Porque fracassam hoje em dia os jogos?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Porque fracassam hoje em dia os jogos?

Sequelas
2
15%
As editoras apenas apostam em gráficos
1
8%
As editoras apenas apostam em jogabilidade
0
Sem votos
As editoras apenas apostam em uma boa história
1
8%
As editoras apenas apostam em querer vender
5
38%
As editoras são pouco/demasiado ambiciosas
1
8%
Já há poucas pessoas a apostarem em fazer coisas sozinhas com medo de fracassarem devido ao público demasiado exigente
3
23%
 
Total de votos: 13
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Porque fracassam hoje em dia os jogos?

Mensagem por Triper » terça 01 mai 2007, 23:25

É isso mesmo, porque será que eles fracassam hoje em dia?
Será de não corresponderem ao que se espera ou por se esperar algo demasiado ambicioso?
Será por serem meramente sequelas? Mas então porque é que jogos como MGS e PES rendem tanto?
É verdade que o MGS é um excelente jogo com uma excelente história e uma excelente jogabilidade e o PES tem uma excelente jogabilidade mas não haverá jogos também com boas histórias e boa jogabilidade e que também vendem bem? Existir existem mas se eles existem porque será que não merecem sequelas?
O mesmo se aplica aos jogos que tem bons gráficos que apenas vendem por isso, gráficos. Porque é que eles tendo só bons gráficos tendem a ter sequelas se ninguém os gramou?
Será por causa do ciclo vicioso de tentar surripiar mais uns trocos aos jogadores?
Então e que dizer daqueles jogos ultra bons que ninguém lhes toca? Que é feito deles? Ficam abandonados até alguém pegar na mesma formula e fazer algo parecido mas só que com nome de uma editora famosa?
Será que estamos à beira do fim da era das novas ideias e chegámos à era onde só os grandes mandam e com fórmulas já ultrapassadas?
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 01 mai 2007, 23:29

Mas defines fracasso em que campos? A nível financeiro é de vento em popa, a nível mediático são o cinema do sec XXI, são uma força cultural emergente, têm peso social...
Percebo o que queres dizer mas não sei até que ponto os jogos "fracassam" para a maioria do jogadores.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 01 mai 2007, 23:39

O título talvez seja mais do género "O que pode levar um jogo a fracassar". Pelo menos é o que eu subentendo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » terça 01 mai 2007, 23:49

Sim, eu sei que eles vendem sempre devido a inúmeros factores, quer seja publicidade ou por serem como tu dizes mas os grandes jogos como ICO por vezes nunca são vistos como a pérola que deveriam ter disso. Os jogos que mais sucesso deveriam ter são aqueles mais esquecidos e o pessoal nunca entende porquê até lhes por as mãos e os adorar e continuar a não perceber o porquê de não ser famoso apesar de ser conhecido por inúmeros factores bons.
Porquê, porque é que eles fracassam no vender apesar de serem grandes jogos e terem tão boa publicidade de revistas e sites e o pessoal os deliciar após lhes porem as mãos em cima?
FuSiOnShArK Escreveu:O título talvez seja mais do género "O que pode levar um jogo a fracassar". Pelo menos é o que eu subentendo.
Sim, eu sei, FuSiOnShArK, pode parecer isso mas entende isto mais como um porquê de os grandes jogos não terem o valor merecido se tão bem se fala deles? Entende isto como se fosse um grande porquê disso.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 02 mai 2007, 0:32

Nem todos os jogos correspondem aos desejos de entretenimento puro dos consumidores, e nem todos os jogadores possuem uma percepção histórica dos videojogos para conseguir separar o trigo do joio. Acho que é tão simples quanto isso.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 mai 2007, 9:41

Uma das coisas que faz vender jogos é o hype. E isto não é criado necessariamente por uma grande jogabilidade, boa historia, personagens carismáticas e inovação, mas sim por uma equipa de marketing e PR que consegue fazer com que o jogo seja falado nas revistas, nos sites de jogos e até mesmo nos fóruns. Claro que se o jogo for bom é mais fácil chamar a atenção dos jogadores, mas também começa a ser muito presente na industria a desconfiança dos jogadores de que algumas pontuações são compradas.
Um bom exemplo de um jogo mediano que teve muito hype e que acho que vendeu bem foi o Need for Speed Carbon. Basicamente um NFSMW de noite e com mais efeitos de post processing. No geral foi um jogo co pouco valor, mas foi falado e comprado. E outros jogos mais merecedores não: um bom exemplo foi o Okami.

Uma nova moda que está a surgir, especialmente nos PCs, é a notabilização dos jogos pelo motor gráfico. Cada vez mais vemos jogos com gráficos de topo, muitas vezes que exigem tanto do hardware que apenas as próximas geração de gráficas os conseguem correr em condições com tudo no máximo.
Bons exemplos: Oblivion - Um jogo que é uma seca descomunal de jogar, mas que tem gráficos fantásticos. Ainda antes de ser lançado, os seus vídeos enchiam as bocas dos gamers de água perante tanto eye candy. E quando saiu toda gente falava nele e ainda hoje é usado como benchmark para testar hardware novo.

Outra coisa que acho que também ajuda a dar a sensação de que os jogos não estão no seu melhor é o facto de já não serem novidade para a maioria dos gamers. Quem joga há vários anos tem dificuldade em se impressionar com um jogo actual, pois no fundo é tudo formulas reutilizadas. Apenas os gráficos conseguem impressionar, pelas razões que falei em cima.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 9:54

Role-Player Escreveu:Nem todos os jogos correspondem aos desejos de entretenimento puro dos consumidores, e nem todos os jogadores possuem uma percepção histórica dos videojogos para conseguir separar o trigo do joio. Acho que é tão simples quanto isso.
QTF

Acho que é um conjunto de todas as opções menos da terceira e da primeira. Apostar em jogabilidade é coisa que não tenho visto muito. Aposta-se mais é no HYPE da jogabilidade.

:EDIT:
É bom ver cada vez mais pessoas a aperceberem-se do estado degradado da indústria... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 mai 2007, 10:04

Acho que os jogos estão a ficar como o cinema, um monte de porcaria durante o ano todo com uma ou outra pérola pelo meio.
Mas enquanto o publico comprar os estúdios continuam a fazer porcarias.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 10:16

Winjer Escreveu:Acho que os jogos estão a ficar como o cinema, um monte de porcaria durante o ano todo com uma ou outra pérola pelo meio.
Infelizmente, os jogos estão a ficar como o cinema em muitos outros aspectos... :( E isso nem é um problema em si, o problema mesmo é não haverem jogos que NÃO FIQUEM como o cinema... É tudo acção, jogos lineares, acção, gráficos, jogos lineares e acção... Não estou contra eles, estou contra é não haver jogos que sejam escolhas, consequências, imersividade pela história e não pelos gráficos/mecânica de jogo/prespectiva da câmara, mecânicas de jogo desenvolvidas em vez de mecânicas de jogo "originais" e "inovadoras"... Tá mali!!! É estuuúpido!

Neste momento tenho dois títulos que aguardo para jogar. Um é Afterfall (indie), e o outro é Age of Decadence (indie). E depois há mais dois títulos que aguardo para ver como é mas que não vou comprar de certeza absoluta. Um é Fallout 3 (para ver o quão fundo eles vão bater) e o outros é Mass Effect (para ver como boas mecânicas de jogo podem ser afogadas por mau design, sim, porque ao que parece ME está cheio de boas ideias, mas ao que me parece a MIM, o design do jogo é uma real gosmice... Mas a ver vamos, é por isso que aguardo o jogo - o jogo não os trailers, os vídeos, os screenshots e o hype).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » quarta 02 mai 2007, 10:19

Winjer Escreveu:Acho que os jogos estão a ficar como o cinema, um monte de porcaria durante o ano todo com uma ou outra pérola pelo meio.
Mas enquanto o publico comprar os estúdios continuam a fazer porcarias.
Concordo em parte contigo (embora não tenha uma visão tão má do cinema). Tal como no cinema, temos que saber onde procurar, se formos aos blockbusters há uma grande probabilidade de nos desiludirmos, mas se souberes onde procurar ainda há muitos e bons jogos.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 mai 2007, 10:29

Tens razão. Mas tal como disseste, é preciso saber procurar. Ou seja os bons filmes não se encontram tão facilmente nos cinemas como as porcarias que alguns estúdios mandam cá para fora.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » quarta 02 mai 2007, 10:38

Winjer Escreveu:Tens razão. Mas tal como disseste, é preciso saber procurar. Ou seja os bons filmes não se encontram tão facilmente nos cinemas como as porcarias que alguns estúdios mandam cá para fora.
Claro. O problema é que o jogador casual (tal como e espectador de cinema casual) vulgo as massas, não sabem onde procurar e levam com tudo o que os estudios lhe dão e ficam satisfeitas porque o seu nivel de exigencia é normalmente baixo (atenção não estou contra os jogos e filmes blockbusters, eles são necessários e há alguns de boa qualidade)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » quarta 02 mai 2007, 11:47

E o problema de isso tudo é porque preferem apostar em fórmulas vencedoras à partida para os fanboys desses géneros pois sabem que esses compram de certeza enquanto os que preferem algo diferente ficam à anhar e só vêm nas prateleiras algo que já jogou parecido, já não lhe é estranho e já lhe parece enjoar de mais.
No cinema passa-se o mesmo com isso.
São dois mundos que juntos dariam excelentes frutos como se pode ver em alguns e poucos jogos mas que infelizmente ninguém os sabe aproveitar a 100% por cento por apenas se preocupam em vender.
Ousadia é o que parece faltar nestes dois mundos pois ideias não devem faltar com absoluta certeza.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 11:50

Triper Escreveu:E o problema de isso tudo é porque preferem apostar em fórmulas vencedoras à partida para os fanboys desses géneros pois sabem que esses compram de certeza enquanto os que preferem algo diferente ficam à anhar e só vêm nas prateleiras algo que já jogou parecido, já não lhe é estranho e já lhe parece enjoar de mais.
Era bom que fosse assim... :( Os Fanboys, como dizes, de Fallout não têm tido nada desde há 8 anos para cá... :? Antes eles estavam contra a inovação porque queriam mais do mesmo, AGORA eles pedem inovação porque querem mais do que eles vêm como melhor.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 02 mai 2007, 12:29

Eu como fan-boy de Final Fantasy sou obrigado a esperar cerca de 3/4 anos por um novo capitulo. Isso tambem é um desespero... :evil:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Responder