Porque fracassam hoje em dia os jogos?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Porque fracassam hoje em dia os jogos?

Sequelas
2
15%
As editoras apenas apostam em gráficos
1
8%
As editoras apenas apostam em jogabilidade
0
Sem votos
As editoras apenas apostam em uma boa história
1
8%
As editoras apenas apostam em querer vender
5
38%
As editoras são pouco/demasiado ambiciosas
1
8%
Já há poucas pessoas a apostarem em fazer coisas sozinhas com medo de fracassarem devido ao público demasiado exigente
3
23%
 
Total de votos: 13
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 mai 2007, 12:44

Hunter Escreveu:Eu como fan-boy de Final Fantasy sou obrigado a esperar cerca de 3/4 anos por um novo capitulo. Isso tambem é um desespero... :evil:
Se calhar preferias que fosse tipo os FIFAs?
Final Fantasy 2007..e depois Final fantasy 2008, com uma nova tecla que faz a personagem piscar o olho ou algo do género.

Uma boa fanchise tem de ter um espaçamento de alguns anos entre cada jogo. Vê o exemplo de MGS, FF, Warcraft, etc, e vê o que acontece com franchises tipo FIFAs. E lembra-te de como a qualidade dos Tomb Raiders foram sempre a melhorar (not), graças a lançamentos de cerca de ano em ano.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 12:44

Hunter Escreveu:Eu como fan-boy de Final Fantasy sou obrigado a esperar cerca de 3/4 anos por um novo capitulo. Isso tambem é um desespero... :evil:
Sim. Entretanto tens toneladas de jogos com mecânicas semelhantes. Eu estou a falar de TIPOS de jogos, não de jogos em si.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 02 mai 2007, 12:49

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Eu como fan-boy de Final Fantasy sou obrigado a esperar cerca de 3/4 anos por um novo capitulo. Isso tambem é um desespero... :evil:
Sim. Entretanto tens toneladas de jogos com mecânicas semelhantes. Eu estou a falar de TIPOS de jogos, não de jogos em si.
Ya, mas é como o Winjer referiu. Eu prefiro aguardar esse tempo e jogar algo que nao me desiluda do que ter um jogo a cada novo ano em que prraticamente aposta na mesma mecanica em vez de invar ( quem nao se lembra de FF X-2)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 02 mai 2007, 12:50

Por exemplo, não entendo como jogos tipo FIFA, NBA, NHL e por aí fora (resumidamente, EA Sports) conseguem lançar todos os anos um novo título e faze-lo sair das prateleiras.

Já jogos menos conhecidos e tão ou mais válidos continuam no anonimato ou quase, muitas vezes apenas por as suas editoras não terem tanto peso no mercado.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 12:54

Hunter Escreveu:Ya, mas é como o Winjer referiu. Eu prefiro aguardar esse tempo e jogar algo que nao me desiluda do que ter um jogo a cada novo ano em que prraticamente aposta na mesma mecanica em vez de invar ( quem nao se lembra de FF X-2)
Pois, eu entendi. Eu referi foi um exemplo diferente, que são os muitos fãs de RPG's hardcore que não têm tido jogos para jogar. Quando o combate de Resident Evil 4 (um jogo de acção/aventura) é melhor que o combate do Neverwinter Nights 2 (um jogo que supostamente devia ser importante na cena dos RPG's, supostamente), acho que alguma coisa está mal. E não é melhor em alguns aspectos, é melhor em todos os aspectos :? Todos mesmo.

:EDIT:
...táctica, diversão, ROLE-PLAY (por incrível que pareça), realismo, liberdade... tudo o que queresmo de um sistema de combate é melhor em Resident Evil 4 que em Neverwinter Nights... Esse problema do NWN já se vêm a fazer sentir nos RPG's desde o Baldur's Gate. Para mim, assim como assim, para um RPG, em que o que deve contar é a habilidade da personagem que criamos ou que estamos a jogar, o melhor sistema de combate é um sistema por turnos ou então tempo real com pausa. :? Se querem jogos de acção vão jogar Ninja Gaiden. Mas não há nada que consiga dar mais liberdade, estratégia, realismo (num determinado sentido que, se quiserem, eu explico) e sentido de recompensa que um BOM sistema de combate por turnos (ou tempo real com pausa).

:EDIT:
Nesse aspecto, Silent Storm é um jogo fenomenal (só lhe falta mesmo os aimed shots tipo fallout). Se tivesse suporte para diálogo desenvolvido e para modificação no sistema de desenvolvimento das personagens, fazia um mod para ele inspirado no Fallout. 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » quarta 02 mai 2007, 13:15

Vocês são uns choramingas, se tivessem que aguentar em ter meia duzia de bons jogos numa decada como se passa no mundo dos simuladores aí queria ver :mrgreen: (tou a exagerar, mas não muito...)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 02 mai 2007, 13:19

icekimi Escreveu:Vocês são uns choramingas, se tivessem que aguentar em ter meia duzia de bons jogos numa decada como se passa no mundo dos simuladores aí queria ver :mrgreen: (tou a exagerar, mas não muito...)
Mas os simuladores é uma coisa muito diferente. Não é tanto baseado com o conceito de jogo como um RPG é. Um simulador é sobre fazê-lo bem. E além disso, um simulador bom dá para anos e anos e anos e anos de jogo e anos e anos e anos de jogo e mais jogo e mais mods e jogo e graphical updates e anos e anos... Um RPG é bem diferente. Eu quero um setting diferente do de Fallout, um setting passado nos dias de hoje, num RPG com um conceito semelhante, mas não há! Tá mali!!! É estuuuúpido!
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 02 mai 2007, 13:20

FuSiOnShArK Escreveu:Por exemplo, não entendo como jogos tipo FIFA, NBA, NHL e por aí fora (resumidamente, EA Sports) conseguem lançar todos os anos um novo título e faze-lo sair das prateleiras.

Já jogos menos conhecidos e tão ou mais válidos continuam no anonimato ou quase, muitas vezes apenas por as suas editoras não terem tanto peso no mercado.
Tão simples quanto haver todos os anos gente nas bancadas do estádios quando o jogo é sempre o mesmo. um caso de paixão. Não concordo, mas aceito-o.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 02 mai 2007, 13:26

ICE Escreveu:
FuSiOnShArK Escreveu:Por exemplo, não entendo como jogos tipo FIFA, NBA, NHL e por aí fora (resumidamente, EA Sports) conseguem lançar todos os anos um novo título e faze-lo sair das prateleiras.

Já jogos menos conhecidos e tão ou mais válidos continuam no anonimato ou quase, muitas vezes apenas por as suas editoras não terem tanto peso no mercado.
Tão simples quanto haver todos os anos gente nas bancadas do estádios quando o jogo é sempre o mesmo. um caso de paixão. Não concordo, mas aceito-o.
Tal como eu, não concordo com a aquisição ano após ano mas compreendo. Este ano concordo com a aquisição de Fifa 07 mas não com a aquisição de PES 6.

Quanto aos bons e maus jogos, pensem pelo lado positivo: não se gasta tanto dinheiro.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 02 mai 2007, 14:22

ICE Escreveu:Tão simples quanto haver todos os anos gente nas bancadas do estádios quando o jogo é sempre o mesmo. um caso de paixão. Não concordo, mas aceito-o.
Eu também não disse que não aceito. Cada um compra os jogos que quer e ninguém mais tem nada a ver com isso. Eu próprio tenho alguns jogos de anos seguidos (FIFAs e NBAs), mas não acho que as inovações sejam suficientes pra justificar um novo lançamento. Então em ano de europeu, é FIFA e EURO no mesmo ano.
Imagem
Avatar do Utilizador
Pedro Santos
Novato||Novata
Mensagens: 12
Registado: terça 23 jan 2007, 22:38
Localização: Portugal, Maia
Contacto:

Mensagem por Pedro Santos » quinta 03 mai 2007, 14:09

Existe hoje em dia uma cultura Gamer do consumismo repetitivo e pouco esclarecido do produto.

Crescem a jogar Need for Speed por exemplo e apenas reagem a esse estimulo ou a propostas similares.

Antigamente os jogos eram produtos ingénuos mas com objectivos comercias hoje são produtos de massas com objectivos de globalização comercial.

A repetição é o inimigo Nº 1 da industria dos videojogos e os Gamers são os culpados desse flagelo criativo e comercial.

Se os gamers estiverem dispostos a correr riscos de investir o seu capital na novidade ao invés do investimento pelo certo e trivial, as produtoras pensariam duas vezes antes de produzir mais um clone para a lista de clones que estão no mercado.

Os rasgos criativos são muitos mas não são compreendidos logo não aceites na comunidade de jogadores.

Portanto o seu destino é o esquecimento e o fracasso comercial.
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 03 mai 2007, 15:13

Não posso votar simplesmente existem muitos outros aspectos além daqueles que temos para escolher na votação. E já agora fracassam em que aspecto? Por vezes um jogo mau há vista da crítica é um bom jogo tanto para a empresa que o criou como para os jogadores que o compraram. Enfim acho a pergunta\tema demasaido vaga.

Mas mesmo assim...

Simplesmente existem muito bons jogos sem um target sufecientemente grande para que sejam financeiramente rentáveis, um exemplo concreto de 2006 é o Okami (Capcom\PS2), apesar de ser louvado pela crítica e aplaudido pela comunidade "core gamer" que apela por mais inovação; o jogo simplesmente não vendeu o sufeciente, resultado a Clover (o estudio produtor) fechou portas.
E estes casos revoltam-me, mas não são unicos do universo de videojogos, o mesmo passa-se no cinema\musica etc... basicamente é a "frase": a vida é injusta.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 03 mai 2007, 17:23

....wow
Acho que deve ser o melhor poll que ja vi, e que todas as respostas podem estar certas. Depende-do o genro e do pretende alcansar um jogo pode falhar por diferentes motivos, falta sde caracteristicas tecnicas aceitaveis, falta de uma jogabilidade com qualidade, falta de um bom erredo...depende do jogo.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
John 5
Beginner
Mensagens: 36
Registado: sábado 28 abr 2007, 18:28
Localização: submundo...

Mensagem por John 5 » quinta 03 mai 2007, 18:43

o jogos fracassam por generos demasiado repetitivos, e quase nenyuma originalidade nos jogos. Nenhuma empresa arrisca...
Imagem
manelis
Beginner
Mensagens: 27
Registado: quinta 12 abr 2007, 19:26

Mensagem por manelis » sexta 04 mai 2007, 22:11

um grande exemplo disso do hype, é tambem a nintendo em portugal, por exemplo quando se quer comprar jogos pa ds, os unicos decentes que se costumam ver á venda, são os do mario. jogos realmente bons, como advance wars, final fantasy III... nem são encomendados pelas lojas em portugal, o pensamento deles e do genero, "vamos encomendar nintendogs, e o unico jogo que vende".
Responder