To Be or Not to Be....Online

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

To Be or Not to Be....Online

Mensagem por pedropaulo » terça 07 fev 2006, 15:16

Os jogos on-line já cresceram ao ponto de ganharem nome e prestígio próprio.
Vistos no início como um extra ao jogo single-player , hoje nomes como Eve, Guild Wars ou o mediático World of Warcraft , Counter-Strike, PES ou Gotham Racing abrangem quase todos os tipos de jogos.
Da estratégia ao desporto passando por FPS os jogos online não são o futuro. São o presente. Foco de enormes expectativas e estratégias para a nova geração de consolas o online vai definitivamente crescer em numero de jogadores e certamente em conteúdo e inovação.
Que consequências pode trazer para o mundo dos jogos? Estarão os jogos single player condenados?
E indo um pouco mais à frente quais as consequências para a sociedade com o crescimento dos jogos online?
Relações como a amizade estarão tb no limiar de serem informatizadas através de um jogo? Pode um MMOG substituir uma vida social e mesmo profissional criando uma rede paralela à sociedade convencional?
São perguntas talvez demasiado ficcionadas mas ..........
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 07 fev 2006, 16:08

mas...... acho que sim. Os jogos online são, pelo menos no que toca a certos MMORPG's um universo paralelo onde o jogador quase que se pode inserir totalmente. Embora agora esta frase seja muito exagerada, há-de vir o dia em que os jogos online sejam em quase tudo semelhantes à realidade. Aí sim vai ser preciso questionar a sua importância e o seu papel a desempenhar no desenvolvimento de relações humanas. Aí sim esta questão vai assumir verdadeira importância.

Não quero com isto dizer que ela não seja importante agora. É! Mas, quanto ao que sei do que actalmente são os MMOG (Massive Multiplayer Online Games, para quem não sabe), eles ainda não estão prontos para assumir uma verdadeira importância na vida social das pessoas (pelo menos da maior parte das pessoas).

Quanto aos jogos single-player estarem condenados, acho isso um bocado absurdo, mas espero não estar a ser levado pelo meu desejo de que eles não acabem. É certo que nunca se viu tantos jogos multiplayer como agora, e é também certo que esse número vai crescer e crescer e crescer. Vejam o exemplo de GTA (Grand Theft Auto) que terá um sucessor on-line de luxo em APB (All Points Bulletin). Veja-se também o exemplo de starwars que já tem jogos quase exclusivamente feitos para as batalhas on-line (Battlefront, acho eu). Os jogos on-line são o presente, como dizes, mas são ainda mais o futuro... Mas isto não invalida que hajam também jogos single-player! Olhamos para jogos de estratégia on-line e vemos sempre lá uma ou duas campanhas. Olhamos para RPG's e, normalmente, a vertente on-line é um complemento, ou em coop ou em ladders ou coisas do género (com excepções, claro, como é o caso de World of Warcraft, por exemplo, em que é totalmente on-line, suponho eu). Mesmo FPS acabam todos por ter uma campanhazita... FarCry, tem uma campanha muito porreira. CounterStrike é um mod do HalfLife, todo feito para single-player. Halo 2 suponho que também tenha campanha. Em suma, os jogos on-line não vieram substituir os jogos off-line. Vieram antes juntar-se ao monte, porque ficam cada estilo no seu ramo.

Mesmo com o aumento dos jogos on-line, vêmos sempre jogos completamente (ou grandemente) off-line a sair, como é o caso de Fahrenheit, The Sims 2, Dungeon Siege 2... E falo só de PC, porque acredito que nas consolas os jogos on-line ainda sejam menos que no PC...

No entanto, o facto dos jogos off-line ainda sairem com bastante frequência (relativamente aos on-line), não quer dizer que não acabem por desaparecer. O que me parece é que, mais tarde ou mais cedo, os jogos on-line vão adequirir uma das características principais dos jogos off-line: o storytelling. Aí, não vai haver problemas, porque vai-se assistir a que todos (ou a maior parte) os jogos on-line de storytelling tenham também a sua vertente off-line, em tudo semelhante à on-line.

Mas, reparem, quando falo de storytelling online, não estou a falar de meros coops ou assim. Estou a falar de verdadeiros jogos on-line com storytelling. No entanto, isso vai implicar uma evolução drástica na maneira de ver e de fazer os jogos. Tentem imaginar um Savage, por exemplo, como storytelling. É quase impossível... actualmente. Eu acredito, que, mais tarde ou mais cede, comecem a aparecer MMOG com um argumento (de facto) e com um background world consiso.

Agora imaginem lá um Oblivion em MMORPG, mas com as partes da história lá toda... :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 07 fev 2006, 16:45

Morbus Escreveu:mas...... acho que sim. Os jogos online são, pelo menos no que toca a certos MMORPG's um universo paralelo onde o jogador quase que se pode inserir totalmente. Embora agora esta frase seja muito exagerada, há-de vir o dia em que os jogos online sejam em quase tudo semelhantes à realidade. Aí sim vai ser preciso questionar a sua importância e o seu papel a desempenhar no desenvolvimento de relações humanas. Aí sim esta questão vai assumir verdadeira importância.

Não quero com isto dizer que ela não seja importante agora. É! Mas, quanto ao que sei do que actalmente são os MMOG (Massive Multiplayer Online Games, para quem não sabe), eles ainda não estão prontos para assumir uma verdadeira importância na vida social das pessoas (pelo menos da maior parte das pessoas).

Quanto aos jogos single-player estarem condenados, acho isso um bocado absurdo, mas espero não estar a ser levado pelo meu desejo de que eles não acabem. É certo que nunca se viu tantos jogos multiplayer como agora, e é também certo que esse número vai crescer e crescer e crescer. Vejam o exemplo de GTA (Grand Theft Auto) que terá um sucessor on-line de luxo em APB (All Points Bulletin). Veja-se também o exemplo de starwars que já tem jogos quase exclusivamente feitos para as batalhas on-line (Battlefront, acho eu). Os jogos on-line são o presente, como dizes, mas são ainda mais o futuro... Mas isto não invalida que hajam também jogos single-player! Olhamos para jogos de estratégia on-line e vemos sempre lá uma ou duas campanhas. Olhamos para RPG's e, normalmente, a vertente on-line é um complemento, ou em coop ou em ladders ou coisas do género (com excepções, claro, como é o caso de World of Warcraft, por exemplo, em que é totalmente on-line, suponho eu). Mesmo FPS acabam todos por ter uma campanhazita... FarCry, tem uma campanha muito porreira. CounterStrike é um mod do HalfLife, todo feito para single-player. Halo 2 suponho que também tenha campanha. Em suma, os jogos on-line não vieram substituir os jogos off-line. Vieram antes juntar-se ao monte, porque ficam cada estilo no seu ramo.

Mesmo com o aumento dos jogos on-line, vêmos sempre jogos completamente (ou grandemente) off-line a sair, como é o caso de Fahrenheit, The Sims 2, Dungeon Siege 2... E falo só de PC, porque acredito que nas consolas os jogos on-line ainda sejam menos que no PC...

No entanto, o facto dos jogos off-line ainda sairem com bastante frequência (relativamente aos on-line), não quer dizer que não acabem por desaparecer. O que me parece é que, mais tarde ou mais cedo, os jogos on-line vão adequirir uma das características principais dos jogos off-line: o storytelling. Aí, não vai haver problemas, porque vai-se assistir a que todos (ou a maior parte) os jogos on-line de storytelling tenham também a sua vertente off-line, em tudo semelhante à on-line.

Mas, reparem, quando falo de storytelling online, não estou a falar de meros coops ou assim. Estou a falar de verdadeiros jogos on-line com storytelling. No entanto, isso vai implicar uma evolução drástica na maneira de ver e de fazer os jogos. Tentem imaginar um Savage, por exemplo, como storytelling. É quase impossível... actualmente. Eu acredito, que, mais tarde ou mais cede, comecem a aparecer MMOG com um argumento (de facto) e com um background world consiso.

Agora imaginem lá um Oblivion em MMORPG, mas com as partes da história lá toda... :P
Jogos online com historia... e' um contexto deveras "tendencioso", mas de que serve ter jogos online com storytelling se ninguem fica a par dos teus feitos?! Alias e' isso que fazemos no mundo real, quando tomamos uma decisao arrojada de fazer algo, normalmente e' para poder-mos dar a conhecer ao mundo os nossos feitos.

Os jogos estao aqui para isso mesmo, para poder-mos fazer coisas que so encontramos nos filmes e depois vir-mos falar ca para fora. Ou nao e' essa parte da razao pela qual falamos de jogos?! Quem nunca sentiu uma ponta de orgulho por ter morto o Ganon (Zelda: Ocarina of Time), logo de primeira, ou ter acabado Resident Evil sem ter sido morto uma unica vez?!

E' verdade que nunca joguei um jogo Online, nao por falta de interesse acreditem, mas sim por falta de possibilidade! Mas confesso de que se jogaria, seria num clima de competidade, tentando sempre fazer mais do que o meu rival, para ser notado.

Acho que para chegar-mos a jogos online com storytelling, teremos que antes dar um passo crucial... cada accao nossa tem uma consequencia directa no mundo virtual em que nos encontramos (como Eve Online, se nao me engano) e isso teria que influenciar o storytelling. Caso isso nao aconteca entao nao vejo o interesse de jogar jogos online, para isso seria mais interessante ir ao chat do mIRC!

Mas enfim, acho que estou a fugir ao tema ao inves de responder ao mesmo...

Os jogos single player, duvido que deixarao de existir... porque nao existe mercado suficiente que possa aguentar com a existencia somente de jogos online. Segundo, os jogos single player estarao sempre um passo a frente dos jogos online, no que se respeita a storytelling (e' que duvido muito ver-mos num futuro presente algo que se equipara ao Metal Gear Solid 3 ou Eternal Darkness).

Em relacao ao impacto na sociedade, penso de que mais uma vez ela vai sofrer uma metamorfose a esse nivel... e' que daqui a poucos so falta efectuarmos o nosso trabalho da vida real, atraves de jogos. Mesmo assim nada de muito drastico.

E quanto a substituicao de um MMOG a nossa vida convencional, digo somente isto: estaremos a um passo de viver-mos vidas completamente virtuais muito ao estilo de Matrix.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 07 fev 2006, 17:02

viriato_iceview51 Escreveu:Jogos online com historia... e' um contexto deveras "tendencioso", mas de que serve ter jogos online com storytelling se ninguem fica a par dos teus feitos?! Alias e' isso que fazemos no mundo real, quando tomamos uma decisao arrojada de fazer algo, normalmente e' para poder-mos dar a conhecer ao mundo os nossos feitos.
#-o E que é que disse que isso não ia acontecer? :!: Porque é que não havemos de ser todos a nossa personagem principal e os NPC's dos outros? :!: Como disse, agora parece impossível. Eu acredito que, no futuro, vai ser possível...
viriato_iceview51 Escreveu:Os jogos estao aqui para isso mesmo, para poder-mos fazer coisas que so encontramos nos filmes e depois vir-mos falar ca para fora. Ou nao e' essa parte da razao pela qual falamos de jogos?! Quem nunca sentiu uma ponta de orgulho por ter morto o Ganon (Zelda: Ocarina of Time), logo de primeira, ou ter acabado Resident Evil sem ter sido morto uma unica vez?!
Não sei se sei onde queres chegar, mas se usas esse argumento então estás a argumentar também contra o aumento do realismo dos jogos...
Mas claro que os jogos são para se fazer coisas que não se podem fazer na vida real! Por isso é que são realidades paralelas, online ou não...
viriato_iceview51 Escreveu:E' verdade que nunca joguei um jogo Online, nao por falta de interesse acreditem, mas sim por falta de possibilidade! Mas confesso de que se jogaria, seria num clima de competidade, tentando sempre fazer mais do que o meu rival, para ser notado.
Cada um tem a sua maneira de ver as coisas e a sua maneira de viver a vida, quer seja na vida real quer seja nos universos multiplayer persistentes online... Como disse, são universos paralelos em que vivemos...
viriato_iceview51 Escreveu:Acho que para chegar-mos a jogos online com storytelling, teremos que antes dar um passo crucial... cada accao nossa tem uma consequencia directa no mundo virtual em que nos encontramos (como Eve Online, se nao me engano) e isso teria que influenciar o storytelling. Caso isso nao aconteca entao nao vejo o interesse de jogar jogos online, para isso seria mais interessante ir ao chat do mIRC!
Claro. No entanto, como disse, é preciso uma maneira diferente de ver e de fazer os jogos. É por isso que é difícil dar o passo crucial...
viriato_iceview51 Escreveu:E quanto a substituicao de um MMOG a nossa vida convencional, digo somente isto: estaremos a um passo de viver-mos vidas completamente virtuais muito ao estilo de Matrix.
Foi isso que eu pensei, já, há uns tempos atrás. Mas acho que ficar a viver unicamente num universo virtual é, além de precário e perigoso, muito pouco saudável, pelo menos na actualidade. Como tenho vindo a dizer, são universos paralelos que vivemos, tanto no virtual como no real, e talvez no futuro, o virtual se sobreponha, mas nunca vamos poder abandonar completamente o real (a não ser que isto dê uma volta do caneco!).[/u]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 07 fev 2006, 17:14

Morbus Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:Jogos online com historia... e' um contexto deveras "tendencioso", mas de que serve ter jogos online com storytelling se ninguem fica a par dos teus feitos?! Alias e' isso que fazemos no mundo real, quando tomamos uma decisao arrojada de fazer algo, normalmente e' para poder-mos dar a conhecer ao mundo os nossos feitos.
#-o E que é que disse que isso não ia acontecer? :!: Porque é que não havemos de ser todos a nossa personagem principal e os NPC's dos outros? :!: Como disse, agora parece impossível. Eu acredito que, no futuro, vai ser possível...
viriato_iceview51 Escreveu:Os jogos estao aqui para isso mesmo, para poder-mos fazer coisas que so encontramos nos filmes e depois vir-mos falar ca para fora. Ou nao e' essa parte da razao pela qual falamos de jogos?! Quem nunca sentiu uma ponta de orgulho por ter morto o Ganon (Zelda: Ocarina of Time), logo de primeira, ou ter acabado Resident Evil sem ter sido morto uma unica vez?!
Não sei se sei onde queres chegar, mas se usas esse argumento então estás a argumentar também contra o aumento do realismo dos jogos...
Mas claro que os jogos são para se fazer coisas que não se podem fazer na vida real! Por isso é que são realidades paralelas, online ou não...
viriato_iceview51 Escreveu:E' verdade que nunca joguei um jogo Online, nao por falta de interesse acreditem, mas sim por falta de possibilidade! Mas confesso de que se jogaria, seria num clima de competidade, tentando sempre fazer mais do que o meu rival, para ser notado.
Cada um tem a sua maneira de ver as coisas e a sua maneira de viver a vida, quer seja na vida real quer seja nos universos multiplayer persistentes online... Como disse, são universos paralelos em que vivemos...
viriato_iceview51 Escreveu:Acho que para chegar-mos a jogos online com storytelling, teremos que antes dar um passo crucial... cada accao nossa tem uma consequencia directa no mundo virtual em que nos encontramos (como Eve Online, se nao me engano) e isso teria que influenciar o storytelling. Caso isso nao aconteca entao nao vejo o interesse de jogar jogos online, para isso seria mais interessante ir ao chat do mIRC!
Claro. No entanto, como disse, é preciso uma maneira diferente de ver e de fazer os jogos. É por isso que é difícil dar o passo crucial...
viriato_iceview51 Escreveu:E quanto a substituicao de um MMOG a nossa vida convencional, digo somente isto: estaremos a um passo de viver-mos vidas completamente virtuais muito ao estilo de Matrix.
Foi isso que eu pensei, já, há uns tempos atrás. Mas acho que ficar a viver unicamente num universo virtual é, além de precário e perigoso, muito pouco saudável, pelo menos na actualidade. Como tenho vindo a dizer, são universos paralelos que vivemos, tanto no virtual como no real, e talvez no futuro, o virtual se sobreponha, mas nunca vamos poder abandonar completamente o real (a não ser que isto dê uma volta do caneco!).
Mais uma vez falei sem conhecimento de causa, ja que nao jogo esse tipo de jogos! Portanto dificil e' para mim de saber o que ja se faz e nao se faz.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 07 fev 2006, 17:22

No caso do Guidl Wars , o jogo tem story telling e cutscenes, mas quantos aos feitos não sei se o R.O.S.E. (Rush on Seven Episodes) concretizou a ideia de jogadores que fizessem coisas notáveis ficassem marcados paraa história do jogo como o 1º jogador que fez aquilo, etc.
Mas a verdade é que está a tentar-se desenvolver o story telling nos jogos online mas mesmo assim poucos lhe ligam...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 07 fev 2006, 23:43

Existe uma concepção, errada sob o meu ponto de vista, de que um jogo online tem que ser competitivo e apenas é aliciante se o objectivo for vencer o adversário. Tal ideia reduz muito a importância e qualidade de muitos jogos on-line.
Quando se joga HL2 ou COD ou mesmo GTA o objectivo não é pontuar mas chegar ao fim e apreciar a experiência.
Se tal pensamento for direccionado aos MMOG, imagine-se GTA em que cada jogador "vive" na cidade e as acções influenciam directamente outros jogadores. Ou um FPS cooperativo ao estilo de Rainbow Six mas on-line e persistente, surgindo missões em resultado de acções de outros jogadores de uma facção rival.
O desafio de construir jogos assim é enorme e talvez inviável, mas se tal for alcançado é de supor uma transformação quase total cujas ondas se estenderão para além do universo dos videojogos. Espero ter feito entender o me ponto de vista.
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 08 fev 2006, 10:50

pedropaulo Escreveu:Existe uma concepção, errada sob o meu ponto de vista, de que um jogo online tem que ser competitivo e apenas é aliciante se o objectivo for vencer o adversário. Tal ideia reduz muito a importância e qualidade de muitos jogos on-line.
Quando se joga HL2 ou COD ou mesmo GTA o objectivo não é pontuar mas chegar ao fim e apreciar a experiência.
Se tal pensamento for direccionado aos MMOG, imagine-se GTA em que cada jogador "vive" na cidade e as acções influenciam directamente outros jogadores. Ou um FPS cooperativo ao estilo de Rainbow Six mas on-line e persistente, surgindo missões em resultado de acções de outros jogadores de uma facção rival.
O desafio de construir jogos assim é enorme e talvez inviável, mas se tal for alcançado é de supor uma transformação quase total cujas ondas se estenderão para além do universo dos videojogos. Espero ter feito entender o me ponto de vista.
Nos jogos que referes, penso que é a competição (seja ela individual ou em equipas) que fazem o seu sucesso. Do que tenho visto em jogos em LAN (confesso que nunca joguei online, pois internet de banda larga na minha terrinha, com os custos que tem associados... é já a seguir, é que é já a seguir :roll: ), o pessoal está com vontade de se mostrar e consiguir provar que é melhor que os outros. E quando não conseguem, a frustração é elevada e já presenciei situações em que quase se partiu para a violência física.

No entanto, existem outros jogos em que o objectivo não é competir, mas simplesmente "estar" com outros jogadores online. Um exemplo disso é o The Sims: Online. Já longe vai o tempo em que ouvi que seria possível interacções com outros sims virtuais, os quais seriam, de certa forma, a representação virtual do ego de cada um. Apesar de ser possível a competição neste jogo (quem tem a casa maior, mais agradável, quem tem um emprego melhor, mais amigos, ...), penso que o objectivo principal é conversar com pessoal de todo o mundo acerca de pequenas ocorrências quer da vida real, quer da virtual.

Actualmente, mesmo que tivesse net em condições, penso que continuaria a apostar na vertente single player dos jogos. Sou fã de boas histórias, especialmente de bons RPGs, os quais são melhores offline (o World of Warcraft, ao que me constou, quase não tem história, sendo uma amálgama de quests não interligadas). Por outro lado, o tempo de que disponho para meu lazer é reduzido; teria que fazer muita ginástica para conseguir reunir o meu grupo de amigos para jogatanas online.

Em todas as revistas que li, o online parece ser o caminho futuro dos videojogos. Para mim, não há nada melhor que competir no mesmo espaço físico (LAN, pois permite um contacto muito mais abrangente com as pessoas do através da internet) ou jogar sozinho contra a IA do computador (pois ninguémse apercebe quando passo por momentos mais frustrantes e/ou embaraçosos :P ).
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » quarta 08 fev 2006, 19:39

Bem eu vou falar de "pequenos" grandes jogos como o MU ou mesmo o runescape e agora o fenomeno Hattrick entre outros mas estes sao jogados por mim!!!
Estes jogos começam a tirar um pouco de vida social as pessoas...pois na realidade sao tamagotchi visto se nao os alimentas morres... :roll:
Por exemplo no runescape cheguei a perder tardes a fazer uma coisa muito banal como "minar" (tirar minerio) so para puder fazer upgrades no meu avatar....no MU ja vi pessoas agarradas a sua criatura horas e horas no mesmo sitio so para aumentar niveis de ataque,defesa,magia....
Por fim um fenomeno que tem vindo a aumentar e o Hattrick um jogo viciante("parecido" com FM) em que vejo gajos a levantarem-se as tantas para andarem a "bidar" jogadores sonharem com o jogo tacticas e maneiras de ganhar ao adversario...nao sairem a noite so por causa de verem o jogo da equipa...enfim acho que cada vez mais os jogos on-line tomam conta de nos em vez de sermos nos a tomar conta deles... :roll:
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 02 mar 2006, 22:12

World of Warcraft atingiu a impressionante marca de seis milhões de unidades vendidas.
Caso pontual ou o despertar para um admiravel (online) mundo novo?
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 03 mar 2006, 20:32

EA vaticina o fim das lojas convencionais
http://www.g4mers.com/news.aspx?id=2999

O Steam cada vez mais agarra o seu nome á historia dos videojogos..
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 20:36

pedropaulo Escreveu:EA vaticina o fim das lojas convencionais
http://www.g4mers.com/news.aspx?id=2999

O Steam cada vez mais agarra o seu nome á historia dos videojogos..
Ele diz que as lojas vão continuar durante muito tempo, mas não para sempre. Pois bem, com o acrescento do tamanho dos jogos, é mesmo preciso um investimento massivo na banda larga (aumento de largura de banda e de tráfegos oferecidos na assinatura mensal) para que isso aconteça. Além disso, quero mesmo ver como é que eu iria fazer o download do meu mapa, do meu septim e do meu manual todo pro que vem com o Oblivion :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 03 mar 2006, 20:42

A banda larga 2.0(se é que se pode chamar assim) está para breve.
As velocidades prevem-se estonteantes.
Depois a questão do item em termos fisicos faz todo o sentido, aqui entre nós, mas é a geração MP3 que não tem o mesmo apego as coisa materiais e é a principal força de compra nos proximos anos.

Vejam o Steam. Os meus jogos em qualquer PC em qualquer lado. Em breve a net 2.0 vai permitir fazer download do CS em minutos.
Não vou precisar de levar caixas, cd´s ou manuais onde quer que vá.
Steam futuro ou fiasco...
Futuro claramente.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 20:49

pedropaulo Escreveu:A banda larga 2.0(se é que se pode chamar assim) está para breve.
As velocidades prevem-se estonteantes.
Depois a questão do item em termos fisicos faz todo o sentido, aqui entre nós, mas é a geração MP3 que não tem o mesmo apego as coisa materiais e é a principal força de compra nos proximos anos.

Vejam o Steam. Os meus jogos em qualquer PC em qualquer lado. Em breve a net 2.0 vai permitir fazer download do CS em minutos.
Não vou precisar de levar caixas, cd´s ou manuais onde quer que vá.
Steam futuro ou fiasco...
Futuro claramente.
E o futuro é muito distante ou está para tão breve como a net 2.0? É que se for assim é excelente! :D Os preços é que podem não ser :cry: É que ter que pagar 100€ por mês não é para qualquer um, para além de que, com certeza, vai ser preciso um investimento enorme nisso. Por outro lado, se isso se expande, as pessoas com menos $$$ que queiram jogar on-line têem que se arranjar. É que eu não oiço falar de jogos actuais on-line com 56K...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 03 mar 2006, 20:51

pedropaulo Escreveu:A banda larga 2.0(se é que se pode chamar assim) está para breve.
As velocidades prevem-se estonteantes.
Depois a questão do item em termos fisicos faz todo o sentido, aqui entre nós, mas é a geração MP3 que não tem o mesmo apego as coisa materiais e é a principal força de compra nos proximos anos.

Vejam o Steam. Os meus jogos em qualquer PC em qualquer lado. Em breve a net 2.0 vai permitir fazer download do CS em minutos.
Não vou precisar de levar caixas, cd´s ou manuais onde quer que vá.
Steam futuro ou fiasco...
Futuro claramente.
O que é a banda larga 2.0? Adsl 2? A que protocolos ter referes em concreto?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Responder