Rpg Oriental ou Ocidental?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Qual o estilo de rpg que preferem?

Rpg Oriental
21
53%
Rpg Ocidental
19
48%
 
Total de votos: 40
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quinta 03 mai 2007, 23:21

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:É um sistema que nao me agrada, e isso nao adianta, pois quando nao gosto de algo muito dificilmente mudarei de opiniao
Então espera aí: que base é que tens para pedir aos outros para mudar? :-s
Role-Player Escreveu:Tecnicamente, a maior parte dos jogos são point'n'click.
Pois, mas isso não impede que muitas pessoas prefiram os sistemas click'n'kill. O Hunter não é assim, até porque ele joga RPG's orientais, ele está é a embirrar, mas o mais mal é dele :mrgreen:
Que base tenho??? Tenho a base de ter jogado ambas as variantes de rpg's e preferir de longe as orientais... A questao nao é embirrar, mas antes ter uma preferencia e mesmo depois de ter experimentado o "o outro lado", nao ter razoes para a mudar...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 03 mai 2007, 23:48

Hunter Escreveu:Que base tenho??? Tenho a base de ter jogado ambas as variantes de rpg's e preferir de longe as orientais... A questao nao é embirrar, mas antes ter uma preferencia e mesmo depois de ter experimentado o "o outro lado", nao ter razoes para a mudar...
Por isso é que eu te perguntei que RPG's tinhas jogado, lembras-te? :anxious: Ainda estou para ver que RPG's ocidentais é que jogaste. Diablo... Pff... Isso é um dungeon crawler. Quanto se sente surpreendido por Fallout "não ter história" algo quer dizer. Mas continuemos esta conversa por PM, como deve ser.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quinta 03 mai 2007, 23:52

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Que base tenho??? Tenho a base de ter jogado ambas as variantes de rpg's e preferir de longe as orientais... A questao nao é embirrar, mas antes ter uma preferencia e mesmo depois de ter experimentado o "o outro lado", nao ter razoes para a mudar...
Por isso é que eu te perguntei que RPG's tinhas jogado, lembras-te? :anxious: Ainda estou para ver que RPG's ocidentais é que jogaste. Diablo... Pff... Isso é um dungeon crawler. Quanto se sente surpreendido por Fallout "não ter história" algo quer dizer. Mas continuemos esta conversa por PM, como deve ser.
Claro que me sinto surpreendido, alias eu ja te disse anteriormente que PARA MIM, um rpg para ser rpg TEM QUE TER HISTORIA, senao seria algo sem contuedo nenhum e que nao incentivava o jogador a progredir como o jogo. Pelo menos eu falo por mim
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 03 mai 2007, 23:53

Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Que base tenho??? Tenho a base de ter jogado ambas as variantes de rpg's e preferir de longe as orientais... A questao nao é embirrar, mas antes ter uma preferencia e mesmo depois de ter experimentado o "o outro lado", nao ter razoes para a mudar...
Por isso é que eu te perguntei que RPG's tinhas jogado, lembras-te? :anxious: Ainda estou para ver que RPG's ocidentais é que jogaste. Diablo... Pff... Isso é um dungeon crawler. Quanto se sente surpreendido por Fallout "não ter história" algo quer dizer. Mas continuemos esta conversa por PM, como deve ser.
Claro que me sinto surpreendido, alias eu ja te disse anteriormente que PARA MIM, um rpg para ser rpg TEM QUE TER HISTORIA, senao seria algo sem contuedo nenhum e que nao incentivava o jogador a progredir como o jogo. Pelo menos eu falo por mim
Tirando Simuladores, Corridas, Party Games e poucos outros géneros que me possa esquecer de momento, todos os outros têm de ter estória, caso contrário nem se deveriam chamar videojogos. A meu ver claro.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 04 mai 2007, 0:03

ICE Escreveu:
Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Que base tenho??? Tenho a base de ter jogado ambas as variantes de rpg's e preferir de longe as orientais... A questao nao é embirrar, mas antes ter uma preferencia e mesmo depois de ter experimentado o "o outro lado", nao ter razoes para a mudar...
Por isso é que eu te perguntei que RPG's tinhas jogado, lembras-te? :anxious: Ainda estou para ver que RPG's ocidentais é que jogaste. Diablo... Pff... Isso é um dungeon crawler. Quanto se sente surpreendido por Fallout "não ter história" algo quer dizer. Mas continuemos esta conversa por PM, como deve ser.
Claro que me sinto surpreendido, alias eu ja te disse anteriormente que PARA MIM, um rpg para ser rpg TEM QUE TER HISTORIA, senao seria algo sem contuedo nenhum e que nao incentivava o jogador a progredir como o jogo. Pelo menos eu falo por mim
Tirando Simuladores, Corridas, Party Games e poucos outros géneros que me possa esquecer de momento, todos os outros têm de ter estória, caso contrário nem se deveriam chamar videojogos. A meu ver claro.
Ves??? Ca esta mais uma opiniao identica à minha mano...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 mai 2007, 7:12

Hunter Escreveu:Claro que me sinto surpreendido, alias eu ja te disse anteriormente que PARA MIM, um rpg para ser rpg TEM QUE TER HISTORIA, senao seria algo sem contuedo nenhum e que nao incentivava o jogador a progredir como o jogo. Pelo menos eu falo por mim
Por isso mesmo é que eu te peço para que me digas que RPG's ocidentais jogaste. Quase que apostava que nunca jogaste um icónico :? (em termos de CONCEITO de jogo, claro)
Hunter Escreveu:Ves??? Ca esta mais uma opiniao identica à minha mano...
Sigh... :roll: Para vossa informação, os RPG's (ocidentais) são SIMULADORES da vida real. É esse o seu objectivo, ou PELO MENOS, é esse o objectivo dos RPG's Pen&Paper de primeira linha. (obviamente que não é simular a vida real no sentido superficial e oco dos jogos de acção, com gráficos e realismo e immershun!!1. É claro que é simulá-la no sentido em que The Sims simula.)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sexta 04 mai 2007, 10:46

ICE Escreveu:Tirando Simuladores, Corridas, Party Games e poucos outros géneros que me possa esquecer de momento, todos os outros têm de ter estória, caso contrário nem se deveriam chamar videojogos. A meu ver claro.
Mas o que é que define ou justifica a estória como sendo basilar para um videojogo? Um videojogo com estória mas sem maneira de interagir com ela ainda pode ser considerado um videojogo (partindo do princípio que um jogo precisa de fornecer uma forma de interacção e uma representação (quer visual ou textual) da mesma)? Além disso, em que sentido é que estamos a considerar estória - como pano de fundo (vulgo 'setting'), como objectivo de jogo (o que justifica a jogabilidade), ou como narrativa tradicional que força narrativa tradicional e objectivo num só aspecto?

Há videojogos que não deixam de o ser apenas porque há uma ausência de estória. Aos simuladores e jogos de desporto podem bem juntar-lhe géneros como firstperson shooters, acção/aventura, jogos de luta, puzzles, jogos de plataformas e jogos de naves, por exemplo. Todos os géneros eram bastante parcos em termos de estória e focavam apenas o essencial - objectivos - nos seus primórdios. O primeiro Castlevania tinha apenas como objectivo caçar e destruir o Drácula enquanto que os mais recentes já investem em alguma estória (a maldição ou condição do personagem principal como tema e motivador do jogo). Quer isto dizer que o primeiro título da série não é um videojogo mas os contemporâneos já são?

Há que considerar que a estória só se tornou algo importante à medida que os videojogos demonstraram ser uma plataforma viável de entretenimento o que por sua vez trouxe maiores valores de produção e uma maior procura por talento artístico; antes disso, a noção de que era uma necessidade para um videojogo não existia.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 04 mai 2007, 11:10

Role-Player Escreveu:
ICE Escreveu:Tirando Simuladores, Corridas, Party Games e poucos outros géneros que me possa esquecer de momento, todos os outros têm de ter estória, caso contrário nem se deveriam chamar videojogos. A meu ver claro.
Mas o que é que define ou justifica a estória como sendo basilar para um videojogo? Um videojogo com estória mas sem maneira de interagir com ela ainda pode ser considerado um videojogo (partindo do princípio que um jogo precisa de fornecer uma forma de interacção e uma representação (quer visual ou textual) da mesma)? Além disso, em que sentido é que estamos a considerar estória - como pano de fundo (vulgo 'setting'), como objectivo de jogo (o que justifica a jogabilidade), ou como narrativa tradicional que força narrativa tradicional e objectivo num só aspecto?

Há videojogos que não deixam de o ser apenas porque há uma ausência de estória. Aos simuladores e jogos de desporto podem bem juntar-lhe géneros como firstperson shooters, acção/aventura, jogos de luta, puzzles, jogos de plataformas e jogos de naves, por exemplo. Todos os géneros eram bastante parcos em termos de estória e focavam apenas o essencial - objectivos - nos seus primórdios. O primeiro Castlevania tinha apenas como objectivo caçar e destruir o Drácula enquanto que os mais recentes já investem em alguma estória (a maldição ou condição do personagem principal como tema e motivador do jogo). Quer isto dizer que o primeiro título da série não é um videojogo mas os contemporâneos já são?

Há que considerar que a estória só se tornou algo importante à medida que os videojogos demonstraram ser uma plataforma viável de entretenimento o que por sua vez trouxe maiores valores de produção e uma maior procura por talento artístico; antes disso, a noção de que era uma necessidade para um videojogo não existia.
Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 mai 2007, 11:26

Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Porque é tudo uma cambada de bestas :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 04 mai 2007, 11:28

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Porque é tudo uma cambada de bestas :?
Isso é uma afirmaçao infeliz da tua parte, pois estas a por tudo no "mesmo pote"...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 mai 2007, 11:30

Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Porque é tudo uma cambada de bestas :?
Isso é uma afirmaçao infeliz da tua parte, pois estas a por tudo no "mesmo pote"...
Lá vai o sarcasmo outra vez directo para o caixote do lixo... :roll:

Anyway, quem está a meter tudo no mesmo pote és TU porque falas de "jogadores" como se fossem um só, quando não é. Cada um tem os seus gostos, e está muito bem. Se a maioria não gosta de uma coisa, não é razão para acabar com ela quando outras pessoas gostam... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sexta 04 mai 2007, 11:54

Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Mas a procura por uma estória mais complexa não é em si justificação para afirmar que os videojogos só usufruem desses estatuto quando usam tal elemento, até porque o mesmo argumento pode ser aplicado a outros aspectos nos videojogos - como os gráficos. Com a evolução da tecnologia, os jogadores cada vez mais se sentem atraídos por gráficos topo de gama e querem gráficos mais complexos e detalhados. Mas isso não quer dizer que gráficos topo de gama seja um, ou o aspecto que defina um videojogo.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 04 mai 2007, 12:37

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:
Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Porque é tudo uma cambada de bestas :?
Isso é uma afirmaçao infeliz da tua parte, pois estas a por tudo no "mesmo pote"...
Lá vai o sarcasmo outra vez directo para o caixote do lixo... :roll:

Anyway, quem está a meter tudo no mesmo pote és TU porque falas de "jogadores" como se fossem um só, quando não é. Cada um tem os seus gostos, e está muito bem. Se a maioria não gosta de uma coisa, não é razão para acabar com ela quando outras pessoas gostam... :?
Exactamente, mais uma razao para perceberes que existem muitos jogadores a preferirem os rpg's com historia. Logo nao tem logica apartares este sub-genero de rpg...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 04 mai 2007, 12:39

Role-Player Escreveu:
Hunter Escreveu:Mas é de esperar que com o passar dos anos, os jogadores se sintam atraidos por jogar e "viver" historias mais complexas que dificilmente em outras fontes de entertenimento nao sejam possiveis de criar.
Mas a procura por uma estória mais complexa não é em si justificação para afirmar que os videojogos só usufruem desses estatuto quando usam tal elemento, até porque o mesmo argumento pode ser aplicado a outros aspectos nos videojogos - como os gráficos. Com a evolução da tecnologia, os jogadores cada vez mais se sentem atraídos por gráficos topo de gama e querem gráficos mais complexos e detalhados. Mas isso não quer dizer que gráficos topo de gama seja um, ou o aspecto que defina um videojogo.
Pois nao, é por isso que passem os anos que passarem, cada vez ouvirás mais pessoas a lembrarem-se do Final Fantasy VII pela sua historia, e mesmo muitos jogam-no hoje em dia pela sua historia apesar de saberem que vao estar perante um jogo com graficos muito datados.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 mai 2007, 12:51

Hunter Escreveu:Exactamente, mais uma razao para perceberes que existem muitos jogadores a preferirem os rpg's com historia. Logo nao tem logica apartares este sub-genero de rpg...
Não. TU é que queres acabar com o género de RPG's sem história. Ou pelo menos o mainstream quer. E vais a ver, não há NENHUM RPG ocidental (de primeira linha) com menos de 6 anos que não tenha história (no sentido em que eu falo). Porquê? Porque eles nem se preocupam em fazer jogos hardcore. É imitar o cinema e tá a andar... :roll:
Hunter Escreveu:Pois nao, é por isso que passem os anos que passarem, cada vez ouvirás mais pessoas a lembrarem-se do Final Fantasy VII pela sua historia, e mesmo muitos jogam-no hoje em dia pela sua historia apesar de saberem que vao estar perante um jogo com graficos muito datados.
Da mesma maneira que muitos continuam a ler Tolkien, a ler livros antigos... :? Pela história. Da mesma forma que muitos pedem por remakes de certos filmes: pela história. Mas o ponto fundamental de qualquer jogo é a jogabilidade, porque sem ela o jogo não é jogo. É claro que muitos géneros precisam de história, e ela é necessária para eles, mas é exterior ao jogo, e pode sobreviver sem ele. Final Fantasy 7, se tivesse sido um filme, provavelmente teria o mesmo impacto, porque o que conta é a história. O mesmo não se pode dizer DE TODO de jogos como Planescape, Arcanum e afins.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder