F.E.A.R. e outros FPS

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » sábado 08 abr 2006, 14:30

Morbus Escreveu:
glassmoon Escreveu:Opa...tenho andado a jogar ao FEAR e gostava k alguem me dissesse o k é k o jogo tem de tao especial. Ja tou super enjoado de andar pelos mesmos escritorios a matar os mesmos gajos e a apanhar os mesmos cagaços(k ja nem apanho) desde o inicio do jogo. Ou sou eu k tou a ficar demasiado exigente ou a comunidade de gamers ja se contenta com pouco. O ultimo jogo k realmente me surpreendeu foi o Far Cry.
Sim, FarCry é um vasto jogo que não cansa. Pelos vistos FEAR cansa e de que maneira, mas ouvi dizer que o final é excelente, e quando a seca se está a tornar insuportavel é que se chega ao fim. Se já estás pelos cabelos deves estar a chegar ao fim :wink:
Foi isso mesmo que disse no meu post (mais atras!) é um jogo bonito mas devia ter mais gajos diferentes e torna-se tambem um pouco repetitivo....de resto o final sim esta demais 8) 8)
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » domingo 09 abr 2006, 19:46

Ya...agora com o Oblivion acho k o FEAR vai ser mais k "encostado".
Mas continuo sem perceber pq é k o FEAR foi considerado um dos jogos do ano. Por melhor k o final seja (ainda nao vi), acho k nao chega para um jogo ser considerado tao bom, quando 80% do seu tempo acaba por ser uma seca.
Kenobi
Novato||Novata
Mensagens: 23
Registado: terça 04 abr 2006, 10:17
Localização: Coimbra, "emigrado" em Guimarães

Mensagem por Kenobi » segunda 10 abr 2006, 12:07

Devo confessar que fiquei muito aliviado depois de ter entrado neste tópico. Andava eu a matutar, a descobrir o que se passaria comigo. Sim, porque eu nunca consegui descobrir o que é que F.E.A.R. tem de tão fenomenal e de que meio mundo anda a falar. Revistas e sites especializados, fóruns, etc.. Mas afinal não sou o único que pensa assim. Onde estão as características que o tornam um jogo exemplar? Aliás, o que é que torna este jogo mais do que simples mediano? Vamos por partes:

- Motor gráfico? Não. Há muito melhor por aí. Quake 4 é um exemplo, e Oblivion (apesar de não se enquadrar no mesmo género), arrasa com a competição.

- Factor medo? Nem por isso. Não encontrei uma única cena que me causasse um pequeno susto que fosse. F.E.A.R. não chega nem perto de Clive Barker's Undying neste capítulo.

- I.A.? Sim, sem dúvida. Os inimigos têm uma I.A. muito acima da média. Mas isto não chega para classificar o jogo como um "fora de série"...

- Design dos níveis? Nem por sombras. Extremamente repetitivo, e muito abaixo da média.

- Motor físico? Interessante, mas nada de novo.

- História? Não tão original como os fãs querem fazer crer. Chegando ao final, dei por mim a pensar: "então? só isto?"

A propósito, o bullet time também não é exactamente inovador nos tempos que correm...

Em resumo, considero F.E.A.R. como um jogo muito sobrestimado. Há campanhas de marketing que valem ouro, ao que parece...

F.E.A.R. não chega nem perto de jogos como o já referido Undying, System Shock 2 e Half-Life 2. E se me perguntarem se prefiro Doom 3 ou F.E.A.R., a obra da id ganha com larga vantagem. Sim, porque pelo menos Doom 3 nunca tenta ser mais do que é...

Se tivesse que avaliar este jogo, e utilizando o sistema de pontuação da Mega Score, F.E.A.R. não levava mais que 3 estrelas.
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 13:20

Kenobi Escreveu:-
F.E.A.R. não chega nem perto de jogos como o já referido Undying, System Shock 2 e Half-Life 2. E se me perguntarem se prefiro Doom 3 ou F.E.A.R., a obra da id ganha com larga vantagem. Sim, porque pelo menos Doom 3 nunca tenta ser mais do que é...
Tens toda a razão do mundo. Os dois primeiros são obras-primas do terror, IMO. Já o Half life 2...tb acho k foi demasiado "overrated". Nao tem nada de realmente novo.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 10 abr 2006, 15:04

O F.E.A.R tem boa I.A.? Então o jogo é diferente da demo? Pelo que vi, a inteligencia era bem baixa, a roçar a estupidez... :roll:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 17:17

Cyrax Escreveu:O F.E.A.R tem boa I.A.? Então o jogo é diferente da demo? Pelo que vi, a inteligencia era bem baixa, a roçar a estupidez... :roll:
Por acaso, qd comecei a jogar, tb me tinham dito maravilhas da IA, ao ponto de, nas primeiras vezes k entrei em combate, até ficava nervoso.
Mas com o tempo...basta apontar para a cabeça e descarregar a arma. Nao passa muito disso. Entre esta e a do HL1 nao vejo assim taaaantas diferenças.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 10 abr 2006, 17:43

IA hoje em dia é saltar por cima de objectos...
hax face
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 18:01

No dia em k eu for atacar um NPC e este baixar a arma e começar a conversar comigo e tal, e qd menos espero, enfia-me um balazio á falsa fé...aí sim, temos IA!!!!!
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » segunda 10 abr 2006, 19:27

glassmoon Escreveu:No dia em k eu for atacar um NPC e este baixar a arma e começar a conversar comigo e tal, e qd menos espero, enfia-me um balazio á falsa fé...aí sim, temos IA!!!!!
Ora aí está um bom conceito a explorar no tópico do futuro dos videojogos :wink:
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 10 abr 2006, 20:46

Kenobi Escreveu:- Motor gráfico? Não. Há muito melhor por aí. Quake 4 é um exemplo, e Oblivion (apesar de não se enquadrar no mesmo género), arrasa com a competição.
Páh eu de FPS's até posso não perceber uma k7, mas páh dizer k o motor gráfico do D3/Q4 é melhor k o do FEAR minha mãesinha, ou não sabes o k estás a falar, ou estás a falar de um FEAR diferente. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 20:51

Newtomic Escreveu:
Kenobi Escreveu:- Motor gráfico? Não. Há muito melhor por aí. Quake 4 é um exemplo, e Oblivion (apesar de não se enquadrar no mesmo género), arrasa com a competição.
Páh eu de FPS's até posso não perceber uma k7, mas páh dizer k o motor gráfico do D3/Q4 é melhor k o do FEAR minha mãesinha, ou não sabes o k estás a falar, ou estás a falar de um FEAR diferente. :?
Pois eu tb nao acho k o motor grafico do FEAR seja nada de especial. Espaços abertos?? Até agora nao vi nada. Muitas Texturas?? So vejo escritorios. Fisica?? É exactamente o k ja se tinha visto ( A do Oblivion é muito melhor!), Interactividade?? Nada de relevante. Optimização?? uiii.
Ou seja, eu reformulo a quetao...em k é k te baseias para dizer k é um bom motor grafico??
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 10 abr 2006, 21:20

glassmoon Escreveu:
Newtomic Escreveu:
Kenobi Escreveu:- Motor gráfico? Não. Há muito melhor por aí. Quake 4 é um exemplo, e Oblivion (apesar de não se enquadrar no mesmo género), arrasa com a competição.
Páh eu de FPS's até posso não perceber uma k7, mas páh dizer k o motor gráfico do D3/Q4 é melhor k o do FEAR minha mãesinha, ou não sabes o k estás a falar, ou estás a falar de um FEAR diferente. :?
Pois eu tb nao acho k o motor grafico do FEAR seja nada de especial. Espaços abertos?? Até agora nao vi nada. Muitas Texturas?? So vejo escritorios. Fisica?? É exactamente o k ja se tinha visto ( A do Oblivion é muito melhor!), Interactividade?? Nada de relevante. Optimização?? uiii.
Ou seja, eu reformulo a quetao...em k é k te baseias para dizer k é um bom motor grafico??
Ora bem já k deste tópicos, vamos por tópicos:
- "Espaços abertos" no D3 = 0, ok no Q4 temos uns quantos, mas páh não chegam nem aos calcanhares dos do HL2 por exemplo, logo aki acho k o FEAR tb não lhe fica muito atrás, alem disso se não os tem pode ter sido assim propositadamente tal como o D3 o foi, e não é por ai k podemos considerar um bom ou mau motor.
- "Texturas" já alguma x olhaste para as texturas do D3/Q4 bem ao permenor, garanto-te k são bem inferiores às do FEAR, e quando digo bem é BEM mesmo.
- "Física" não dei por uma física muito elaborada no Q4/D3, aliás acho k tanto estes como o FEAR estão no mesmo patamar em relação a isso, já o HL2 os suplanta facilmente.
- "Interactividade" até pode não ser nada de relevante, mas e a do Q4/D3 é? Pois não me pareçe.
- "Optimização" ok o D3/Q4 não são o k se pode chamar de uma boa optimização, pois o HL2 por exemplo fica a milhas deles, o FEAR sim perde neste campo sem a menor duvida
- "Efeitos/Qualidade em geral/etc..." ké pra não prolongar isto muito, só tenho a dizer k o FEAR tem uma qualidade bem acima do Q4/D3 e isto dito por alguem k consegue jogar ambos os jogos a 1600x1200x32bit máximo (já k 2x 7800GT SLi + AMD 64 X2 @ 2670MHz ainda dá pra dar umas curvas) os efeitos ai então o FEAR fica bem à frente. Páh e acho k chega não? :-s
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 21:26

Tens razão em tudo o k disseste.
O problema e k eu nao comparei o motor do FEAR com o do D3/Q4.
Apenas referi os pontos em k acho k o motor do FEAR nao me convence.
E reafirmo tudo o k disse.
Um bom motor para mim é o do Far Cry por exemplo. Muito mais exigente k o do FEAR em quase todos os aspectos. E olhando para os dois, nao ha grande coisa em k o do FEAR supere o do Far Cry.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 10 abr 2006, 23:02

glassmoon Escreveu:Tens razão em tudo o k disseste.
O problema e k eu nao comparei o motor do FEAR com o do D3/Q4.
Apenas referi os pontos em k acho k o motor do FEAR nao me convence.
E reafirmo tudo o k disse.
Um bom motor para mim é o do Far Cry por exemplo. Muito mais exigente k o do FEAR em quase todos os aspectos. E olhando para os dois, nao ha grande coisa em k o do FEAR supere o do Far Cry.
Àhhh é k pensei k estavas a seguir o racio do Kenobi :? de qualker forma à ai qualker coisa k não bate certo "Um bom motor para mim é o do Far Cry por exemplo. Muito mais exigente k o do FEAR em quase todos os aspectos." o FarCry não é + exigente em termos de makina k o FEAR em nada, por isso a não ser k estejas a falar de algo completamente diferente não sei o k keres dizer... :roll:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » segunda 10 abr 2006, 23:12

Newtomic Escreveu:
glassmoon Escreveu:Tens razão em tudo o k disseste.
O problema e k eu nao comparei o motor do FEAR com o do D3/Q4.
Apenas referi os pontos em k acho k o motor do FEAR nao me convence.
E reafirmo tudo o k disse.
Um bom motor para mim é o do Far Cry por exemplo. Muito mais exigente k o do FEAR em quase todos os aspectos. E olhando para os dois, nao ha grande coisa em k o do FEAR supere o do Far Cry.
Àhhh é k pensei k estavas a seguir o racio do Kenobi :? de qualker forma à ai qualker coisa k não bate certo "Um bom motor para mim é o do Far Cry por exemplo. Muito mais exigente k o do FEAR em quase todos os aspectos." o FarCry não é + exigente em termos de makina k o FEAR em nada, por isso a não ser k estejas a falar de algo completamente diferente não sei o k keres dizer... :roll:
Não sou nenhum entendido na materia, mas acho eu que o motor do Far Cry gere mais "material" do que escritorios e corredores. É certo que o motor do FEAR gere as particulas muito bem mas qd vi pela primeira vez um tiroteio, nao me surpreendeu assim tanto. Tem muita coisa partida, muito fumo e tal mas tb nao achei nada de tao espectacular.
E quando tou a jogar muito tempo ao FEAR ele começa a ficar mais lento. Saio do jogo e melhora. Nao será isto algo resultante de uma ma optimização do jogo?
Responder