Como tornar um RPG mais rico???

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Como tornar um RPG mais rico???

Mensagem por Master Thief » segunda 23 abr 2007, 1:25

Boas,

Não sei se ja existe alguma coisa assim, mas gostava de saber o que vai na alma de cada um em relação ao que esperam de um RPG, sem pensar em custos/tempo de produção ou espaço em CDs/DVD ou seja mais o que for.
As perguntas que faço são:
- Quais as caracteristicas que gostariam de ver num RPG?
- O que tornaria, para voces, um RPG mais rico?

No meu caso:
- era, para agradar a gregos e trianos, um ponto que acho que devia ser comum a todos os jogos feitos em 3D, não só os RPGs: A possibilidade de escolha entre vista na 1ª, 3ª pessoa e de cima. A vista de cima agradaria a quem prefere o genero de vista proporcionada por jogos como NWN e B. Gate. Eu prefiro na 1ª, mas ha mtos que preferem na 3ª e por isso acho que era um aspecto que devia ser sempre tomado em consideração. Acho que todos beneficiariam com isso.

- gostaria de ver as ruas das vilas apinhadas de gente. Por exemplo, no Arx Fatalis a cidade é quase deserta, no NWN ja tem por la umas quantas pessoas. Quanto mais vida existir à nossa volta melhor nos sentimos onde estamos. Gostava de ver putos a correr atras uns dos outros e pessoas a comprar o pão e a fruta que vão comer em casa. Vendedores a gritarem como se fossem os ciganos na feira. Guardas a perseguirem aquele pobre que roubou uma peça de fruta. Coisas assim, movimento realista. Isto remete-me para o ponto seguinte:

- Existencia de eventos que levariam os aldeões/vilões/cidadãos a criarem ajuntamentos. Não acontecimentos programados para acontecer quando o jogador atinge uma certa etapa do jogo, mas sim, coisas que deviam acontecer naquele dia e àquela hora como por exemplo, um heroi famoso qualquer que veio duma aventura e resolveu fazer escala naquele lugar e as pessoas queriam vê-lo e admira-lo, ou um baile promovido pelo rei ou por um cidadão afortunado.

- Que tivessem todos uma historia tão longa e com algum sentimentalismo como no FF7.

- que existisse uma aprendizagem continua baseada no quanto usamos um certo objecto. Por exemplo: o meu personagem não sabe usar uma espada. Precisa, obviamente de uma primeira lição de bases, atravez de um professor, de como manejar uma espada e depois conforme for utilizando tornar-se-á melhor. O uso de um Dummy tornar-se-ia justificado em vez de ser apenas um objecto decorativo. Isto remete-me para o proximo ponto.

- As caracteristicas como força, destreza, etc. poderiam ser melhoradas com a interação com os objectos. Por exemplo, ao manejar a espada durante muito tempo por dia, o meu personagem ganharia gradualmente uma capacidade muscular maior. ao caminhar ganharia algo como endurance ou mesmo destreza. Algo por aí.

Quando me lembrar de mais coisas posto-as.

Dêm-me as vossas opiniões sobre o que acham que seria bom ver num jogo. Eu ca sou da opinião que, embora ache que a historia seja o mais importante, um jogo não depende só da historia e do grafismo.
...I can run, and I can hide... :-''''
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » segunda 23 abr 2007, 2:02

Finalmente alguém da Bioware que vem fazer feedback ..para o forum mais importante de Portugal., :twisted:
Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Mensagem por Master Thief » segunda 23 abr 2007, 2:51

:mrgreen: Quem me dera. :mrgreen:

Ou nao... se calhar nao. :roll:


Granda nick man!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Como tornar um RPG mais rico???

Mensagem por Morbus » segunda 23 abr 2007, 6:32

Antes de mais, tens boa intenção no tópico :P
Master Thief Escreveu:- era, para agradar a gregos e trianos, um ponto que acho que devia ser comum a todos os jogos feitos em 3D, não só os RPGs: A possibilidade de escolha entre vista na 1ª, 3ª pessoa e de cima.
Agora diz-me como fazer um sistema point&click funcionar na primeira pessoa :? Eu digo-te: impossível. Os sistemas point&click característicos da vista isométrica de NWN, BG, FO e por aí fora, são incompatíveis com com os sistemas click&kill. Agradar a gregos e a troianos RARAMENTE é uma boa opção. A melhor maniera é fazer jogos para gregos e jogos para troiano. Mas não, só se faz para os gregos <_<
Master Thief Escreveu: - gostaria de ver as ruas das vilas apinhadas de gente.
Sem dúvida. RPG's à escala real é uma coisa que ainda estou para ver. Fallout 3 tem agora a hipótese de recriar um mundo à escala real sem comprometer a qualidade do jogo, porque Fallout é capaz disso. Mas a Bethesda não vai fazer isso...
Master Thief Escreveu: - Existencia de eventos que levariam os aldeões/vilões/cidadãos a criarem ajuntamentos.
Se queres que te diga, acho que a Radiant AI era uma boa ideia para fazer isso. Pena foi ser um flop e ser tão mal desenvolvida...
Master Thief Escreveu:- Que tivessem todos uma historia tão longa e com algum sentimentalismo como no FF7.
INCOMPATÍVEL. Há pessoas que querem RPG's sem história. Só querem interacção com o setting, e a história é criada por esse setting.
Master Thief Escreveu:- que existisse uma aprendizagem continua baseada no quanto usamos um certo objecto.
Wiii! Andar aos saltos para todo o lado que formos e passarmos 3 horas a disparar contra uma árvore é extremamente realista :roll: Ainda assim, está provado que o sistema de assignable points conjugado com os chamados "treinadores" (NPC's que treinam a tua personagem) são muito melhores. As pessoas têm que se lembrar que os level ups são eventos excepcionais e não coisas comum do dia a dia. É possível fazer um RPG excelente sem haver qualquer possibilidade de level up.
Master Thief Escreveu:- As caracteristicas como força, destreza, etc. poderiam ser melhoradas com a interação com os objectos.
Acho que aqui, tanto como no anterior, já estás a entrar no campo do sistema de jogo. Isso é aí é algo um pouco diferente do conceito de jogo, que era o ponto principal do teu post, certo? Cada jogo com seu sistema, Dungeon Siege tem isso que tu queres, Morrowind também, mas sistemas baseados em D&D ou SPECIAL não. Acho que depende muito da atitude que os programadores querem que o jogador tenha.
Master Thief Escreveu:Dêm-me as vossas opiniões sobre o que acham que seria bom ver num jogo. Eu ca sou da opinião que, embora ache que a historia seja o mais importante, um jogo não depende só da historia e do grafismo.
Um RPG profundo tem que ser bom, ao contrário do que é comummente defendido, em TODOS os aspectos da sua essência. Isso inclui:
- Diálogo e história (sim, Árvores de diálogo desenvolvidas, escolhas e consequências (muitas, coisa que não se vê há uns tempos MUITO valentes).
- Combate (o que significa que a câmara na primeira pessoa está de fora, porque limita, e o que significa que o tempo real está de fora, porque limita)
- Desenvolvimento da personagem (o que significa que devemos ter a liberdade de escolher para onde levar a nossa personagem. Está tudo na liberdade de escolha: devemos ser capazes de escolher como desenvolver a nossa personagem num level up, conforme ou não o que fizemos, e não OBRIGADOS a desenvolvê-la num sentido específico, porque podemos caír no problema de ter medo de fazer algo para não desenvolver aquele skill e diminuir o outro e whatever)
- Inventório (quanto mais items melhor. Morrowind é um excelente passo nessa direcção, e Oblivion também o podia ser, mas não é)

Depois, quando tiver tempo, vou aprofundar mais sobre as mecânicas de jogo como o turn based e a vista isométrica.

BTW não contes com RPG's profundos nos próximos tempos, a não ser em termos de história como os FF ou em termos de diálogo. De resto, é esquecer, vai jogar os velhinhos.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » segunda 23 abr 2007, 10:43

Sou da mesma opinião que tu e foi por isso que tive a ideia de criar um jogo com tudo isso e até já tenho tudo praticamente esquematizado, só falta tempo pra programar isso bem bonitinho e bem feitinho e és capaz de ver um game com isso apesar de não ser nenhuma obra prima é claro pois eu não sou nenhum génio gráfico e faço aquilo como hobbie não job.
A minha ideia é criar um jogo em que o que se usa e o que se faz afecta as personagens bem como a história além de haver um inicio pré-feito, o resto da história é feito como se quer da maneira que se quer e acabá-lo quando se quer.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Lp_Root
Novato||Novata
Mensagens: 17
Registado: terça 17 abr 2007, 15:56
Localização: Who knows...

Mensagem por Lp_Root » segunda 23 abr 2007, 10:47

Realmente isso parece promissor... vai dando notícias.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Re: Como tornar um RPG mais rico???

Mensagem por FuSiOnShArK » segunda 23 abr 2007, 11:02

Master Thief Escreveu: - era, para agradar a gregos e trianos, um ponto que acho que devia ser comum a todos os jogos feitos em 3D, não só os RPGs: A possibilidade de escolha entre vista na 1ª, 3ª pessoa e de cima. A vista de cima agradaria a quem prefere o genero de vista proporcionada por jogos como NWN e B. Gate. Eu prefiro na 1ª, mas ha mtos que preferem na 3ª e por isso acho que era um aspecto que devia ser sempre tomado em consideração. Acho que todos beneficiariam com isso.
Em primeiro lugar, é impossível agradar a gregos e troianos. Aliás, foi dessa realidade que a expressão surgiu :P

Em relação à diferença entre 1ª e 3ª pessoa, acho que isso é um factor que faz os gamers comprar o jogo "A" e deixar o jogo "B" na prateleira. Normalmente, quando os jogos permitem a opção entre as duas perspectivas, nenhuma delas sai a ganhar (é como os champôs 2 em 1). Dos da 3ª pessoa, que me lembre o NwN é o que permite maior (e melhor) manipulação da câmara. De resto, é a clássica perspectiva isométrica que, na minha opinião, é a melhor.
Master Thief Escreveu: - gostaria de ver as ruas das vilas apinhadas de gente. Por exemplo, no Arx Fatalis a cidade é quase deserta, no NWN ja tem por la umas quantas pessoas. Quanto mais vida existir à nossa volta melhor nos sentimos onde estamos. Gostava de ver putos a correr atras uns dos outros e pessoas a comprar o pão e a fruta que vão comer em casa. Vendedores a gritarem como se fossem os ciganos na feira. Guardas a perseguirem aquele pobre que roubou uma peça de fruta. Coisas assim, movimento realista.
A parte do movimento nas ruas é um ponto que já fica mais na parte dos acessóios do que propriamente na parte do jogo por si só. Há alguns que têm algum movimento nas cidades, mercados, feiras, etc. Por exemplo no Planescape Torment tens vida até fartar e, pessoalmente, não vejo grande utilidade pra isso. Aliás, até acho bastante confuso em algumas partes. No Baldur's Gate e afins, a coisa está mais moderada. Mas acho que não nos podemos queixar de não existir essa componente em grande parte dos RPG's que andam por aí.
Master Thief Escreveu: - Existencia de eventos que levariam os aldeões/vilões/cidadãos a criarem ajuntamentos. Não acontecimentos programados para acontecer quando o jogador atinge uma certa etapa do jogo, mas sim, coisas que deviam acontecer naquele dia e àquela hora como por exemplo, um heroi famoso qualquer que veio duma aventura e resolveu fazer escala naquele lugar e as pessoas queriam vê-lo e admira-lo, ou um baile promovido pelo rei ou por um cidadão afortunado.
Isso seria mais depressa reprouzido num FMV do que propriamente numa sequência jogável.
Master Thief Escreveu:- Que tivessem todos uma historia tão longa e com algum sentimentalismo como no FF7.
Mais sentimentalismo que o Planescape Torment? :-k
Master Thief Escreveu:- que existisse uma aprendizagem continua baseada no quanto usamos um certo objecto. Por exemplo: o meu personagem não sabe usar uma espada. Precisa, obviamente de uma primeira lição de bases, atravez de um professor, de como manejar uma espada e depois conforme for utilizando tornar-se-á melhor. O uso de um Dummy tornar-se-ia justificado em vez de ser apenas um objecto decorativo.
Revenant, Dungeon Siege... Que me lembre.

Master Thief Escreveu:- As caracteristicas como força, destreza, etc. poderiam ser melhoradas com a interação com os objectos. Por exemplo, ao manejar a espada durante muito tempo por dia, o meu personagem ganharia gradualmente uma capacidade muscular maior. ao caminhar ganharia algo como endurance ou mesmo destreza. Algo por aí.
Jagged Alliance 2 (acho que há outros, mas não me ocorre agora).
Master Thief Escreveu:Eu ca sou da opinião que, embora ache que a historia seja o mais importante, um jogo não depende só da historia e do grafismo.
Estes pormenores são muito importantes num jogo, mas não deixam de ser meramente cosméticos. Se a jogabilidade não for interessante, o jogo torna-se 'lixo'.
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » segunda 23 abr 2007, 12:56

Lp_Root Escreveu:Realmente isso parece promissor... vai dando notícias.
Tenho o inicio da história feito bem como outras cenas, agora fazer fazer só lá a partir do verão que de momento ando a trabalhar noutro apesar de já ter muito artwork deste feito.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 abr 2007, 13:16

Estás a desenvolver um motor de raiz? É que eu anda há uns tempos à espera de ver um motor sobre o qual possa desenvolver um RPG também :? O problema é que é tudo demasiado sempre o mesmo :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Lp_Root
Novato||Novata
Mensagens: 17
Registado: terça 17 abr 2007, 15:56
Localização: Who knows...

Mensagem por Lp_Root » segunda 23 abr 2007, 13:34

Triper Escreveu:Tenho o inicio da história feito bem como outras cenas, agora fazer fazer só lá a partir do verão que de momento ando a trabalhar noutro apesar de já ter muito artwork deste feito.
é um projecto ambicioso, e admiro-te por dares um passo desses, mesmo (especialmente) que seja como hobbie. ja tens alguma experiência no assunto?
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » segunda 23 abr 2007, 14:07

Morbus Escreveu:Estás a desenvolver um motor de raiz? É que eu anda há uns tempos à espera de ver um motor sobre o qual possa desenvolver um RPG também :? O problema é que é tudo demasiado sempre o mesmo :?
Já pensei nisso mas devido ao tempo despendido nisso vi que ou nunca o acabava ou quando o acabava não teria paciência pra desenvolver o jogo pois já tinha gasto muito tempo a desenvolver o motor assim vai em rpgmaker xp que já não é mau e até agora dá pra fazer quase tudo nele(ainda não sei bem como ei de fazer os combates mas já tenho uma ligeira ideia de como podem ser).
A seu tempo virá info da coisa.
Uma coisa é certa, terá uma banda sonora feita de propósito para o game :-''
Alguém já falou comigo e disse que gostava de a fazer e eu disse que sim e o gajo até que é bem bom na coisa.

Eu até já experimentei praticamente todos os motores freeware de rpgs mas são todos muito fracos pro que quero e o rpgmaker xp dá-me o que quero até agora(não é o melhor mas é bom e simples apesar de ser 2d) e é bem simples de programar além de não perder muito tempo nele coisa que perderia nos outros além de os outros ou terem publicidade à bruta no motor enquanto se joga ou serem limitados.
(não tenho paciência pra fazer modelações 3d nem fazer texturas ultra complexas pois isto é um game made by only one person except the musics that are made by another guy)
Lp_Root Escreveu:
Triper Escreveu:Tenho o inicio da história feito bem como outras cenas, agora fazer fazer só lá a partir do verão que de momento ando a trabalhar noutro apesar de já ter muito artwork deste feito.
é um projecto ambicioso, e admiro-te por dares um passo desses, mesmo (especialmente) que seja como hobbie. ja tens alguma experiência no assunto?
Muito obrigado pelo elogio e sim, eu sei que é ambicioso e por acaso é o meu bichinho. É a minha main ideia pra um jogo e espero vir a concretizá-la.
Experiência em programação nem por isso a não ser em linguagem matemática e rpgmaker programation.
Em linguagem matemática cheguei a fazer um prog pra minha calculadora que era uma especie de fm - a tua equipa tinha 19 players e 3 valores(força, velocidade e técnica) e dava pra jogar contra adversários e comparar e vender jogadores mas nunca o acabei porque cheguei à fase em que apesar de o jogo ter horas e campo de caricas pra se jogar contra adversário a coisa tá tão complicada de ser acabada por estar sempre a optimizar a coisa - nunca o acabei(meter mais cenas do que as variaveis que se tem é dificil).
Em rpgmaker já lidei com mais de 100 tuts e até inclusivé consegui desenvolver maneiras de os simplificar logo podesse dizer que já tenho alguma experiencia nele. Cheguei a fazer algumas cenas mas por não gostar do resultado final nunca as lancei ou apenas as usei pra experiências.

Em breve aparecerá news sobre a coisa e pode ser até mais cedo do que pensam.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » segunda 23 abr 2007, 15:11

Pessoalmente já estou um bocadinho saturada dos cenários à la Sword & Sorcery. Dêem-me RPG's Sci-Fi, ou melhor ainda, com cenários actuais ou de momentos históricos como a II Guerra Mundial. Com este tema, já joguei o Another War, aparentemente também há um chamado Grom mas nunca experimentei.
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 23 abr 2007, 15:19

Sister Moon Escreveu:Pessoalmente já estou um bocadinho saturada dos cenários à la Sword & Sorcery. Dêem-me RPG's Sci-Fi, ou melhor ainda, com cenários actuais ou de momentos históricos como a II Guerra Mundial. Com este tema, já joguei o Another War, aparentemente também há um chamado Grom mas nunca experimentei.
Grom é um clone de Commandos, com a diferença de ter uma história mais desenvolvida. Mas eu não joguei quase nada porque não gosto desse tipo de jogos, falo apenas de primeiras impressões..

Já o Another War não gostei... não sei bem porquê!
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » segunda 23 abr 2007, 15:43

ricky_insane Escreveu: Já o Another War não gostei... não sei bem porquê!
Eu por acaso gostei, tinha um sentido de humor fixe, inspirado no 'Allo, Allo! :)
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 23 abr 2007, 15:44

Sister Moon Escreveu:
ricky_insane Escreveu: Já o Another War não gostei... não sei bem porquê!
Eu por acaso gostei, tinha um sentido de humor fixe, inspirado no 'Allo, Allo! :)
Devo dizer-te que o humor foi a única razão que me fez jogar o jogo durante algum tempo...
Responder