Arcade ou Simulação?
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- FuSiOnShArK
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Ao falar em detalhes, não quero dizer que sejam aspectos insignificantes. Mas na minha opinião, grande parte dos simuladores simulam aceitavelmente a realidade.
Outro aspecto que me parece importante é que, presumivelmente, quanto mais um jogo se aproxima da realidade, mais complexo (e em alguns casos difícil e/ou ijogável) se torna pra alguns jogadores. Basta lembrar os Flight Simulator, que quase é preciso usar um teclado extra pra controlar os botões todos do jogo (passe o exagero).
Concordo contigo que grande parte, se não todos os simuladores não simulam com exactidão a realidade. Mas será essa mesmo a função de um videojogo? Além do mais, não podem simular a força do impacto de uma colisão, além do force feedback no próprio volante ou pad.
Outro aspecto que me parece importante é que, presumivelmente, quanto mais um jogo se aproxima da realidade, mais complexo (e em alguns casos difícil e/ou ijogável) se torna pra alguns jogadores. Basta lembrar os Flight Simulator, que quase é preciso usar um teclado extra pra controlar os botões todos do jogo (passe o exagero).
Concordo contigo que grande parte, se não todos os simuladores não simulam com exactidão a realidade. Mas será essa mesmo a função de um videojogo? Além do mais, não podem simular a força do impacto de uma colisão, além do force feedback no próprio volante ou pad.
Concordo, há poucos simuladores, mas bonsFuSiOnShArK Escreveu:Ao falar em detalhes, não quero dizer que sejam aspectos insignificantes. Mas na minha opinião, grande parte dos simuladores simulam aceitavelmente a realidade.
Sim, quer dizer depende. Por exemplo no rFactor, se levar um Clio, ando bem nos limites raramente saio de pista e faço o que quiser com ele, realismo não significa dificuldade, se na realidade é facil em principio num simulador também deverá ser.FuSiOnShArK Escreveu:Outro aspecto que me parece importante é que, presumivelmente, quanto mais um jogo se aproxima da realidade, mais complexo (e em alguns casos difícil e/ou ijogável) se torna pra alguns jogadores. Basta lembrar os Flight Simulator, que quase é preciso usar um teclado extra pra controlar os botões todos do jogo (passe o exagero).
FuSiOnShArK Escreveu:Concordo contigo que grande parte, se não todos os simuladores não simulam com exactidão a realidade. Mas será essa mesmo a função de um videojogo? Além do mais, não podem simular a força do impacto de uma colisão, além do force feedback no próprio volante ou pad.
Os simuladores não são videojogos tipicos ( tal como o flight sim ) o objectivo é fazer o piloto/jogador sentir o mais possivel dentro de um carro, e que esse carro responda como o piloto/jogador espera, de forma realista.
É inevitável que no futuro os simuldores se tornem quase reais (mesmo em termos fisicos para o jogador), basta ver o tão badalado simulador da Mclaren, que dizem é de um realismo impressionante, de tal modo que quando não podem testar em pista, os pilotos passam horas no simulador.
- FuSiOnShArK
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OMG icekimi bem que podias ter arranjado um vid melhor do GT4, é que o player é um tanso, tipo um colega meu que chegou a participar em provas de GT4 online com recurso a um programa para pc que de momento não me lembro do nome, joga muito, mas mesmo muito melhor k isso. Vi apenas 1:50 +/- pois não vale a pena ver + porque o gajo é claramente mau para o objectivo desta comparação não?
Mas pronto no fundo dá para entender o que pretendes, e sim nota-se claramente que a física do rFactor é + elaborada, se bem que os carros usados na comparação não são nem de longe parecidos.
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Newtomic, a intenção do icekimi não é claramente a de mostrar quem joga melhor!Newtomic Escreveu:OMG icekimi bem que podias ter arranjado um vid melhor do GT4, é que o player é um tanso, tipo um colega meu que chegou a participar em provas de GT4 online com recurso a um programa para pc que de momento não me lembro do nome, joga muito, mas mesmo muito melhor k isso. Vi apenas 1:50 +/- pois não vale a pena ver + porque o gajo é claramente mau para o objectivo desta comparação não?
Mas pronto no fundo dá para entender o que pretendes, e sim nota-se claramente que a física do rFactor é + elaborada, se bem que os carros usados na comparação não são nem de longe parecidos.
Saliv aka muRte
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http://www.simracingportugal.net/ || http://rbr.onlinegames.cz/ || www.atonement.altpro.net
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Pois eu sei, era mostrar a física, mas o problema é que para comparar a física de 2 jogos é algo complicado sem se estar mesmo a jogar, e assim com 2 carros diferentes e com habilidades diferentes ainda +.saliv Escreveu:Newtomic, a intenção do icekimi não é claramente a de mostrar quem joga melhor!Newtomic Escreveu:OMG icekimi bem que podias ter arranjado um vid melhor do GT4, é que o player é um tanso, tipo um colega meu que chegou a participar em provas de GT4 online com recurso a um programa para pc que de momento não me lembro do nome, joga muito, mas mesmo muito melhor k isso. Vi apenas 1:50 +/- pois não vale a pena ver + porque o gajo é claramente mau para o objectivo desta comparação não?
Mas pronto no fundo dá para entender o que pretendes, e sim nota-se claramente que a física do rFactor é + elaborada, se bem que os carros usados na comparação não são nem de longe parecidos.
Tipo eu percebo a vossa tentativa eu eu sei do que é que vcs estão a falar, pois apesar de não ser adepto ferrenho de sims a 110% sei bem o que é conduzir a alta velocidade na realidade e sei como é que as coisas são +/-, e sei perfeitamente que o GT4 embora muito fixe está longe de ser o "Real Driving Simulator" obviamente, mas também é necessário que nos consigamos por na pele de pessoas que não ligam muito a jogos de carros e que na vida real nunca ultrapassaram os 200km/h, é que existem pessoas que pensam que o efeito blur do NFSC, por exemplo, é realista! E portanto para essas pessoas mostrar estes 2 vídeos é a mesma coisa que nada basicamente, pois quem não for minimamente entendido no assunto nunca perceberá a subtileza que está por detrás da volta no rFactor com as derrapagens controladas sublimes que dão um gozo estupidamente, ou não, reconfortante. Além disso o carro usado no vídeo do GT4 é uma BOMBA e o GT4 tem graves problemas a simular esses carros, muito + do que a simular carros + "normais" se é que me entendes e eu sei do que estou a falar, porque no GT4 consegue-se ter um gozo estupendo a conduzir um "simples" RX7 de stock e já um F1 por exemplo o gozo é perto de nulo, pois as reacções são demasiado bruscas e irrealistas, chegando por x's a ser + compensatório cortar uma curva por cima de correctores e relva com um F1 e isso como nós sabemos é altamente irreal e estúpido no mínimo!
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O gajo é tanso? Tomara eu conduzir assim Falta-me prática.
Nunca tinha visto o rFactor mas gostei do jogo, só não percebo estas discussões todas porque o melhor é mesmo o primeiro GT
Quanto ao tópico, eu gosto bastante destes jogos de simulação mas acabo por perder um pouco a paciência já que não sou nenhum Ás ao volante e quando consigo fazer uma pista de forma quase perfeita aparece-me outra pronta para me estragar o dia!
Nunca tinha visto o rFactor mas gostei do jogo, só não percebo estas discussões todas porque o melhor é mesmo o primeiro GT
Quanto ao tópico, eu gosto bastante destes jogos de simulação mas acabo por perder um pouco a paciência já que não sou nenhum Ás ao volante e quando consigo fazer uma pista de forma quase perfeita aparece-me outra pronta para me estragar o dia!
Lol é obvio que pus um azelha de proposito, mas mesmo assim dá para ver algumas coisas que não gosto de ver, ele anda a 300 na relva sem nada acontecer, o carro faz la umas curvas que na vida real sairia e teria morte imediata e a sensação de velocidade parece-me exagerada, parece que duplicaram a velocidade! e mesmo batento e saindo de pista várias vezes ele faz um tempo que duvido muito que na realidade o fizesse.Newtomic Escreveu:OMG icekimi bem que podias ter arranjado um vid melhor do GT4, é que o player é um tanso, tipo um colega meu que chegou a participar em provas de GT4 online com recurso a um programa para pc que de momento não me lembro do nome, joga muito, mas mesmo muito melhor k isso. Vi apenas 1:50 +/- pois não vale a pena ver + porque o gajo é claramente mau para o objectivo desta comparação não?
Mas pronto no fundo dá para entender o que pretendes, e sim nota-se claramente que a física do rFactor é + elaborada, se bem que os carros usados na comparação não são nem de longe parecidos.
Mas pronto isto foi uma desculpa para fazer um bocado de publicidade ao rfactor
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Nota que a sensação de velocidade é algo que depende muito de veiculo para veiculo, do género a sensação de velocidade num Renault Clio @ 200Km/h garantidamente é bem diferente da sentida num BMW 730i @ 200km/h e isto só para dar exemplo. Mas pronto no geral acho que a sensação de velocidade no GT4 está no geral muito fixe, do rFactor não posso falar porque nunca joguei.icekimi Escreveu: Lol é obvio que pus um azelha de proposito, mas mesmo assim dá para ver algumas coisas que não gosto de ver, ele anda a 300 na relva sem nada acontecer, o carro faz la umas curvas que na vida real sairia e teria morte imediata e a sensação de velocidade parece-me exagerada, parece que duplicaram a velocidade! e mesmo batento e saindo de pista várias vezes ele faz um tempo que duvido muito que na realidade o fizesse.
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Continuo a achar que anda tudo muito rápido, é verdade que é um carro rápido, mas mesmo assim...
Já o PGR3 parece-me bastante interessante, mas nunca o joguei por isso não posso dizer nada.
Já o PGR3 parece-me bastante interessante, mas nunca o joguei por isso não posso dizer nada.
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Pois no PGR3 e nesse caso em concreto nota-se k o gajo ainda sabe o k está a fazer, mas se o quadrado pequeno em baixo é o real então nota-se bem que a sensação de velocidade está um pouco errada porque o do quadrado pequenino parece dar uma sensação de + velocidade que a visão do jogo.icekimi Escreveu:Continuo a achar que anda tudo muito rápido, é verdade que é um carro rápido, mas mesmo assim...
Já o PGR3 parece-me bastante interessante, mas nunca o joguei por isso não posso dizer nada.
Mas esquecendo este caso eu garanto-te que o PGR3 não é tão real na maioria dos casos como o GT4, pelo menos no que diz respeito aos controlos dos carros, não chamaria o PGR3 de um jogo arcada mas é-o + k o GT4 sem duvida alguma. E nota que eu apenas joguei PGR3 uns 30 mins + coisa menos coisa por isso não posso dar muito + detalhes, mas talvez nos carros com muita potencia o PGR3 não esteja muito longe do GT4, provavelmente estão ela por ela, talvez não sei. Mas nota uma coisa o PGR3 tem algo muito, mas mesmo muito melhor que todos os jogos de que falamos entretanto, que é o seu aspecto gráfico.
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Pois como disse nunca joguei, mas pareceu-me porreiro no video. Pelo menos graficamente está uau! Muito fixe.Newtomic Escreveu:Pois no PGR3 e nesse caso em concreto nota-se k o gajo ainda sabe o k está a fazer, mas se o quadrado pequeno em baixo é o real então nota-se bem que a sensação de velocidade está um pouco errada porque o do quadrado pequenino parece dar uma sensação de + velocidade que a visão do jogo.icekimi Escreveu:Continuo a achar que anda tudo muito rápido, é verdade que é um carro rápido, mas mesmo assim...
Já o PGR3 parece-me bastante interessante, mas nunca o joguei por isso não posso dizer nada.
Mas esquecendo este caso eu garanto-te que o PGR3 não é tão real na maioria dos casos como o GT4, pelo menos no que diz respeito aos controlos dos carros, não chamaria o PGR3 de um jogo arcada mas é-o + k o GT4 sem duvida alguma. E nota que eu apenas joguei PGR3 uns 30 mins + coisa menos coisa por isso não posso dar muito + detalhes, mas talvez nos carros com muita potencia o PGR3 não esteja muito longe do GT4, provavelmente estão ela por ela, talvez não sei. Mas nota uma coisa o PGR3 tem algo muito, mas mesmo muito melhor que todos os jogos de que falamos entretanto, que é o seu aspecto gráfico.
Em relação à sensação de velocidade, depende muito dos FOV (field of view) que os jogos usam, no rFactor é possivel mudar o FOV e se aumentarmos muito ficamos com uma visão mais "afunilada" e uma sensação muito exagerada. Pode ser essa a razão do GT4 estar (para mim) exagerada.