Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Jogos de Role-Play

Mensagem por Morbus » quarta 28 fev 2007, 13:52

Embora seja claramente um tópico generalista, este não é propriamente um local feito para se discutirem jogos em específico. Como devem, então, supor, é para se discutir o género em si...

Para começar, começo por postar o link para uma História dos jogos de Role Play, cuja primeira parte se encontra aqui, cuja segunda aqui, e cuja terceira ainda não foi feita. Posso assegurar-lhes que, apesar de serem textos extensos, consegue provir-nos de uma leitura excelente, e recomendo vivamente a sua leitura para todos, mesmo para os que não se interessam por isto.

O mote para a primeira discussão dou-o eu. Oblivion foi prometido revolucionar os jogos de Role Play. O resultado não foi assim tão positivo quanto isso... :| A questão é: será mesmo preciso mudar, ou estão os jogos de Role Play bons como estão (considerando que o estado de arte é os RPG's do final do século passado)? A propósito, aconselho a leitura deste artigo e do artigo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Hunter » quinta 01 mar 2007, 0:11

Morbus Escreveu:Embora seja claramente um tópico generalista, este não é propriamente um local feito para se discutirem jogos em específico. Como devem, então, supor, é para se discutir o género em si...

Para começar, começo por postar o link para uma História dos jogos de Role Play, cuja primeira parte se encontra aqui, cuja segunda aqui, e cuja terceira ainda não foi feita. Posso assegurar-lhes que, apesar de serem textos extensos, consegue provir-nos de uma leitura excelente, e recomendo vivamente a sua leitura para todos, mesmo para os que não se interessam por isto.

O mote para a primeira discussão dou-o eu. Oblivion foi prometido revolucionar os jogos de Role Play. O resultado não foi assim tão positivo quanto isso... :| A questão é: será mesmo preciso mudar, ou estão os jogos de Role Play bons como estão (considerando que o estado de arte é os RPG's do final do século passado)? A propósito, aconselho a leitura deste artigo e do artigo.
O oblivion conseguiu ter na altura uma quota parte de sensacionalismo devido ao seu grafismo e estilo. Mas digam o que disserem, a saga Final Fantasy, foi é e continuará a ser a saga supra-sumo do genero Rpg.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 0:22

Hunter Escreveu:O oblivion conseguiu ter na altura uma quota parte de sensacionalismo devido ao seu grafismo e estilo. Mas digam o que disserem, a saga Final Fantasy, foi é e continuará a ser a saga supra-sumo do genero Rpg.
ERRADO. O género divide-se em duas partes que não podem ser comparadas, e sabes isso muito bem. De um lado, sim, temos a saga Final Fantasy, a dar com força, e muito bem, mas do outro há muitas outras coisas, diferentes. Oblivion nunca na vida iria ser do mesmo género que Final Fantasy. Aliás, Oblivion nem é RPG... :roll:

Já agora, para que fiques a saber, Oblivion teve o hype que teve graças à máquina de hype da bethesda, mais nada. Vais ver se Fallout 3 não vai ter a mesma coisa... :|
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Hunter » quinta 01 mar 2007, 0:24

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:O oblivion conseguiu ter na altura uma quota parte de sensacionalismo devido ao seu grafismo e estilo. Mas digam o que disserem, a saga Final Fantasy, foi é e continuará a ser a saga supra-sumo do genero Rpg.
ERRADO. O género divide-se em duas partes que não podem ser comparadas, e sabes isso muito bem. De um lado, sim, temos a saga Final Fantasy, a dar com força, e muito bem, mas do outro há muitas outras coisas, diferentes. Oblivion nunca na vida iria ser do mesmo género que Final Fantasy. Aliás, Oblivion nem é RPG... :roll:

Já agora, para que fiques a saber, Oblivion teve o hype que teve graças à máquina de hype da bethesda, mais nada. Vais ver se Fallout 3 não vai ter a mesma coisa... :|
Olha, queres ver que agora o Oblivion ja nao é Rpg??? De conduçao é que nao deve ser. Sei que tem um estilo em tempo real em detrimento dos rpg's de turnos, mas nao deixa de ser rpg...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 0:37

Hunter Escreveu:Olha, queres ver que agora o Oblivion ja nao é Rpg???
Ahem... Prontos... Tu leste os textos? Pelo menos a primeira parte do primeiro (ou o primeiro por completo) é importante... Leste? Se não, vai ler, se sim, não devias estar a fazer esta pergunta, isto é, se jogaste o jogo, claro.
Hunter Escreveu:De conduçao é que nao deve ser.
E de aventura, não pode? :|
Hunter Escreveu:Sei que tem um estilo em tempo real em detrimento dos rpg's de turnos, mas nao deixa de ser rpg...
Isso não tem nada a avir... Baldur's gate é em tempo real, KotOR é em tempo real, e são todos excelentes RPG's, na minha opinião... O que interessa aqui é o estilo de jogo, e Oblivion nem Dungeon Crawler é. É pior que isso. Mas claro, se o considerarmos um RPG. Se não o considerarmos RPG, então é um bom jogo de aventura/acção. Agora, RPG é que não... (isto, claro, sem o OOO [:D] ).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 01 mar 2007, 0:40

Não podias ter usado um outro tópico? Acho que há um até chamado RPG! Também tens de levar nas orelhas, não são só os mais novos!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 0:52

Death Crow Escreveu:Não podias ter usado um outro tópico? Acho que há um até chamado RPG! Também tens de levar nas orelhas, não são só os mais novos!
:shock: OMG, onde?! Eu sabia que havia um, mas não o encontrei!!! :shock: Ok, prontos, um moderador que faça um merge se faz favor.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 01 mar 2007, 0:56

Vi estes:
1
2
3

Pelo menos um deles poderás reciclar.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 1:01

True enough :-k Still, era muito especificados... Mas podia ter ficado no Recordar é viver... Embora eu ache o título estúpido. Os moderadores que juntem os tópicos se assim acharem convenientes.

Já agora: qual é o futuro que prevêem para os jogos?

:EDIT:
Huh... Digo, RPG's...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Hunter » quinta 01 mar 2007, 11:43

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Olha, queres ver que agora o Oblivion ja nao é Rpg???
Ahem... Prontos... Tu leste os textos? Pelo menos a primeira parte do primeiro (ou o primeiro por completo) é importante... Leste? Se não, vai ler, se sim, não devias estar a fazer esta pergunta, isto é, se jogaste o jogo, claro.
Hunter Escreveu:De conduçao é que nao deve ser.
E de aventura, não pode? :|
Hunter Escreveu:Sei que tem um estilo em tempo real em detrimento dos rpg's de turnos, mas nao deixa de ser rpg...
Isso não tem nada a avir... Baldur's gate é em tempo real, KotOR é em tempo real, e são todos excelentes RPG's, na minha opinião... O que interessa aqui é o estilo de jogo, e Oblivion nem Dungeon Crawler é. É pior que isso. Mas claro, se o considerarmos um RPG. Se não o considerarmos RPG, então é um bom jogo de aventura/acção. Agora, RPG é que não... (isto, claro, sem o OOO [:D] ).
Nao li os texto nao senhor porque nao deu, mas sempre que leio algo sobre o Oblivion, todos o remetem para o genero Rpg.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Jogos de Role-Play

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 11:46

Hunter Escreveu:Nao li os texto nao senhor porque nao deu, mas sempre que leio algo sobre o Oblivion, todos o remetem para o genero Rpg.
E na caixa também diz que é um RPG... :roll:

De qualquer forma, o teu argumento é argumentum ad verecundiam... hihi, agora deu-me para aprender estas cenas e não me calo com iso ^^

mas é verdade
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quinta 01 mar 2007, 21:51

O Oblivion é um RPG. Simplesmente não é muito bom no que faz.

É interessante porque há umas semanas que ando a escrever sobre isso, a mudança no género. O problema com a mudança não é a mudança em si mas a base sobre a qual é feita. Temos o exemplo de algumas séries de RPGs que sofreram mudanças que eventualmente danificaram as séries em si e não trouxeram nada de novo ou inovador. Ocorrem-me imediatamente o Ultima e o Fallout; o primeiro já morria no oitavo jogo, o segundo foi sangrando em títulos que não conseguiam capturar nem o ambiente nem a jogabilidade dos originais. Nestes casos, também houveram muitos exemplos de fãs que foram acusados de serem contra a mudança e que viviam no passado, que só lhes interessava que as séries nunca mudassem; que queriam que o género estagnasse.

O caso do Fallout, sem querer saturar quem quer que seja sobre o assunto (porque até a mim já me cansa) é um exemplo bem revelador do tipo de mentalidade que na minha opinião contribui para a estagnação dos géneros. Muitos dos optimistas e defensores das decisões de design da Bethesda (muito antes de sequer saberem o que é que a companhia já fez com o Fallout) acusam alguns fãs do Fallout em querer promover a estagnação porque afirmam que a perspectiva em primeira pessoa e o combate em tempo real - dois elementos que sempre definiram a jogabilidade da série Elder Scrolls - são o caminho do futuro, e que elementos como combates por turnos e perspectivas isométricas são uma coisa do passado. Isto na minha opinião acontece devido a uma grande desinformação por parte do público, quer por ignorância genuína da história dos videojogos quer por publicidade, palavras e atitudes expostas em muitos sites de crítica. Combate em tempo real e perspectivas em primeira pessoa não são novas, na verdade são dos elementos mais antigos nos videojogos. Mas uma boa parte destas pessoas só teve contacto com o mundo dos RPGs a partir do Morrowind e do Oblivion e em parte por isso, assumem que até à data não houve nada igual. E a adulação de alguns jogos por parte dos jornalistas com críticas que nunca apontam para os seus problems também ajuda a isso.

Outro aspecto (e isto tem a ver mais com o que eu ia escrever) é que por vezes há uma certa tendência em promover certos aspectos do género enquanto outros se esquecem. Hoje em dia há uma inegável tendência em criar jogos com elementos cinemáticos (que só entram em choque com os videojogos), combate em tempo real porque "é isso que vende" (um mantra típico de tantos jogadores e companhias), para disfarçar que o género ainda é muito aquilo que se jogava nos seus primórdios. Há mecânicas de jogo que ainda hoje não beneficiam particularmente os RPGs e continuam a ser usadas. O conceito de classes que muitas vezes estrangula o desenvolvimento dos personagens, a linearidade das histórias, mundos estagnados e com falta de consequências para as escolhas dos jogadores, a morte como um castigo para os erros do jogador quando um simple "reload" contorna o assunto... Muitos destes já acompanham o género há um bom tempo mas continuam sem serem melhorados enquanto outros elementos que nem sequer são conductivos para um melhor "role-play" começam a ser exigidos pelos jogadores. Variedade na criação de um avatar, jogabilidade que satisfaça o ego, um mundo que espere eternamente pelas acções do jogador, até romances (leiam-se os fóruns da Bioware, por exemplo, para ter uma ideia).

Não estou a falar de RPGs de consolas porque não conheço muito e o pouco que conheço afasta-os consideravelmente da minha ideia de "role-play", por isso estes comentários são mais dirigidos aos RPGs de PC.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 22:13

Role-Player Escreveu:O Oblivion é um RPG. Simplesmente não é muito bom no que faz.
Bah! Se o tivessem anunciado como um jogo de acção ninguém notava, e éramos todos muito mais felizes :P
Role-Player Escreveu:É interessante porque há umas semanas que ando a escrever sobre isso, a mudança no género. O problema com a mudança não é a mudança em si mas a base sobre a qual é feita. Temos o exemplo de algumas séries de RPGs que sofreram mudanças que eventualmente danificaram as séries em si e não trouxeram nada de novo ou inovador. Ocorrem-me imediatamente o Ultima e o Fallout; o primeiro já morria no oitavo jogo, o segundo foi sangrando em títulos que não conseguiam capturar nem o ambiente nem a jogabilidade dos originais. Nestes casos, também houveram muitos exemplos de fãs que foram acusados de serem contra a mudança e que viviam no passado, que só lhes interessava que as séries nunca mudassem; que queriam que o género estagnasse.
Exactamente, era dessa mudança que eu estava a falar. If it ain't broken, don't fix it, como foi relembrado no Glittering Gem of Hatred, e, dos casos que referiste, a "evolução" que se sentiu do Ultima VII para o Ultima VIII foi macabra, e talvez isso seja um understatement. Quanto a Fallout, o que valeu é que nenhum dos jogos depois do FO2 não se chamava FO3, e isso permitiu aos fãs mais fieis deixá-los de fora da saga, simplesmente. Muito ao estilo da saga Legacy of Kain, por exemplo, em que Blood Omen 2 foi o que foi, mas foi relativamente fácil para muitos deixá-lo de fora das suas contas. Agora com FO3 é que vai ser um pouco diferente... Infelizmente.
Role-Player Escreveu:*snip* (porque até a mim já me cansa) *snip*
E não são poucos os fãs que já consideram a saga morta à muito tempo... Eu cá continuo a achar que considerar a saga morta, nesta altura em específico, é como abandonar os restos mortais do nosso muito amado pai aos chacais, para que eles o devorem e depois o ressuscitem sobre a forma de um undead (passe a idiotice do exemplo).
Role-Player Escreveu:O caso do Fallout, sem querer saturar quem quer que seja sobre o assunto (porque até a mim já me cansa) é um exemplo bem revelador do tipo de mentalidade que na minha opinião contribui para a estagnação dos géneros. Muitos dos optimistas e defensores das decisões de design da Bethesda (muito antes de sequer saberem o que é que a companhia já fez com o Fallout) acusam alguns fãs do Fallout em querer promover a estagnação porque afirmam que a perspectiva em primeira pessoa e o combate em tempo real - dois elementos que sempre definiram a jogabilidade da série Elder Scrolls - são o caminho do futuro, e que elementos como combates por turnos e perspectivas isométricas são uma coisa do passado. Isto na minha opinião acontece devido a uma grande desinformação por parte do público, quer por ignorância genuína da história dos videojogos quer por publicidade, palavras e atitudes expostas em muitos sites de crítica.
O que esses tunantes não parecem saber é que não foi por falta de tecnologia que os criadores de Fallout não o fizeram um FPS em tempo real :roll: Como tu dizes agora a seguir, aliás.
Role-Player Escreveu:Combate em tempo real e perspectivas em primeira pessoa não são novas, na verdade são dos elementos mais antigos nos videojogos. Mas uma boa parte destas pessoas só teve contacto com o mundo dos RPGs a partir do Morrowind e do Oblivion e em parte por isso, assumem que até à data não houve nada igual. E a adulação de alguns jogos por parte dos jornalistas com críticas que nunca apontam para os seus problems também ajuda a isso.
Aproveito e passo para aqui um post meu que fiz noutro lado, e com o qual concordo plenamente, e que vai em conformidade e concordância com o que estás a dizer, mais na parte final, até:
Morbus Escreveu:Anyway, é como diz o Briosafreak, do no mutants allowed, e do Fallout3.wordpress:

"Não há mal nenhum em seguir e gostar dos jogos do Mainstream, desde que se mantenha o espírito crítico e se compreenda que muitos dos conceitos, mecânicas de jogo e implementações de estratégias de comunicação são amplamente falaciosas e criadas nos departamentos de marketing, só se aguentando devido ao excesso de dependência dos jornalistas especializados em relação aos privilégios e dinheiro de publicidade dos estúdios."

E ele sabe do que está a falar.
Role-Player Escreveu:Outro aspecto (e isto tem a ver mais com o que eu ia escrever) é que por vezes há uma certa tendência em promover certos aspectos do género enquanto outros se esquecem. Hoje em dia há uma inegável tendência em criar jogos com elementos cinemáticos (que só entram em choque com os videojogos), combate em tempo real porque "é isso que vende" (um mantra típico de tantos jogadores e companhias), para disfarçar que o género ainda é muito aquilo que se jogava nos seus primórdios. Há mecânicas de jogo que ainda hoje não beneficiam particularmente os RPGs e continuam a ser usadas. O conceito de classes que muitas vezes estrangula o desenvolvimento dos personagens, a linearidade das histórias, mundos estagnados e com falta de consequências para as escolhas dos jogadores, a morte como um castigo para os erros do jogador quando um simple "reload" contorna o assunto... Muitos destes já acompanham o género há um bom tempo mas continuam sem serem melhorados enquanto outros elementos que nem sequer são conductivos para um melhor "role-play" começam a ser exigidos pelos jogadores. Variedade na criação de um avatar, jogabilidade que satisfaça o ego, um mundo que espere eternamente pelas acções do jogador, até romances (leiam-se os fóruns da Bioware, por exemplo, para ter uma ideia).
Isto pode parecer completamente despropositado, mas se me lembrei de perguntar isto é porque não deve ser: sabes em que jogo é que o Rosh está a trabalhar? :mrgreen: :anxious:

:EDIT:

E um post, descontextualizado, mas que fala por si próprio...
Angrim Escreveu:
aries369 Escreveu:I think it is a wrong business decision, since the average gamer now is about thirty. And wants games which will appeal (more) to him or her. That means mature (which doesn't = brawdy pubescent sex scenes or the like) content and good storytelling.


The problem is that the "average gamer" today is not actually a gamer, but some Regular Joe, who now and then likes to play some light console game that is easy to learn and doesn't take too much time to play. Gaming is not a hobby to him, he just likes to sit down for a while between work and going to gym. Or maybe he watches some reality show.

Thanks to him and the consoles, the "true" PC gaming is slowly dying away.

And believe me, he doesn't want "mature content and good storytelling"... You can see that by watching TV programmes that have been targeted for him. Most of them are utter crap.
Claro que isto é uma opinião, mas terá um fundo de verdade? *lança discução* *lança discução* *lança discução*
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quinta 01 mar 2007, 22:15

O Rosh não dá confiança a muitas pessoas. Mesmo já tendo alguns posts no NMA e lá andar há algum tempo, isso não é suficiente para discutir esse tipo de coisas com ele; ainda para mais agora que ele saiu do staff.

Já experimentaste mandar um email ao Brios? Se ele souber acho que não deve ter problemas em responder-te.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 01 mar 2007, 22:23

Role-Player Escreveu:O Rosh não dá confiança a muitas pessoas. Mesmo já tendo alguns posts no NMA e lá andar há algum tempo, isso não é suficiente para discutir esse tipo de coisas com ele; ainda para mais agora que ele saiu do staff.

Já experimentaste mandar um email ao Brios? Se ele souber acho que não deve ter problemas em responder-te.
Ah... Então é segredo... :-k Bem, assim é natural que não saibas... Eu perguntei porque ele anda pelo Codex, mas prontos, eu mando uma PM ao Briosafreak (embora eu duvide muito que ele tem muita pouca paciência e muito pouco tempo para me aturar :mrgreen: )

Anyway, back on topic 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder