O futuro dos videojogos

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

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pedropaulo
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Mensagem por pedropaulo » domingo 31 dez 2006, 15:25

José Pinto Escreveu:Talvez o futuro dos videojogos passe mais pela Wii, que é a que está mais perto da realidade virtual(penso eu) :mrgreen:
E talvez seja a Nintendo a 1ª a chegar á realidade virtual, e não a Sony e Microsoft
Talvez sim , mas o que me parece certo é que a as próximas consolas da Microsoft e da Sony serão muito mais que upgrades de hardware, graças ao sucesso , pelo menos para já da Wii e da DS demonstrando que o publico quer novos modos de jogar.
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Chronicles
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Mensagem por Chronicles » segunda 01 jan 2007, 12:44

podes crer... quem atingue o titulo e sem duvida a wii, muito pelo facto de ter uma evolução k ninguem esperava...

MS e SONY so pensaram em espremer mais um bocadinho os olhos do pessoal, mas kem se matou mais a inventar foi a Nintendo... :pray:
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Mensagem por r3av3r2k » quinta 04 jan 2007, 23:50

http://thewiikly.zogdog.com/article.php?article=3&ed=1
um artigo bastante interessante (e longo)sobre as tendencias da industria dos jogos
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Death Crow
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Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 14:57

Já foi discutido neste tópico que o futuro dos jogos poderá passar por uma aproximação ao cinema e pelas emoções despertadas no jogador. Mas essas discussões foram tidas numa época pós-Shadow of the Colossus. Será que pelas discussões tidas no tópico do jogo se poderá concluir que os jogos de um futuro breve poderão ter como fonte inspiradora jogos como SotC?
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Mensagem por ICE » sexta 02 mar 2007, 15:30

Death Crow Escreveu:Já foi discutido neste tópico que o futuro dos jogos poderá passar por uma aproximação ao cinema e pelas emoções despertadas no jogador. Mas essas discussões foram tidas numa época pós-Shadow of the Colossus. Será que pelas discussões tidas no tópico do jogo se poderá concluir que os jogos de um futuro breve poderão ter como fonte inspiradora jogos como SotC?
Essa pergunta poderia ter sido feita nos tempos de ICO, e o panorama é o que hoje se conhecê, o facto é que estes jogos, onde incluía também o Okami, não têm retorno financeiro suficiente para se tornarem em forças motrizes desta industria e enquanto isso não acontecer, iremos continuar com blockbuster's de dinheiro fácil e sequelas de títulos sobejamente conhecidos, e em muito, nós jogadores, temos culpa neste panorama actual.
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Mensagem por pedropaulo » sexta 02 mar 2007, 15:33

Death Crow Escreveu:Já foi discutido neste tópico que o futuro dos jogos poderá passar por uma aproximação ao cinema e pelas emoções despertadas no jogador. Mas essas discussões foram tidas numa época pós-Shadow of the Colossus. Será que pelas discussões tidas no tópico do jogo se poderá concluir que os jogos de um futuro breve poderão ter como fonte inspiradora jogos como SotC?
Humm nim. Ou seja há sempre jogos que têm influencia na industria, via criadores.
SOC terá deixado raízes em muitas mentes, já antes o tinha feito ICO ou Nomad Soul entre outros.
Porem a mente de um criador depara-se com a carteira das editoras e fica refém delas. Hoje são muito poucas as pessoas e empresas ás quais é dada liberdade criativa se não houver garantias de retorno financeiro.
Hoje e talvez amanha os jogos são produções milionárias, dizem que GOW custou 10 milhões, coisa pouca comparado com os 40 milhões gastos na sua promoção. E um jogo promove-se muito melhor se fizer uso de elementos batido e que dão mostras de funcionar , leia-se gráficos, recordam-se do anuncio do GT pra a PS2 com a legenda "imagens do jogo", explosões, monstros etc.
Não que os jogos com os elementos mencionados não sejam bons jogos porque são, quer seja HL ou GOW.

Voltando a questão , sim haverá momentos nos jogos, ou seja em jogos, inspirados na subjectividade emocional de SOC, mas julgo que a influencia dos sempre citados GOW ou WOW seja muito superior. Pelos números , pelo potencial, pelo interesse dos jogadores e també a bem da verdade pela qualidade. Mas atenção a democratização da tecnologia com a conseguinte descida dos custos de produção em obras que não almejem ser state of the art, pode dar origem a um Blair Witch nos jogos. Há os por ai bem melhores mas falham na promoção porque não tem editoras de renome por detrás. E não as tem porque são livres criativamente com as vantagens e as , muitas, desvantagens que existem.

Obviamente isto não significa que os jogos que tem editoras por detrás sejam estéreis em criatividade ou imaginação, mas em temos de pioneirismo no campo emocional estão ainda muito presos.
Claro parte desse arame farpado é imposto pelos jogadores que enquanto massa ainda não decidiram se querem chorar com um jogo ou simplesmente joga-lo na onda da adrenalina sem preocupações emocionais.
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Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 15:43

Ambos tocam no mesmo ponto e têem razão. São as vendas que ditam o tipo de jogo a produzir mas o mesmo se passa no cinema, são as grandes produções que normalmente não fazem o espectador puxar tanto pela cabecinha ou que então não provocam tantas sensações ao espectador que costumam sair vencedoras na bilheteira. E se fizessem um IMDB dos jogos, portanto, um IGDB, no TOP 100 estariam jogos como KOTOR (nunca joguei), SOC e ICO mas no TOP das bilheterias estariam FIFA, The Sims e Call of Duty.
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Mensagem por pedropaulo » sexta 02 mar 2007, 15:46

O Titanic é um dos filmes mais rentáveis, e foleiros, do cinema e fez muita gente chorar.
Acredito que um jogo do género, não do Titanic credo, mas com carga emocional pode tb ser um sucesso. A formula para isso é fácil, difícil é encontrar os ingredientes.
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Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 16:08

O Titanic é uma história de amor levou muita boa gente a pensar que aquilo se passou mesmo assim enquanto na RTP1 passava uma mini-série de dois episódios sobre o que se passou mas as pessoas querem uma história de amor que as faça chorar (e acreditar que aconteceu). E a mesma coisa se passou com Pearl Harbor (quer dizer, mais ou menos).
Mas que jogos existem que fazem as pessoas chorar?
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Mensagem por ICE » sexta 02 mar 2007, 16:11

Na minha mais sincera opinião, nenhum.
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Mensagem por icekimi » sexta 02 mar 2007, 16:32

Não é preciso separar blockbusters e qualidade. Só por um jogo ou filme , ser uma grande produção não quer dizer que tenham ignorado a qualidade do produto final. Isso acontece nos filmes (se formos ver o top+ no IMDB grande parte dos filmes são grandes produções), e também nos jogos, embora numa menor escala. basta ver um HL2 que é uma grande blockbuster e de enorme qualidade.

Em relação a trazer emoções aos jogos, acho inevitavel, quanto mais a industria amadurecer (e os jogadores) mas será pedida uma maior envolvencia emocional e dramática, e já há jogos que o fazem.

PS: Quem nos dera que se reunisse tanto talento e qualidades num jogo como o Titanic fez no cinema :wink:
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Mensagem por ICE » sexta 02 mar 2007, 16:34

nunca foi essa a minha intenção, visto que partilho exactamente a mesma opinião, um blockbuster não é sinónimo de um mau produto.
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Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 16:41

Também nunca quis dar a impressão de que os blockbusters são maus. Quis foi fazer a distinção de jogos com emoção e um enredo original de jogos que embora sejam bons, ou mesmo excelentes, não acrescentam nada de original há indústria.
SOC é um excelente jogo e é uma mais valia em qualquer prateleira enquanto, na minha opinião pessoal, a série FIFA devia ser impedida de se alojar nas prateleiras desde 2001 até 2006, não por serem maus jogos (que não são) mas por serem sempre o mesmo e apesar de FIFA 2007 ser mais um de futebol é o melhor desde há 6 anos.
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