F.E.A.R. e outros FPS

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

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Cyrax
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Mensagem por Cyrax » sábado 25 fev 2006, 23:50

pedropaulo Escreveu:Aproveitando a embalagem da mudança de titulo impõe-se a pergunta da praxe.
Qual o melhor FPS que jogaram?Porquê?
Eu diria Deus Ex, achei simplesmente genial a liberdade e a junção de rpg com fps!
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ICE
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Mensagem por ICE » domingo 26 fev 2006, 5:49

Não foi apenas um FPS que me marcou, foram vários, enumerando:

- Wolfenstein 3D - o primeiro jogo que me pos horas em frente a um ecrã! Nem o meu saudoso ZX Spectrum, ainda guardado no fundo de uma gaveta, me prendeu tanto quanto este jogo! Só passado algum tempo é que surge Sonic, jogo que também me conseguiu "viciar" tanto quanto este.
- Hexen (Alguem ainda se lembra?). O primeiro jogo a juntar um pouco de RPG ao género FPS, bem antes de Deus Ex. (Não coloco o Hexen II, porque sinceramente não me marcou tanto como o primeiro, apesar de ser bastante superior em todos os aspectos)
- Duke Nukem 3D. Só pelo facto de ser o unico jogo que me fez pensar que valeu a pena ter dado tanto dinheiro por uma Sega Saturn, a partir daí não tive outra consola.
- Unreal Tournament. O meu primeiro vicio online, ainda no tempo do meu fantástico modem 56K. E acreditem ou não, conseguia dar valentes porradas a individuos com ligações de banda larga. Foi também este jogo que me levou a inserir no mundo Phreak, enganando a PT! :twisted:
- Half-Life. Por tudo aquilo que significou para a industria, um fenómeno do qual eu também não saí incolume!
- Half-Life 2. Aquele motor de fisica... OMG, só digo isto :lol:

Bem conseguir dizer quais foram os FPS's da minha vida e ainda fundamentar o porque de os considerar assim às 5.30 da matina depois de uma noitada na Vogue!!! É obra. LOOOOOOOOOOOL
Desculpem se dei algum erro! :P
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Maedhros
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Mensagem por Maedhros » domingo 26 fev 2006, 22:37

Morbus Escreveu:A IA é os scripts, e os scripts não são ilusão, são um facto. O que estás a dizer é pura demagogia...

E claro que não há jogos perfeitos, muito menos em coisas me que é tão difícil ser perfeito. Aliás, nada é perfeito, por isso... E o que falas tem mais a haver bugs que com outra coisa. Uma coisa é a IA a funcionar como funciona quase sempre, outra são os bugs de IA que às vezes aparecem. São falhas que têem que ser evitadas, mas falhas há sempre...

Por acaso essa situação que referiste não a conhecia :lol:

Só para acabar, refiro-me ao tem conseito de IA. É assim... Chama-se "inteligência artificial" porque não é de facto inteligência. É scriptagem. Se fosse de facto inteligência, seria Inteligencia e ponto final. Alem disso, a IA está assumidamente presente em muitas outras coisas, desde o frigorífico que liga a luz quando abres a porta, passando pelo forno que desliga quando o tempo termina, ou pelo teu despertador de pulso que toca quando lhe disses-te para tocar, até coisas tão simples como um aquecedor que se liga e desliga com recurso a um termostato. A IA está em muitas coisas, porque é simplesmente artificial. A inteligência, essa sim, só se encontra nos seres com "vontado própria" e "livre arbítrio" (basicamente seres com atitudes aleatórias).

Uma pergunta: eles usam algoritmos com recurso a um número aleatório nos calculos da IA ou as reacções dos NPC's são sempre Cauxa -> Efeito?
Oh Morbus... A inteligência é artificial simplesmente porque não é natural, mas sim produzida pelo homem... a tua retórica não tem grande lógica, mesmo que criemos inteligências cientes num programa, será sempre artifical, visto não ter sido criada pela Natureza...

Quanto à tua questão, há mil e uma disciplinas ou filosofias dentro da IA, cada uma mais complexa que a outra, e cada uma com um domínio próprio.

Infelizmente, dada a pouca preocupação dos designers de jogo em sacrificar tempo de processamento em prol de melhor IA, só usam scripts ou algoritmos de baixo peso computacional. Mesmo a IA do FEAR, que é das melhores que já vi até hoje num fps (cobre o uso de flanqueamentos, fogo de cobretura, aproveitamento geográfico, etc...), não usa uma técnica que seja de adaptação (cujos inúmeros algoritmos já existem há mais de uma década), tornando-se determinista e fácil de prever.

Daquilo que tenho conhecimento, sobretudo nos fps's, os scripts são criados recorrendo a algoritmos evolutivos até atingirem uma certa qualidade. O problema é que é uma técnica que é só usada para a criação do algoritmo inicial (i.e. na fase de produção do jogo), em vez de ser usado para adaptação do mesmo, ao estilo de jogo do jogador. Aí, coneguiríamos ter um certo degrau de inteligência, mas como disse, seria preciso sacrificar alguma da performance. Chega a ser ridículo, quando jogos de topo como Doom3, têm uma IA tão deficiente...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

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Mensagem por Morbus » domingo 26 fev 2006, 22:46

Maedhros Escreveu:Oh Morbus... A inteligência é artificial simplesmente porque não é natural, mas sim produzida pelo homem... a tua retórica não tem grande lógica, mesmo que criemos inteligências cientes num programa, será sempre artifical, visto não ter sido criada pela Natureza...
Mas não foi isso que eu disse? :shock:

:edit:
Quando me referi a "seres com "vontado própria" e "livre arbítrio"" estava a falar, como é mais que óbvio, a seres naturais, como um homem ou um pássaro...
Maedhros Escreveu:Daquilo que tenho conhecimento, sobretudo nos fps's, os scripts são criados recorrendo a algoritmos evolutivos até atingirem uma certa qualidade. O problema é que é uma técnica que é só usada para a criação do algoritmo inicial (i.e. na fase de produção do jogo), em vez de ser usado para adaptação do mesmo, ao estilo de jogo do jogador. Aí, coneguiríamos ter um certo degrau de inteligência, mas como disse, seria preciso sacrificar alguma da performance. Chega a ser ridículo, quando jogos de topo como Doom3, têm uma IA tão deficiente...
Era isso que eu temia... E é pena que assim seja :(
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Mensagem por SoRHunter » segunda 27 fev 2006, 10:04

O melhor FPS continua a ser o Doom original.

Apesar do seu aspecto totalmente arcaico, continua a provocar-me sensações fortíssimas ainda hoje. A música é uma delícia e faz-me estar em contínua tensão. E mesmo com as armas todas, com a mochila e a vida e armadura no máximo (200), tenho sempre a sensação de que sou muito frágil e a qualquer momento posso perecer ante as hordas do inferno.

Totalmente aconselhado, de preferência com um novo "motor", que permita o uso do rato como nos FPS actuais.
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Mensagem por ninjalobo » segunda 27 fev 2006, 12:51

O ultimo fps que joguei e que tenho mesmo de recomendar é black, so á para ai 2 partes por cada nivel onde podes fiquar a ver os exelentes graficos mas deopis acaba tudo com inimigos a bombardearem-te com misseis e tiros...morri duas vezes no mesmo sito, da mesma maneira, nas mesmas condições, pelo o mesmo inimigo....
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Mensagem por pedropaulo » segunda 27 fev 2006, 14:46

E então? Existe uma crise nos FPS ou não?
Maus argumentos, pouca ou nenhuma introdução de elementos novos, demasiaso enfase na componente grafica em detrimento da IA.....
Correm os FPS o risco de serem substituidos por "SPS"(Second Person Shooter)"?

Ou pelo contrario os ultimo gigantes são a prova da força do genero e marcarão o futuro dos FPS?

Queremos mudanças ou preferimos uma formula conhecida que apesar de defeituosa mantem agarrados os jogadores?
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Mensagem por Fiery Dragon » segunda 27 fev 2006, 14:49

pedropaulo Escreveu:E então? Existe uma crise nos FPS ou não?
Maus argumentos, pouca ou nenhuma introdução de elementos novos, demasiaso enfase na componente grafica em detrimento da IA.....
Correm os FPS o risco de serem substituidos por "SPS"(Second Person Shooter)"?

Ou pelo contrario os ultimo gigantes são a prova da força do genero e marcarão o futuro dos FPS?

Queremos mudanças ou preferimos uma formula conhecida que apesar de defeituosa mantem agarrados os jogadores?
Pelo que vi dos SPS's acho excelente, até porque, para mim, transmite mais aquela sensação de se estar no local (não se diz in loco?). Que venham eles! :D

Ah! E as imagens que vi do Gears of War fizeram-me MESMO repensar em comprar um 360. Pelo ambiente pode-se dizer perfeitamente que o jogo é do melhor, falta é saber como vai de história e de jogabilidade :roll:
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Mensagem por Chris » segunda 27 fev 2006, 20:32

Eu detesto FPS's. Eewww!

O melhor FPS que já joguei foi Half-Life. Pela história e experiência diferente que ná altura apresentou ao mundo.
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Mensagem por Maedhros » sábado 04 mar 2006, 20:05

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Oh Morbus... A inteligência é artificial simplesmente porque não é natural, mas sim produzida pelo homem... a tua retórica não tem grande lógica, mesmo que criemos inteligências cientes num programa, será sempre artifical, visto não ter sido criada pela Natureza...
Mas não foi isso que eu disse? :shock:

:edit:
Quando me referi a "seres com "vontado própria" e "livre arbítrio"" estava a falar, como é mais que óbvio, a seres naturais, como um homem ou um pássaro...
Seres com vontade própria ou livre arbítrio não têm de ser naturais. Pelo menos na minha perspectiva. Pode muito bem, um dia ser criado uma IA capaz de livre arbítrio, não percebo qual seria o espanto nisso! Para além disso, a questão do livre arbítrio é extremamente complexa! Até que ponto, os seres vivos têm ou não, livre arbítrio? Não seremos nós, altamente condicionados pela nossa biologia (genética) e pelo meio que nos rodeia? Será que existe mesmo livre arbítrio? Daí eu achar que o que tu disseste não foi o que eu disse. IA é IA porque não é natural, é artifical.
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Mensagem por Morbus » sábado 04 mar 2006, 20:12

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Oh Morbus... A inteligência é artificial simplesmente porque não é natural, mas sim produzida pelo homem... a tua retórica não tem grande lógica, mesmo que criemos inteligências cientes num programa, será sempre artifical, visto não ter sido criada pela Natureza...
Mas não foi isso que eu disse? :shock:

:edit:
Quando me referi a "seres com "vontado própria" e "livre arbítrio"" estava a falar, como é mais que óbvio, a seres naturais, como um homem ou um pássaro...
Seres com vontade própria ou livre arbítrio não têm de ser naturais. Pelo menos na minha perspectiva. Pode muito bem, um dia ser criado uma IA capaz de livre arbítrio, não percebo qual seria o espanto nisso! Para além disso, a questão do livre arbítrio é extremamente complexa! Até que ponto, os seres vivos têm ou não, livre arbítrio? Não seremos nós, altamente condicionados pela nossa biologia (genética) e pelo meio que nos rodeia? Será que existe mesmo livre arbítrio? Daí eu achar que o que tu disseste não foi o que eu disse. IA é IA porque não é natural, é artifical.
Reparas-te que quando me referi a conceitos como livre arbítrio usei sempre aspas? :P Foi precisamente porque estou consciente dessas questões e porque sei as limitações que temos e as condicionantes do meio e da nossa condição biológica. :wink:

Já entendi o que queres dizer. É tudo uma questão de conceitos, completamente irrelevantes para o que estamos a discutir. Ambos estamos conscientes do que existe, apenas lhes damos nomes diferentes... Acho que não há problema nisso.
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Mensagem por Maedhros » sábado 04 mar 2006, 20:16

Morbus Escreveu:Reparas-te que quando me referi a conceitos como livre arbítrio usei sempre aspas? :P Foi precisamente porque estou consciente dessas questões e porque sei as limitações que temos e as condicionantes do meio e da nossa condição biológica. :wink:

Já entendi o que queres dizer. É tudo uma questão de conceitos, completamente irrelevantes para o que estamos a discutir. Ambos estamos conscientes do que existe, apenas lhes damos nomes diferentes... Acho que não há problema nisso.
sure m8 ;)
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Mensagem por Pegazus » terça 07 mar 2006, 13:40

Bem adquiri o FEAR e quando vou a ver...o jogo e pesado como tudo e o meu pc ate anda mais ou menos actualizado....tive 1h a configurar tudo de modo a nao perder o grafismo....mas ao mesmo tempo queria ter a fluidez necessaria neste tipo de jogos...
Confesso que com um sistema de som 5:1 tudo as escuras e numa noite de trovoada aquilo fazia-me dar uns valentes saltos :twisted:
A ver vamos como me corre so agr vou começar o jogo a serio :twisted:
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
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Mensagem por Maedhros » terça 07 mar 2006, 13:46

Chris, o teu desapreço pelo FEAR colheu outro apoiante! O GBrito ;)
Afinal, até na MegaScore há alguém que considera que o FEAR não é tão bom quanto mais afirmavam. Já não me sinto como um louco varrido (embora ainda o seja).
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Mensagem por Chris » terça 07 mar 2006, 14:07

Não percebi bem. Pelo GBrito partilhar a minha opinião com o FEAR tu de repente tambem consideraste em fazê-lo?
hax face
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