Expectativas para o futuro

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

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Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 22:49

Chris Escreveu:Hmmm tenho de admitir que não estava a compreender. Peço desculpa por ter sido um asno. De qualquer forma, Fallout3 será aquilo que será, e eu penso que a Bethesda não tem razão para ouvir (se é que ouvem) os non-fallout-fans acima dos que são fãs da saga.
O que vai acontecer é que eles não vão ouvir nem uns nem outros, tal como fizeram com Oblivion, e vão apontar Fallout 3 para uma audiência maior (que na verdade é mais pequena, mas whatever), uma audiência que quer o que se tem visto em todos os outros jogos do género. Não vão ouvir nem uns nem outros, vão c4g4ar em cima deles todos e provavelmente que vai gostar vão ser os non-fallout-fans...

Mas agora straying a bit from the point, era muito bom de ver o mainstream deixar de ser arrogante, e deixar de fazer o que disse no meu post anterior. É péssimo ver como certos conceitos de "modernidade" são tão arcaicos e simplesmente retrógrados. O conceito de que Real Time vende melhor, o conceito de que os jogos têm que ser imersivos visualmente, e todas essas coisas, todos esses paradigmas e quasi-leis que o mainstream cria para TODOS os jogos dos quais eles tenham conhecimento e sobre os quais tenham um mínimo de interesse, em meu entender, deviam acabar. É essa (como disse) homogeneização dos jogos (a tal propagação da "doença" - aqui em sentido depreciativo, mas não necessariamente, na minha opinião - por todos os jogos, referida no quote do Sorrow) que está a levar, nos dias de hoje, a que haja cada vez mais pessoas como, por exemplo, o MadnessJonny, a pedirem mais inovação sem saberem bem porquê, sem se aperceberem que os jogos não são maus porque não são inovadores mas porque são simplesmente mal feitos. Inovadores são eles, mas num sentido diferente. Há quem goste, claro, mas muitos dos que queriam gostar, não gostam, e, não entendendo bem porquê (porque simplesmente não entendem) pedem por inovação. Isto, eventualmente, leva a um ciclo vicioso de quanto mais se tenta corrigir pior é... Já aconteceu na indústria dos jogos, e, como alguém disse, talvez venha a acontecer outra vez: o retorno aos conceitos antigos e eficazes nos jogos, o retorno que Fallout foi, e o retorno que Fallout 3 poderia ser, mas que o mainstream parece não querer deixar que seja...

O que me chateia mesmo é ver o pessoal que não gosta dos dois primeiros jogos vir dizer que quer Fallout 3 assim e assado... :roll: Sinceramente, eu não vou para os fóruns da ubisoft dizer que quero o próximo prince of persia mais baseado no desenvolvimento da personagem e com uma história com múltiplos caminhos (e só para não ser uma sandbox), e com um sistema de combate por turnos, para ser mais estratégico. Não vou, mas olha que bem gostava de ver um jogo assim. Mas não vou porque, primeiro estou em minoria e ia fazer figura de idiota (até porque seria uma posição errada da minha parte), e segundo porque não é o meu jogo. Alguma vez eu ia dizer ao meu vizinho que não gosto dos azulejos que ele tem na parede exterior da casa?!

E estes standards do tempo real ser a inovação, a evolução, propagam-se sem que as pessoas se apercebam que o tempo real é mais antigo que o turn based, e dizem que tempo real é moderno porque a maioria das pessoas que começaram agora a jogar só se habituaram ao tempo real, e que dizem que o tempo real é melhor que o turn based porque o turn based não vende... :? Tem alguma lógica isto? TEM!?
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Mensagem por Chris » sábado 21 abr 2007, 23:03

Eu nunca ouvi dizer alguem que real-time é melhor porque vende mais. Mas é natural que jogadores das novas gerações (de pessoas) não apreciem muito turn-based porque estão habituados a receber informação a uma velocidade mais elevada do que "nós" antigamente. Há muito menos paciência hoje em dia para seja o que for e isso é consequência do ambiente que se vive na sociedade que é de desprezar o profundo e elevar o superficial. Não há muito que se pode fazer por isso, sempre foi assim.

A culpa não é da TVI que Morangos com Açúcar tem sucesso, eles limitam-se a fazer o que fazem melhor, a questão é porque é que tem sucesso e a resposta a isso está nas mentes daquilo que te chamas mainstream e não das empresas, consequentemente das empresas de jogos.
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Mensagem por Morbus » domingo 22 abr 2007, 9:12

Chris Escreveu:Eu nunca ouvi dizer alguem que real-time é melhor porque vende mais.
Tu não lês os fóruns da Bethesda... :?
Chris Escreveu:Mas é natural que jogadores das novas gerações (de pessoas) não apreciem muito turn-based porque estão habituados a receber informação a uma velocidade mais elevada do que "nós" antigamente. Há muito menos paciência hoje em dia para seja o que for e isso é consequência do ambiente que se vive na sociedade que é de desprezar o profundo e elevar o superficial. Não há muito que se pode fazer por isso, sempre foi assim.
O que é interessante é que, mesmo havendo menos paciência, cada vez se passa mais tempo com jogos superficiais :? Hack'n'slash, digo... Jogos que exigem mais paciência que esses não há... A não ser jogos de porrada ultra difíceis a la Ninja Gaiden...
Chris Escreveu:A culpa não é da TVI que Morangos com Açúcar tem sucesso, eles limitam-se a fazer o que fazem melhor, a questão é porque é que tem sucesso e a resposta a isso está nas mentes daquilo que te chamas mainstream e não das empresas, consequentemente das empresas de jogos.
Exacto, foi isso que eu disse no primeiro post. A culpa é do mainstream. :? Por isso, também, é que o Sorrow disse o que disse...
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Mensagem por Chris » domingo 22 abr 2007, 11:36

Claro que não leio os foruns da bethesda, francamente tenho mais que fazer. Achas que esses jogos requerem paciência? :\ Eu diria que algo como X é que requer paciência, ou Jagged Alliance por exemplo. Em relação à culpa ser do mainstream, é a mesma coisa dizer que a culpa de um crime é do criminoso, e embora isso seja verdade também é verdade que ele se tornou criminoso por algumas outras razões senão a sua personalidade. Todos nós temos direito de escolha é certo, mas essa capacidade muitas vezes é influênciada por aquilo que aprendemos. Muitas pessoas não têm culpa de que não foram educados a ser criticos...
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Mensagem por Morbus » domingo 22 abr 2007, 12:11

Chris Escreveu:Claro que não leio os foruns da bethesda, francamente tenho mais que fazer. Achas que esses jogos requerem paciência? :\ Eu diria que algo como X é que requer paciência, ou Jagged Alliance por exemplo. Em relação à culpa ser do mainstream, é a mesma coisa dizer que a culpa de um crime é do criminoso, e embora isso seja verdade também é verdade que ele se tornou criminoso por algumas outras razões senão a sua personalidade. Todos nós temos direito de escolha é certo, mas essa capacidade muitas vezes é influênciada por aquilo que aprendemos. Muitas pessoas não têm culpa de que não foram educados a ser criticos...
Exactamente. Concordo completamente contigo.

Quanto à parte da paciência, nada requer mais paciência que um MMORPG em que tenhas que fazer muito grind... :wink:
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Mensagem por Chris » domingo 22 abr 2007, 12:20

Morbus Escreveu: Quanto à parte da paciência, nada requer mais paciência que um MMORPG em que tenhas que fazer muito grind... :wink:
You don't have to tell me that... xD I'm da mastah of disastah of grinding.

Mas o que queres dizer é que muitos putos hoje em dia jogam WoW, e embora seja verdade que algumas facetas do jogo requerem paciência, nem toda a gente joga dessa maneira.
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Mensagem por Newtomic » terça 24 abr 2007, 11:08

dark_soul Escreveu:Eu comecei da maneira mais foleira possível. Sabem essas consolas que vendem os marroquinos com o Mario Bros e o Duck Hunt e por aí além? Pois foi assim que comecei, depois fui jogando Mega Drive até à primeira Play
Isso não tem nada de foleiro, foleiro é não jogar de todo! :mrgreen: :lol:
Chris Escreveu:E eu nunca disse que me fartei, se for preciso amanhã dá-me um vipe e eu bato o meu recorde de 36h a jogar.
Nã isso não dá, no máximo amanhã e depois de amanhã talvez consigas ultrapassar esse record... :mrgreen:
icekimi Escreveu:Peço desculpa em meter-me aqui no meio, mas o GT4 não é um jogo de culto, mas sim um blockbuster destinado a levar os € de jogadores pouco atentos e mal esclarecidos.
Subscrevo, o GT e o GT2 esses sim foram jogos de culto, o 1º porque pronto foi mesmo uma espécie de revolução em termos qualitativos e o 2º em termos quantitativos, afinal tinha 600+ carros o que é obra para um jogo daquela altura! :D
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Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 11:19

O primeiro Gran Turismo também já tinha muitos carros (cerca de 200, se não me engano). Também foi um factor de sucesso pró jogo.
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Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 11:30

Por favor não começem a falar da porra do GT .. a criar offtopic ...num tópico de "expectativas pró futuro"..(e o macaco tem esse belo hábito)

Já agora após os belos comentários do Chris e do Morbus .. queria apenas referir um, complementos de ideias ... os jogos são cada vez mais "imediatos" ou seja ou seu conteúdo esgota rapidamene , 1 ex. começei a jogar uns jogos pá DS e passados os 1ºs níveis da surpresa a coisa é sempre a mesma (caso concreto Trauma Center ..chega a uma altura é só coser feridas).

Cada vez vejo mais .. jogos complexos cada rts como mil e uma opcção ex: Europa Universalis...Total War...Anno1???...etc..o problema é os tais jogos mais imediatos por ex. os vulgos fps são cada cez mais..

Enfim ainda tenho esperança que bons jogos de rpg's e outros se venham a criar mais prá frente daqui a uns 2 anos quando a nova geração estiver assente assim como foi com a PS2.
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Mensagem por Chris » terça 24 abr 2007, 11:48

Eu acho que está a haver demasiada dramatização sobre este assunto. Eu podia fazer uma lista extensiva de titulos que vão contra a vossa noção de que os jogos estão a ficar mais superficiais. E não uma lista apenas no presente, mas no passado também. E o que isso significa é que, pelo menos na minha opinião, o output da indústria tem-se mantido estável no que diz respeito a jogos bons, jogos maus, jogos superficiais e jogos profundos. Mas isto é o que eu acho, claro que o ideal seria só haver jogos bons e jogos profundos mas isso é como tudo na vida. Mas isso seria como sair à rua e protestar que devia dar mais Dr.House e menos Morangos com Açúcar, há um lugar para tudo.
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Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 11:53

Ao que eu tenho visto, o que me parece que vai acontecer, pelo menos num futuro a breve prazo, é uma explosão de jogos online. Não concordo minimamente com isso, especialmente no caso dos MMORPG, já que é preciso pagar pelo jogo e depois andar a pagar mensalmente pra ter acesso ao servidor.

No caso dos jogos "offline", não vejo grandes melhorias em termos de inovação. Se calhar vamos começar a ver é remakes de clássicos ao pontapé.

P.S. - Ainda que às vezes seja um bocado oftopic, às vezes não quero deixar de dar a minha opinião acerca de certos pontos. Acho que toda a gente faz isso. Mas pronto. Peço desculpa.
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Mensagem por Newtomic » terça 24 abr 2007, 11:57

FuSiOnShArK Escreveu:O primeiro Gran Turismo também já tinha muitos carros (cerca de 200, se não me engano). Também foi um factor de sucesso pró jogo.
Sim sem duvida alguma mas a isso e juntando o factor qualidade que na altura em que ele saiu era inegável tb ajudou e muito. ;)
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Mensagem por Chris » terça 24 abr 2007, 12:02

Não concordas com os jogos online porque são pagos? Tens remédio, não os jogas... Não concordar com os jogos online porque são pagos é um argumento falacioso, digo eu.

Quanto às inovações, os jogos como média são muito recentes e novos no panorama histórico, portanto é natural que por esta altura haja uma estabilização do surgimento das inovações criativas. É como no cinema, eu não estive presente quando este surgiu mas seria lógico de concluir que quando apareceu era tudo muito inovador, praticamente tudo que se fazia era novo. Depois disso é normal que se façam remakes e copias após cópias, mas as inovações vão surgindo e quando surgem são geralmente muito boas. Em consequência da explosão dos jogos nos anos passados, seria de esperar que chegamos a um ponto em que inovar tornou-se mais dificil.
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Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 12:15

Chris Escreveu:Não concordas com os jogos online porque são pagos? Tens remédio, não os jogas... Não concordar com os jogos online porque são pagos é um argumento falacioso, digo eu.
Não é tanto com a mensalidade que não concordo. É com o facto de termos que pagar o software e o uso. Ao menos punham o jogo mais em conta ou até mesmo disponível pra download e depois pagava-se todos os meses pelo uso.
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Mensagem por Chris » terça 24 abr 2007, 12:16

Mas isso acontece. O Lineage2 esta completo no site oficial para download. O WoW custa perto de 30€ e tem uma mensalidade incluida, acaba por custar só 15€...
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