Rpg Oriental ou Ocidental?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Qual o estilo de rpg que preferem?

Rpg Oriental
21
53%
Rpg Ocidental
19
48%
 
Total de votos: 40
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Rpg Oriental ou Ocidental?

Mensagem por Cyrax » quarta 11 jan 2006, 22:32

Fiz este topico ao ver o outro que é sobre as estatisticas em rpgs, so que aqui é para discutirem o estilo de rpg que preferem, não sei se estarei enganado entre os estilos, mas obviamente existe uma diferença entre o Oriental e o Ocidental!Começo por dar a minha opinião (atenção, é a minha opinião):

Oriental :arrow: São conhecidos por serem por turnos e conterem varios fmv's! Têm personagens e argumento cativantes, no qual "sentimos" a aventura, tal com ler um livro, passa varias horas e parece que so la estamos a 1 hora!

Ocidental :arrow: É mais pela acção que os domina, sendo em tempo real! Jogos como Diablo 2 ou Never winternights, ou morrowind, kotor, jade empire, etc!

Ora, embora os rpgs de estilo ocidental sejam bons, são livres e raramente centram-se no(s) heroi(s), ou seja, é raro ouvir a voz... acho que isso dá uma liberdade ao pensarmos em jogos como kotor e jade Empire, pois existe a tal liberdade de escolha... mas acho que assim perde um pouco o envolvimento que o jogador tem com a historia... Acho que apesar de ser uma historia linear, sempre sentimos que somos aquela personagem extra, aquela que esta na historia mas que ninguem vê... Enfim, os japoneses sempre conseguiram contar boas historias!
Os fmv's não vejo o porquê queixar-se, gosto de ver bons graficos apesar de não os poder jogar... (são gostos)!
Mas não julguem que não dou valor aos jogos ocidentais, pois adorei o jade empire, so que quando cheguei ao fim não senti aquela tristeza de acabar a aventura, mas adorei o percurso que fiz!
É um pouco como julgar o Mgs e o splinter cell, sendo um bom na historia e o outro na jogabilidade!

E as vossas opiniões?



Ps- É a 1ª vez que faço 1 topico com votação, a ver se da certo... 8-[
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 11 jan 2006, 22:36

bem,derivado à minha "paixao" por final fantasy's e por adorar os rpg's de empresas como Sega,Capcom,nintendo,square-enix,etc...decidi votar nos rpg's orientais... ate hoje foram estes rpg's que me fizeram passar os melhores momentos "videojogaveis" ate ao presente dia...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

Mensagem por djrodrix » quarta 11 jan 2006, 22:57

Sem dúvida nenhuma os ocidentais... KOTOR é uma das melhores obras-primas alguma vez criadas... Diablo 2 um jogo marcante... Never winternights nem se fala...

Mas por outro lado temos Final Fantasy, uma das maiores, senão a maior, saga da actualidade... Muito bom mesmo...

Mas o meu voto vai para os ocidentais, como eu, e não para os olhos em bico...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 11 jan 2006, 23:16

Hum... escolha muito complicada.

Se por um lado adoro sempre uma boa história a verdade é que prefiro jogos em tempo real do que por turnos. Na realidade esta preferência nem sempre é tão linear assim, de facto se o jogo for do género de Diablo então ai perfiro um jogo por turnos, já se for tipo Jade Empire, prefiro muito mais o estilo em tempo real. Ja devem ter reparado que não gosto muito de jogos tipo Diablo, o meu género de RPG é mais estilo Zelda, Jade Empire, etc :wink:

Para mim, o que era mesmo bom, era uma boa história final fantasy com todas akelas "imagens bonitinhas" com combates em tempo real (quem já jogou Kingdom Hearts já teve uma pekena experiência do género).

Assim sendo axo k vou escolher o ocidental... :wink:

RPG´S POWER!!!
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 11 jan 2006, 23:29

MadnessJonny Escreveu:Hum... escolha muito complicada.

Se por um lado adoro sempre uma boa história a verdade é que prefiro jogos em tempo real do que por turnos. Na realidade esta preferência nem sempre é tão linear assim, de facto se o jogo for do género de Diablo então ai perfiro um jogo por turnos, já se for tipo Jade Empire, prefiro muito mais o estilo em tempo real. Ja devem ter reparado que não gosto muito de jogos tipo Diablo, o meu género de RPG é mais estilo Zelda, Jade Empire, etc :wink:

Para mim, o que era mesmo bom, era uma boa história final fantasy com todas akelas "imagens bonitinhas" com combates em tempo real (quem já jogou Kingdom Hearts já teve uma pekena experiência do género).

Assim sendo axo k vou escolher o ocidental... :wink:

RPG´S POWER!!!
Pois... Aí esta, seria o que chamaria de jogabilidade aliada a uma boa historia... Uhm... so vem a cabeça o Shenmue... (não é bem um rpg, eu sei...)
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 11 jan 2006, 23:32

esse pode ser talvez o unico que junte as duas vertentes(historia e jogabilidade,na qual se junta tambem um grafismo de luxo para a epoca)... é pena nao ser 100% rpg,mas continua a ser o melhor :P
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 12 jan 2006, 0:32

Pessoalmente adoro os dois... pois satisfazem campos diferentes!

-Em geral os rpgs orientais têm histórias muito melhores, mas também mais limitadas em termos de opções. Os ocidentais tendem a ter narrativas abertas em que o jogador pode escolher o seu caminho e isso é muito cativante para qualquer jogador! A outra distinção é que nos orientais o jogador veste sempre a pele de uma personagem com características fixas, ao invés dos ocidentais em que essa personagem é costumizável.

-A distinção também pode ser feita no aspecto estético, onde os ocidentais primam pelos universos de high fantasy ou fc mais adultas, e os orientais em ambientes mais anime, sempre com personagens adolescentes, num universo que em geral mistura a high fantasy com a fc.

-Não é verdade que os rpg's ocidentais sejam em tempo real e os orientais por turnos... isso acontece em geral, mas há muitos casos do contrário!
NwN, KOTOR são rpg's ocidentais por turnos (mesmo que não pareça)...
Star Ocean, Tales of Symphonia são exemplos de rpg's orientais em tempo real.
Não se esqueçam que o motivo dos rpg's serem por turnos prende-se com razões técnicas! A diferença é que o público japonês ganhou-lhe muita afeição, em oposição ao americano que o despreza.

O que os distingue em termos de combate é sobretudo a transição do modo de exploração para o modo de batalha, que nos orientais leva a uma transição do cenário e nos ocidentais não.
esse pode ser talvez o unico que junte as duas vertentes(historia e jogabilidade,na qual se junta tambem um grafismo de luxo para a epoca)... é pena nao ser 100% rpg,mas continua a ser o melhor Razz
Não percebo essa ligação do Shenmue aos RPG's... Shenmue tem pouco a haver com rpg's (está muito mais próximo das aventuras gráficas), e a jogabilidade só é boa nos combates, porque na exploração é péssima (pelo menos na Xbox).

Há excelentes exemplos de bons rpg's com boa história e jogabilidade, não percebo porque é que é preciso falar do shenmue... Pessoalmente, acho que há histórias bem melhores por aí...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Rpg Oriental ou Ocidental?

Mensagem por Morbus » quinta 12 jan 2006, 1:20

Cyrax Escreveu:Ora, embora os rpgs de estilo ocidental sejam bons, são livres e raramente centram-se no(s) heroi(s), ou seja, é raro ouvir a voz... acho que isso dá uma liberdade ao pensarmos em jogos como kotor e jade Empire, pois existe a tal liberdade de escolha... mas acho que assim perde um pouco o envolvimento que o jogador tem com a historia... Acho que apesar de ser uma historia linear, sempre sentimos que somos aquela personagem extra, aquela que esta na historia mas que ninguem vê...
Eu acho que é precisamente o contrário. Nunca um jogo me envolveu tanto como KOTOR, e isso foi graças a eu ter um bom controlo sobre as escolhas da personagem. Excelentes história e sem escolhas é que não envolvem nada. Caso disso seria um Senhor dos Aneis tipo batalhar prá frente e saber a história, mesmo que muito bem contada... (eu não joguei os jogos do LOTR a não ser o Battle fo ME e esse foi só um bocadinho, embora seja um "Tolkien-nut")
A minha escolha recai nos ocidentais mas note-se que nunca joguei orientais (para minha infelicidade pois gostava de experimentar o FFVII). Entre os ocidentais encontram-se obras primas como Fallout (1 e 2) que é uma obra prima pura e simplesmente, mesmo para agora (menos os gráficos), KOTOR lindo e emersivo à força toda, Diablo 2, viciante por causa do sistema de level up e do modo de se ganhar armas mais poderosas (muit engenhoso o conceito sim senhor). Claro que há outros excelentes RPG's mais baseados em combate, como sendo Neverwinter Knights ou Dungeon Siege (1 e 2), todos ocidentais, mas o melhor é mesmo Fallout. A quem não jogou é bom que jogo porque perde uma experiência interessantíssima e emersiva, que mostra o que é de facto um excelente jogo (para a época) e um expetacular jogo (para agora). Lembro que mais ocidental que fallout é difícil: passa-se na américa pós-nuclear... LINDO!
Mas outros excelentes RPG's estão nos Wizards of the Coast (os autores de Baldur's Gate, Icewind Dale e Neverwinter Nights) claro. Mas a falida Black Isle é que fazia grandes RPG's. Que me lembre e que joguei: Fallout 1, Fallout 2, Baldur's Gate 2, Icewind Dale 2, Lionheart, Neverwinter Nights... é só ver.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Re: Rpg Oriental ou Ocidental?

Mensagem por Maedhros » quinta 12 jan 2006, 1:45

Morbus Escreveu:
Cyrax Escreveu:Ora, embora os rpgs de estilo ocidental sejam bons, são livres e raramente centram-se no(s) heroi(s), ou seja, é raro ouvir a voz... acho que isso dá uma liberdade ao pensarmos em jogos como kotor e jade Empire, pois existe a tal liberdade de escolha... mas acho que assim perde um pouco o envolvimento que o jogador tem com a historia... Acho que apesar de ser uma historia linear, sempre sentimos que somos aquela personagem extra, aquela que esta na historia mas que ninguem vê...
Eu acho que é precisamente o contrário. Nunca um jogo me envolveu tanto como KOTOR, e isso foi graças a eu ter um bom controlo sobre as escolhas da personagem. Excelentes história e sem escolhas é que não envolvem nada. Caso disso seria um Senhor dos Aneis tipo batalhar prá frente e saber a história, mesmo que muito bem contada... (eu não joguei os jogos do LOTR a não ser o Battle fo ME e esse foi só um bocadinho, embora seja um "Tolkien-nut")
A minha escolha recai nos ocidentais mas note-se que nunca joguei orientais (para minha infelicidade pois gostava de experimentar o FFVII). Entre os ocidentais encontram-se obras primas como Fallout (1 e 2) que é uma obra prima pura e simplesmente, mesmo para agora (menos os gráficos), KOTOR lindo e emersivo à força toda, Diablo 2, viciante por causa do sistema de level up e do modo de se ganhar armas mais poderosas (muit engenhoso o conceito sim senhor). Claro que há outros excelentes RPG's mais baseados em combate, como sendo Neverwinter Knights ou Dungeon Siege (1 e 2), todos ocidentais, mas o melhor é mesmo Fallout. A quem não jogou é bom que jogo porque perde uma experiência interessantíssima e emersiva, que mostra o que é de facto um excelente jogo (para a época) e um expetacular jogo (para agora). Lembro que mais ocidental que fallout é difícil: passa-se na américa pós-nuclear... LINDO!
Mas outros excelentes RPG's estão nos Wizards of the Coast (os autores de Baldur's Gate, Icewind Dale e Neverwinter Nights) claro. Mas a falida Black Isle é que fazia grandes RPG's. Que me lembre e que joguei: Fallout 1, Fallout 2, Baldur's Gate 2, Icewind Dale 2, Lionheart, Neverwinter Nights... é só ver.
Como podes saber o que é mais imersivo, se pareces não ter jogado rpgs orientais? Experimenta um bom rpg oriental (não te fiques por ffvii), e aí perceberás o que Cyrax quer dizer por imersividade.

Não digo que KOTOR não seja imersivo... é e bastante! Mas o Cyrax tem razão, em geral os rpg's orientais têm histórias muito cativantes e originais, que dominam o jogador ao longo de todo o jogo...

Wizards of the Coast foram os criadores do jogo e universo "Dungeons and Dragons" (entre outros jogos de mesa), em que se baseiam esses rpg's, mas não são autores (directos) de nenhum rpg para pc.

Black Isle não produziu todos esses jogos que mencionas... produziu o mítico Torment, os dois Icewind Dale e Fallout 2. Baldus Gate I e II e Neverwinter Nights são da autoria da Bioware.

E a "Black Isle" ainda existe, de uma certa forma, pelo menos! Os seus membros fundaram a Obsidian, que é a autora do "Sith Lords".
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 jan 2006, 2:03

É bom saber isso. Mas permite-me discordar quanto ao facto da Black Isle não ter feito o Baldur's Gate. Eu sei do que falo. Baldur's Gate é feito pela Black Isle porque, no início do jogo, aparece o logo deles? Ou isso não quer dizer nada? :? Acho que quer...

Quanto ao eu n ter jogado nenhum RPG oriental tirar-me o direito de falar (em certa medida) acho que tens razão. :roll: Mas, de qualquer forma, acho que uma grande intervenção do jogador nas escolhas da personagem, à partida, são um ponto para a emersividade da narrativa.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
scarface2
Novato||Novata
Mensagens: 11
Registado: quinta 12 jan 2006, 10:38

Mensagem por scarface2 » quinta 12 jan 2006, 11:05

mas o outro é meu
fui eu que criei
é o eu trabalho para TIC e MAT.
INJUSTIÇA.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 jan 2006, 11:50

scarface2 Escreveu:mas o outro é meu
fui eu que criei
é o eu trabalho para TIC e MAT.
INJUSTIÇA.
Mmmm... Não me parece que seja injustica...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
scarface2
Novato||Novata
Mensagens: 11
Registado: quinta 12 jan 2006, 10:38

Mensagem por scarface2 » quinta 12 jan 2006, 11:54

Morbus Escreveu:
scarface2 Escreveu:mas o outro é meu
fui eu que criei
é o eu trabalho para TIC e MAT.
INJUSTIÇA.
Mmmm... Não me parece que seja injustica...
parece-te mal!!!!!
então como é que eu estou ligado outra vez. hã?
eu sou teho aulas á tarde hoje, estou em minha casa a presenciar o que vocês fizeram nas minhas costas.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 jan 2006, 12:12

Sério? Diz o teu IP ao moderador, para que sejam comparados os IP que os outros banidos também utilizaram e depois vê-se quem tem razão. No entanto, offtopics contínuos mesmo depois dos avisos e divulgação de pirataria, e não cumprimento das regras de um tópico específico são razões bastantes para uma expulsão.

P.S.: Eu não pensei que te tivessem banido, pensei sim que tivesse banido o stream e o IP que ele utilizou, só.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 12 jan 2006, 13:28

Morbus Escreveu:É bom saber isso. Mas permite-me discordar quanto ao facto da Black Isle não ter feito o Baldur's Gate. Eu sei do que falo. Baldur's Gate é feito pela Black Isle porque, no início do jogo, aparece o logo deles? Ou isso não quer dizer nada? :? Acho que quer...

Quanto ao eu n ter jogado nenhum RPG oriental tirar-me o direito de falar (em certa medida) acho que tens razão. :roll: Mas, de qualquer forma, acho que uma grande intervenção do jogador nas escolhas da personagem, à partida, são um ponto para a emersividade da narrativa.
Baldur's Gate II foi co-produzido pela Bioware e pela Balck Isle, mas os outros não (também erro... :wink: )

E o motivo pelo qual as opções nem sempre tornam a aventura imersiva é simples: se a personagem estiver a ser delineada por ti, existe apenas na tua imaginação, enquanto se for uma personagem delineada pelos programadores, desde que tenha uma personalidade forte, podes ver as suas emoções e reacções, tornando-a mais credível, e consequentemente, toda a narrativa.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Responder