Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 14:23

Role-Player Escreveu:
Triper Escreveu:
Gamefaqs Escreveu:Shenmue:
Action Adventure
:-''
Concordo que o Shenmue não seja um RPG mas usar o GameFAQs como fonte para determinar géneros de jogos não é boa ideia, considerando que o próprio site afirma que Zelda é um RPG, quando:
  • a própria Nintendo o cataloga como "Action Adventure";
  • o dono do GameFAQs (CJayC) indicou que o Zelda era um RPG apenas para satisfazer os pedidos de muitos fãs (leia-se: idiotas) do site que não paravam de o incomodar;
  • porra, não é um RPG.
http://gamedesign.wikidot.com/zelda-is-not-an-rpg ;)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 14:24

Não conheço esses que falas, mas seguramente que os melhores RPG que joguei até hoje foram os clássicos (Baldur's Gate, Icewind Dale, Planescape Torment). Peço desculpa ao Morbus, mas os Fallout, apesar de ter gostado deles, não os posso colocar no meu top 5 :P

Dentro do tipo de jogabilidade Final Fantasy, gostei d' "O Senhor dos Anéis - A 3ª Era", que foi 'fotocopiar' o sistema de combate, com poucas diferenças.
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 14:24

O terceiro ponto é sem duvida o mais esclarecedor. =D>
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » terça 24 abr 2007, 14:35

O artigo também não é muito esclarecedor (admito, porém, que só li a primeira página) porque parte de uma premissa antiquada - a necessidade de subir de nível como indicador de estatuto de género. O problema é que há vários métodos de sugerir progressão de poder num personagem e níveis é só uma. Se olharmos para jogos como Shadowrun ou o Vampire: Bloodlines, vemos outro método: não há níveis, mas sim 'skills' que podem ser desenvolvidas consoante a quantidade de pontos investidas nas mesmas.

O jogo é "Action Adventure" porque combina, precisamente, elementos de acção (combate, 'stealth') e de jogos de aventura (exploração, resolução de problemas através de objectos que vamos encontrando). Se identificarmos todos os elementos que compõem a série Zelda vamos encontrar os mesmos em outros jogos - e no entanto, ninguém os identifica como RPGs. A série Metroid, o Metal Gear Solid e o Blood Omen /Soul Reaver (para mencionar apenas alguns) estão todos incluídos na categoria de "Action Adventure", e é por uma boa razão.

Aliás, só há um jogo na série Zelda que se aproxima dos RPGs, e é o segundo jogo lançado para NES que, por coincidência, é o jogo mais vilipendiado da série.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 14:40

Role-Player Escreveu:O artigo também não é muito esclarecedor (admito, porém, que só li a primeira página) porque parte de uma premissa antiquada - a necessidade de subir de nível como indicador de estatuto de género. O problema é que há vários métodos de sugerir progressão de poder num personagem e níveis é só uma. Se olharmos para jogos como Shadowrun ou o Vampire: Bloodlines, vemos outro método: não há níveis, mas sim 'skills' que podem ser desenvolvidas consoante a quantidade de pontos investidas nas mesmas.
Verdade verdadinha. Eu postei aquele link porque por acaso tinha lido o texto hoje de manhã :lol: Achei coincidência de mais [:D]
Role-Player Escreveu:*snip* Blood Omen /Soul Reaver *snip*
Eu lembro-me de ver o primeiro blood omen posto como RPG, mas também nesse tempo não de espantar... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 14:44

Morbus Escreveu:Eu lembro-me de ver o primeiro blood omen posto como RPG, mas também nesse tempo não de espantar... :?
Acho que nessa época se avaliavam mais os jogos pela perspectiva da câmara. Também me lembro de ter visto o jogo com essa designação. Se bem que há títulos semelhantes e be mmais recentes, como o Nox ou o Dungeon Siege, que de RPG têm muito pouco.
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 14:49

Esses simplesmente chamam-se rpg's de acção.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 24 abr 2007, 14:51

Bolas se o Dungeon Siege não é um RPG então o que lhe chamam? :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 14:52

FuSiOnShArK Escreveu:
Morbus Escreveu:Eu lembro-me de ver o primeiro blood omen posto como RPG, mas também nesse tempo não de espantar... :?
Acho que nessa época se avaliavam mais os jogos pela perspectiva da câmara. Também me lembro de ter visto o jogo com essa designação. Se bem que há títulos semelhantes e be mmais recentes, como o Nox ou o Dungeon Siege, que de RPG têm muito pouco.
O Dungeon Siege é um RPG, sem dúvida, é apenas de um subgénero dos RPG's que é bastante abastardado. Muito centrado na acção e nos stats, tal como diablo... É um mix entre os tactical RPG's e os action RPG's... E entre os story-driven RPG's também...
Newtomic Escreveu:Bolas se o Dungeon Siege não é um RPG então o que lhe chamam? :?
Não é incomum ver-se pessoas a dizer que Diablo não é RPG, e jogos semelhantes não são. Essas pessoas são normalmente pessoas que só consideram RPG's os jogos que dá para alterar o curso da história, ou a história em si. Dizer que Dungeon Siege (diablo seria um melhor exemplo, mas pronto) não é um RPG está no mesmo seguimento (em conformidade de pensamento, vá) com eu dizer que Final Fantasy não é um RPG. É praticamente a mesma coisa.
Última edição por Morbus em terça 24 abr 2007, 14:54, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 14:52

O Diablo também é um RPG de acção e acho que tem mais 'umo' que os outros que referi. Além do que, no caso dos outros, o trajecto entre o começo e o fim do jogo é muito linear e sem grande coisa pra fazer. E então no que se refere aos melhoramentos das personagens... nem ve-los (ou quase).
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 15:01

Diablo , Dungeon Siege, Sacred, Baldurs Gate Darl Aliance - Rpg's de acção ocidentais

NWN, Oblivion, Icewind Dale,Kotor - Rpg's ocidentais

FF, Dragon Quest, Xenosaga - Rpg's nipónicos

Kingdom Hearts, Dragon on Dragon, Sword of Mana, Swordcraft, - Rpg's nipónicos de acção
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 15:03

Fico sem saber onde se encaixam jogos como Fallout Tactics ou Silent Storm :?

:EDIT:

Também fico sem saber onde se encaixam jogos como Fire Emblem.
Última edição por Morbus em terça 24 abr 2007, 15:04, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 15:04

ZéPróVinho Escreveu:Diablo , Dungeon Siege, Sacred, Baldurs Gate Darl Aliance - Rpg's de acção ocidentais
Aí está um jogo que não teve a projecção que, na minha opinião, merecia. esperemos que o segundo seja mais divulgado.
Morbus Escreveu:Fico sem saber onde se encaixam jogos como Fallout Tactics ou Silent Storm :?
Fallout Tactics acho que se enquadra mais na estratégia.
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 15:34

Sacred 1\2 ... bem pode ir prás silvas...aquilo são jogos prá matar o meu rato .. (mas prá quem gosta de Diablo é mais do mesmo sem história, pois o Diablo até que tinha uma certa história engraçada .. e os videos..uiui).

Caro Morbus Fallout e Silent Storm são tactics de estratégia ocidentais.
Tens também tactics de rpg ocidental ..ex Disgaea (com look manga ..por vezes pareçendo lá do japão)..mais conhecido é o Heroes of MaM..1-5 e etc.., tens mais uns poucos ma nãme lembra o nome..

O Fire Emblem e uma porrada de jogos de rpg\estratégia feitos no japão são conhecidos lá (no japão) por simplesments tactics..

Onimusha Tactics, FF Tactics Advance, Tactics Ogre etc...(daqueles que joguei pró GBA)..
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 15:42

ZéPróVinho Escreveu:Sacred 1\2 ... bem pode ir prás silvas...aquilo são jogos prá matar o meu rato .. (mas prá quem gosta de Diablo é mais do mesmo sem história, pois o Diablo até que tinha uma certa história engraçada .. e os videos..uiui).
O Sacred não massacra muito o rato. Se clicares em cima de um inimigo e mantiveres o botão pressionado, de cada vez que ele se chega o teu personagem ataca. É um bocado como o Diablo II (no primeiro é que era preciso 'martelar' no rato forte e feio).
Imagem
Responder