Arcade ou Simulação?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Arcade ou Simulação? Vota no teu jogo!

Richard Burns Rally
4
11%
Colin McRae 2005
0
Sem votos
Toca Race Driver 3
7
18%
FlatOut
1
3%
MX vs ATV Unleashed
1
3%
Moto GP 3
2
5%
Need For Speed Most Wanted
5
13%
WRC Evolved
0
Sem votos
Gran Turismo 4
9
24%
Burnout Revenge
9
24%
 
Total de votos: 38
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sábado 10 mar 2007, 17:08

Death Crow Escreveu:
icekimi Escreveu:
Death Crow Escreveu:
icekimi Escreveu:
Death Crow Escreveu:O Colin McRae é arcada? :-s
No vídeo que mostraram a minha condução no Colin é a do vídeo no SBR :)
Podemos dividir os jogos de condução em Simulação, semi-simulação e arcade, a serie Colin está no 2º patamar.
Ahh, essa era mais a minha ideia do Colin.
O Colin McRae 2 foi um vício tão grande mas como nunca o consegui comprar só jogava a demo na PS.
Mas com a vinda do PC e o conhecimento da pirataria joguei até à exastão :oops:
LOL
Também fui um grande viciado da serie até ao 3º capitulo.
Experimentei o 3º e o 4º (já não me lembro se experimentei o 5º) e gostei mas o 2º ficou marcado, o 3º também é muito bom pricipalmente com o sistema de danos melhorado e aquelas pistas australianas.
Gosto de Rally mas aquelas derrapagens todas muito controladas dão-me cabo da paciência e do juízo. Por isso é que não jogo muito jogos de rally.

Gostei também do WRC até ao 2º/3º e este último jogo, Evolution penso eu, já não me agradou tanto.
O meu preferido foi sem duvidas o 1º, foi revolucionário para a altura, depois ficou a sensação que era mais do mesmo mas com gráficos melhorados.
Eu não sou grande apreciador de jogos rally principalmente porque sou um azelha :-'' , e fico com uma dor de braços desgraçada quando acabo de jogar RBR... :lol:
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 11 mar 2007, 14:30

Acho que para mim o melhor jogos de simulação ainda é o Gran Turismo.
Quando comprei a Playstation (com o dinheiro da profissão de Fé quando ainda andava na catequese :P ) nem comprei 2º comando nem cartão de memória, comprei logo o GT por 5 contos que tinha recebido 98% no Templo dos Jogos. Foi um delírio tal jogo, gráficos excelentes, grandes máquinas e era uma delícia para mim.
Até hoje o simulador que mais se aproximou ao GT foi o TOCA Race Driver 3 mas nada como o GT.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » domingo 11 mar 2007, 14:53

Death Crow Escreveu:Acho que para mim o melhor jogos de simulação ainda é o Gran Turismo.
Quando comprei a Playstation (com o dinheiro da profissão de Fé quando ainda andava na catequese :P ) nem comprei 2º comando nem cartão de memória, comprei logo o GT por 5 contos que tinha recebido 98% no Templo dos Jogos. Foi um delírio tal jogo, gráficos excelentes, grandes máquinas e era uma delícia para mim.
Até hoje o simulador que mais se aproximou ao GT foi o TOCA Race Driver 3 mas nada como o GT.
Se me disseres só para consolas concordo, se englobares todas as plataformas tenho que discordar.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 11 mar 2007, 15:06

icekimi Escreveu:
Death Crow Escreveu:Acho que para mim o melhor jogos de simulação ainda é o Gran Turismo.
Quando comprei a Playstation (com o dinheiro da profissão de Fé quando ainda andava na catequese :P ) nem comprei 2º comando nem cartão de memória, comprei logo o GT por 5 contos que tinha recebido 98% no Templo dos Jogos. Foi um delírio tal jogo, gráficos excelentes, grandes máquinas e era uma delícia para mim.
Até hoje o simulador que mais se aproximou ao GT foi o TOCA Race Driver 3 mas nada como o GT.
Se me disseres só para consolas concordo, se englobares todas as plataformas tenho que discordar.
Englobo todas as plataformas porque é uma opinião pessoal e não é técnica. No PC tive mais agarrado ao Gran Prix 4, Colin McRae 2/3, Need For Speed Hot Pursuit 2 e NFS Underground.
Mas o GT foi o primeiro vicio e já trazia a parte do Tunning. Ai o meu carrinho com 930 cv que era tão difícil de controlar.
Avatar do Utilizador
Loki
Senior
Mensagens: 148
Registado: quinta 08 mar 2007, 21:18
Localização: Coimbra

Mensagem por Loki » sexta 23 mar 2007, 19:24

numa votação deste tipo n pode deixar d se notar a falta do gtr ou gtr2. Melhor jogo d simulação q eu ja vi.
Qual toca qual q
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 23 mar 2007, 19:48

eu gosto de arcade pelo facto de quem nao sabe conduzir, poder dominar nesses modos...

agora se o caso for simulação, fui mesmo pra valeta....
é preciso mto calo de jogo, e nisso colin 3 é perito... upaupa :mrgreen:
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Loki
Senior
Mensagens: 148
Registado: quinta 08 mar 2007, 21:18
Localização: Coimbra

Mensagem por Loki » sexta 23 mar 2007, 22:32

Os colin são bacanos, mas bem mais arcade q richard burns rally, esse sim uma simulação pura e dura q n perdoa.
Avatar do Utilizador
Rasga
Senior
Mensagens: 497
Registado: segunda 26 jun 2006, 1:05
Localização: odivelas

Mensagem por Rasga » sábado 24 mar 2007, 0:33

Chronicles Escreveu:eu gosto de arcade pelo facto de quem nao sabe conduzir, poder dominar nesses modos...

agora se o caso for simulação, fui mesmo pra valeta....
é preciso mto calo de jogo, e nisso colin 3 é perito... upaupa :mrgreen:
Sim Sim bater contra parede para ganhar tempo,
chegar ao fim da corrida clicando apenas em X (NFU)
e muitas outras coisas maravilhosas que este mundo te oferece. nao nao me parece!

PS: nada contra arcade muito pelo contrario :)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Loki
Senior
Mensagens: 148
Registado: quinta 08 mar 2007, 21:18
Localização: Coimbra

Mensagem por Loki » sábado 24 mar 2007, 2:56

Eu adoro jogos d carros, de todos os tipos, e n consigo perceber como é q algumas pessoas só pq so gostam d simulação têm d mandar o modo arcade a baixo. O q é q uma coisa tem a ver com a outra? N gostam n comam, n são obrigados, assim como tb n precisam d criticar.
E nem sequer o sabem fazer ou então nunca jogaram de facto a nenhum NFSU, q n tem nada a ver com carregar apenas so numa tecla. Ou então sentem-se mais espertos a xamar "simples" aos outros q so conseguem jogar a jogos d condução q so precisam d uma tecla.
Por amor d deus, santa ignorância.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sábado 24 mar 2007, 12:58

O que me irrita em alguns jogos semi-arcade não é a falta de realismo (eu joguei bastante NFSU2), mas sim a tentativa de induzir em erro os consumidores.
Se formos ver TOCA RD3 vemos na capa " the ultimate racing simulator" WTF? no GT4 "the real driving simulator", quem é que estes presunçosos querem enganar?
Prefiro um NFS que sabe bem o que é, que defeitos e qualidades tem e usa-os muito bem.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 14:51

Também não podemos exigir este mundo e o próximo às software houses. Uma coisa é um jogo ter uma condução minimamente realista. Outra coisa é quereres que o monitor se estilhace de cada vez que o carro vai contra uma árvore. Há que saber distinguir os limites do bom senso.

No caso do GT4 (e dos anteriores), o único senão do joo é a ausência de danos nos carros, facto que se prende com os licenciamentos das marcas. Mas podes conduzir os caros da mesma forma que conduzes um carr oreal, com as devidas diferenças.

Na Dreamcast há um jogo (excelente, por sinal), de seu nome Metropolis Street Racer, que dava penalizações à má condução. Parece-me que não há muito mais a fazer pra aproximar os jogos do realismo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 24 mar 2007, 16:39

Loki Escreveu:Eu adoro jogos d carros, de todos os tipos, e n consigo perceber como é q algumas pessoas só pq so gostam d simulação têm d mandar o modo arcade a baixo. O q é q uma coisa tem a ver com a outra? N gostam n comam, n são obrigados, assim como tb n precisam d criticar.
E nem sequer o sabem fazer ou então nunca jogaram de facto a nenhum NFSU, q n tem nada a ver com carregar apenas so numa tecla. Ou então sentem-se mais espertos a xamar "simples" aos outros q so conseguem jogar a jogos d condução q so precisam d uma tecla.
Por amor d deus, santa ignorância.
Concordo em parte contigo, mas também percebo o porque de algumas x's o pessoal + virado para os sims falar assim, é que muitas x's chega a ser frustrante ver alguns jogos k tinham um potencial soberbo ficarem relegados para 2o plano ou mesmo 3º, só porque, não porque são arcada, mas sim porque são arcada e são maus, se é k me entendes. 8) Mas eu por exemplo também gosto de todos os tipos, mas não sinto nenhuma paixão por os extremos, tipo nem 100% arcada nem 100% simulação, o meu gosto vai + para algo entre os 70~90% arcade e alguns 50/50 que são muito bem conseguidos. :)
FuSiOnShArK Escreveu:No caso do GT4 (e dos anteriores), o único senão do joo é a ausência de danos nos carros, facto que se prende com os licenciamentos das marcas. Mas podes conduzir os caros da mesma forma que conduzes um carr oreal, com as devidas diferenças.
Não vás por ai, o GT, todos eles, sempre teve vários problemas com a física, e não é só na parte dos danos é bem + k isso, entre elas menciono algumas:
- Colisões não realistas. Algumas estupidamente irrealistas.
- A física do jogo é muito porreira, mas nos extremos tem graves problemas, e prova disso é, tenta capotar um carro por exemplo, em alguns casos + extremos as reacções dos carros são simplesmente estúpidas, nos diferentes tipos de terreno o GT é péssimo, tipo simular a aderência na relva, gravilha, areia etc... é mesmo muito mau, não é por acaso k o modo de Rally é mau!
Em relação à parte "facto que se prende com os licenciamentos das marcas" desculpa muito, mas mesmo muito esfarrapada! :-()~ Basta olharmos para exemplos tão banais como, Forza e o PGR.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sábado 24 mar 2007, 16:54

FuSiOnShArK Escreveu:Também não podemos exigir este mundo e o próximo às software houses. Uma coisa é um jogo ter uma condução minimamente realista. Outra coisa é quereres que o monitor se estilhace de cada vez que o carro vai contra uma árvore. Há que saber distinguir os limites do bom senso.
Não me parece que estamos a pedir coisas impossiveis, a antiga Simbin (agora Blimey), ISI, Papyrus (já extinta) entre outras provavaram e provam que com talento consegue-se fazer bons simuladores.
O que me chateia é serem relagados para 2º plano por jogos destinados para as massas, mas pronto é este o mercado e é dificil mudar.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 17:53

Eu distingo uma simulação de um arcade, consoante o carro se comporta em pista. Por exemplo, no V-Rally 2 pra PC (não conheço o da PS2, mas presumo que não seja muito diferente), o carro tem um comportamento completamente arcade. Fazem-se slides sem travão de mão, o carro salta que nem doido e por aí fora. Mas num TOCA ou mesmo num Gran Turismo, apesar de não haver um sistema convincente de danos, a condução propriamente dita é minimamente fiável. Depois o resto são detalhes. Uns jogos têm uma coisa melhor, outros têm outra. Ainda não existe uma simulação perfeita, mas os programadores têm caminhado nessa direcção. Pelo menos, eu acredito nisso.
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sábado 24 mar 2007, 18:41

FuSiOnShArK Escreveu:Eu distingo uma simulação de um arcade, consoante o carro se comporta em pista. Por exemplo, no V-Rally 2 pra PC (não conheço o da PS2, mas presumo que não seja muito diferente), o carro tem um comportamento completamente arcade. Fazem-se slides sem travão de mão, o carro salta que nem doido e por aí fora. Mas num TOCA ou mesmo num Gran Turismo, apesar de não haver um sistema convincente de danos, a condução propriamente dita é minimamente fiável. Depois o resto são detalhes. Uns jogos têm uma coisa melhor, outros têm outra. Ainda não existe uma simulação perfeita, mas os programadores têm caminhado nessa direcção. Pelo menos, eu acredito nisso.
São esses detalhes (embora seja da opinião que o que falta não são meros detalhes) que diferenciam uma simulação e uma semi-simulação.
Um simulador têm tantos parametros diferentes para simular que mesmo entre eles há bastantes diferenças, como podes ver aqui.
Imagem
Imagem
Responder