Jogos por Episódios

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

Mensagem por riminuro » quinta 16 fev 2006, 17:14

Na minha opinião será mais uma daquelas novidades que se vai falar daqui a uns anos como rotundos falhanços: "lembram-se, em 2006, quando nos tentaram impingir a ideia dos episódios? Tchii, já nem me lembrava, ninguém aderiu a isso!" Isto porque a distribuição vai ser feita exclusivamente (tanto quanto sei) online, o que acarreta dois problemas: por um lado, as editoras, embora não tenham custos nenhum em termos de distribuição, não vão baixar drasticamente os preços, pelo menos é o que se tem visto com outros sistemas semelhantes de distribuição online. Ora, a maior parte das pessoas que paga pelos jogos de pc em vez de os piratear fá-lo porque tem gosto em sentir o jogo, em poder agarrar fisicamente a caixa, os manuais, etc, e não estará disposto a pagar 30 ou 40 euros por um simples conjunto de bits ou bytes sem nenhuma prova de que se trata de um original. Por outro lado, fazer download por fazer, julgo que a maioria preferirá fazer um download gratuito, mesmo que ilegal. Assim, o sistema de jogos por episódios só terá sucesso se cada um desses episódios tiver um custo de 2 ou 3 euros, mais do que isso não apelará nem a quem tem por hábito jogar apenas originais, muito menos a piratas que, fazendo o download num servidor "ao lado", obtêm exactamente o mesmo produto.
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 16 fev 2006, 17:21

Exacto. Aliás, vender produtos não pirataveis juntamente com o jogo é uma das medidas utilizadas para se combater a pirataria... :? Não sei o que vai acontecer... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » segunda 20 fev 2006, 1:13

há algo que me continua a fazer confusão!

Pelo que percebi o que se vai fazer aos jogos é dividi-los em vários episódios em que a história se vai contando mas que é sempre a mesma!

Tipo pegar no half-life 2 e em vez de o termos num só cd tinhamo-lo em 3 ou 4 que iam saindo num espaço de 2/3 meses! é isso?

Também pelo que percebi cada episódio será lançado a um preço mais baixo do que um jogo completo, mas tipo, só se estiver completamente enganado, não ficará assim mais caro um só jogo??? tipo se cada episódio custar 20 euros e o jogo for constituido por 3 episódios o jogo completo fica por 60 euros, ora eu compro jogos completos a 40/45 euros. Foi o que me custou o Half Life 2 por exemplo. Pode ser bom pra uns que vão pagando um jogo às prestações :? mas será mau para aqueles que fazem contas à vida e que vêm que vão pagar quase tanto pelos "juros" como pelo jogo.
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » sábado 25 mar 2006, 22:38

Para mim, o facto de lançarem jogos por episódios só resultará verdadeiramente no caso de grandes jogos...

Para dar um exemplo concreto, joguei Golden Sun para GBA e adorei o jogo, e lembro-me de ter passado uns meses sempre à procura da data de lençamento do Golden Sun 2, porque o jogo está literalmente partido ao meio.

Em sum, penso que em casos "especiais" aceita-se a divisão dos jogos em episódios, mas para a grande maioria dos jogos isso irá diminuir um pouco o "apetite" dos potenciais compradores, porque já sabem de antemão que irão gastar mais dinheiro se querem disfrutar verdadeiramente do jogo.
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 25 mar 2006, 22:52

PanicFreak Escreveu:Para mim, o facto de lançarem jogos por episódios só resultará verdadeiramente no caso de grandes jogos...

Para dar um exemplo concreto, joguei Golden Sun para GBA e adorei o jogo, e lembro-me de ter passado uns meses sempre à procura da data de lençamento do Golden Sun 2, porque o jogo está literalmente partido ao meio.

Em sum, penso que em casos "especiais" aceita-se a divisão dos jogos em episódios, mas para a grande maioria dos jogos isso irá diminuir um pouco o "apetite" dos potenciais compradores, porque já sabem de antemão que irão gastar mais dinheiro se querem disfrutar verdadeiramente do jogo.
Shenmue diz-vos algo????infelizmente uma enorme franchise que nao teve o sucesso que merecia... :(
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » sábado 25 mar 2006, 23:22

Hunter Escreveu:
PanicFreak Escreveu:Para mim, o facto de lançarem jogos por episódios só resultará verdadeiramente no caso de grandes jogos...

Para dar um exemplo concreto, joguei Golden Sun para GBA e adorei o jogo, e lembro-me de ter passado uns meses sempre à procura da data de lençamento do Golden Sun 2, porque o jogo está literalmente partido ao meio.

Em sum, penso que em casos "especiais" aceita-se a divisão dos jogos em episódios, mas para a grande maioria dos jogos isso irá diminuir um pouco o "apetite" dos potenciais compradores, porque já sabem de antemão que irão gastar mais dinheiro se querem disfrutar verdadeiramente do jogo.
Shenmue diz-vos algo????infelizmente uma enorme franchise que nao teve o sucesso que merecia... :(
Infelizmente não tive a oportunidade de jogar Shenmue "a sério", joguei apenas algumas horas o primeiro Shenmue, na Dreamcast de um colega, mas achei o jogo bastante bom.
Não falei dele porque de facto não tive grande contacto com o jogo...
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 26 mar 2006, 0:58

ICE Escreveu:há algo que me continua a fazer confusão!

Pelo que percebi o que se vai fazer aos jogos é dividi-los em vários episódios em que a história se vai contando mas que é sempre a mesma!

Tipo pegar no half-life 2 e em vez de o termos num só cd tinhamo-lo em 3 ou 4 que iam saindo num espaço de 2/3 meses! é isso?

Também pelo que percebi cada episódio será lançado a um preço mais baixo do que um jogo completo, mas tipo, só se estiver completamente enganado, não ficará assim mais caro um só jogo??? tipo se cada episódio custar 20 euros e o jogo for constituido por 3 episódios o jogo completo fica por 60 euros, ora eu compro jogos completos a 40/45 euros. Foi o que me custou o Half Life 2 por exemplo. Pode ser bom pra uns que vão pagando um jogo às prestações :? mas será mau para aqueles que fazem contas à vida e que vêm que vão pagar quase tanto pelos "juros" como pelo jogo.
Creio que é mais ou menos isso, no entanto não acredito que eles fizessem uma simples divisão de uma história mas sim uma história mais prolongada e envolvente. Como disse o Hunter creio que fariam +/- o que se tem vindo a fazer com o Shenmue embora, talvez numa menor escala como é obvio, pois cada jogo do shenmue embora esteja ligado com o todos os outros é por sí só um jogo completíssimo.

Mas agora com isto do Shenmue lembrei-me de uma outra questão: e então imagine-se que compra-mos um episódio de determinado jogo, gostamos e entretanto começamos a comprar os episódios que vão surgindo gradualmente ate que chega a uma altura em que os restantes episódios são cancelados por falta de vendas! E como é neste caso? Tive a gastar o meu precioso $ e não vou sequer ter a oportunidade de chegar ao fim do jogo ?

Creio que este modelo, antes de ir para a frente teria que ser muito debatido e receber algumas limadelas de arestas antes. :wink:

LIMAS POWER!!!
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 26 mar 2006, 1:02

MadnessJonny Escreveu:
ICE Escreveu:há algo que me continua a fazer confusão!

Pelo que percebi o que se vai fazer aos jogos é dividi-los em vários episódios em que a história se vai contando mas que é sempre a mesma!

Tipo pegar no half-life 2 e em vez de o termos num só cd tinhamo-lo em 3 ou 4 que iam saindo num espaço de 2/3 meses! é isso?

Também pelo que percebi cada episódio será lançado a um preço mais baixo do que um jogo completo, mas tipo, só se estiver completamente enganado, não ficará assim mais caro um só jogo??? tipo se cada episódio custar 20 euros e o jogo for constituido por 3 episódios o jogo completo fica por 60 euros, ora eu compro jogos completos a 40/45 euros. Foi o que me custou o Half Life 2 por exemplo. Pode ser bom pra uns que vão pagando um jogo às prestações :? mas será mau para aqueles que fazem contas à vida e que vêm que vão pagar quase tanto pelos "juros" como pelo jogo.
Creio que é mais ou menos isso, no entanto não acredito que eles fizessem uma simples divisão de uma história mas sim uma história mais prolongada e envolvente. Como disse o Hunter creio que fariam +/- o que se tem vindo a fazer com o Shenmue embora, talvez numa menor escala como é obvio, pois cada jogo do shenmue embora esteja ligado com o todos os outros é por sí só um jogo completíssimo.

Mas agora com isto do Shenmue lembrei-me de uma outra questão: e então imagine-se que compra-mos um episódio de determinado jogo, gostamos e entretanto começamos a comprar os episódios que vão surgindo gradualmente ate que chega a uma altura em que os restantes episódios são cancelados por falta de vendas! E como é neste caso? Tive a gastar o meu precioso $ e não vou sequer ter a oportunidade de chegar ao fim do jogo ?

Creio que este modelo, antes de ir para a frente teria que ser muito debatido e receber algumas limadelas de arestas antes. :wink:

LIMAS POWER!!!
exactamente...ja aconteceu +/- esta situaçao com o shenmue...acho que era terrivelmente chato e angustiante andarmos a "seguir" uma historia e depois nao a podermos acabar porque simplesmente a produtora/editora decidiu nao continuar com o projecto.acho que isso seria um "roubo"(no lado menos mau da palavra) e uma autentica "machadada" na confiança dos jogadores....
tal como disseste,convem este assunto ser bem "limado" antes de decidirem em avançar com algo do genero
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » domingo 26 mar 2006, 12:36

MadnessJonny Escreveu:
ICE Escreveu:há algo que me continua a fazer confusão!

Pelo que percebi o que se vai fazer aos jogos é dividi-los em vários episódios em que a história se vai contando mas que é sempre a mesma!

Tipo pegar no half-life 2 e em vez de o termos num só cd tinhamo-lo em 3 ou 4 que iam saindo num espaço de 2/3 meses! é isso?

Também pelo que percebi cada episódio será lançado a um preço mais baixo do que um jogo completo, mas tipo, só se estiver completamente enganado, não ficará assim mais caro um só jogo??? tipo se cada episódio custar 20 euros e o jogo for constituido por 3 episódios o jogo completo fica por 60 euros, ora eu compro jogos completos a 40/45 euros. Foi o que me custou o Half Life 2 por exemplo. Pode ser bom pra uns que vão pagando um jogo às prestações :? mas será mau para aqueles que fazem contas à vida e que vêm que vão pagar quase tanto pelos "juros" como pelo jogo.
Creio que é mais ou menos isso, no entanto não acredito que eles fizessem uma simples divisão de uma história mas sim uma história mais prolongada e envolvente. Como disse o Hunter creio que fariam +/- o que se tem vindo a fazer com o Shenmue embora, talvez numa menor escala como é obvio, pois cada jogo do shenmue embora esteja ligado com o todos os outros é por sí só um jogo completíssimo.

Mas agora com isto do Shenmue lembrei-me de uma outra questão: e então imagine-se que compra-mos um episódio de determinado jogo, gostamos e entretanto começamos a comprar os episódios que vão surgindo gradualmente ate que chega a uma altura em que os restantes episódios são cancelados por falta de vendas! E como é neste caso? Tive a gastar o meu precioso $ e não vou sequer ter a oportunidade de chegar ao fim do jogo ?

Creio que este modelo, antes de ir para a frente teria que ser muito debatido e receber algumas limadelas de arestas antes. :wink:

LIMAS POWER!!!
Foi exactamente isso que eu quis dizer quando disse que só os grandes jogos poderiam sobreviver "a episódios", porque de certeza teriam grandes vendas, viabilizando as sequelas...
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Responder