Arcade ou Simulação?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Arcade ou Simulação? Vota no teu jogo!

Richard Burns Rally
4
11%
Colin McRae 2005
0
Sem votos
Toca Race Driver 3
7
18%
FlatOut
1
3%
MX vs ATV Unleashed
1
3%
Moto GP 3
2
5%
Need For Speed Most Wanted
5
13%
WRC Evolved
0
Sem votos
Gran Turismo 4
9
24%
Burnout Revenge
9
24%
 
Total de votos: 38
Avatar do Utilizador
dark_soul
Senior
Mensagens: 415
Registado: segunda 22 jan 2007, 18:37
Localização: Catalunha, Espanha

Mensagem por dark_soul » sexta 02 mar 2007, 12:09

Curto bué o Gran Turismo, mas para ser mesmo um simulador à maneira, só lhe falta mesmo danos visíveis no carro, mas enfim, nao se pode ter tudo.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 02 mar 2007, 12:11

dark_soul Escreveu:Curto bué o Gran Turismo, mas para ser mesmo um simulador à maneira, só lhe falta mesmo danos visíveis no carro, mas enfim, nao se pode ter tudo.
Falta mais que isso...
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
dark_soul
Senior
Mensagens: 415
Registado: segunda 22 jan 2007, 18:37
Localização: Catalunha, Espanha

Mensagem por dark_soul » sexta 02 mar 2007, 12:12

icekimi Escreveu:
dark_soul Escreveu:Curto bué o Gran Turismo, mas para ser mesmo um simulador à maneira, só lhe falta mesmo danos visíveis no carro, mas enfim, nao se pode ter tudo.
Falta mais que isso...
Como o quê por exemplo?
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » sexta 02 mar 2007, 12:28

icekimi Escreveu:Em relação à moda tunning, acho que já atingimos o ponto se saturação principalmente no NFSU2 que sinceramente achei um bom jogo tendo em conta o que se propõe, divertir sem realismos, e os jogos seguintes da saga não trouxeram nada de novo. Acho que está na altura de abandonar esta onda e partir para algo de novo.
Newtomic Escreveu:Em resumo e sendo um pouco + exigente e sonhando ainda + gostava de ver um jogo com as seguintes características:
Boa ideia, também vou tentar descrever o meu jogo perfeito:

- Motor de jogo :arrow: Netkar Pro :arrow: Ainda está numa fase um pouco embrionária, e como é desenvolvido por uma equipa minuscula liderada por Stefano Casillo, nota-se alguns problemas de juventude, mas possiblita graficos de muito alto nivel, e uma fisica irrepreensivel, se fosse uma antiga Simbin ou ISI a desenvolver estariamos face a um magnifico motor de jogo.
- Sistema de garagem :arrow: rFactor :arrow: Aqui sinceramente custou-me um pouco a escolher um jogo, como o que eu quero é um jogo com carros de competição não faz muito sentido andar a montar peças, mas o sistema de compra e montagem do rFactor é mais que suficiente para mim.
- Sistema de afinações :arrow: GTR2, rFactor, LFS :arrow: Basicamente podemos mexer em tudo o que for carro.
- Jogabilidade em pista (modo Arcade) :arrow: Um jogo perfeito para mim não teria modo Arcade :arrow:...
- Jogabilidade em pista (modo Misto) :arrow:Também não teria modo misto :arrow:...
- Jogabilidade em pista (modo Simulation) :arrow: GTR2, rFactor, LFS, NetKar pro :arrow: A jogabilidade dos GTR's, GTL e rFactor são muito semelhantes, visto partilharem o mesmo motor de jogo, e portanto têm os mesmos defeitos, mas se pudessemos juntar todas as vantagens destes diferentes sims estaria no céu.
- Jogabilidade em drift (modo Arcade) :arrow: Adivinharam...não :arrow:....
- Jogabilidade em drift (modo Misto) :arrow: :-'' :arrow:
- Jogabilidade em drift (modo Simulation) :arrow: Aqui é facil, Live for Speed :arrow: A fisica nos comportamentos dos pneus são muito à frente e para mim não tem rival.
- Sistema de danos (Físicos/Visuais) :arrow: FlatOut 2 :arrow: Aqui também escolho o FlatOut, a destruição é o ponto alto do jogo e é muito fixe ver a destrição dos carros após umas pancadas.
- Sistema de danos (Lógicos) :arrow: GPL, RBR :arrow: Aqui poderia por qualquer bom simulador, que têm esta area bem desenvolvida, mas optei por dois jogos que ainda não falei, o velhinho Grand Prix Legends que parece o vinho do porto. Ainda me lembro da primeira vez que joguei, levei o motor ao red line não pus a mudança e ...motor partido :oops: , o Richard burns Rally também tem que se ter muito cuidado na condução, um pequeno exagero e pronto, então eu que sou um zero à esquerda em rallies, os carros chegam ao fim das etapas cheios de problemas.
- Grafismo :arrow: GT4 :arrow: Por muito que abomine a pseudo-simulação da Sony, tenho que tirar o chapeu ao seu grafismo.
- Som :arrow: GTR2 e GPL :arrow: Som brutal

Vou incluir mais uns tópicos bastante importantes:

- Online :arrow: rFactor :arrow: Um netcode quase sem falhas, é um espetaculo correr com grelhas de mais de 30 carros praticamente sem lag, principalmente agora que o futuro é cada vez mais o multiplayer.

- Variedade :arrow: TOCA Race driver 3 :arrow: Por muito que o jogo seja uma desilusão, a variedade de veiculos e classes é muito boa.

- Modabilidade :arrow: rFactor :arrow: O futuro nos simuladores é o modding, e o que a ISI apostou e com sucesso foi fazer um simulador onde os jogadores e modders seriam a figura chave. Uma arquitectura aberta extremamente facil de trabalhar resultou no simulador com mais variedade de carros, pistas e classes actualmente disponivel.
Faço tuas as minhas palavras, icekimi!
Mas, ao contrário de ti, a minha especialidade são os rallys! Deliro com o Richard Burns!!! :P E, para mim, a única desilusão no rFactor é exactamente a vertente "offroad" no que a rally diz respeito. Mas divirto-me bastante com o mod "ORR Trucks" do MadCowie! :lol:
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 02 mar 2007, 12:43

dark_soul Escreveu:
icekimi Escreveu:
dark_soul Escreveu:Curto bué o Gran Turismo, mas para ser mesmo um simulador à maneira, só lhe falta mesmo danos visíveis no carro, mas enfim, nao se pode ter tudo.
Falta mais que isso...
Como o quê por exemplo?
Já tive esta conversa tantas vezes...
Primeiro que tudo a ausencia de danos possiblita o jogador "amandar" o carro contra as paredes e muros para ganhar tempo. Os danos internos ou lógicos, por muito que tente não consigo partir motores ou desgastar componentes importantes no comportamento dos carros.
O comportamento dos carros é um pouco erróneo, os carros têm grip a mais mesmo com os pneus mais duros, os travões muito sensiveis ao ponto de ser demasiado facil bloquear rodas, mesmo com carros que na realidade têm ABS.
Isto leva a que alguns tempos sejam muito exagerados, por exemplo o recorde no GT4 no Nordschleife é um exagero.
A IA é fracota e não temos a possiblidade de correr com uma longa grelha de adversários, acho que o limite são 5 se não estou em erro.
Faltam cockpits, como é que querem simular a realidade se não podemos guiar dentro do carro?
No geral tendo em conta as potencialidades de uma consola, acho que não está nada mau, espremeu o maximo da PS2, mas quando comparamos com simuladores a sério...não sei... it doesn´t feel right

saliv Escreveu:Faço tuas as minhas palavras, icekimi!
Mas, ao contrário de ti, a minha especialidade são os rallys! Deliro com o Richard Burns!!! Razz E, para mim, a única desilusão no rFactor é exactamente a vertente "offroad" no que a rally diz respeito. Mas divirto-me bastante com o mod "ORR Trucks" do MadCowie! Laughing
O mod ORR tem com cada pista, e jumps :D ! Há um pessoal do Richard Burns Rally que está a fazer um mod de Rally para o rFactor, espero que com a sua experiencia possamos ter um mod decente. Se bem que gosto do HRC do Frank.f55, principalmente em asfalto.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 02 mar 2007, 16:29

saliv Escreveu:E isso tudo em asfalto, certo? Nada de Offroad?
A temática é o Tunning logo acho k Off-Road neste caso não faz lá grande sentido, dai que os exemplos que dei fossem mesmo tudo a pensar em asfalto. :|
Krao Escreveu:@ Newtomic

Então e o Magnifico, Soberbo e Impressionante Speed Haste?? :P

Se bem me recordo a jogabilidade era nota 10 (principalmente com os carros de F1) e um grande jogo, que na altura se teve de bater com Screamer e talvez por isso tenha ficado um pouco na obscuridade.
Pois... Provavelmente, seja como for eu nunca joguei muito a esse jogo, lembro-me vagamente de o ter visto/jogado, mas mesmo mesmo muito muito pouco. [B)]
icekimi Escreveu:Em relação à moda tunning, acho que já atingimos o ponto se saturação principalmente no NFSU2 que sinceramente achei um bom jogo tendo em conta o que se propõe, divertir sem realismos, e os jogos seguintes da saga não trouxeram nada de novo. Acho que está na altura de abandonar esta onda e partir para algo de novo.
Discordo, pois acredito que a temática Tunning ainda tem potencial por explorar. ;)
icekimi Escreveu:Boa ideia, também vou tentar descrever o meu jogo perfeito:
Nota que isso para mim não é a descrição de um jogo perfeito, longe disso, é talvez uma coisa que gostava de ver sem pensar em impossíveis se é que me entendes, pois se fosse elaborar uma coisa para um jogo "perfeito" isso ui provavelmente levaria horas a escrever tudo detalhadamente! [:D]
icekimi Escreveu:- Motor de jogo :arrow: Netkar Pro :arrow: Ainda está numa fase um pouco embrionária, e como é desenvolvido por uma equipa minuscula liderada por Stefano Casillo, nota-se alguns problemas de juventude, mas possiblita graficos de muito alto nivel, e uma fisica irrepreensivel, se fosse uma antiga Simbin ou ISI a desenvolver estariamos face a um magnifico motor de jogo.
Hummm versões beta's e/ou alpha's são uma má ideia para o conceito a meu ver, pois eu prefiro escolher motores com provas dadas, e a meu ver o motor de jogo não tem necessariamente que ter logo só por si Física e outros tópicos, digamos que o motor de jogo a meu ver é uma espécie de "Motherboard" onde posteriormente montas as outras peças. ;)
icekimi Escreveu:- Sistema de garagem :arrow: rFactor :arrow: Aqui sinceramente custou-me um pouco a escolher um jogo, como o que eu quero é um jogo com carros de competição não faz muito sentido andar a montar peças, mas o sistema de compra e montagem do rFactor é mais que suficiente para mim.
Não conheço o sistema do rFactor, mas acredito que um killer-game em relação a Tunning passa pela garagem e a personalização extrema, e sinceramente não conheço nada que chegue perto da garagem do SLRR, é claro que nesta estava maioritariamente a falar de aspecto, pois o sistema de afinações tal como referi era algo à "parte", ou seja era um outro "módulo" por assim dizer, e como é óbvio tanto poderia ser acedido por a garagem, peça a peça individualmente, assim como por uma espécie de "sheet", ou seja folha de cálculo! :)
icekimi Escreveu:- Sistema de afinações :arrow: GTR2, rFactor, LFS :arrow: Basicamente podemos mexer em tudo o que for carro.
Exacto, ora ai está algo que não se pretende definitivamente para um jogo onde tem que imperar o meio termo, ou seja nem 8 nem 80, pois o publico alvo maioritário de um jogo deste género em especifico não são propriamente amantes de afinações exageradas, por isso é que referi o GT4 e o Forza como sendo ambos algo suficientes para o objectivo aqui pretendido. 8) Até a jogabilidade referi 3 modos, mas se não pudesse ser por algum motivo, fosse qual fosse escolheria o misto e nunca o Sim e muito menos o Arcada. [:)]
icekimi Escreveu:- Jogabilidade em pista (modo Arcade) :arrow: Um jogo perfeito para mim não teria modo Arcade :arrow:...
- Jogabilidade em pista (modo Misto) :arrow:Também não teria modo misto :arrow:...
Mas eu não estou a tentar fazer nenhum jogo perfeito. :|
icekimi Escreveu:- Jogabilidade em pista (modo Simulation) :arrow: GTR2, rFactor, LFS, NetKar pro :arrow: A jogabilidade dos GTR's, GTL e rFactor são muito semelhantes, visto partilharem o mesmo motor de jogo, e portanto têm os mesmos defeitos, mas se pudessemos juntar todas as vantagens destes diferentes sims estaria no céu.
Mas tu não estás a pensar na temática que eu estava a pensar, claramente estás a pensar num Sim único e "simples", alem disso tal como já deu para entender estás a elaborar um jogo perfeito, para ti, e logo ai não estás a ter em conta muitas outras coisas, seja como for acredito que daria um excelente jogo, mas o seu publico alvo seria algo diminuto e isso é algo que não pretendo na minha ideia para este tema, ou seja Tunning! :mrgreen:
icekimi Escreveu:- Jogabilidade em drift (modo Arcade) :arrow: Adivinharam...não :arrow:....
- Jogabilidade em drift (modo Misto) :arrow: :-'' :arrow:
- Jogabilidade em drift (modo Simulation) :arrow: Aqui é facil, Live for Speed :arrow: A fisica nos comportamentos dos pneus são muito à frente e para mim não tem rival.
- Sistema de danos (Físicos/Visuais) :arrow: FlatOut 2 :arrow: Aqui também escolho o FlatOut, a destruição é o ponto alto do jogo e é muito fixe ver a destrição dos carros após umas pancadas.
Não tenho nada a dizer...
icekimi Escreveu:- Sistema de danos (Lógicos) :arrow: GPL, RBR :arrow: Aqui poderia por qualquer bom simulador, que têm esta area bem desenvolvida, mas optei por dois jogos que ainda não falei, o velhinho Grand Prix Legends que parece o vinho do porto. Ainda me lembro da primeira vez que joguei, levei o motor ao red line não pus a mudança e ...motor partido :oops: , o Richard burns Rally também tem que se ter muito cuidado na condução, um pequeno exagero e pronto, então eu que sou um zero à esquerda em rallies, os carros chegam ao fim das etapas cheios de problemas.
:-k É uma boa ideia, não me tinha lembrado do GPL, que por acaso cheguei a jogar e nesse campo estava soberbo, se bem que não o desenvolvi muito, pois jogar isto com um pad não dá com nada. :-()~
icekimi Escreveu:- Grafismo :arrow: GT4 :arrow: Por muito que abomine a pseudo-simulação da Sony, tenho que tirar o chapeu ao seu grafismo.
Na minha opinião qualquer um dos jogos que mencionei são superiores a nível gráfico em relação ao GT4, até o Forza é superior nesse campo em relação ao GT4, mas escolhi tanto o FO2 como o WR2 por o principal motivo, que ambos tem uma qualidade de texturas muito acima da média dos jogos de agora, tipo quando comparados com qualquer um dos NFS's dos últimos, (U ; U2 ; MW ; C) isso então nem se fala. :P
icekimi Escreveu:- Som :arrow: GTR2 e GPL :arrow: Som brutal
Sim e não, eu já ouvi muitos carros ao vivo e a cores e por x's o som deses simuladores não é de todo o + apropriado, principalmente para um jogo onde se pretende modificar o som quase de cada x que se entra dentro da "oficina", e esses jogos claramente estão em desvantagem nesse aspecto. Seja como for esta secção era uma questão de se apostar em real-sounds e depois fazer alguns tweaks consoante o tipo de escape e/ou componente que altera-se significativamente o som do carro. 8)
icekimi Escreveu:Vou incluir mais uns tópicos bastante importantes:

- Online :arrow: rFactor :arrow: Um netcode quase sem falhas, é um espetaculo correr com grelhas de mais de 30 carros praticamente sem lag, principalmente agora que o futuro é cada vez mais o multiplayer.
#-o Xiii esqueci-me completamente deste pequeno/GRANDE pormenor, alem disso o tópico pode-se chamar mesmo LAN/Online. [:p]
icekimi Escreveu:- Variedade :arrow: TOCA Race driver 3 :arrow: Por muito que o jogo seja uma desilusão, a variedade de veiculos e classes é muito boa.
Pois no jogo que estava a pensar a variedade não seria tão abrangente, principalmente porque se trataria tudo de carros à-venda-ao-publico e não Race-Car's. ;) Mas a quantidade poderia ser algo como o GT2 e/ou GT4 secalhar nem era necessário tanta quantidade, mas vá vamos apontar para uns 300 modelos diferentes que já não é nada mau! E depois com possibilidade de modding é claro! :D
icekimi Escreveu:- Modabilidade :arrow: rFactor :arrow: O futuro nos simuladores é o modding, e o que a ISI apostou e com sucesso foi fazer um simulador onde os jogadores e modders seriam a figura chave. Uma arquitectura aberta extremamente facil de trabalhar resultou no simulador com mais variedade de carros, pistas e classes actualmente disponivel.
Sem dúvida outro ponto que não referi mas que esteve sempre inerente no meu pensamento e olhando para a quantidade e qualidade dos mod's já existentes para esse jogo nem digo nada contra, apoiado completamente! :P
dark_soul Escreveu:Como o quê por exemplo?
Por exemplo... Danos lógicos, um motor de física um pouco melhor em situações + extremas como embates, entre outras coisas. ;)
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Já agora caso estivesse interessado em adquirir o rFactor quanto é que provavelmente teria de desembolsar? :| :P
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 02 mar 2007, 16:43

Pois não compreendi que estavas a falar do modelo para um jogo tunning, as minhas desculpas, nesse caso retiro o que disse já que estava a falar dum simulador o mais perfeito possivel, nesse caso concordo com as tuas escolhas.
Newtomic Escreveu:Discordo, pois acredito que a temática Tunning ainda tem potencial por explorar.
Não sei...tal como disse o NFSU2 foi bastante bom, mas apartir dai parece claramente que a EA estagnou, o MW foi fracote, o novo Carbon do pouco que joguei tentou voltar aos Undergrounds, mas também sem grande sucesso, e em relação a outras sagas, o Juiced, Midnight club e afins também pouco inovaram, acho que é altura de mudar.
O que é que achas que pode ser melhorado e inovado? Tendo em conta o piublico alvo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 02 mar 2007, 16:58

icekimi Escreveu:O que é que achas que pode ser melhorado e inovado? Tendo em conta o piublico alvo.
Então bastava sair um jogo com os moldes que falei e verias se vendia ou não. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » sexta 02 mar 2007, 16:59

Newtomic Escreveu:
saliv Escreveu:E isso tudo em asfalto, certo? Nada de Offroad?
A temática é o Tunning logo acho k Off-Road neste caso não faz lá grande sentido, dai que os exemplos que dei fossem mesmo tudo a pensar em asfalto. :|

Sorry! Não tinha percebido que estavas a falar apenas na vertente tunning! :pray:

Já agora, de todos os "need for speed" tenho saudades dos anteriores à saga underground. No entanto, o único que me cativou um pouco foi o 1º NFSU. Desde aí foi sempre a piorar (na minha opinião) melhorando um pouco neste último, Carbon.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 02 mar 2007, 17:09

Newtomic Escreveu: Então bastava sair um jogo com os moldes que falei e verias se vendia ou não. ;)
Vender vendia, já que com os teus exemplos iria melhorar e muito (principalmente com a jogabilidade dos GTR's), mas será que inovava? Basicamente ficaria um Underground mais realista.
saliv Escreveu:Já agora, de todos os "need for speed" tenho saudades dos anteriores à saga underground. No entanto, o único que me cativou um pouco foi o 1º NFSU. Desde aí foi sempre a piorar (na minha opinião) melhorando um pouco neste último, Carbon.
O meu NFS preferido tendo em conta a altura em que foi lançado, é o NFS original e o NFS Porsche Unleashed.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » sexta 02 mar 2007, 17:20

A Electronic Arts fez da saga Need For Speed uma espécie de Fifa. Anualmente actualiza os gráficos e já está! Mais um jogo, mais uns trocos pro cofre.... enfim.... :?
Avatar do Utilizador
sergio
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 05 mar 2003, 16:59
Localização: could be anywhere, maybe in your back with a knife!

Mensagem por sergio » sexta 02 mar 2007, 18:40

Arcade ou Simulaçao?

hmmm.... :-k

e k tal as duas coisas?? :mrgreen:

Project Gotham Rancing 2, o 3 ja é arcade de mais para o meu gosto =P~

8)
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » segunda 05 mar 2007, 9:36

Aqui fica um pequeno vídeo com uma pequena comparação entre Arcade (Colin McRae 3) e Simulação (Richard Burns Rally).

Aproveito para mencionar que, de todas as versões do Colin McRae, esta 3ª é, para mim, a que mais se aproxima da vertente simulação. E, claro está, que apenas estando a conduzir se sente a verdadeira diferença.
Apreciando os "replays" também podemos observar a física dos carros, nomeadamente da suspensão, a adaptar-se ao terreno.

Tirem as vossas próprias conclusões.

Aqui fica o link:

http://www.youtube.com/watch?v=01gEtp9eOok
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » segunda 05 mar 2007, 11:45

Bom video, a musica é que me deu dores de ouvidos :mrgreen:
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 05 mar 2007, 12:50

o 2º é sem duvida mais dificil de dominar, mas será ke isso espelha a realidade? Não será o mais facil de conduzir, o mais parecido com a realidade?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Responder