JOGO DE CARTAS SUPER VICIANTE

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pedro sequeira
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JOGO DE CARTAS SUPER VICIANTE

Mensagem por pedro sequeira » domingo 08 abr 2007, 10:00

O meu nome é Pedro Nuno Lopes C. Sequeira, tenho 32 anos e sou de Faro e inventei um jogo de cartas que para mim é o mais interessante de todos que alguma joguei.
Levei muito tempo a aperfeiçoar e com ajuda da minha mulher consegui melhorar. Este jogo é super viciante e baptizei-o por "poker portugues". A partir de agora vou ensinar a vocês como se joga e todas as regras existentes. Ao contrário de muitos jogos este jogo requer muita experiência, inteligência, sorte, e mesmo bluff.
Este jogo pode ser jogado a dois, a três, a quatro e a pares. Como vêm é bastante completo. Eu costumo jogar com a minha mulher. Todos aqueles que ensinei o jogo disseram que era o melhor jogo que alguma vez jogaram. Então vamos lá passar ao que interessa para ensinar como se joga.
Jogar com dois jogadores
O jogo é composto por dois baralhos, o grande e o pequeno, convêm mesmo jogar com um baralho de tamanho grande e o outro com o tamanho mais pequeno. As cartas maiores vai do Joker, As, rei, damas, valete, dez e por ai fora até ao 2. O naipe mais forte é o ouro depois copas, espadas e por fim paus.
A banca dá 17 cartas do baralho grande ao adversário e a si. Banca é o jogador que dá cartas e que diz quem inicia o jogo. O modo como se dá as cartas é da seguinte maneira de 5 em 5 e por fim dá as 2 ao adversário e 2 cartas a si. Das 17 cartas grandes a banca tira as ultimas duas suas sem as ver, essas duas cartas são chamadas cartas de leilão. Então mostra a primeira carta de leilão, a segunda carta está escondida, nem o próprio jogador pode ver. Se o adversário mostrar interesse em comprar dá uma carta superior à carta leiloada, mas se a banca não querer vender a carta terá que dar uma carta superior a carta do adversário. Vou dar um exemplo: A banca coloca a primeira carta leiloada e é o 8 espadas, o adversário se quer essa carta tem que dar um 8 copas para cima incluindo o 8 copas, faz de conta que colocou o 10 de ouros, a banca se quiser troca o 8 espadas pelo 10 de ouros mas se quiser o seu 8 então dá uma carta superior ao 10 de ouros ao adversário e fica com o 10 de ouros e 8 de espadas e o adversário fica com carta dada por ele. Acabando a primeira carta leiloada, faz-se o mesmo para a segunda carta leiloada. Na fase do leilão, quando a banca coloca a carta que vai a leilão o adversário se quiser não coloca nenhuma carta na mesa para comprar se não tiver interesse, o adversário pode também colocar uma carta de baixo valor à carta leiloada mas aí a banca aceita se quiser. As vezes a carta pode ser mais baixa mas pode ser boa para a banca. Depois de passar a fase de leilão o jogador deve ordenar as suas cartas por pares, trios, poker. Se tiver 3 Reis deve juntar pois forma um trio.
Depois de ordenar as cartas, passa-se a segunda fase “ a distribuição do baralho pequeno, também pode-se chamar baralho fraco. Do baralho pequeno dá-se 13 cartas a cada jogador e coloca-se 4 cartas na mesa viradas para cima de modo podermos vê-las. No baralho pequeno não à fase de leilão. Depois de ordenar as cartas como fez como baralho grande passamos à segunda fase “Aposta”. A banca que é o jogador que deu as cartas e aquele que diz quem inicia o jogo, diz quanto quer apostar e pode apostar de 5 a 10. Imagina que a banca apostou 5, então a banca está a dizer que vai ganhar com 5 pontos ou mais de diferença no caso de perder o pontos que apostou serão descontados na sua tabela e no caso de ter ganho mas com por uma diferença inferior a 5, serão descontados à mesma os 5 pontos. Após o adversário ouvir a aposta este poderá não ir a jogo, a banca no caso de o jogador não ir a jogo ganha os pontos que apostou. No caso de a banca ter apostado 6 e ter ganho com uma margem de 8 pontos então a sua pontuação final será 6 (aposta) +8 (jogo) =14.
A banca poderá não apostar nada. A aposta não é obrigatória.
Depois da fase das apostas dá-se ao início do jogo. A banca diz então quem deve iniciar.
Agora vamos dar ao início do jogo. O jogo consiste em matar a carta que o adversário joga, por exemplo: o jogador lançou o 10 de espadas e o adversário para ganhar tem que jogar acima do 10 de espadas, o 10 de copas mata o 10 de espadas. O 10 também poderá ser morto com qualquer par, trio e poker. No caso de ter matado o 10 de espadas com um par de 2 o jogador ganha 3 cartas (0 10 e os dois 2). O baralho grande cada carta no final vale 1 ponto e cada carta no baralho pequeno vale 0.5 pontos. Ao iniciar o jogo, quem ganhar a primeira jogada escolhe uma das 4 cartas do baralho pequeno e de seguida o jogador derrotado na primeira jogada escolha a sua. Passando então á segunda jogada, quem ganhar a segunda jogada escolhe a outra carta do baralho pequeno e por fim o jogador derrotado escolhe a restante.
Neste jogo as cartas tem valor em cima da mesa mas depois de jogadas todas elas valem 1 ponto ou 0.5 pontos conforme o baralho.
Quando se joga o baralho grande o jogador é obrigado a jogar cartas do baralho grande, mas quando se joga do baralho pequeno o jogador poderá jogar ou do pequeno ou do grande.
O jogo consiste em fazer o maior número de pontos ou cartas e para isso tem que ganhar a jogada da mesa.
Agora vamos dar exemplo a algumas jogadas que podem ser feitas e alguma regra:
O jogador pode jogar 1 carta, um par, 1 trio e 1 poker, quando o jogador joga 1 trio do baralho grande o adversário é obrigado a jogar 1 trio, no caso de não ter nenhum trio joga 1 carta do baralho grande à sua escolha, o jogador pode não ter nenhum trio mas pode ter um poker, embora que o poker dei-a para fazer um trio não compete ao jogador desmanchar, pode sim utilizar para matar o trio.
Qualquer par mata qualquer carta, qualquer trio mata qualquer par e qualquer poker mata qualquer trio. Embora possa parecer quando temos um poker de AS possa ser bom jogar às vezes não é bom e porque? Porque ao jogar um poker de Ás obriga o jogador a jogar um poker e no caso de ele não ter joga somente uma carta então o jogador faz 5 cartas que equivale a 5 pontos”baralho grande” , se ele jogasse em vez do poker jogasse um trio e ficando com o outro Ás, o adversário teria então se tivesse jogado um trio, então em vez dos 5 pontos ganhava 6 e ainda ficava com o outro Ás que poderia ganhar outros dois pontos.
Neste jogo temos de contar com a probabilidade e ter atenção as cartas que vão sendo jogadas. No caso anterior o jogador também poderia desmanchar o seu poker e transformar em dois pares ou mesmos em 4 Ás sozinhos.
O jogador se tiver no seu baralho trios, poker e pares não é obrigado a jogar eles só é quando o adversário joga. No caso do adversário jogar o trio ai sim não podemos desmanchar o nosso trio, somos mesmos obrigados a joga-lo, mas atenção se tiverem o poker e nenhum trio, já não são obrigados a desmanchar o poker para fazer um trio, ai o jogar tem duas hipóteses, ou mata a jogada com o seu poker, ou pode mesmo desmanchar o seu poker dando a origem a um trio e ai jogar ou então jogar uma só carta. No caso de você jogar um trio e o seu adversário jogar uma só carta fica sabendo logo á partida que ele não tem nenhum trio mas pode muito bem ter poker e não ter interesse em matar o seu trio.
Nunca se esqueçam as cartas tem valor em cima da mesa na jogada, após a jogada todas elas valem os mesmos pontos.
Em relação ao baralho pequeno, passa-se o mesmo só com uma única diferença. A diferença é de nós quando jogamos por exemplo um par com o baralho pequeno, o jogador pode matar com um par de maior valor com o baralho pequeno ou com o baralho grande. O mesmo se passa se jogar por exemplo um 8 de espadas do baralho pequeno, o adversário pode matar esse 8 com qualquer par, trio e poker de qualquer baralho e também pode matar com um 8 espadas do baralho grande.
Outro exemplo que pode acontecer é por no caso de haver cartas iguais, ai quem ganha é os diferentes naipes. O mais forte é ouros depois copas, espadas e por fim paus. Uma maneira fácil de decorar é que as vermelhas ganham as pretas e entre as cores iguais ganham quem tem formato bicudo (ouro para vermelhas e espadas para as pretas).
Agora vamos passar a outra fase que pode acontecer e que as vezes podem tirar proveito, são os empates, e é ai que as vezes fazem bluff. Vou dar um exemplo: o jogador lança para a mesa um 5 de espadas, se o adversário querer empatar lança outro cinco mas superior (5 ouros e 5 copas), tem que ser sempre superior, dá-se então a fase de empate, então temos que resolver o empate, e este resolve-se da seguinte maneira. Quem empatou pede ao adversário se ele quer mandar uma carta do seu baralho para a mesa, essa carta não vai ter qualquer influência no empate a não ser no fim no caso de persistir o empate. Depois de o adversário ter ou não jogado a carta, o jogador que empatou joga a segunda jogada que pode ser feita igual como fosse uma jogada normal ou então jogar à escondidas ou seja, joga dois pares, por exemplo de REIS com uma carta tapada, o adversário lê o jogo da seguinte maneira, ele é obrigado a jogar um par mas aquela carta tapada pode ser um REI e se ele tiver um par de AS pode muito bem matar o par de REIS só que aquela carta tapada pode ou não ser um REI, se for um REI, ele ganha no caso de não for os Às ganham. Quem ganhar o empate ganha todas as cartas que estão em cima da mesa. Há pouco quando eu disse que podia-se mandar uma carta embora, e que esta não tinha qualquer peso, mas pode muito bem ter ajudado a desmanchar um trio. Vou dar um exemplo. Quando o nosso adversário empata, pensamos que este tem um bom jogo e então se nós termos um trio de 2 podemos lançar o dois e deixamos de ter trios e ai se o adversário lançar um trio já não lançamos nenhum trio, lançamos sim uma só carta.
No empate, se no final de jogada do desempate ainda houver empate o desempate faz-se quem tiver a carta maior da carta que mandou para a mesa. No caso de pares, um par vermelho ganha ao preto, mas um par de ouros e espadas empata com outro par de copas e paus.
Depois do jogarmos poderá muito bem chegar ao fim e o jogador ter cartas e o adversário não ter, ai o jogador fica com as cartas.
Quando um dos jogadores fica sem cartas dá-se concluído o jogo. Depois é só somar as cartas e ver quem tem mais pontos. Depois de somar os pontos, verifica-se se a banca apostou e se cumpriu com o que apostou e no caso de ter cumprido, soma-se os pontos obtidos aos pontos de aposta, no caso de não ter obtido, subtrai-se os pontos da aposta. Todos os jogadores que tenham mais que 20 pontos pontuam se tiver menos é considerado zero. Por isso é muito importante ter mais de 20 pontos.
Em relação a jogar a três é exactamente o mesmo só que logo no princípio em vez de ficarem 4 cartas do baralho pequeno à mostra ficam seis (a regra é para cada jogador mostra-se 2 cartas), portanto se forem 4 serão 8 cartas à mostra.
No caso de se jogar a pares passa-se o mesmo.
Há só uma diferença no caso dos empates, imaginam que são 3 jogadores e as vazas foram as seguintes: 5 paus, 8espadas, 8ouros, quem lançou o 8 de ouros pediu empate se o jogador que lançou o 5 paus quiser participar no empate terá que lançar uma carta para cima da mesa superior à carta empatada que neste caso é o oito de ouros, essa carta não tem nenhum efeito, serve simplesmente para participar no empate.
No caso do leilão também há pequenas diferenças ou seja se a carta leiloada for um 10 de ouros e um jogador lançar dama copas e o outro lançar um REI de espadas, ganha se eu não cobrir o REI de espadas. No caso de as cartas serem mais pequenas eu só posso escolher das duas aquela, se me interessar a mais alta.
Na fase do leilão o adversário pode dizer que não esta interessada na carta leiloada.
O baralho é composto pelas 52 cartas e mais dois Joker, um preto e outro vermelho.
O Joker é a carta mais forte do baralho e tem a particularidade de encasalar com outra carta de modo a fazer um par, dá-se o nome de par falso.
Se um jogador jogar por exemplo um 4 de espadas e um Joker, está a jogar o par de 4 falso e o adversário pode matar com um par de 4 verdadeiro ou acima. O Joker vermelho mata o preto.
No caso de o jogador jogar um par falso o adversário não é obrigatório jogar um par.
O Joker não dá para fazer trios, nem poker
Há 4 cartas é que o adversário é obrigado a matar, são essas os 7.
Em relação aos pontos existe esta tabela que a partir daqui é que se pontua
2 Jogadores 20 pontos/jogador
3 jogadores-15 pontos
4 Jogadores-10 pontos.
No caso de jogar com 3 ou 4 jogadores há uma carta do baralho grande que não se joga que é 2 de paus.

Observações: quando joga-se com dois jogadores os pontos totais possíveis são 49, por isso para empatar precisa 24.5 e para ganhar basta fazer 25.

Quando se joga a três, a banca quando faz o leilão da carta, o adversário que tiver maior carta é que a banca disputa com esse adversário, no caso de as cartas do adversário serem mais pequenas que a carta leiloada, a banca se quiser troca pela carta que mais convêm

Agora experimentam o jogo e digam lá se não é viciante. No caso de dúvidas é só me contactar. Então vão lá jogar uma Portuguesa e logo me contam.
Em caso de duvidas podem comentar.
Gostava de saber qual é a vossa opinião
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Mensagem por Morbus » domingo 08 abr 2007, 10:08

Outra vez a mesma história. A isso chama-se spam, e se fosse comigo já estavas corrido daqui para fora... :roll:

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Mensagem por pedropaulo » domingo 08 abr 2007, 12:06

Os próximos posts sobre o mesmo tema serão considerados spam com as devidas consequências.
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