogabilidade de "treta"... pois, pois...

Espantei-me com os graficos "dakela altura" mas a jogabilidade ficou bem atras :-k

se alguem kiser comentar algo do genero, os exemplos é do melhor na vida...
Última edição por Chronicles em domingo 25 mar 2007, 14:32, editado 1 vez no total.
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 14:11

Chronicles Escreveu:Eu vi...
Eu também estou a ver spam à bruta é bom! :-()~
Role-Player Escreveu:Sim. Mas uma má interface pode debilitar a acessibilidade ao jogo, o que pode influenciar a jogabilidade. Tens o exemplo das versões de jogos de consolas que chegam aos PCs, com uma interface que quase não tira partido do PC. Exemplo disso era a do Deus Ex: Invisible War, que posteriormente foi alterada com um patch. Era muito mais trabalhoso aceder a ela e navegar o inventário - e nem sequer tirava partido do rato. Outros exemplos são interfaces confusas que requerem grandes tempos de acesso e navegação, e que por isso arrastam o jogo inteiro.
Não disse o contrário, simplesmente continuo a achar k por x's quando um jogo apresenta uma jogabilidade fantástica até nos esquecemos de muitas coisas más do jogo, tipo no mbWR (Mercedes-Benz World Racing) a interface de navegação nos menus é algo confusa desnecessariamente, no entanto, para mim, a jogabilidade do jogo no dito é de tal forma fixe que se ultrapassa esse tal problema dos menus a 100%. Um outro exemplo para mim é o Warcraft 3, que não compreendo o porquê de limitar grupos de 12 unidades se não estou em erro, na interface, mas a sua jogabilidade é de tal forma excelente que se desculpa isso facilmente. Já o contrário tipo má jogabilidade e um interface imaculado é algo muito complicado de engolir. :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » domingo 25 mar 2007, 14:30

A má jogabilidade talvez seja um dos factores que mais fazem os jogadores desistir prematuramente de jogar alguns títulos que andam por aí. Por exemlo, em jogos como Age of Empires, acho fundamental a opção das formações das tropas, coisa que não existe no Tzar. Logo, neste último por vezes os ataques aos inimigos são atabalhoados e perdem algum interesse, pelo menos pra mim.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 25 mar 2007, 16:07

Newtomic Escreveu:Um outro exemplo para mim é o Warcraft 3, que não compreendo o porquê de limitar grupos de 12 unidades se não estou em erro, na interface
É no interface, certo, mas afecta a jogabilidade... Portanto não é "simplesmente" interface... :?
Chronicles Escreveu:deixa lá... eu edito e digo qualquer coisa de jeito.... :mrgreen:

ja que o topico fala de jogabilidade e de grafismo... que tal um assunto sobre Chrome o jogo que tinha graficos do tipo Far Cry, e jogabilidade de "treta"... pois, pois...

Espantei-me com os graficos "dakela altura" mas a jogabilidade ficou bem atras :-k

se alguem kiser comentar algo do genero, os exemplos é do melhor na vida...
Eu acho a jogabilidade de FarCry muito porreira. Conduzir é altamente. A IA é muito refinada, as armas estão muito porreiras, os níveis altamente conseguidos...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 26 mar 2007, 9:07

Morbus Escreveu:Eu acho a jogabilidade de FarCry muito porreira. Conduzir é altamente. A IA é muito refinada, as armas estão muito porreiras, os níveis altamente conseguidos...
Tudo bem, nem eu disse o contrário, agora à que saber mesmo assim, distinguir as 2 coisas, algo que num dos posts anteriores a meu ver não o estavas a fazer. 8)
Morbus Escreveu:Eu acho a jogabilidade de FarCry muito porreira. Conduzir é altamente. A IA é muito refinada, as armas estão muito porreiras, os níveis altamente conseguidos...
Pois mas ele não estava a falar do FarCry! :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 26 mar 2007, 9:14

Newtomic Escreveu:Pois mas ele não estava a falar do FarCry! :D
Falta de pontuação e mau português e é o que dá... #-o
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » segunda 26 mar 2007, 10:57

Morbus Escreveu:
Newtomic Escreveu:Pois mas ele não estava a falar do FarCry! :D
Falta de pontuação e mau português e é o que dá... #-o
Sorry, prometo vir a escrever melhor "daqui p'ra frente" O:) :-'' :wink:
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » segunda 26 mar 2007, 15:18

A jogabilidade e o grafismo andam a par, umas vezes mais..outras menos.

Se me perguntarem o que é jogabilidade, mesmo nos dias de hoje lembro-me somente duma software house, ID software, têm a melhor aim, e mais user friendly interface de sempre.

Gosto de jogos com altos graficos, a imaginação puxa para esses lados.
Quando joguei doom, e me assustava muito esporadicamente, imaginava o dia em que poderia pegar num jogo que me transmitisse um imaginário identico a um filme como um aliens.
Hordas de monstros, balas a modo que limitadas mas num cenario mais credivel.
GOstava de um jogo stressante só por isso.
Apanhei o Doom 3 e adorei por isso, não queria mundos e fundos, mas faz isso mesmo, é só escuro, têm monstros e só temos que gerir as munições a modo.

O imaginário de cada um é bem diferente, e ha´quem critique, e por vezes dando tiros no pé certos jogos só porque não gosta de um dado imaginário, estando ele ou não como fonte de inspiração de outros modos.

A meu ver, chateia-me por poder ter melhor que se lançe um jogo graficamente datado por melhor história que tenha, não é que não o jogue, mas sem duvida caso o faça, fico na ansia ou a imaginar novamente como há uns anos com oseria melhor graficamente.

A história está a par dos graficos, se alguém puder dar o melhor de dois mundos, tem mais que quem só dá metade.
Acho também irracional que mapoia só uam condição, os olhos comem como a "mente"...
Se não somos " cegos" (felizmente), surdos (felizmente),etc.. acho que devemos ter e exigir o melhor de todos os mundos...

Fora disso, é só fundamentalismo como em qualquer assunto.
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 28 mar 2007, 19:27

Morbus Escreveu:E o artigozinho sobre jogabilidade vs. história? :mrgreen: Isso é que era a discussão (e eu estava a ter uma parecida no tópico dos RPG's)
Pah... Já está escrito. Está afixado nos fóruns privados do staff. Mas... Sou bastante crítico do que escrevo até um ponto nauseante - já revi o texto umas 20 vezes e ainda não estou satisfeito. Mas, também sei que o texto é escrito numa perspectiva de jogador e não de designer portanto sei que não consigo falar sobre tudo o que queria em parte por não ter o mesmo tipo de conhecimentos que, por exemplo, o Jesper Jull ou o Chris Crawford têm (se tivesse estava era a tentar entrar no mundo dos videojogos em vez de andar a escrever artigos num site que é popular pelas razões erradas).

Espero que esteja oficialmente disponível para a semana - de momento estou a tentar encontrar algumas imagens de jogos para enaltecer alguns dos pontos que menciono... E mais uma vez, estou a ver o que posso melhorar no texto, mesmo sabendo que não vou gostar do resultado final.

Enquanto isso, podes ir lendo a entrevista que fiz ao Feargus Urquhart da Obsidian :)
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 28 mar 2007, 19:49

Role-Player Escreveu:Enquanto isso, podes ir lendo a entrevista que fiz ao Feargus Urquhart da Obsidian :)
Já tinha lido :mrgreen: Eu pergunto porque é muito provável que o Site Não Oficial da Mega Score faça uma pequena cobertura do artigo, não só por ser um tema interessante, e nem é por eu até ter andado interessado em escrever algo sobre o tema, há uns tempos, e também não é por seres membro do fórum :P É mesmo por, provavelmente (como disse), conter posições que eu (sim, porque, ao que tudo indica, vou ser eu a fazer a cobertura) considero conhecer. Um pouco no seguimento daquela coberturazinha do Glittering Gem of Hatred, que falava da inovação e assim. :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder