Fallout 3

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:02

ICE Escreveu:Digam o que disserem, a Bethesda NÃO vai fazer um jogo para agradar a um nicho e/ou aos fãs. Estamos a falar de uma empresa que quer vender o máximo possível e se a fórmula de FallOut 1/2 não vendeu esses milhões, essa será trocada.
Era exactamente isso que eu estava a dizer. Se a Bethesda fizer o Fallout para o mercado nicho ganha MUITO mais que se fizer para o mainstream. Não lês as coisas? :?

:EDIT:
De qualquer forma está descansado, ICE, não te preocupes que Fallout está condenado, não há nada que o salve... Mais tarde, muito mais tarde, depois alguém há-de dizer que afinal nós (os fãs hardcore) tínhamos razão, mas aí já não vai interessar, porque nós (os fãs hardcore) já não estaremos lá para receber essas razões... Não é para fazer o papel de DoomSayer nem coisa parecida... Quando eu escrevi este artigo, alguém disse que era "tremendamente estúpido"... Eu dizia que ninguém lembraria Gears of War... Ainda não chegamos a essa altura, ainda é muito cedo, DEMASIADO cedo (quatro meses depois?), e não vale a pena dar argumentos, mas leiam outra vez o que eu escrevi aí, e digam-me AGORA a vossa opinião...

Fallout 3 vai ser uma desgraça porque, como dizes, vai ser orientado ao mainstream. Possivelmente até será um bom jogo, e até nem duvido disso porque, afinal, supostamente vai ser a sequela de Fallout não é? Mas o simples facto de ser apontado para o mainstream vai fazer com que algumas coisas sejam alteradas, certo? Depois vamos a ver que coisas foram essas, e depois digam-me se eu estava ou não estava certo... Preparem-se para o hype, ele já começou...

:EDIT2:
Mas Fallout é Fallout, é um jogo diferente... Não sei bem o que se prepara para acontecer. Talvez Fallout 3 mude mesmo a face dos jogos, não por ser um bom fallout mas por ser um mau fallout, e por isso gerar uma "guerra" contra a Bethesda. São MUITOS aqueles que já proclamaram que não querem ver um Oblivion mascarado de Fallout. Falta saber é o que eles entendem por "Oblivion mascarado de Fallout"... Sim, porque isso vai de pessoa para pessoa. Uns podem dizer que não é Oblivion mascarado de Fallout porque não tem level scaling, outros porque não é em tempo real, outros porque não é na primeira pessoa, outros ainda porque não tem um plot linear, outros ainda porque não é vazio de atenção ao setting... A ver vamos o que vai acontecer. Vamos ver quão forte é a comunidade escondida de Fallout...
Última edição por Morbus em sábado 05 mai 2007, 1:05, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sábado 05 mai 2007, 1:04

Morbus Escreveu:Se a Bethesda fizer o Fallout para o mercado nicho ganha MUITO mais que se fizer para o mainstream.
Olha que é mais o oposto.

A Bethesda vai ter um maior sucesso comercial em mãos se esquecer o nicho e se concentrar nos jogadores casuais e nos fãs da própria companhia. Esta é a batalha que o pessoal do No Mutants Allowed já perdeu e não entende: para o bem ou para o mal, o Fallout que nós conhecemos e gostamos não vai ter um grande sucesso comercial hoje em dia se não fizer concessões para que tal aconteça. E a julgar pelo Oblivion, já sabemos que tipo de concessões vão ser essas.

Fundamentalmente, não tem a ver com o design ou com as mecâncas de jogo - porque essas sabemos bem ainda estarem relativamente acima da grande maioria de títulos dentro do género que foi lançado desde então - mas sim como esses elementos são vistos pelo mercado. Há a ideia generalizada e perpetuada em larga escala de que o Fallout é obsoleto e que de alguma maneira tudo que lhe seguiu é melhor, e por isso é dito que "tem que mudar" - mesmo quando não tem.

Achas mesmo que algo considerado desactualizado pelas massas vai vender se não alterar essa percepção, mesmo que ela esteja errada?
Rock and roll is our epiphany - culture, alienation, boredom and despair.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:06

Role-Player Escreveu:Olha que é mais o oposto.
Não estou a falar de lucros a curto prazo obviamente. Olha a pipa de massa que a Interplay ganhava... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 05 mai 2007, 1:07

Morbus Escreveu:
Role-Player Escreveu:Olha que é mais o oposto.
Não estou a falar de lucros a curto prazo obviamente. Olha a pipa de massa que a Interplay ganhava... :?
So uma pergunta e desculpem a ignorancia se errar, mas a Interplay nao faliu???
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:08

Role-Player Escreveu:Achas mesmo que algo considerado desactualizado pelas massas vai vender se não alterar essa percepção, mesmo que ela esteja errada?
Com uma máquina de hype como a da Bethesda? Acho.
Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:
Role-Player Escreveu:Olha que é mais o oposto.
Não estou a falar de lucros a curto prazo obviamente. Olha a pipa de massa que a Interplay ganhava... :?
So uma pergunta e desculpem a ignorancia se errar, mas a Interplay nao faliu???
Ainda não, infelizmente. E se quiseres informar-te, vês que quase chegou à banca rota por ter lançado jogos como o "fallout para consolas" e coisas parecidas de acção m3rd0sa... Sabes que quando a Black Isle anunciava que estava a pensar começar a pensar num conceito para um hipotético RPG, era um acontecimento mundial não sabes... A importância da Black Isle no género foi uma coisa muito grande... Digo eu que ainda era novo na altura e agora vou lendo os relatos e lembrando e vendo as notícias antigas e assim.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sábado 05 mai 2007, 1:17

Morbus Escreveu:
Role-Player Escreveu:Olha que é mais o oposto.
Não estou a falar de lucros a curto prazo obviamente. Olha a pipa de massa que a Interplay ganhava... :?
É diferente. A Interplay tinha lucros consideráveis mas decidiu sacrificar projectos internos que já tinham gerado bastante interesse nos fãs (TORN, The Black Hound, Fallout 3) e favorecer outros projectos que foram mal supervisionados (Lionheart, Fallout: Tactics), além de tentar apostar em jogos de consolas quando não tinha bases para isso.

A Bethesda conseguiu o contrário considerando o sucesso tremendo que a série Elder Scrolls tem tido nas consolas desde o Morrowind, além de que a divisão Softworks da Bethesda também publica jogos de outras companhias (Call of Cthulhu, por exemplo).
Rock and roll is our epiphany - culture, alienation, boredom and despair.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:23

Role-Player Escreveu:A Bethesda conseguiu o contrário considerando o sucesso tremendo que a série Elder Scrolls tem tido nas consolas desde o Morrowind, além de que a divisão Softworks da Bethesda também publica jogos de outras companhias (Call of Cthulhu, por exemplo).
Mas achas que a Bethesda não vai sentir na pele se fizer um Fallout-in-name-only? :? Eu acho que depende do quão baixo eles descerem, mas se arranjarem asneira vão ficar com uma grande mancha na pele... O que eu penso é que Fallout é um nome muito forte, e se a Bethesda realmente se esforçasse em fazer um BOM jogo (não um jogo para as massas só porque sim) e se esforçasse em hypar o jogo ao máximo, iam ter lucros a curto prazo, a médio prazo, e a longo prazo com futuros jogos deles... Assim, ao colocarem-se na vanguarda dos RPG's mainstream, arriscam-se a ser os primeiros a cair quando isto der para o tordo :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sábado 05 mai 2007, 1:31

Morbus Escreveu:Mas achas que a Bethesda não vai sentir na pele se fizer um Fallout-in-name-only? :?
Achas que a Bethesda sentiu na pele o descontentamento de alguns fãs e de um antigo trabalhador da companhia em relação à simplificação que a série tem vindo a sofrer desde o Daggerfall? A única coisa que eles sentiram na pele foi o dinheiro ganho com mais de 3 milhões de unidades vendidas em ambas as plataformas e mais as vendas possíveis na PS3.
Rock and roll is our epiphany - culture, alienation, boredom and despair.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 05 mai 2007, 1:33

Eu por acaso tenho a impressão de que no panorama geral Fallout é um nome muito fraquinho... Nobody cares really...
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:45

Role-Player Escreveu:Achas que a Bethesda sentiu na pele o descontentamento de alguns fãs e de um antigo trabalhador da companhia em relação à simplificação que a série tem vindo a sofrer desde o Daggerfall? A única coisa que eles sentiram na pele foi o dinheiro ganho com mais de 3 milhões de unidades vendidas em ambas as plataformas e mais as vendas possíveis na PS3.
Eu lembro-me desse sócio que se pôs a monte, e do problema do blacklisting do codex... Anyway, acho que não sentiram na pele, mas não posso ter a certeza a longo prazo. É demasiado inconcebível para mim que o panorama dos RPG's ocidentais se torne tão negro que ninguém mais nunca na vida jamais se importe com qualidade, detalhe, e passe apenas a preocupar com o que lhe dizem para preocupar... É-me impossível (acutalmente) conceber um panorama para a indústria em que as coisas sejam assim. Não posso, não consigo, prontos! E talvez seja isso que me está a limitar.

Que achas tu do futuro dos RPG's ocidentais? Idie cada vez mais e a chegar um ponto em que deita abaixo o mainstream? Ou o dumbed down é para ficar?
Chris Escreveu:Eu por acaso tenho a impressão de que no panorama geral Fallout é um nome muito fraquinho... Nobody cares really...
Não estamos a falar de putos com menos de 25 anos Chris. Estamos a falar de gamers veteranos, de jornalistas, de devolopers, de pessoas com nome... Se essas pessoas se zangam todas ao mesmo tempo, mesmo que os n00bs de 15 anos não percebam puto da coisa, as coisas ficam feias. E ESSES conhecem fallout e sabem muito bem o seu peso, podes ter a certeza. O problema é que eles não se zangam, já estão demasiado modificados e/ou habituados aos padrões actuais de jogos (compaço com as setinhas para dizer para onde ir, popups para resumir o que é dito nos diálogos e nos livros, pouco texto porque ler ain't t3h funeeh!, acção hack and slash em que o verdadeiro sentido de recompensa é matar o boss mau (ou bom, que anti-heróis é o que está a dar... [xx(] Assholes) do fim que é exactamente igual ao anterior, em vez de ser desenvolver uma personagem usando a imaginação, imersividade visual num mundo irrealista e estúpido, hype para a frente e xbox achievment points... Estão demasiado habituados a isto, e não estou muito crente que se zanguem, apesar de já começarem a aparecer jornalistas (nomeadamente do gamespot) a proclamar guerra contra a bethesda no caso de Fallout 3 ser um Oblivion with guns (embora o gajo seja um palhaço, apesar de tudo, é só ler o que ele escreveu e qualquer pessoa entende :lol: )... Achas isso bonito? É muito bonito, soil erosion e SpeedTree para a frentex \:D/
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 05 mai 2007, 1:48

As I said, nobody cares.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 1:52

Chris Escreveu:As I said, nobody cares.
É como te digo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sábado 05 mai 2007, 2:19

Morbus Escreveu:Que achas tu do futuro dos RPG's ocidentais? Idie cada vez mais e a chegar um ponto em que deita abaixo o mainstream? Ou o dumbed down é para ficar?
Não faço a mínima ideia. Não é algo que me interesse agora porque a minha preocupação imediata, se é que o posso chamar assim, é tentar aprender mais sobre o género e inteirar-me de muitos jogos que ainda não joguei. E apesar de estarem relacionados, a mim interessa-me mais o design propriamente dito dos RPGs do que o futuro deles.

O que sei é que mesmo colocando preferências de lado, aquilo que concebemos como um problema sempre existiu - há sempre jogos que apelam mais às massas do que outros e há sempre uma clara intenção de apelar a essas mesmas massas por parte de muitas companhias. Isso não quer necessariamente dizer que o género em si vai ruir ou que a cena indie é a salvação. Ambos os lados são capazes de bons videojogos mas há que ter consciência de que inevitavelmente, o que chamas de 'mainstream' simplesmente tem mais apelo.

Tens o exemplo de dois jogos - Freelancer e Escape Velocity: Nova. O Freelancer teve sucesso considerável e introduziu algo que falta a muitos jogos do género: um método de controlo bastante intuitivo e fácil. Mas depois era vítima de design questionável como não deixar o protagonista avançar de escalão até que ele avançasse na narrativa principal, um universo estático ou permitir que as facções nunca se tornassem exclusivas e que a disposição das mesma pudesse ser alterada facilmente. O Escape Velocity: Nova, por comparação tem valores de produção bem inferiores e usa duas dimensões. No entanto podes fazer coisas como invadir e roubar naves, fazer transportes de passageiros, juntar uma frota e ameaçar planetas e viver a mesma estória através de 6 arcos narrativos diferentes.

Qual achas que vendeu mais apesar de um ser claramente superior ao outro em termos de jogabilidade e em termos de género?
Rock and roll is our epiphany - culture, alienation, boredom and despair.
Responder