Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:16

Chris Escreveu:Pegando numa coisa que o Player-Zero me disse, se adicionarmos ao TheSims uma mecânica de lvl-up
The Sims tem level up man! Um outro excerto do meu artigo:

"In the end, the only thing that really matters is what the developers or the analysts say about the game. If developers say their game is not a RPG, then it won't be (so to speak), and vice versa. We may look at some criti-cal examples... The Sims is not a RPG, however, it's undeniable you have interactive character creation and devel-opment in the game. On the other hand, Sword of Mana is referred to as a RPG [8], even when it has no interactive character creation and the character development we have in game is as interactive as any action game."
Chris Escreveu:Qualquer setting é setting, até o meu quintal.
Indubitavelmente. Nunca disse o contrário e estou plenamente consciente disso.
PeddieKitsune Escreveu:Bem, à letra um Role-Play Game é qualquer jogo em que se encarnam personagens.
Exacto, tal como eu disso ainda agora no excerto maior que pus.
FuSiOnShArK Escreveu:Exactly. Ou um "jogo de desempenho de papel", numa tradução foleira e à letra. Mas (na minha opinião) não tem forçosamente que ser um jogo em que tenhamos nós mesmos que criar a história do jogo. Podemos é moldá-la entre o ponto de início e o do fim, ou seja, escolher o que fazer entre as opções facultativas.
"(...) the more you can define your character, the more a game is a RPG."
Última edição por Morbus em quarta 25 abr 2007, 21:17, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:17

Então esta dito, todos os jogos que dão para fazer lvl-up são RPGs. Sim porque a unica caracteristica que um RPG tem de ter mesmo é essa.
Última edição por Chris em quarta 25 abr 2007, 21:19, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:18

Chris Escreveu:Então esta dito, todos os jogos são RPGs. Mai nada. [este post foi editado]
" (...) This definition, however, is very controversial, because, as Matt Barton states [6], «you "play a role" when you play PAC-Man or Space Invaders, and even in games like Tetris you're playing a role». (...) As stated in “Game Design Novice” [7], «RPG’s have a format, standard features, and recognizable rules; we cannot shoehorn everything into the RPG title»."
Chris Escreveu:Então esta dito, todos os jogos que dão para fazer lvl-up são RPGs.
Como o Role-Player disse, e muito bem, o level up é apenas UMA mecânica de evolução de personagem. Bloodlines não tem level-up. Só para dar um exemplo.
Chris Escreveu:Sim porque a unica caracteristica que um RPG tem de ter mesmo é essa.
Como disse, isso é errado.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:21

Eu acho que é exactamente ao contrário. Se um Role Playing Game é um jogo no qual assumimos uma parte (role) então quanto mais um jogo nos permite definir a personagem menos o jogo é Role Play porque estamos a fugir da lógica. É como um actor que se vai lembrando de mudar as falas completamente, ele era suposto fazer um papel (role), mas não fez nada disso.
Morbus Escreveu:
Chris Escreveu:Sim porque a unica caracteristica que um RPG tem de ter mesmo é essa.
Como disse, isso é errado.
Quem és tu para dizeres o que é errado ou certo neste assunto? Qualquer pessoa pode pensar o que quiser sobre definição dos jogos. Eu também posso dizer que tu estas errado quando dizes que RPG não precisa de história, mas não digo, adivinha porque...
Última edição por Chris em quarta 25 abr 2007, 21:23, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 25 abr 2007, 21:23

O que é um setting? Expliquem-me como se fosse muito burro...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:23

Chris Escreveu:Eu acho que é exactamente ao contrário. Se um Role Playing Game é um jogo no qual assumimos uma parte (role) então quanto mais um jogo nos permite definir a personagem menos o jogo é Role Play porque estamos a fugir da lógica.
*saltando a parte de estares a deturpar o argumento*

Perfeitamente, então os RPG's Pen and Paper, os que definem o género, não são RPGs... 8)
Death Crow Escreveu:O que é um setting? Expliquem-me como se fosse muito burro...
O setting, por assim dizer, é o "mundo" onde tu inseres a história. Esse mundo pode muito bem condicionar a história que vais criar se não houver história num jogo. Fallout faz isso mesmo, por isso é que muitas vezes se diz que Fallout não tem história, apenas setting (o que é mentira porque há pelo menos uma coisa que tu não podes controlar em Fallout, e que, portanto, é história e não setting). Entendeste?

http://en.wikipedia.org/wiki/Campaign_setting <- Ajuda a perceber.

:link editado:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:30

Eu não posso falar muito de Pen&Paper crap porque nunca joguei. Mas imagino que seria bastante dificil jogares um jogo desses sem combates nem história, visto que os jogadores passariam o tempo todo a lançar o dado e a imaginar que estão no tal setting, seja ele qual for, sem fazerem absolutamente nada.
Última edição por Chris em quarta 25 abr 2007, 21:30, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:30

Chris Escreveu:Quem és tu para dizeres o que é errado ou certo neste assunto?
Eu só digo o que aprendi. Quem és tu para dizer que eu estou errado ao dizeres que estás errado e ao mostrar ARGUMENTOS?! :-s
Chris Escreveu:Qualquer pessoa pode pensar o que quiser sobre definição dos jogos.
Opinions are like assholes. Everybody's got one... though none wants to look at the other guy's [:D]

Anyway, eu apresentei argumentos.
Chris Escreveu:Eu também posso dizer que tu estas errado quando dizes que RPG não precisa de história, mas não digo, adivinha porque...
Sei lá... :-k Porque não tens argumentos? :-s
Chris Escreveu:Eu não posso falar muito de Pen&Paper crap porque nunca joguei.
Não precisas de ter jogado. Só precisas de saber como funciona e leres um bocado.
Chris Escreveu:Mas imagino que seria bastante dificil jogares um jogo desses sem combates nem história
Em Fallout podes chegar ao fim do jogo sem NUNCA combater... E é só um exemplo. Além disso, também já falei sobre o porquê de se dizer que Fallout não tem história, só tem setting.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:39

Pois, deve ser isso, eu não ter argumentos. Mas olha vou continuar a falar sem saber, não tenho mais nada para fazer, ok? :anxious:

Então como é que se chega ao fim de um jogo que não tem história? O setting tem fim? É quando se explora tudo? É que quests não pode haver visto que não precisa de história.

Já agora recapitula ai os teus factos e argumentos que apoiam a tua tese sobre a definição de RPGs, assim uma coisa compacta para um leigo como eu perceber.
Última edição por Chris em quarta 25 abr 2007, 21:39, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 25 abr 2007, 21:39

Eu acho que Fallout tem história. E bem presente ao longo de todo o jogo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 25 abr 2007, 21:44

Basicamente o setting é o mundo! É tipo Sims não é?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:53

Chris Escreveu:Pois, deve ser isso, eu não ter argumentos. Mas olha vou continuar a falar sem saber, não tenho mais nada para fazer, ok? :anxious:
LOL, do as you must. It's always a pleasure :P
Chris Escreveu:Então como é que se chega ao fim de um jogo que não tem história? O setting tem fim? É quando se explora tudo? É que quests não pode haver visto que não precisa de história.
1º ponto - As quests podem ser consideradas parte do setting elas próprias. Em Fallout elas são, visto, para além de puderes completa-las, normalmente, de várias maneiras, não és obrigado a fazê-las.
2º ponto - Também tens quests na vida real, e a vida real não tem história (no mesmo sentido que um jogo de aventuras tem) [não deturpes o sentido da frase, estou farto disso quando digo este argumento]
3º ponto - Fallout 2 não tem fim. Podes continuar a jogar ad aeternum. Em Fallout 1, a questão é encarada de uma maneira diferente. Se chegares a um determinado "lugar", o jogo acaba. É um verdadeiro Game Over. É considerado o fim do jogo, e foi feito para o ser: não podes jogar depois disso, mas a vida não acaba depois disso. E uma coisa de que eu não gosto mesmo nada, e fiquei chateado por causa disso, porque simplesmente não se enquadra bem com o espírito do jogo. No entanto, dado o que se passa nesse "final" (que não é final, sublinhe-se), é compreensível que não se possa jogar depois disso.
4º ponto - Estes exemplos aplicam-se a qualquer jogo em que possas continuar a jogar "depois do fim", como GTA por exemplo. Mas GTA tem história, como é lógico.
5º ponto - É preciso fazer um distinção claríssima entre História, "branched story" (ou história ramificada) e setting, que são coisas distintas, sendo que as duas primeiras precisam sempre da terceira (segundo algumas teorias de teatro e encenação) e nunca se podem misturar, porque são quasi-antagónicas.
Chris Escreveu:Já agora recapitula ai os teus factos e argumentos que apoiam a tua tese sobre a definição de RPGs, assim uma coisa compacta para um leigo como eu perceber.
Os meus argumentos baseiam-se no facto de os CRPG's serem descendentes directos dos Pen and Paper Roleplaying Games (e portanto definidos por eles). Depois executa-se a transposição de definições, daquilo que define um PnPRPG. E isso aí, visto ser relativamente pouco controverso, reduz muito o que se pode dizer dos CRPG's.
FuSiOnShArK Escreveu:Eu acho que Fallout tem história. E bem presente ao longo de todo o jogo.
O que tu tens é um background presente da tua personagem, que nunca podes alterar (infelizmente). De qualquer forma, Fallout tem história, sim, mas não a notas ao longo de todo o jogo, como dizes.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 22:03

Death Crow Escreveu:Basicamente o setting é o mundo! É tipo Sims não é?
Não, é tipo o mundo das Forgotten Realms. Imagina um RPG em que consistisse em entrares no mundo da Forgotten Realms (mundo de NWN, BG, IWD e outros) no ano de 2405 (ou coisa parecida) e prontos. Mais nada. Escolhias os teus pais, onde nascias, tudo, e depois fazias o que quisesses. Isso era um jogo só com setting, embora muito chato diga-se :P

Agora pensa comigo: e que tal limitar-mos a "entrada" no setting? E que tal pormos o jogador a poder apenas entrar no setting numa certa vila, a nascer neste preciso ano? Depois o próprio setting ia condicionar as acções do jogador, a partir daí. Esse condicionamento tem é que ser feito de maneira a ser SEMPRE credível e a dar TODA a liberdade ao jogador (tal como num PnPRPG dos bons). Mudando de setting, imagina um setting parecido com o de Fallout, mas diferente. Imagina que saías do Vault aos 18 anos (tinhas já tido TODA a liberdade de escolheres minuciosamente QUEM eras) e és mandado (contra a tua vontade ou não) ao boss de uma organização militar. Esse gajo quer que tu te alistes, juntamente com todos os teus amigos do Vault. Isso ainda é setting, porque quer tu tivesses lá quer não, o Boss iria sempre existir, iria ter sempre a mesma opinião, no fundo, iria fazer para da História geral do mundo, a mesma história onde estava a grande guerra nuclear e assim. Sim, porque essa história é parte do próprio setting. Depois, se tu tivesses TODA a liberdade, e não houvesse qualquer história no jogo, tu podias escolher fazer o que QUISESSES: recusar a oferta e ir preso (depois fujir da prisão ou lutar até morrer ou o que quisesses), aceitar a oferta claramente contra a vontade e fujir na primeira oportunidade, aceitar a oferta e fazer o teu melhor, fazer de conta que eras definciente mental, ou o que quisesses. Isto, claro, se o jogo não tivesse história. Se tivesse, terias que seguir determinados caminhos, apenas um só, ou vários que seriam postos à tua escolha. É muito sustentável defender-se que NENHUM CRPG pode ter apenas setting, e que apenas os RPG's de papel e lápis são capazes desse feito, mas por uma questão de relevância na discussão (embora sempre conscientes dessa questão), normalmente deixa-se essa questão de parte. Anda-se mais à volta do design do jogo que da maneira como se segue esse design.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 22:05

Portanto aquilo que realmente achas que define um RPG é a possibilidade de desenvolver uma personagem e viver num mundo no qual tudo o que fazemos influencia a pseudo-história do jogo. E rejeitas como RPGs jogos que tenham uma história linear, ou pelo menos devias para manter a consistência da tua argumentação. Esses jogos consideras serem de Aventura. Am I close?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 22:13

Chris Escreveu:Portanto aquilo que realmente achas que define um RPG é a possibilidade de desenvolver uma personagem e viver num mundo no qual tudo o que fazemos influencia a pseudo-história do jogo.
Isso seria um RPG, sim, mas não sou tão restrito na minha definição. Para mim Diablo2 é um RPG. Porquê? Porque tu podes desenvolver a tua personagem (embora de uma maneira muito "oca"). Repara no que eu disse:

"In my opinion, the sole point we can hold on to in order to say "this game is a RPG" and "this one's not" is the presence of interactive character creation and/or development, in any hypothetical way."
Chris Escreveu:E rejeitas como RPGs jogos que tenham uma história linear, ou pelo menos devias para manter a consistência da tua argumentação. Esses jogos passariam a ser de Aventura. Am I close?
Não os rejeito. Quando digo que são Aventura (e "estás lá" quando dizes isso, sim) é dentro de um contexto específico. É preciso ver bem como são as coisas. Quando digo que Final Fantasy não é um RPG, é quando digo que Oblivion, Diablo e afins não são também. É, para por as coisas simples, quando constrinjo, por assim dizer, a minha definição de RPG's àqueles jogos que seguem o extremo dos RPG's (o freeform) de mais perto. Na generalidade, não, considero Diablo2 e Final Fantasy RPG's, obviamente. Só digo que não são por questões retóricas ou pela questão que referi, e aí, sim, considero-os jogos de Aventuras, como dizes.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder