Rpg Oriental ou Ocidental?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Qual o estilo de rpg que preferem?

Rpg Oriental
21
53%
Rpg Ocidental
19
48%
 
Total de votos: 40
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 25 jan 2006, 19:15

Prime Operative Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:
Zwilorg Escreveu:os rpgs orientais podem estar a sair a grande ritmo...mas para quem não possui consolas como eu é quase o mesmo que não estarem a sair... :(
Exacto. :cry: Eu cá por mim até tenho que jogar... Fahrenheit (não é RPG eu sei), a saga Fallout (Já com o tactics espero eu) e depois a saga Legacy of Kain... Mas tens razão Maedhros. Isto está mal... :cry:
Em vez do Fallout, joga mas é Torment... ;) Até eu vou ser obrigado a rejogar esse jogo, qualquer dia.

Acho que vou ter que dar outra hipótese ao Bloodlines, já que saiu um mini-patch, e não parece haver mais nenhum rpg ocidental decente por aí.
Não sei se o Torment e o Fallout podem ser comparados assim tão facilmente. Apesar de tudo, ainda são jogos bastante diferentes.
Pois mas ele já acabou o Fallout umas 50x's, pelo que dá a entender. E, como nunca jogou Torment, é sempre melhor experimentar uma aventura nova!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 28 mai 2006, 22:43

Gostam de rpg's????sejam eles antigos ou recentes????
gostariam de recordar algumas imagens,musicas e filmes desses jogos???
entao deiam uma vista de olhos neste site:http://www.rpgdreamer.com/index.html
divirtam-se...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » segunda 05 jun 2006, 15:24

eu antes adorava os RPG orientais FF e etc. mas sinti cada vez + k esse estilo de RPG é ou entao está a tornar-se num genero de jogo para kem tem muito tempo nas maos, como tal pode prestar atençao a historia, jogar 10 mins pra ver 40 mins de FMV etc.
Eu cada vez tenho menos tempo para jogar e como tal sinto-me + proximo do estilo ocidental, em k o tempo k jogamos nunca é desperdiçado e podemos fikar algum tempo sem o jogar, e voltar meses depois a jogar k nao nos perdemos no meio da historia, nem nos eskecemos do k tinhamos de fazer
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 05 jun 2006, 15:25

stika Escreveu:eu antes adorava os RPG orientais FF e etc. mas sinti cada vez + k esse estilo de RPG é ou entao está a tornar-se num genero de jogo para kem tem muito tempo nas maos, como tal pode prestar atençao a historia, jogar 10 mins pra ver 40 mins de FMV etc.
Isso acontece? :shock: :shock: :shock:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » segunda 05 jun 2006, 15:28

kuando joguei xenogears pra PS1 aconteciam coisas muit semelhantes a isso
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 08 out 2006, 19:10

Bu77erCup242 Escreveu:Bom topico. Assim no meu primeira post vou deixar apenas uma personagens:

:arrow: Jade [in Beyond Good and Evil]
Eu tenho que admitir que o "estilo" das personagens tem um papel fundamental para mim, no entanto como apreciador de alguns jogos de genros ocidentais os herois paracem.me ficar sempre a perder quando comprados com as personagens cheias de "estilo" orientais. Isto ate aparacer a Jade, considero a Jade personagem mais "cool" dos ultimos anos...sem nunca se vender as ultimas modas da MTV. Pelo menos gostava de pensar o mesmo de mim...
Acho que a falta de estilo das personagens ocidentais deve-se mais à natureza das orientais que à das ocidentais. Isto é, nos jogos orientais tudo gira à volta de uma personagem pré-definida, e isso, só por si, quer dizer tudo. É óbvio que tem mais carisma, porque o como ela vai agir é sempre predestinado. No caso dos jogos ocidentais isso nem sempre acontece. Além disso, eu acho os japoneses um pouco propensos a caricaturar personalidades, e isso, a meu ver, é também um factor a favor do alto carisma das mesmas.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
r3av3r2k
Senior
Mensagens: 242
Registado: sábado 21 mai 2005, 16:20
Localização: sao miguel açores

Mensagem por r3av3r2k » terça 10 out 2006, 21:22

gosto bastante dos dois estilos
ultimamente tenho jogado mais rpg`s orientais na ps2, sao historias mais lineares e mais focadas nas personagens
dos ocidentais, gosta da liberdade de escolha k proporcionam ,o k adiciona variedade ao jogo o k faz k possa ser jogado varias vezes, e ser sempre interessante e diferente

para mim o rpg perfeito seria uma junçao dos 2 estilos, personagens orientais carismaticas, com a liberdade de escolhas e movimento dos ocidentais lol
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 11 out 2006, 11:07

r3av3r2k Escreveu:gosto bastante dos dois estilos
ultimamente tenho jogado mais rpg`s orientais na ps2, sao historias mais lineares e mais focadas nas personagens
dos ocidentais, gosta da liberdade de escolha k proporcionam ,o k adiciona variedade ao jogo o k faz k possa ser jogado varias vezes, e ser sempre interessante e diferente

para mim o rpg perfeito seria uma junçao dos 2 estilos, personagens orientais carismaticas, com a liberdade de escolhas e movimento dos ocidentais lol
Isso não era a junção dos dois estilos, isso era a perfeição do estilo ocidental, nada mais :P O ocidental caracteriza-se pela liberdade, e o oriental pela linearidade. São antitéticos e não os podes fundir, quer em termos conceptuais quer (e muito menos) em termos finais.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 02 mai 2007, 0:42

Ora bem, fiz hoje um esforço e joguei o Morrowind e o Fallout. Sobre o Fallout, foi uma desilusao completa, pelo simples facto de a mecanica do jogo pura e simplesmente nao me agradar, ja para nao falar da ausencia quase completa de historia. Ja o Morrowind, e apesar de graficamente ja ser porreirinho, notei que apesar de ter uma mecanica inicial algo original (especialmente para quem como eu nao esta habituado a rpg na 1ª pessoa), o sistema de combate em tempo real nao me agradoum e a historia pelo menos no seu inicio nao me cativou. Mas neste ultimo caso e em contraponto com o Fallout, devo certamente dar mais uma oportunidade ao jogo.
Mas prontos, depois de experimentar estes 2 exemplos de rpg's ocidentais, cada vez mais me posiciono como amante incondicional dos rpg's orientais. Porque? Quem esteve atento ao topico "jogos de role-play" certamente saberá quais as carateristicas que tanto me cativam e que nos ocidentais sao "menosprezadas" em detrimento duma maior atençao no desenvolvimento complexo das personagens e suas caracteristicas.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 02 mai 2007, 8:52

Hunter Escreveu:Ora bem, fiz hoje um esforço e joguei o Morrowind e o Fallout. Sobre o Fallout, foi uma desilusao completa, pelo simples facto de a mecanica do jogo pura e simplesmente nao me agradar, ja para nao falar da ausencia quase completa de historia. Ja o Morrowind, e apesar de graficamente ja ser porreirinho, notei que apesar de ter uma mecanica inicial algo original (especialmente para quem como eu nao esta habituado a rpg na 1ª pessoa), o sistema de combate em tempo real nao me agradoum e a historia pelo menos no seu inicio nao me cativou. Mas neste ultimo caso e em contraponto com o Fallout, devo certamente dar mais uma oportunidade ao jogo.
Mas prontos, depois de experimentar estes 2 exemplos de rpg's ocidentais, cada vez mais me posiciono como amante incondicional dos rpg's orientais. Porque? Quem esteve atento ao topico "jogos de role-play" certamente saberá quais as carateristicas que tanto me cativam e que nos ocidentais sao "menosprezadas" em detrimento duma maior atençao no desenvolvimento complexo das personagens e suas caracteristicas.
Calma aí que isso são análises muito supérfluas.... JOGA o jogo a sério...umas horas valentes... Bem, eu no caso do Morrowind não consegui, mas Fallout e Fallout 2 é diferente...
Não tem história? Não vás só pelo que o Morbus diz... Joga e vais ver se não tem história... Só não é tão linear...

Dá-lhe uma oportunidade mano, Fallout merece ;)

P.S. E eu também adoro os RPGs Orientais ;)

Peace
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » quarta 02 mai 2007, 9:37

Quando experimentei o Morrowind deparei-me com um "problema".. não sei se foi derivado à construção do meu personagem ou se é mesmo do jogo, mas a verdade é que morri muitas vezes a tentar matar um rato, simplesmente porque quando tentava acertar-lhe falhava sempre. Até criei um personagem com os stats de força e destreza no máximo e mesmo assim em 10 estocadas apenas acertava 1..
Por causa desse factor não consegui apreciar Morrowind, com grande pena minha.

Sobre o assunto do tópico, sou fã incondicional de RPG Orientais do género de FF.. até já estive para comprar uma PS2 exclusivamente para poder jogar esses jogos, visto que no PC apenas existe uma meia dúzia desse género. No entanto, talvez fosse preferivel esses jogos serem mais curtos (em termos de história) e a longevidade do jogo ser alcançada através de segredos e side quests (um pouco como o Oblivion tentou fazer, sem grande sucesso na minha opinião, uma vez que tudo era demasiado repetitivo).
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 02 mai 2007, 9:41

Eu por acaso preferia que todo o jogo fosse a história principal :mrgreen:
Tipo todas as side-quests fossem necessárias para o desenrolar do jogo, e que os segredos nos desvendassem pormenores da história necessários para avançar :)
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » quarta 02 mai 2007, 9:49

Falo das histórias serem mais curtas apenas porque o tempo disponivel para jogar vai diminuindo ao longo da nossa vida... por exemplo, jogar um FF uma a duas horas por dia é como se estivessemos a ler um livro de 1000 páginas.. quando chegamos ao fim muita coisa do que se passou pelo meio fica esquecida. Anteriormente, quando ainda não trabalhava, cheguei a jogar 7 a 8 horas por dia esse tipo de jogos e uma das aliciantes era a longevidade, a progressão dos personagens na história... mas neste momento da minha vida jogo 1 a 2 horas (e não é sempre) por dia e talvez por isso tenha mudado um pouco de perspectiva.
Mas, no fundo, continuo a preferir jogos longos, simplesmente custa-me mais iniciar um jogo que tenha muitas horas de jogo porque sei que tenho pouco tempo para o jogar.

Espero que não esteja muito confuso o post..
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 9:50

Hunter Escreveu:Ora bem, fiz hoje um esforço e joguei o Morrowind e o Fallout. Sobre o Fallout, foi uma desilusao completa, pelo simples facto de a mecanica do jogo pura e simplesmente nao me agradar, ja para nao falar da ausencia quase completa de historia.
Ahaha! Gotcha! Eu disse-te que o jogo não era para todos [:D] Isto não é para quem quer, é para quem pode.
Hunter Escreveu:Mas prontos, depois de experimentar estes 2 exemplos de rpg's ocidentais, cada vez mais me posiciono como amante incondicional dos rpg's orientais. Porque?
É bem simples: porque gostas de histórias. [:D] Eu detesto filmes que se mascaram de jogos... :twisted:
PanicFreak Escreveu:Calma aí que isso são análises muito supérfluas.... JOGA o jogo a sério...umas horas valentes...
Às vezes é muito difícil fazer isso. Se ele não gosta de jogos point and click, é natural que seja difícil. Eu não joguei Prince of Persia 2 porque abominei a mecânica.
PanicFreak Escreveu:Não tem história? Não vás só pelo que o Morbus diz... Joga e vais ver se não tem história... Só não é tão linear...
Fallout é o oposto da linearidade... :? E não sou eu que digo, ou melhor, não sou SÓ eu que digo. Sabes distinguir história de setting certo? :-s Acho que é isso que distingue claramente os RPG's orientais dos ocidentais.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quarta 02 mai 2007, 9:57

Morbus Escreveu:
PanicFreak Escreveu:Não tem história? Não vás só pelo que o Morbus diz... Joga e vais ver se não tem história... Só não é tão linear...
Fallout é o oposto da linearidade... :? E não sou eu que digo, ou melhor, não sou SÓ eu que digo. Sabes distinguir história de setting certo? :-s Acho que é isso que distingue claramente os RPG's orientais dos ocidentais.
Sim, mas Fallout tem história, se seguires as pistas "como deve ser", acabas sempre por achar o Water Chip e no segundo por achar o GECK .
E pelo meio vais absorvendo a "estória do setting" (se é que isso faz sentido lol ).
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Responder