És um jogador Hardcore?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

És um jogador Hardcore?

Mensagem por Morbus » sexta 02 mar 2007, 19:50

Muitos se debatem sobre o que é, de facto, um jogador hardcore. Será que há razão para esse conceito existir, ou será que é apenas uma maneira de os jogadores ditos hardcore se elevarem a cima dos outros? Ou, pondo as coisas de outra maneira, será que os jogadores ditos hardcore são de facto hardcore, ou será que os verdadeiramente hardcore nem sequer se importam por essas designações?

Bem, o intuito deste tópico é muito simples, e muito previsível: discutir o conceito. A diferença que vai ter dos outros tópicos é que a discussão vai ser orientada e conduzida por mim mesmo, de forma a colocar questões através da experimentação, do exemplo prático, e das perguntas directas sobre o assunto.

Para começar, tenho aqui uma série de perguntas para o Newtomic (não postem antes dele), para que ele as responda e eu dê a minha opinião pessoal sobre se ele é ou não um jogador hardcore. Depois disso, dá-se início à discussão, que se quer o mais animada e interessante possível ;)

E aqui vão as perguntas (relembro que são para o Newtomic, não postem antes dele):

:arrow: Quais são os jogos que preferes? E porquê?
:arrow: Qual foi o jogo ao qual mais tempo dedicaste? Se fosse agora, dedicarias o mesmo tempo?
:arrow: Conheces minimamente a história dos jogos que jogas? E dos videojogos em geral?
:arrow: Costumas aprofundar os jogos que jogas até à exaustão? Se já aprofundaste algum ou alguns, qual ou quais jogos aprofundaste?
:arrow: Como vês o passado, o presente, e o futuro da indústria?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 20:21

Desconfiando do sucesso deste tópico penso que o melhor seja isto: The True Gamer
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 02 mar 2007, 20:54

Desconfiando que andaste a fazer uma busca a ver se já estava repetido, digo que este tópico seja mesma assim, é um tópico diferente dos outros, de todos os aspectos. Não é para ter sucesso, por assim dizer ;) Agora, deixem o Newtomic responder.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 02 mar 2007, 21:00

Morbus Escreveu:Desconfiando que andaste a fazer uma busca a ver se já estava repetido, digo que este tópico seja mesma assim, é um tópico diferente dos outros, de todos os aspectos. Não é para ter sucesso, por assim dizer ;) Agora, deixem o Newtomic responder.
Não fiz nenhuma pesquisa, lembrei-me da existência do tópico. E tu fizeste um tópico para o Newtomic responder? :-s
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 02 mar 2007, 21:42

Acho que ele já tinha algo combinado com o Newtomic, que depois daria o mote á discussão.
Ou então podia ser um tópico onde o Morbus entrevistava o pessoal do fórum. :wink:
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 03 mar 2007, 10:31

Nao tem logica inventar um topico para fazer uma serie de questoes a um membro... mas enfim...
Depois queixem-se dos topicos inapropriados criados por outros membros...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 03 mar 2007, 12:36

Winjer Escreveu:Acho que ele já tinha algo combinado com o Newtomic, que depois daria o mote á discussão.
Ou então podia ser um tópico onde o Morbus entrevistava o pessoal do fórum. :wink:
Népias este tópico é criado, penso eu, no seguimento da discussão que surgiu no tópico PC vs Consolas- Round Final? entre mim e o Morbus seja como for eu ontem era para ter respondido, mas não tive tempo e tive que bazar por isso respondo hoje, se tiver tempo lol, é que isto hoje está apertado! :mrgreen:
Hunter Escreveu:Nao tem logica inventar um topico para fazer uma serie de questoes a um membro... mas enfim...
Depois queixem-se dos topicos inapropriados criados por outros membros...
Não é apenas a 1 membro, eu neste caso, penso que o tópico é para servir para todos, acho é que o Morbus queria que fosse eu a responder 1º porque a discussão teve origem entre mim e ele só isso, bolas também acho que estão a ser mausinhos ainda nem respondi e já estão com coisas? :-'' :mrgreen:
Morbus Escreveu::arrow: Quais são os jogos que preferes? E porquê?
:arrow: Qual foi o jogo ao qual mais tempo dedicaste? Se fosse agora, dedicarias o mesmo tempo?
:arrow: Conheces minimamente a história dos jogos que jogas? E dos videojogos em geral?
:arrow: Costumas aprofundar os jogos que jogas até à exaustão? Se já aprofundaste algum ou alguns, qual ou quais jogos aprofundaste?
:arrow: Como vês o passado, o presente, e o futuro da indústria?[/i]
re1- Prefiro os jogos de corridas automóveis, porque sempre gostei e gosto muito de conduzir, e se tivesse muita guita andava, muito provavelmente, a competir porque GOSTO! :)

re2- Hummmm não sei ao certo, mas existem vários de que me lembro agora assim muito rapidamente, GTA3 (muitas e muitas horas de modificações e principalmente handlings :mrgreen:), Insane (ainda continuo a jogar e a modificar), mbWR (ainda continuo a jogar e a modificar). Depois existem outros que também já perdi algumas horas, mas muito menos quando comparados com esses, entre eles, Warcraft 3, Track Mania's os 3, FlatOut's os 2, entre outros. Em relação a se fosse agora dedicava o mesmo tempo, talvez sim, talvez não, mas garanto que se tivesse todo este tempo livre de novo era capaz de "perder" de novo o mesmo n.º de horas que já perdi em volta de todos eles, pois não me arrependo de 1 minutos gasto com cada 1 deles. ;) :)

re3- Depende dos jogos que jogo, por exemplo, a série GTA sei a historia toda, julgo eu, +/- bem, mesmo assim acho que o GTA's, 3 + VC + SA, são + profundos nesse sentido que os outros e até acho que estes 3 últimos se interligam muito bem uns com os outros, até já acho apresentei uma teoria sobre esse assunto só não me lembro é em que tópico foi. :D Já outro, o Warcraft 3 por exemplo não sabia nada da história até o ter jogado, já que WC2 e WC1 não os joguei quase nada, seja como for todos os jogos que jogo que tenham uma história minimamente interessante gosto de saber o que à para saber, mas depende muito do jogo em si, pois existem jogos em que nem sequer ligo muito à historia porque estes ou não a têm ou a que têm é francamente má. :mrgreen: Em relação à história dos v-jogos creio que não sou um total leigo na matéria, mas também não sou nenhum guru. :anxious:

re4- Mais uma x depende do jogo em questão, mas vou dizer alguns que sim e outros que nem por isso:
• Jogos que aprofundei provavelmente até à "exaustão" para muitas pessoas:
- GTA 3 (principalmente por ter feito modding para ele)
- GTA VA (porque joguei muito, principalmente devido às motos e aos aviões)
- GTA SA (porque joguei também ele muito)
- GT (o 1º para a PSX obtive 99,??% porque na altura ainda não sabia como obter os 100%)
- GT2 (tb para a PSX obtive 98,??% pois este jogo não dá mesmo para obter os 100% porque o jogo deveria incluir um modo de Drag que foi cancelado e esqueceram-se deste pequeno, grande pormenor, existe outra forma de alcançar os 100%, mas não é uma forma tão ortodoxa e simples quanto isso)
- Insane (passei-o inúmeras x's, provavelmente umas 50 ou + :anxious: e ainda por cima modding com fartura)
- mbWR (passei-o umas 2 x's e ainda vou passar pelo menos + 1 quando finalizar a 1ª versão do meu mod, e já existe o 2º à algum tempo, mas tem SF, por isso não o compro :evil:)
• Jogos que aprofundei +/-:
- DD "Destruction Derby" (ui cheguei tantas x's ao fim que até já lhe perdi a conta)
- Sega Rally (a mesma coisa)
- DD2 (não tanto como o 1º, mas mesmo assim)
- NFS (sim o 1º para a PSX foi um vicio descomunal)
- ToCA (joguei bastante mesmo)
- ToCA 2 (também)
- 4DS "Stunts" (fiz MONTANHAS de pistas)
- Gene Rally (joguei bastante por incrível que possa parecer e ainda hoje gosto muito deste jogo, tb fiz alguns veículos e pistas para ele)
- Tetris (para o Game Boy o chamado 'tijolo' joguei carradas principalmente contra outras pessoas)
- Sonic (o 1º devo-o ter passado algumas x's :mrgreen:)
- MicroMachines 2 (para MD o que dava para ligar + 2 comandos à consola, provavelmente o jogo deste género que + joguei até hoje, basta pensar que durante quase todo o meu 7º ano de escolaridade jogava no mínimo 2 a 4 horas / dia com + 3 colegas hehe)
- Elasto Mania (que vicio, ainda hoje)
- NFSU (porque cheguei ao fim umas 10x pelo menos)
Depois devem existir vários outros, mas que de momento não me lembro, e já agora alguns que nunca explorei nada de especial apesar de já os ter jogado algumas horas NFSU2, NFSMW, SRS, ToCA 3, ToCA RD, ToCA RD2, ToCA RD3, GT3, GT4, Forza (porque não tenho xBox :(), ina pá e eu sei lá provavelmente faltam tantos... :|

re5- O passado vejo-o com saudade, mas acredita que já não era capaz de esperar 45mins para dar uma partidinha de um qualquer jogo! :mrgreen: (Spectrum anyone).
O presente vejo-o +/-, é pena que 90% dos jogos que são lançados sejam ShowCase's e pouco +, mas mesmo assim ainda existem bastantes jogos para que uma pessoa os jogue e eu não sou como a maioria, pois se realmente gostar de um jogo prefiro passar + algum tempo com ele que fazer como muitas pessoas que é do tipo, jogo este passo até ao fim e done, e depois next e sempre a mesma coisa, não tenho nada contra quem faz isso, mas eu não gosto de jogar os jogos só por jogar, pois eu alem de me divertir a jogar dá-me prazer jogar alguns jogos e também me dá muito e por x's até + que jogar fazer modding. :P
O futuro acho que vai ser uma procura estupidificante por a perfeição gráfica, eu só pergunto é para quê qual é o real beneficio disso? Mas pronto ok façam como quiserem provavelmente daqui a uns 2/3 anos ainda andarei a jogar jogos de agora e outros ainda + velhinhos, tipo pensava que o meu GRANDE vicio neste presente era para ser o Crashday mas revelou-se uma brutal desilusão para mim, pois ainda à uns meses joguei ao velhinho Stunts e a meu ver dá uma coça ao Crashday, é pena é os gráficos serem completamente arcaicos e muito, muito mesmo, maus, tirando isso na construção de pistas ainda ensina alguns, pronto os TM's estão muito bons nesse sentido, mas depois a jogabilidade é ultra-arcada e isso para mim tira-lhe algum gozo a médio prazo, já para não falar a longo. E poderia continuar para aqui a falar + e +, mas acho que já é suficiente. :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 12:58

Agora coloca-se a questão: é possível, através do que o Newtomic respondeu, apelidá-lo ou não de jogador hardcore? Eu, pela minha parte, posso destacar algumas coisas que ele disse que são suficientes para eu tomar uma opinião:
(...) GTA3 (muitas e muitas horas de modificações e principalmente handlings), Insane (ainda continuo a jogar e a modificar), mbWR (ainda continuo a jogar e a modificar).
(...) todos os jogos que jogo que tenham uma história minimamente interessante gosto de saber o que à para saber (...)
(...) já não era capaz de esperar 45mins para dar uma partidinha de um qualquer jogo! (Spectrum anyone) (...)
(...) é pena que 90% dos jogos que são lançados sejam ShowCase's e pouco + (...)
(...) se realmente gostar de um jogo prefiro passar + algum tempo com ele que fazer como muitas pessoas que é do tipo, jogo este passo até ao fim e done, e depois next e sempre a mesma coisa (...)
(...) é pena que 90% dos jogos que são lançados sejam ShowCase's e pouco + (...)
(...) provavelmente daqui a uns 2/3 anos ainda andarei a jogar jogos de agora e outros ainda + velhinhos (...)
Umas mais outras menos, como é lógico, estas frases são suficientes para que eu possa possa apelidar o Newtomic de jogador hardcore. No entanto, há uma questão a colocar: "É jogador Hardcore, em oposição a quê?". A resposta é simples: em oposição ao jogador casual, ou ao simples jogador. Claro que todas estas designações e classificações são algo subjectivas, mas é para discutir precisamente essa subjectividade que aqui estamos:
Concordam que eu diga que o Newtomic é um jogador Hardcore? Ou será que essa designação não tem lógica? Ou será, por outro lado, que as perguntas que eu fiz (ou as respostas que ele deu) não permitem chegar a conclusões definitivas? Consideram-se mais ou menos dedicados à indústria que ele? E porquê?

NOTA: Quer-se uma discussão civilizada, com opiniões desenvolvidas, acima de tudo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 mar 2007, 13:23

A meu ver o Newtomic é um jogador hardcore.
Quando penso na definição de um jogador hardcore penso numa pessoa que dedica muito mais tempo e empenho que a média, e que por vezes vai além do que aquilo que o jogo oferece, através de várias personalizações e mods.

Tendo em conta o empenho que ele demonstrou em vários jogos, creio que cai dentro da categoria dos hardcore gamers.

Por oposição é que se compara os hardcore gamers. Simples, pessoas que não levam os jogos tão a sério. Há pessoas que só jogam um copas ou solitário, outras que vão mais além e são capazes de pegar uma vez ou outra num jogo mais a sério, outras que jogam com frequência mas que são capazes de passar dias sem jogar nada e outras que tem um hábito definido de jogar.

A caracterização de um grupo de pessoas sobre um conjunto de características já é difícil por si mesmo, e até é injusto pois estereotipa os indivíduos presentes no grupo e retira-lhes a individualidade. A tarefa torna-se ainda mais difícil quando não existe um conjunto de regras normalizadas para poder ser feita uma delimitação.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 13:28

Winjer Escreveu:Por oposição é que se compara os hardcore gamers. Simples, pessoas que não levam os jogos tão a sério. Há pessoas que só jogam um copas ou solitário, outras que vão mais além e são capazes de pegar uma vez ou outra num jogo mais a sério, outras que jogam com frequência mas que são capazes de passar dias sem jogar nada e outras que tem um hábito definido de jogar.
Mas como definirias, por exemplo, uma pessoa que raramente joga, mas que se interessa a fundo pela indústria, e quando joga joga sempre de uma perspectiva de game designer? Uma pessoa que se interessa com a forma como os jogos são feitos, com as razões por que as pessoas continuam a jogar determinados jogos, ou porque não gostam de determinados jogos, mas que, mesmo assim, raramente joga? Será esse um jogador hardcore? Uma pessoa que até, de vez em quando, ou frequentemente, escreve artigos e faz publicações e assim...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sábado 03 mar 2007, 14:00

na minha humilde opinião o Newtomic é considerado hardocre gamer. mas penso que aqui não se quer saber se ele o é ou não, mas tanto ele como o Morbus tenham é servido para dar mote a uma discussão, um género de introdução por assim dizer.

mas respondendo às perguntas feitas pelo Morbus (e uma delas já respondida). se acho o Newtomic um jogador hardcore? sim... segundo a definição que tenho desse termo e segundo o que já li acerca disso, penso que o Newtomic se encaixe na perfeição. uma das coisas que os caracteriza (hardcore gamers) é a leitura dos jogos jogados, mas duvido que seja possivel aprofundar-se tanto a dedicação num jogo sem alguma leitura, digo isto porque o Newtomic não o disse que fazia, mas penso que não seja necessário pois está implícito.

em relação às perguntas feitas pelo Morbus, não é que estejam más, mas será que um jogador hardcore é aquele que se foca num género ou que joga todos? é que por exemplo, o Newtomic os jogos que nomeou são jogos de condução (tirando o tetris e o Sonic lol), e os outros todos? não é que a definição de hardcore gamer diga que tem de jogar todos para o ser, e se calhar até convém é que se foque mesmo num género para aprofunda-lo e tornar-se então num hardcore gamer... num género. e é aqui que a mim este termo se perde um pouco.

se me considero dedicado? acho que sim, mas talvez mais como o Newtomic, sou capaz de jogar de tudo 1 pouco, mas tal como ele prefiro jogar aquele género que me cativa mais, mas sou capaz de me aventurar num género completamente oposto ao que estou habituado se principalmente a história me cativar. mas dedico-me o quanto posso ao mundo dos videojogos, andando sempre à procura de novas investidas, muitas das vezes que fracassam pelo caminho, mas consoante o tempo que disponho penso que seja dedicado à mesma.

por fim, acho que aqui se está a falar do Hardcore Gamer em oposição a tudo o resto e não a algum tipo de jogador em questão. ou se é Hardcore Gamer ou não, acho que não há muito por onde fugir.
Morbus Escreveu:
Winjer Escreveu:Por oposição é que se compara os hardcore gamers. Simples, pessoas que não levam os jogos tão a sério. Há pessoas que só jogam um copas ou solitário, outras que vão mais além e são capazes de pegar uma vez ou outra num jogo mais a sério, outras que jogam com frequência mas que são capazes de passar dias sem jogar nada e outras que tem um hábito definido de jogar.
Mas como definirias, por exemplo, uma pessoa que raramente joga, mas que se interessa a fundo pela indústria, e quando joga joga sempre de uma perspectiva de game designer? Uma pessoa que se interessa com a forma como os jogos são feitos, com as razões por que as pessoas continuam a jogar determinados jogos, ou porque não gostam de determinados jogos, mas que, mesmo assim, raramente joga? Será esse um jogador hardcore? Uma pessoa que até, de vez em quando, ou frequentemente, escreve artigos e faz publicações e assim...
eu penso que isso pode simplesmente ser alguém interessado mesmo e talvez por falta de tempo não possa ser um hardcore. como é que é possivel alguém tornar-se bom em algo se o tempo que dispõem não é o suficiente para tal? se joga um jogo na perspectiva de game designer é porque gosta de saber como tudo funciona, mas será que assim também vai aproveitar tudo o resto que o jogo tem para oferecer? será que ao saber como um jogo funciona torna-o um hardcore gamer? eu acho que não... ajuda, mas não o torna nisso.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 mar 2007, 14:10

Morbus Escreveu:Mas como definirias, por exemplo, uma pessoa que raramente joga, mas que se interessa a fundo pela indústria, e quando joga joga sempre de uma perspectiva de game designer? Uma pessoa que se interessa com a forma como os jogos são feitos, com as razões por que as pessoas continuam a jogar determinados jogos, ou porque não gostam de determinados jogos, mas que, mesmo assim, raramente joga? Será esse um jogador hardcore? Uma pessoa que até, de vez em quando, ou frequentemente, escreve artigos e faz publicações e assim...
Por isso é que disse que é difícil categorizar um grupo de jogadores.
Mas pelo que descreves parece mais um jornalista de videojogos, ou alguém com interesse em entrar a sério na industria.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 14:17

cinemaniac Escreveu:eu penso que isso pode simplesmente ser alguém interessado mesmo e talvez por falta de tempo não possa ser um hardcore.
:-k E se eu te disse que esse "alguém" é um programador de jogos, e participa activamente na produção de vários títulos da actualidade? :-s
cinemaniac Escreveu:se joga um jogo na perspectiva de game designer é porque gosta de saber como tudo funciona, mas será que assim também vai aproveitar tudo o resto que o jogo tem para oferecer?
E será que interessa mesmo aproveitar tudo o resto que o jogo tem para oferecer, se já se conhece o que ele tem? Por exemplo, eu já li o senhor dos aneis e o silmarilion, por exemplo, uma data de vezes. Agora já não aproveito tudo o que eles têm para oferecer, pelo simples facto que não aproveito a emoção e o suspense da história como aproveitei a primeira vez que li. Mas será que isso interessa mesmo?
cinemaniac Escreveu:será que ao saber como um jogo funciona torna-o um hardcore gamer? eu acho que não... ajuda, mas não o torna nisso.
Então o que torna? :-k É o facto de jogar muito? Ou é o facto de jogar bem? É que se tu souberes como o jogo funciona vais necessariamente (não nos casos dos jogos que requerem destreza física) jogar bem. Mesmo em jogos como CS ou mesmo UT, basta perceberes bem do que estás as jogar, e saberes como o jogo funciona, perceberes completamente e aprofundadamente as mecânicas do jogo para jogares bem, e nem precisas assim tanto de dominar no headshot. Se souberes tácticas e assim e dominares à custa dessas tácticas, já tens motivos suficientes para te considerares um hardcore desse jogo... Ou não? Tens que jogar muito esse jogo para seres? :-k
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sábado 03 mar 2007, 14:33

Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:eu penso que isso pode simplesmente ser alguém interessado mesmo e talvez por falta de tempo não possa ser um hardcore.
:-k E se eu te disse que esse "alguém" é um programador de jogos, e participa activamente na produção de vários títulos da actualidade? :-s
então tal como dizes é um programador de jogos, e se joga os seus jogos é para descobrir falhas (?) e se joga os dos outros é para arranjar novas ideias e descobrir onde eles falharam para que não vão cometer os mesmos erros nos seus jogos. mas não o torna um hardcore gamer... digo eu.. não sei...
Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:se joga um jogo na perspectiva de game designer é porque gosta de saber como tudo funciona, mas será que assim também vai aproveitar tudo o resto que o jogo tem para oferecer?
E será que interessa mesmo aproveitar tudo o resto que o jogo tem para oferecer, se já se conhece o que ele tem? Por exemplo, eu já li o senhor dos aneis e o silmarilion, por exemplo, uma data de vezes. Agora já não aproveito tudo o que eles têm para oferecer, pelo simples facto que não aproveito a emoção e o suspense da história como aproveitei a primeira vez que li. Mas será que isso interessa mesmo?
mas uma coisa é saber o que ele tem para oferecer, outra coisa é aproveitar o que sabemos que ele tem. por exemplo, um jogo que tem duas vertentes, online e singleplayer. nós só jogamos a single, mas sabemos que tem a online, agora se interessa ou não aproveitar depende do teu objectivo para com o jogo. dás também o exemplo do livro. tu leste o livro a primeira vez, podias ou não ter ficado surpreso com certos desenvolvimentos, ao ler a segunda vez, podias ter aproveitado tudo à mesma como se fosse a primeira vez, mas o efeito surpresa é que já não existia, mas podias aproveitar tudo e quem sabe ainda mais. por isso, sim acho que interessa aproveitar tudo o que o jogo tem para oferecer. se não, como sabes se interessa mesmo ou não se nunca experimentares?
Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:será que ao saber como um jogo funciona torna-o um hardcore gamer? eu acho que não... ajuda, mas não o torna nisso.
Então o que torna? :-k É o facto de jogar muito? Ou é o facto de jogar bem? É que se tu souberes como o jogo funciona vais necessariamente (não nos casos dos jogos que requerem destreza física) jogar bem. Mesmo em jogos como CS ou mesmo UT, basta perceberes bem do que estás as jogar, e saberes como o jogo funciona, perceberes completamente e aprofundadamente as mecânicas do jogo para jogares bem, e nem precisas assim tanto de dominar no headshot. Se souberes tácticas e assim e dominares à custa dessas tácticas, já tens motivos suficientes para te considerares um hardcore desse jogo... Ou não? Tens que jogar muito esse jogo para seres? :-k
mas é como disse, pode ser nesses pequenos pormenores que a definição mais confusa fica. será que é só saber jogar um jogo bem (ou dois) que te torna em HG? ou será que é em vários? será que há um número certo para isso? será que há géneros concretos para tal? quem decide se és ou não um HG? e depois é tudo muito "se", não podemos ter certezas de (quase) nada...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 15:10

Ou será que é antes perceber de jogos, mesmo que não se jogue por aí além? :mrgreen: Por outro lado, será que uma pessoa que joga muito e bem, e que não percebe nada de jogos, é hardcore? :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder