F.E.A.R. e outros FPS

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 25 fev 2006, 13:18

Morbus Escreveu:Bem, os termos são mesmo inventados por mim para me fazer entender. O que quero dizer é que o HL2 assenta MUITO mais em texturas e que o FEAR assenta muito mais em partículas.

Além disso, esta prespectiva é grandemente influenciada pela minha teoria de que, no futuro, os motores gráficos vão assentar unicamente em partículas (texturadas, como é óbvio) minusculas, aglomeradas para criar blocos. Com isto quero dizer que os motores fisicos, em meu entender, se vão tornar muitíssimo mais próximo da realidade. Particulas aglomerados com propriedades, prontas serem alteradas e desligadas, tal como na realidade. Na vida real, quando ves um caixote, não vez seis planos bidimencionais organizados para fazer um cubo, e texturados apenas na parte de fora. Ves partículas dede madeira, aglomaradas, e com as quais podes interagir, podendo tirar lascas da madeira, parti-la, molha-la, etc. Lembram-se dos jogos antigos em que uma explosão, por mais pormenorizada e bela que fosse, era sempre uma textura bidimensional? Olhem agora: as explosões são quase tudo feito em particulas! Quem se ia lembrar disso há quinze anos atrás?!

Como disse, FEAR não é um grande salto, mas é um começo e um ponto de partida. No entanto, a meu ver, o verdadeiro impulsionador desta revolução que eu profeceio foi o Red Faction que, acho eu, teve o primeiro motor de jogo com cenários totalmente destrutiveis. A porta está fechada? Faz-se um buraco na parede ao lado e passa-se! Mas isso resumia-se às paredes, chão e tecto. Agora que vemos algo mais, posso dizer que acredito sinceramente que os motores gráficos futuros vão ser reais ao ponto de trabalhar unicamente com partículas, tudo em prole da interactividade, da intuitividade e do realismo, não da beleza gráfica em si, que, como é óbvio, virá, mas como uma consequência.

Claro que é muito possivel eu estar enganado, e o FEAR trabalhar de forma semelhante ao HL2. Sinceramente, não me pareceu, mas pode ter sido um ilusão... anyone?
O FEAR tem, de facto, um motor de partículas mais avançado do que aquilo que já se fez no fps. Claro, que ainda estamos muito longe de um motor virado exclusviamente para manipulação de partículas. Num futuro longínquo, faz muito sentido que isso assim seja, mas como deu para ver no FEAR, hoje em dia, esse tipo de interacções saiem muito pesadas em termos de processamento de motor de jogo.

Não ponhas é o Red Faction no mesmo pote. Porque a simulação da destruição dos objectos nesse jogo, não usava motor de partículas nenhum, e grande parte dos objectos destrutíveis eram escolhiodos "a dedo". Apesar de o princípio ser idêntico, a tecnologia não tem relação.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 25 fev 2006, 13:33

Como a conversa já se estava a extender para outros FPS tomei a liberdade de alterar o titulo do topico para algo mais abrangente.
Assim sendo existem diferenças profundas entre os FPS actuais e...digamos HL1?
E não me refiro aos graficos.....
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 13:42

Maedhros Escreveu:Não ponhas é o Red Faction no mesmo pote. Porque a simulação da destruição dos objectos nesse jogo, não usava motor de partículas nenhum, e grande parte dos objectos destrutíveis eram escolhiodos "a dedo". Apesar de o princípio ser idêntico, a tecnologia não tem relação.
Obrigado por me esclareceres Maedhros [:D] :wink:
pedropaulo Escreveu:Como a conversa já se estava a extender para outros FPS tomei a liberdade de alterar o titulo do topico para algo mais abrangente.
Assim sendo existem diferenças profundas entre os FPS actuais e...digamos HL1?
E não me refiro aos graficos.....
Pelo que tenho jogado só posso responder: claro que sim! Mas essa diferença está muito mais na intuitividade e no realismo dos mapas que noutra coisa. Enquanto que em HL1 a maioria das coisas eram feitas assim porque haviam limitações técnicas, actaulamenta já há muito mais liberdade. Era impensável, por exemplo, em HL1 ter aquelas ventuinhas voadoras de HL2 ou ter aquele efeito de slowdown do FEAR, tal como está. Além disso, pontos como a vegetação e afins a servir de esconderijo e a IA refinada estavam muito longe do HL1. Nos primeiros FPS's, os enimigos estavam lá para serem mortos e a intenção era matar o mais possivel sem ser morto. Nos FPS's actuais a situação mudou um pouco. Reparem que estou-me a referir que, nos antigos FPS's o que acontecia era tipo aquelas salas de treino de tiro, em que aparecem aquelas placas com miras que ora mexem ora estão quietas ora desaparecem. Agora é diferente, tanto em termos de IA como em termos de versatilidade e realismo dos mapas.

A questão é mais exposta se se perguntar: será que HL1 com gráficos tão bons como o HL2 era uma experiência tão boa como o 2? :roll: Em meu entender, não...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
glassmoon
Senior
Mensagens: 250
Registado: sexta 19 dez 2003, 11:11
Localização: Inside the Matrix

Mensagem por glassmoon » sábado 25 fev 2006, 14:18

Maedhros Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Concordo contigo no que toca ao FEAR Maedhros, mas não partilho da mesma opinião em relação ao HL2.....
Santa Blasfémia PedroPaulo... não gostaste de HL2??????
Blasfémia ou não...eu tb nao achei o HL2 tão espectacular como toda a gente dizia. Achei demasiado previsivel e muito pouco "interactivo".
Lembro-me que gostei muito mais do HL1 qd saiu do k este.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 25 fev 2006, 14:24

Sei que há uma equipa que está a refazer o HL1 com o motor do HL2, as imagens que vi mostram que não há grandes alterações entre o original e o que estão a desenvolver.

Joguei o Hl1 há uns 2 anos e mesmo assim adorei joga-lo, penso que o seu joker foi mesmo a jogabilidade que é muito boa.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 14:28

Na versão de coleccionador do HL2 vem o HL1 com o motor source, pelo que sei. As imagens não me espantaram... :roll: Mas quando falei dos gráficos, não falei do mesmo motor gráfico. Ao que me parece, as texturas e os polígonos do HL1 source são as mesmas do HalfLife (1), por isso, as diferenças são poucas. O que estava a dizer era mesmo um HL1 com gráficos iguais ao do 2, let's say, um HalfLife 2 com a história, as personagens e os mapas do HL1. Seria um jogo tão bom como o HL2?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 25 fev 2006, 14:29

A IA de HL1 não fica a dever muita á IA de HL2.........
A questão é mais exposta se se perguntar: será que HL1 com gráficos tão bons como o HL2 era uma experiência tão boa como o 2? Rolling Eyes Em meu entender, não...
Não tenho a menor duvida que nesse caso HL1 seria uma obra, dentro do genero, quase perfeita.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 25 fev 2006, 14:33

glassmoon Escreveu:
Maedhros Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Concordo contigo no que toca ao FEAR Maedhros, mas não partilho da mesma opinião em relação ao HL2.....
Santa Blasfémia PedroPaulo... não gostaste de HL2??????
Blasfémia ou não...eu tb nao achei o HL2 tão espectacular como toda a gente dizia. Achei demasiado previsivel e muito pouco "interactivo".
Lembro-me que gostei muito mais do HL1 qd saiu do k este.
Concordo contigo, o HL2 é um excelente jogo mas falta qualquer coisa que o faça o jogo. Por exemplo: dizem maravilhas da história, foi uma coisa que nunca me cativou, talvez tenha sido pela maneira que vi e joguei o jogo. Com uma melhor história ou abordada de outra maneira, seria o jogo!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 14:45

pedropaulo Escreveu:A IA de HL1 não fica a dever muita á IA de HL2.........
O quê???????????? :shock: Pode ser que não fique, mas não é por causa de a do 1 ser boa, é por causa da do 2 ser má (que não é, acho eu). Lembro-me perfeitamente dos cromos que por lá (HL1) apareciam. Vinham direitos a mim a disparar e eu ripostava. E lá se iam eles esconder num canto. Eu abaixo-me à espera que eles apareçam e prontos: lá começam eles a dança do costume. Saem do esconderijo, disparam, voltam para o esconderijo. Saem dos esconderijo, disparam, e volta... Sempre assim, independentemente se estou com a mira apontada ao sítio onde a cabeça deles vai ficar quando eles sairem do esconderijo. Matava muitos com esta técnica, principalmente aqueles cromos pikinicos de preto. Se aquilo é inteligência, não sei que te diga. Joguei FarCry e a IA é muito mas muito melhor que a do HL1. Sem comparações. E se a de FarCry nem é assim grande coisa (desculpa Fiery, mas tu sabes que eu penso isto :wink: ), e se dizes que a de HL2 fica a dever pouco à do 1, então não sei que pensar... :roll: Sinceramente, pensei, ao jogar, que a IA fosse melhor do que a concebes... :roll: :shock:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 25 fev 2006, 15:13

Quantas vezes nos foi prometido uma IA revolucionária?
Quantas vezes ouvimos " Inimigos que correm a procura esconderijo" ou " que se organizam para nos atacar"?

Mesmo no nível máximo de dificuldade HL2 não tem argumentos nesse campo, pelo menos não os que deveria ter para um jogo com ambição.

Existem diferenças, quanto mais não seja resultantes da evolução técnica dos jogos, entre HL1 e 2.
Não creio no entanto que comparando jogos com seis anos de diferença, e recordo-me que as tropas que invadem o complexo davam "bastante mais luta", apesar de previsíveis nunca tendo no entanto testemunhado nenhum exemplo como ao que referes, elas sejam suficientes para afirmar que a IA de um e outro jogo são radicalmente diferentes.
Não o são entre estes dois jogos (na minha opinião) o que demonstra a quase negligencia total que a IA e a importância que pode ter nos jogos tem vindo a ser sujeita.
Far Cry é um jogo difícil. E não o é só porque os adversários sejam donos de uma inteligência apurada mas porque existem outros factores que condicionam o grau de dificuldade do jogo.

Sabendo da limitações técnicas nesse campo, NO One Lives Forever introduziu o inimigo cobarde que em desvantagem fugia, o que pelo menos servia para umas boas gargalhadas.

Digam quando foi a ultima vez que um FPS vos surpreendeu pela IA?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 15:28

A ultima vez que um FPS me surpreendeu pela IA foi quando joguei FEAR, mas isso porque não sou apreciador do género e não jogo outros títulos de peso. De resto surpreendi-me bastante em FarCry:

Lá vou eu pelo meio da selva, junt à praia (lindíssimo) e vejo nos meus binóculos movimentação mais à frente. Abaixo-me, localizo-os e, com a minha M4, mato-os (atenção que eu jogo em realistico, o nivel mais difícil, e nunca joguei noutro nivel de dificuldade). Levanto-me e corro na direcção deles, sempre pronto a meter-me no meio de um arbusto, ao mínimo sinal de enimigo. De repente, do meu lado esquerdo, numa colina mais perto do mar, vejo um gaijo aos berros a assenar com as mãos, virado para o outro lado da duna, a chamar reforços. Escusado será dizer que levou logo uma rajada nas costas, mas essa atitude da parte dele surpreendeu-me e muito, até porque ele era o único ali, naquele momento, e passado pouco tempo, já lá estavam mais de quinze gaijos à minha procura :D Foi uma boa surpresa 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 25 fev 2006, 21:45

IA é uma ilusão e voçes sabem-no. A única coisa que existe são scripts. O FEAR pode ter uns scripts de comportamento giros e tal mas quando se vê um tipo a passar por debaixo duns armarios caidos enquanto tu estas mesmo à frente dele e lhe mandas uma rajada de tiros na nuca é de estranhar que: 1º Ele sequer se meteu ali debaixo visto que estavamos tão perto que seria suicidio expor-se daquela maneira e 2º Não morre ali no chão, só quando a animação de ele se levantar acaba é que morre.
É verdade que não há jogos perfeitos, mas se não eram capaz de fazer aquilo como deve ser nem o deviam ter feito. Porque um suposto supersoldado "elite" não faz destas coisas. Neste campo até MGS2 tinha melho "IA"...
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 25 fev 2006, 22:50

Chris Escreveu:IA é uma ilusão e voçes sabem-no. A única coisa que existe são scripts. O FEAR pode ter uns scripts de comportamento giros e tal mas quando se vê um tipo a passar por debaixo duns armarios caidos enquanto tu estas mesmo à frente dele e lhe mandas uma rajada de tiros na nuca é de estranhar que: 1º Ele sequer se meteu ali debaixo visto que estavamos tão perto que seria suicidio expor-se daquela maneira e 2º Não morre ali no chão, só quando a animação de ele se levantar acaba é que morre.
É verdade que não há jogos perfeitos, mas se não eram capaz de fazer aquilo como deve ser nem o deviam ter feito. Porque um suposto supersoldado "elite" não faz destas coisas. Neste campo até MGS2 tinha melho "IA"...
A IA é os scripts, e os scripts não são ilusão, são um facto. O que estás a dizer é pura demagogia...

E claro que não há jogos perfeitos, muito menos em coisas me que é tão difícil ser perfeito. Aliás, nada é perfeito, por isso... E o que falas tem mais a haver bugs que com outra coisa. Uma coisa é a IA a funcionar como funciona quase sempre, outra são os bugs de IA que às vezes aparecem. São falhas que têem que ser evitadas, mas falhas há sempre...

Por acaso essa situação que referiste não a conhecia :lol:

Só para acabar, refiro-me ao tem conseito de IA. É assim... Chama-se "inteligência artificial" porque não é de facto inteligência. É scriptagem. Se fosse de facto inteligência, seria Inteligencia e ponto final. Alem disso, a IA está assumidamente presente em muitas outras coisas, desde o frigorífico que liga a luz quando abres a porta, passando pelo forno que desliga quando o tempo termina, ou pelo teu despertador de pulso que toca quando lhe disses-te para tocar, até coisas tão simples como um aquecedor que se liga e desliga com recurso a um termostato. A IA está em muitas coisas, porque é simplesmente artificial. A inteligência, essa sim, só se encontra nos seres com "vontado própria" e "livre arbítrio" (basicamente seres com atitudes aleatórias).

Uma pergunta: eles usam algoritmos com recurso a um número aleatório nos calculos da IA ou as reacções dos NPC's são sempre Cauxa -> Efeito?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 25 fev 2006, 23:10

Aproveitando a embalagem da mudança de titulo impõe-se a pergunta da praxe.
Qual o melhor FPS que jogaram?Porquê?
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 25 fev 2006, 23:31

pedropaulo Escreveu:Aproveitando a embalagem da mudança de titulo impõe-se a pergunta da praxe.
Qual o melhor FPS que jogaram?Porquê?
Half-life2,por tudo aquilo que o jogo nos oferece,e por na minha opiniao ainda nao existir um unico FPS que o consiga igualar :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Responder