The Elder Scrolls IV - Oblivion

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Que nota dás a este jogo?

1 Estrela
2
2%
2 Estrelas
2
2%
3 Estrelas
5
6%
4 Estrelas
13
15%
5 Estrelas
14
16%
RECOMENDADO
52
59%
 
Total de votos: 88
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 28 dez 2005, 11:21

Newtomic Escreveu:Páh tipo as letras pikenas SUKAM bués, principalmente em frente a monitores TFT, como é o meu caso no TRABALHO... [xx(]
:cry: :( :cry: [:(] Tá-bem tá bem, eu paro... :cry:

Agora a falar de coisas sérias: saquei o trailer oficial do jogo e dois videos de gameplay: :shock: [:0] [B)] :shock: :o Aquele jogo é, de facto, uma coisa fenomenal e prontos. Quanto àquilo que eu disse de correr em máquinas modestas esqueçam: assim como está, oblivion só corre em máquinas de topo e tem que ser de topo mesmo. Aqueles detalhes todos em 3D nas sombras e relevos da parede, nos tijolos da parede!!! As folhas das árvores parecem estar todas desenhadas individualmente, e não sei se estão mesmo!!! Eu ainda não percebi como funciona o motor gráfico... Física real (mas é MESMO real) sombras reais (dão-me o mesmo espanto que deram as de Deuz Ex). Detalhes de luminusidade espetaculares, uma conversação nada á la Morrowind, digna dos bons RPG's do nosso tempo. Detalhes da cara dos personnagens, de corpo, um interface com o mundo que é uma coisa de cortar a respiração. Só uma coisa me deixou desiluido: as chamas. Estão a ver uma cidade a arder? Pronto, não parece uma cidade a arder de facto, e as chamas são muito coputadorizadas. E o portão para Oblivion também me pareceu muito "GIFado" (?!?!?!?).
Fora isto, o jogo é espetacular. E os combates? perguntam vocês. Mecânicos. :lol:
Última edição por Morbus em quarta 28 dez 2005, 14:29, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 28 dez 2005, 13:46

Morbus Escreveu:
Newtomic Escreveu:Páh tipo as letras pikenas SUKAM bués, principalmente em frente a monitores TFT, como é o meu caso no TRABALHO... [xx(]
:cry: :( :cry: [:(] Tá-bem tá bem, eu paro... :cry:

Agora a falar de coisas sérias: saquei o trailer oficial do jogo e dois videos de gameplay: :shock: [:0] [B)] :shock: :o Aquele jogo é, de facto, uma coisa fenomenal e prontos. Quanto àquilo que eu disse de correr em máquinas modestas esqueçam: assim como está, oblivion só corre em máquinas de topo e tem que ser de topo mesmo. Aqueles detalhes todos em 3D nas sombras e relevos da parede, nos tijolos da parede!!! As folhas das árvores parecem estar todas desenhadas individualmente, e não sei se estão mesmo!!! Eu ainda não percebi como funciona o motor gráfico... Física real (mas é MESMO real) sobras reais (dão-me o mesmo espanto que deram as de Deuz Ex). Detalhes de luminusidade espetaculares, uma conversação nada á la Morrowind, digna dos bons RPG's do nosso tempo. Detalhes da cara dos personnagens, de corpo, um interface com o mundo que é uma coisa de cortar a respiração. Só uma coisa me deixou desiluido: as chamas. Estão a ver uma cidade a arder? Pronto, não parece uma cidade a arder de facto, e as chamas são muito coputadorizadas. E o portão para Oblivion também me pareceu muito "GIFado" (?!?!?!?).
Fora isto, o jogo é espetacular. E os combates? perguntam vocês. Mecânicos. :lol:
Ahhh, então tenho razão que aqueles combates são mecanicos, apesar de gostar de um pormenor que é o adversario defender-se com escudo, embora mecânico...
Ps- "sobras reais"? isso é alguma parte do video que aparece as sobras do jantar do rei? Ahahah, perceberam? Sobras=restos Reais=realeza... ah...a.... Ok, não teve piada....
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 28 dez 2005, 14:31

Lol. Já corrigi. É sombras. O sistema de sombras, pareceu-me, está finalmente direito e realistico. As sombras desfocam-se com a distânica, que é aquilo que lhe dá o aspecto ral. É pura e simplesmente lindo. Vão ao site da bethesda e de lá vão ao site oficial do Oblivion. Downloads e escolha. Simplesmente magnífico.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
BoneBreaker
Beginner
Mensagens: 47
Registado: sexta 28 fev 2003, 11:39
Localização: Portugal

Mensagem por BoneBreaker » terça 17 jan 2006, 17:46

Oh que interessa se são mecanicos quero é ver outra x o mundo de elder scrolls espero que seja ainda maior e que desta x seja um puco mais interactivo... Os combates mecanicos não me desanimaram em morrowind por isso tambem nao o faram em Oblivion!!! :o
To play or not play??
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 18 jan 2006, 14:19

Vejam isto...

Acho um pouco desanimador a parte do "the keyword is more"... :( It should be better...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 18 jan 2006, 14:38

Morbus Escreveu:Vejam isto...

Acho um pouco desanimador a parte do "the keyword is more"... :( It should be better...
Para ti, que és um fanático de Morrowind, não me parece que isso seja um problema!
Vais ter mais quests, melhores gráficos, maiores ambientes e uma IA revolucionária! Devias estar contente.

Cromos como eu, que queriam Morrowind meets KOTOR, podem começar a tirar o cavalinho da chuva, porque mais uma vez a demanda principal não conduz o jogador, nem é o fulcral do jogo. Parece que vou ter de esperar pelo Mass Effect para ter um rpg às minhas medidas...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 jan 2006, 22:52

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Vejam isto...

Acho um pouco desanimador a parte do "the keyword is more"... :( It should be better...
Para ti, que és um fanático de Morrowind, não me parece que isso seja um problema!
Vais ter mais quests, melhores gráficos, maiores ambientes e uma IA revolucionária! Devias estar contente.

Cromos como eu, que queriam Morrowind meets KOTOR, podem começar a tirar o cavalinho da chuva, porque mais uma vez a demanda principal não conduz o jogador, nem é o fulcral do jogo. Parece que vou ter de esperar pelo Mass Effect para ter um rpg às minhas medidas...
Pois, eu de facto estou contente, e postei isto antes de ler a noticia toda. Para mim, de qualquer forma, acho que eles também consideraram o better... :wink:

O que estava com mais desanimação não era por causa do Oblivion. Aainda bem que é para mais!!! O que estava desanimado era em relação ao fallout... mas isso não é para este tópico. Já estamos com essa conversa noutro... :|

:EDIT: adicionei uma votação neste tópico para que possam dar uma nota ao jogo...

:idea: :arrow: Aproveitem o exemplo, criadores de tópicos, e façam o mesmo para cada tópico relativo a um jogo que tenha criado. Acho que é uma boa ideia 8-[
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 21 jan 2006, 22:58

Bem, dei 5 estrelas porque sei que vai ser um bom jogo, mas com o hype todo que está em redor do jogo, tenho a certeza que ao menor erro é penalizado, por isso penso que o jogo terá 5 estrelas e não o recomendado!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » sábado 21 jan 2006, 23:06

Blá, blá, blá, combate, blá, blá, blá, gráficos...

Será que ninguém se dá ao trabalho de falar daquilo que é sem dúvida o factor mais inovador do Oblivion (pelo menos na minha opinião)?

Será que ninguém se dá ao trabalho de falar da Radiant AI?
Oblivion boasts a new artificial intelligence system codenamed 'Radiant AI'. It is a major source of excitement for many of the fans of the series as it aims to counter what was believed to be one of the major flaws of the previous installment (The Elder Scrolls III: Morrowind): the lack of 'life' of the NPCs in the game. Radiant AI gives every NPC a set of 'needs' (such as hunger) that they will need to fulfill, thus creating a more lifelike world.

Radiant AI works by giving NPCs a list of goals. Nothing else is scripted. They must decide how to achieve these goals by themselves based on their individual statistics. A hungry NPC might compare his current gold against his moral values to decide whether he will walk to a store and purchase food, or just steal it; a skilled archer can choose to hunt his own deer.

This has required massive testing, but has even greater long-term flexibility for future NPC AI.

The following are humorous examples of unexpected behavior discovered during early testing:

Example 1: One character was given a rake and the goal "rake leaves"; another was given a broom and the goal "broom paths," and this worked smoothly. Then they swapped the items, so that the raker was given a broom and the broomer was given the rake. In the end, one of them killed the other so he could get the proper item.

Example 2: Another test had an on-duty NPC guard become hungry. The guard went into the forest to hunt for food. The other guards left to arrest the truant guard, leaving the town unprotected. The villager NPCs then looted all of the shops, due to the lack of law enforcement.

Example 3: In another test a minotaur was given a task of protecting a unicorn (there is only one unicorn in the game). However, the minotaur kept on killing the unicorn because he was set to be an aggresive creature.

Example 4: In one Dark Brotherhood quest, the player can meet up with a shady merchant who sells skooma. During testing, the NPC would be dead when the player got to him. The reason was that NPCs from the local skooma den were trying to get their fix, didn't have any skooma, and were killing the merchant to get it.

Bethesda has been hard at work to fix these issues, balancing an NPC's needs against his penchant for destruction so that the game world still functions in usable fashion.
Texto tirado da Wikipedia
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 jan 2006, 23:11

Sim a RadiantAI que a bethsoft tanto fala. É, de facto, uma coisa excelente (sim é mesmo mesmo muito bom) e eu já sabia disso. Mas tenho uma coisa a reparar: a meu ver, aquilo não é tecnologia nova coisa nenhuma! É mas é a tecnologia que temos aplicada de maneira diferente, ou seja, uma ideia fenomenal e muito boa que vem trazer inovações fenomenais, mas com a tecnologia actual. Ao fim e ao cabo, vem criar um IA mais realista.

Eu digo: quando ouver, de facto, tecnologia à altura das ideias, aí sim, haverá uma IA digna desse nome. Falas espontâneas (sim é sonhar alto mas o que vemos agora era sonhar alto há uns anos atrás), animações emotivas e adaptadas à disposição do NPC, disposições espontâneas, desenvolvidas e realistas, entoação automática, voice generators que pazem com que deixe de ser necessário gravar todos as falas do jogo... Pois é... Oblivion e o seu RadiantAI é o começo de uma nova era :D :D :D

RECOMENDADO sem dúvida... :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » sábado 21 jan 2006, 23:15

Morbus Escreveu:Sim a RadiantAI que a bethsoft tanto fala. É, de facto, uma coisa excelente (sim é mesmo mesmo muito bom) e eu já sabia disso. Mas tenho uma coisa a reparar: a meu ver, aquilo não é tecnologia nova coisa nenhuma! É mas é a tecnologia que temos aplicada de maneira diferente, ou seja, uma ideia fenomenal e muito boa que vem trazer inovações fenomenais, mas com a tecnologia actual. Ao fim e ao cabo, vem criar um IA mais realista.

Eu digo: quando ouver, de facto, tecnologia à altura das ideias, aí sim, haverá uma IA digna desse nome. Falas espontâneas (sim é sonhar alto mas o que vemos agora era sonhar alto há uns anos atrás), animações emotivas e adaptadas à disposição do NPC, disposições espontâneas, desenvolvidas e realistas, entoação automática, voice generators que pazem com que deixe de ser necessário gravar todos as falas do jogo... Pois é... Oblivion e o seu RadiantAI é o começo de uma nova era :D :D :D

RECOMENDADO sem dúvida... :wink:
Isto partindo do princípio que bugs daquele estilo não aparecem na versão final... É que numa coisa tão complexa, há sempre alguns detalhes que podem falhar.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 jan 2006, 23:17

Prime Operative Escreveu:
Morbus Escreveu:Sim a RadiantAI que a bethsoft tanto fala. É, de facto, uma coisa excelente (sim é mesmo mesmo muito bom) e eu já sabia disso. Mas tenho uma coisa a reparar: a meu ver, aquilo não é tecnologia nova coisa nenhuma! É mas é a tecnologia que temos aplicada de maneira diferente, ou seja, uma ideia fenomenal e muito boa que vem trazer inovações fenomenais, mas com a tecnologia actual. Ao fim e ao cabo, vem criar um IA mais realista.

Eu digo: quando ouver, de facto, tecnologia à altura das ideias, aí sim, haverá uma IA digna desse nome. Falas espontâneas (sim é sonhar alto mas o que vemos agora era sonhar alto há uns anos atrás), animações emotivas e adaptadas à disposição do NPC, disposições espontâneas, desenvolvidas e realistas, entoação automática, voice generators que pazem com que deixe de ser necessário gravar todos as falas do jogo... Pois é... Oblivion e o seu RadiantAI é o começo de uma nova era :D :D :D

RECOMENDADO sem dúvida... :wink:
Isto partindo do princípio que bugs daquele estilo não aparecem na versão final... É que numa coisa tão complexa, há sempre alguns detalhes que podem falhar.
Lembras-te que o jogo estava agendado para este natal? Pois bem, depois para fevereiro e depois para maio... Eu não me importo de esperar, até porque assim compro a minha máquina nova mais tarde :wink: , mas isto é sinal de que eles não querem deixar passar nada. Além disso, os patches são sempre patches e não me preocupo muito. Antes de ela sair, eu olho à obra que me é mostrada, não aos erros que penso que podem aparecer. Confio naquela equipa.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » domingo 22 jan 2006, 0:12

Prime Operative -> Está bem, isso é algo muito bom, concordo (um dos motivos pelo qual tenciono comprar o jogo), mas verdade seja dita, não interpretem mal, não sou daqueles que só vêm os graficos como factor principal num jogo (Chris), mas sim todos os aspectos do jogo, tal como o Fahrenheit (é este o nome? Parece algo esquesito se lermos como português ->Farenheite, lol), o jogo foi criticado por ter uns graficos razoaveis, quando se tivesse melhor graficos seria uma obra prima, ah, e pelo longevidade (é esta a palavra? Lol, hoje ando um pouco confuso)...
Eu dou valor a todos os aspectos, principalmente 1, o tempo de jogo, ou é com singleplayer excelente e com muito "tempo de vida" ou tem de ter opções online, e neste aspecto o novo morrowind aparentemente será um "gta medieval" em termos de mapa, garantido assim uma boa longevidade, mas não me parece que sentirei-me imerso na historia, mesmo que tenho muito para fazer! Mas como disse, pelo menos quero algo agradavel à vista (graficos) entre outras coisas...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 23 jan 2006, 0:20

"Radiant AI". Quase que parece trazer um halo à volta... Infelizmente, não passa de um termo pomposo para conceitos de IA há muito desenvolvidos...

E, apesar de achar interessante este conceito de "vida artificial" ser implementado num rpg, já houve alguns jogos que usaram estas técnicas, e em géneros em que fazia mais sentido.
Claro, que nunca num jogo com esta visibilidade, nem a esta escala, e isso acho corajoso, e certamente será uma mais valia no jogo, que perimitirá uma melhor imersão num mundo virtual já de si rico.

Mas, hype aparte (porque me parece que isto é mesmo só um hype, promovido pela bethesda), e ciente de que o RadiantAI é mesmo um passo em frente, acho que o maior problema deste jogo vai permanecer (lá estou eu a cair em cima de um jogo que vou comprar!!).

Simplesmente, porque eu não vejo comportamentos (quasi)realistas a coadunarem bem com falas genéricas (quasi)irreais. Isto tudo parece-me que vai resultar numa inteligência de comportamentos (bem vinda), aliada a uma falta de inteligência nos diálogos, que permanecerão a um nível da geração anterior. I.e. teremos um facelift comportamental, apoiado em personagens que não têm interesse nenhum. Afinal de contas, qual é o interesse de ver o npc a varrer o chão de uma forma realista, se ele depois não diz nada de interessante?? Da primeira vez, deve ter interesse, a observação uma sociedade que se comporta como tal... mas isso nunca será o suficiente para criar um sentido de credibilidade, se essa mesma sociedade não passar de uma fachada.

Neste momento, Spore parece-me mais inovador na área da IA, e com conceitos que mudam MESMO a maneira de jogar um jogo, não sendo meros melhoramentos de componentes "paralelas" à jogabilidade.

Radiant AI sem Real AI não vale muito a pena (digo eu!). Espero estar enganado!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 jan 2006, 0:27

Maedhros Escreveu:Simplesmente, porque eu não vejo comportamentos (quasi)realistas a coadunarem bem com falas genéricas (quasi)irreais. Isto tudo parece-me que vai resultar numa inteligência de comportamentos (bem vinda), aliada a uma falta de inteligência nos diálogos, que permanecerão a um nível da geração anterior. I.e. teremos um facelift comportamental, apoiado em personagens que não têm interesse nenhum. Afinal de contas, qual é o interesse de ver o npc a varrer o chão de uma forma realista, se ele depois não diz nada de interessante?? Da primeira vez, deve ter interesse, a observação uma sociedade que se comporta como tal... mas isso nunca será o suficiente para criar um sentido de credibilidade, se essa mesma sociedade não passar de uma fachada.
E quem te diz que eles não pensaram nisso? Talvez eles corrigam os diálogos para algo mais realista per say de forma que não aconteça que TODOS os NPC's contam sempre a sua vida toda, sempre da mesma maneira, sempre que os interpelamos... [xx(] Para bem havia era de ninguém falar para nós assim sem mais nem menos como se nos conhecêcemos à anos... [:p]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder