F.E.A.R. e outros FPS

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 25 fev 2006, 0:47

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Bem, joguei o jogo numa máquina decente, durante uma horita e posso dizer: o jogo é excelente, excelente e excelente. Realmente challanging e com um ambiente bastante perturbador (claro que há melhores mas este é muito bom). O motor gráfico, ao que me pareceu (eu n percebo muito disso) tem as suas justificações para correr lento, pois usa, a meu ver, técnicas muito diferentes das comummente usadas em títulos como HL2 ou Doom3... Dizer que é igual e igual, a meu ver, não é maneira de tirar valor ao jogo. Se há 1 jogo excelente, e depois aparecem mais 10 iguais (ou semelhantes, claro) não vai ser por ser iguais que são maus. São os 11 excelentes. Como eu não sou muito jogador do género, acho F.E.A.R. um must, ainda para mais para quem não jogou ostros jogos do género. F.E.A.R., a meu ver, supera-os, embora os imite, de certo ponto de vista. Como isto vai mal, assim que o preço descer para uns 25€ ou quê, já vai vir aqui para minha casa [:D] e assim que o meu PC esteja actualizado obviamente :roll: :wink:
Só acho é que não percebes muito de gráficos Morbus ... :)
Os gráficos do FEAR, sobretudo no design de níveis são muito fraquinhos... e as técnicas de tratamento de luz e texturas presentes no jogo, já estavam quase todas presentes no motor do Doom 3.

De qualquer modo, estive a pensar, e cheguei à conslusão de que o mais provável é que o jogo é pesado, sobretudo pelos algoritmos de IA e motor físico de partículas e luz, exageradamente pesados, tendo em conta que já se fez o mesmo em outros jogos, com especificações muito inferiores.

De resto, como já disse antes, não o achei tão bom, como muitos o pintam. Certamente é o melhor fps do ano (lado a lado com CoD 2), mas claramente inferior a muito que já se fez no género... Então quando comparado a Half-Life 2... :roll: E se achaste o FEAR assustador, então vais ter um ataque cardíaco a jogar Silent Hill...
muito sinceramente e depois de ja os ter jogado aos dois,prefiro claramente o CoD2...esse sim,na minha opiniao é o jogo do ano :)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 25 fev 2006, 0:49

Chris Escreveu:oO

É impressão minha ou disseste "Pois bem" seguido de nada?

Quanto ao FEAR, parece que afinal começam a ver as coisas com a perspectiva do Newtomic e do Chris, dois gajos que percebem bué disto...
A do Newtomic percebi mas o outro gajo não... :twisted:
Anyway...
Noticias obvias: http://www.gametrailers.com/viewnews.php?id=2967
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 1:13

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Bem, joguei o jogo numa máquina decente, durante uma horita e posso dizer: o jogo é excelente, excelente e excelente. Realmente challanging e com um ambiente bastante perturbador (claro que há melhores mas este é muito bom). O motor gráfico, ao que me pareceu (eu n percebo muito disso) tem as suas justificações para correr lento, pois usa, a meu ver, técnicas muito diferentes das comummente usadas em títulos como HL2 ou Doom3... Dizer que é igual e igual, a meu ver, não é maneira de tirar valor ao jogo. Se há 1 jogo excelente, e depois aparecem mais 10 iguais (ou semelhantes, claro) não vai ser por ser iguais que são maus. São os 11 excelentes. Como eu não sou muito jogador do género, acho F.E.A.R. um must, ainda para mais para quem não jogou ostros jogos do género. F.E.A.R., a meu ver, supera-os, embora os imite, de certo ponto de vista. Como isto vai mal, assim que o preço descer para uns 25€ ou quê, já vai vir aqui para minha casa [:D] e assim que o meu PC esteja actualizado obviamente :roll: :wink:
Só acho é que não percebes muito de gráficos Morbus ... :)
Os gráficos do FEAR, sobretudo no design de níveis são muito fraquinhos... e as técnicas de tratamento de luz e texturas presentes no jogo, já estavam quase todas presentes no motor do Doom 3.

De qualquer modo, estive a pensar, e cheguei à conslusão de que o mais provável é que o jogo é pesado, sobretudo pelos algoritmos de IA e motor físico de partículas e luz, exageradamente pesados, tendo em conta que já se fez o mesmo em outros jogos, com especificações muito inferiores.

De resto, como já disse antes, não o achei tão bom, como muitos o pintam. Certamente é o melhor fps do ano (lado a lado com CoD 2), mas claramente inferior a muito que já se fez no género... Então quando comparado a Half-Life 2... :roll: E se achaste o FEAR assustador, então vais ter um ataque cardíaco a jogar Silent Hill...
Como eu pensava, e como tu, muitíssimo bem, realçaste, e eu sublinho, a culpa, a razão e a desculpa do jogo ser pesado é as partículas. Quando disse que usava um motor gráfico diferente (sim, eu não percebo muito disso, como disse, mas sei umas coisinhas muito básicas que não me deixam na total escuridão), disse-o tendo em mente que usa um motor que assenta em... particulas. Isto, claro, ao que me pareceu. Como já disse muitas vezes, os motores actuais assentes em texturas talvez não sejam o futuro. Talvez F.E.A.R. Esteja mais próximo daquilo que há-de vir que o está HL2, em termos gráficos. Porque, apesar de tudo o que se possa dizer, ao olhar para os dois motores gráficos, embora veja perfeitamente que HL2 é muito mais belo que FEAR, o motor deste último deixa-me, de facto, embasbacado e a babar ranho e saliva. Aqueles estilhaços e poeiras todos são uma delícia, para além das "massas", por assim dizer, se desfazerem em partículas redutiveis às mesmas, coisa que não acontece no HL2.

Só uma coisa: vocês já repararam bem no que é um jorro de sangue em HL2 e um em FEAR? São coisas completamente diferentes. Em HL2, suponho, é algo próximo de uma textura, ou assim, e no FEAR são centenas (talvez milhares) de partículas vuláteis e mutáveis. Agora pensem no que é um vidro a partir, a poeira da explosão da granada, e ainda as balas detalhadas a passar em tempo real e a furar caixotes tal como deve ser. HL2 não trabalha assim e é por isso que eu o corro no meu, ao máximo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 25 fev 2006, 1:24

Morbus Escreveu:Como eu pensava, e como tu, muitíssimo bem, realçaste, e eu sublinho, a culpa, a razão e a desculpa do jogo ser pesado é as partículas. Quando disse que usava um motor gráfico diferente (sim, eu não percebo muito disso, como disse, mas sei umas coisinhas muito básicas que não me deixam na total escuridão), disse-o tendo em mente que usa um motor que assenta em... particulas. Isto, claro, ao que me pareceu. Como já disse muitas vezes, os motores actuais assentes em texturas talvez não sejam o futuro. Talvez F.E.A.R. Esteja mais próximo daquilo que há-de vir que o está HL2, em termos gráficos. Porque, apesar de tudo o que se possa dizer, ao olhar para os dois motores gráficos, embora veja perfeitamente que HL2 é muito mais belo que FEAR, o motor deste último deixa-me, de facto, embasbacado e a babar ranho e saliva. Aqueles estilhaços e poeiras todos são uma delícia, para além das "massas", por assim dizer, se desfazerem em partículas redutiveis às mesmas, coisa que não acontece no HL2.

Só uma coisa: vocês já repararam bem no que é um jorro de sangue em HL2 e um em FEAR? São coisas completamente diferentes. Em HL2, suponho, é algo próximo de uma textura, ou assim, e no FEAR são centenas (talvez milhares) de partículas vuláteis e mutáveis. Agora pensem no que é um vidro a partir, a poeira da explosão da granada, e ainda as balas detalhadas a passar em tempo real e a furar caixotes tal como deve ser. HL2 não trabalha assim e é por isso que eu o corro no meu, ao máximo.
Sinceramente, eu nãoa acho o motor de partículas assim tão interessante. Realmente é um bom "extra", mas num jogo com ambientes tão despidos e personagens tão mal renderizadas, acho-o um "fait diver".

Prefiro muito mais o motor gráfico do Half-Life 2, que faz um uso muito bom das suas técnicas de tratamento de texturas (quem não se lembra do aspecto realista das personagens?), sem descuidar um equilíbrio muito bem conseguido em termos gráficos (ambientes detalhados, efeitos de luz belíssimos, efeitos de partículas qb, etc...). Para além disso, o HL2 ainda conta com um motor físico que faz qualquer outro fps corar de vergonha... com metade dos requisitos do FEAR.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 1:40

Maedhros Escreveu:Sinceramente, eu nãoa acho o motor de partículas assim tão interessante. Realmente é um bom "extra", mas num jogo com ambientes tão despidos e personagens tão mal renderizadas, acho-o um "fait diver".

Prefiro muito mais o motor gráfico do Half-Life 2, que faz um uso muito bom das suas técnicas de tratamento de texturas (quem não se lembra do aspecto realista das personagens?), sem descuidar um equilíbrio muito bem conseguido em termos gráficos (ambientes detalhados, efeitos de luz belíssimos, efeitos de partículas qb, etc...). Para além disso, o HL2 ainda conta com um motor físico que faz qualquer outro fps corar de vergonha... com metade dos requisitos do FEAR.
Exactamente, porque eu também não acho o motor de partículas do FEAR mais interessante que o motor de texturas do HL2. O que disse foi que acredito que os jogos se vão tornar cada vez mais partículas e menos texturas, mas com, hopefully, cenários ricos, vivos e variados. FEAR falha nesse ponto, e isso é um facto, mas também posso arriscar: mesmo que o seu motor fosse optimizado ao máximo, se tivesse os tais cenários ricos e variados que referi, só nas máquinas de topo topíssimo é que corria com os gráficos ao máximo. FEAR talvez seja menos bom em termos de ambiente gráfico, mas se não o fosse seria muito pior em termos de "optimização" gráfica do que o que já é.

Com tudo isto só quero realçar que considero o motor gráfico do FEAR um salto, mesmo que pequeno. Mas é um salto... Ainda estou para conhecer motores como Unreal 3.0, mas, pelo que sei, se fossem todos os motores gráficos existentes levados aos seus extremos de originalidade e criatividade, o motor do FEAR sairia claramente a ganhar no resultado... digo eu :roll:

Mas HL2 é lindíssimo, muito mais lindo que FEAR, sem dúvida [:D]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 25 fev 2006, 1:44

Morbus Escreveu:Exactamente, porque eu também não acho o motor de partículas do FEAR mais interessante que o motor de texturas do HL2. O que disse foi que acredito que os jogos se vão tornar cada vez mais partículas e menos texturas, mas com, hopefully, cenários ricos, vivos e variados. FEAR falha nesse ponto, e isso é um facto, mas também posso arriscar: mesmo que o seu motor fosse optimizado ao máximo, se tivesse os tais cenários ricos e variados que referi, só nas máquinas de topo topíssimo é que corria com os gráficos ao máximo. FEAR talvez seja menos bom em termos de ambiente gráfico, mas se não o fosse seria muito pior em termos de "optimização" gráfica do que o que já é.

Com tudo isto só quero realçar que considero o motor gráfico do FEAR um salto, mesmo que pequeno. Mas é um salto... Ainda estou para conhecer motores como Unreal 3.0, mas, pelo que sei, se fossem todos os motores gráficos existentes levados aos seus extremos de originalidade e criatividade, o motor do FEAR sairia claramente a ganhar no resultado... digo eu :roll:

Mas HL2 é lindíssimo, muito mais lindo que FEAR, sem dúvida [:D]
Maybe... de qualquer maneira o motor Unreal 3.0 é pertence a uma geração diferente. Não acredito, é que ainda não tenhas visto a correr!!! Deixa tudo a um canto! Quando cá chegar o Gears of war, vai ser só baba pelo chão do quarto.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 25 fev 2006, 1:45

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Sinceramente, eu nãoa acho o motor de partículas assim tão interessante. Realmente é um bom "extra", mas num jogo com ambientes tão despidos e personagens tão mal renderizadas, acho-o um "fait diver".

Prefiro muito mais o motor gráfico do Half-Life 2, que faz um uso muito bom das suas técnicas de tratamento de texturas (quem não se lembra do aspecto realista das personagens?), sem descuidar um equilíbrio muito bem conseguido em termos gráficos (ambientes detalhados, efeitos de luz belíssimos, efeitos de partículas qb, etc...). Para além disso, o HL2 ainda conta com um motor físico que faz qualquer outro fps corar de vergonha... com metade dos requisitos do FEAR.
Exactamente, porque eu também não acho o motor de partículas do FEAR mais interessante que o motor de texturas do HL2. O que disse foi que acredito que os jogos se vão tornar cada vez mais partículas e menos texturas, mas com, hopefully, cenários ricos, vivos e variados. FEAR falha nesse ponto, e isso é um facto, mas também posso arriscar: mesmo que o seu motor fosse optimizado ao máximo, se tivesse os tais cenários ricos e variados que referi, só nas máquinas de topo topíssimo é que corria com os gráficos ao máximo. FEAR talvez seja menos bom em termos de ambiente gráfico, mas se não o fosse seria muito pior em termos de "optimização" gráfica do que o que já é.

Com tudo isto só quero realçar que considero o motor gráfico do FEAR um salto, mesmo que pequeno. Mas é um salto... Ainda estou para conhecer motores como Unreal 3.0, mas, pelo que sei, se fossem todos os motores gráficos existentes levados aos seus extremos de originalidade e criatividade, o motor do FEAR sairia claramente a ganhar no resultado... digo eu :roll:

Mas HL2 é lindíssimo, muito mais lindo que FEAR, sem dúvida [:D]
este FEAR faz-me lembrar a época em que saiu o painkiller,o unreal tournament 2004 e o far cry.essa tambem foi uma epoca em que os videojogos deram um salto em termos graficos e agora esta a acontecer o mesmo com o FEAR.so é pena este motor nao esta 100% optimizado pois entao seria um serio condidato a melhor motor de jogo
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 25 fev 2006, 11:01

Mas que salto? FEAR não salta para lado nenhum. Não tem revoluçoes gráficas algumas. :| Não percebo as pessoas que dizem que FEAR é muito à frente em termos graficos, para mim é ao contrario.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 11:23

Repara que, quando digo salto, não estou a falar num salto quantitativo, mas sim qualitativo (espero que saibas a diferença e o que quero dizer). Não disse que FEAR dá um salto por ser melhor (ou à frente). Disse que FEAR dá um salto por ser diferente, em termos de gráficos. Mas o salto é pequeno, como disse. Ainda há muito trabalho pela frente, por esta e por outras empresas, para que se veja nitidamente esse salto que FEAR representou. Digo eu... que me corrijam se estiver errado.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kolin
Novato||Novata
Mensagens: 11
Registado: sábado 07 jan 2006, 17:46

Mensagem por kolin » sábado 25 fev 2006, 11:36

bem eu ainda n jogei pk n da no meu pc(e foi sacado da net..........................ñ digam a ninguem :oops: )mas pelas imagens k vi deve ser 1 grande Fps
kem sabe
1 dos melhores já feitos ate agora :D
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 25 fev 2006, 12:29

Mas passa pela cabeça de alguem dizer "Um dos melhores jamais feitos" se a única coisa que viu do jogo são imagens? Joguem o jogo com olhos de crítico e em relação à perspectiva global e vão ver que FEAR é tudo menos o fabuloso FPS que todos esperavam.
hax face
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 25 fev 2006, 12:50

Chris Escreveu:Mas passa pela cabeça de alguem dizer "Um dos melhores jamais feitos" se a única coisa que viu do jogo são imagens? Joguem o jogo com olhos de crítico e em relação à perspectiva global e vão ver que FEAR é tudo menos o fabuloso FPS que todos esperavam.
ai esta algo que tem logica.é impossivel referir um jogo como dos melhores ja feitos,sem nunca o terem jogado.eu tive oportunidade de experimenta-lo 30min em casa dum amigo meu,e sinceramente pensei que fosse bem melhor,apesar de ter que reconhecer que tem dos melhores visuais ja vistos num videojogo.mas nao sei porque,continuo a preferir o CoD2 8)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sábado 25 fev 2006, 12:59

Chris Escreveu:Mas passa pela cabeça de alguem dizer "Um dos melhores jamais feitos" se a única coisa que viu do jogo são imagens? Joguem o jogo com olhos de crítico e em relação à perspectiva global e vão ver que FEAR é tudo menos o fabuloso FPS que todos esperavam.
Então vamos ver com olhos de critico, ou melhor pelos olhos dos criticos:
http://www.g4mers.com/reviews.aspx?id=1147
http://www.gamespot.com/pc/action/fear/ ... tml?q=FEAR
http://games.kikizo.com/reviews/pc/fear.asp

para além da MegaScore da BGamer e várias outras revistas da especialidade.

Desculpa Maedhros, tens razão quando dizes que lá porque a MegaScore publicita algo não quer dizer que seja verdade, mas quando são vários é coincidencia de mais para que estejam todos enganados. Se voces não gostam do jogo têm lá as vossas razões. Agora por causa disso dizer que é um mau FPS, que não é aquilo que se espera, que não é aquilo que prometeu, isso já passa a ser blasfémia.

E que raio é isso de motores de texturas e motores de particulas??? Isso alguma vez existiu??? o FEAR não tem texturas??? Então como são feitos os objectos, roupas, armas, rostos....? e o Half-Life 2 não tem particulas??? Então eu vi muito mal as explosões e o Fogo que axei incrivelmente real, foi tudo ilusão de óptica???
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 25 fev 2006, 13:10

ICE Escreveu:
Chris Escreveu:Mas passa pela cabeça de alguem dizer "Um dos melhores jamais feitos" se a única coisa que viu do jogo são imagens? Joguem o jogo com olhos de crítico e em relação à perspectiva global e vão ver que FEAR é tudo menos o fabuloso FPS que todos esperavam.
Então vamos ver com olhos de critico, ou melhor pelos olhos dos criticos:
http://www.g4mers.com/reviews.aspx?id=1147
http://www.gamespot.com/pc/action/fear/ ... tml?q=FEAR
http://games.kikizo.com/reviews/pc/fear.asp

para além da MegaScore da BGamer e várias outras revistas da especialidade.

Desculpa Maedhros, tens razão quando dizes que lá porque a MegaScore publicita algo não quer dizer que seja verdade, mas quando são vários é coincidencia de mais para que estejam todos enganados. Se voces não gostam do jogo têm lá as vossas razões. Agora por causa disso dizer que é um mau FPS, que não é aquilo que se espera, que não é aquilo que prometeu, isso já passa a ser blasfémia.

E que raio é isso de motores de texturas e motores de particulas??? Isso alguma vez existiu??? o FEAR não tem texturas??? Então como são feitos os objectos, roupas, armas, rostos....? e o Half-Life 2 não tem particulas??? Então eu vi muito mal as explosões e o Fogo que axei incrivelmente real, foi tudo ilusão de óptica???
Easy ICE... Easy...

Se leres os meus posts, tá lá sempre explícito que Fear=Grande Jogo e Fear, um dos jogos do ano. O que eu discordo, é que seja uma revolução no género, ou um dos melhores fps's de sempre, e já aqui expliquei o porquê. Portanto, no que me toca, tens de ler melhor o que digo. Eu concordo com a nota da Mega score, e com muitas das notas que lhe dão nos sites da especialidade. O que eu não concordo é com algo que tu fizeste quote "um dos melhores jogos de sempre". Portanto a ver se nos esclarecemos. Essa afirmação não é comum a todos os críticos. Para além disso, podes sempre tentar refutar a minha opinião... coisa que ainda não fizeste ;)

Depois, também leste mal a minha discussão com o Morbus. Para evitar-mos repetições redundantes, aconselho-te a ler com atenção os nossos posts, a ver se percebes bem o que estávamos a dizer, que não tem nada a ver com o que tens no teu post.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 13:12

Bem, os termos são mesmo inventados por mim para me fazer entender. O que quero dizer é que o HL2 assenta MUITO mais em texturas e que o FEAR assenta muito mais em partículas.

Além disso, esta prespectiva é grandemente influenciada pela minha teoria de que, no futuro, os motores gráficos vão assentar unicamente em partículas (texturadas, como é óbvio) minusculas, aglomeradas para criar blocos. Com isto quero dizer que os motores fisicos, em meu entender, se vão tornar muitíssimo mais próximo da realidade. Particulas aglomerados com propriedades, prontas serem alteradas e desligadas, tal como na realidade. Na vida real, quando ves um caixote, não vez seis planos bidimencionais organizados para fazer um cubo, e texturados apenas na parte de fora. Ves partículas dede madeira, aglomaradas, e com as quais podes interagir, podendo tirar lascas da madeira, parti-la, molha-la, etc. Lembram-se dos jogos antigos em que uma explosão, por mais pormenorizada e bela que fosse, era sempre uma textura bidimensional? Olhem agora: as explosões são quase tudo feito em particulas! Quem se ia lembrar disso há quinze anos atrás?!

Como disse, FEAR não é um grande salto, mas é um começo e um ponto de partida. No entanto, a meu ver, o verdadeiro impulsionador desta revolução que eu profeceio foi o Red Faction que, acho eu, teve o primeiro motor de jogo com cenários totalmente destrutiveis. A porta está fechada? Faz-se um buraco na parede ao lado e passa-se! Mas isso resumia-se às paredes, chão e tecto. Agora que vemos algo mais, posso dizer que acredito sinceramente que os motores gráficos futuros vão ser reais ao ponto de trabalhar unicamente com partículas, tudo em prole da interactividade, da intuitividade e do realismo, não da beleza gráfica em si, que, como é óbvio, virá, mas como uma consequência.

Claro que é muito possivel eu estar enganado, e o FEAR trabalhar de forma semelhante ao HL2. Sinceramente, não me pareceu, mas pode ter sido um ilusão... anyone?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder