Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quarta 25 abr 2007, 19:40

NWN foi a minha 1ª incursão no universo D&D... por isso não me posso pronunciar muito sobre o mesmo. Mas a história era super centrada no Herói (nós) com os maiores clichés possiveis ( u are the chosen one) ...mas também é disso que todos gostamos :mrgreen: ( i am a sucker .. and proud of it ).
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 25 abr 2007, 19:43

Role-Player Escreveu:Preferi a estória do primeiro Baldur's Gate. A estória tem mais impacto na jogabilidade do que o segundo, e isso a mim agrada-me.
O segundo sem o primeiro nem vale a pena jogar. Também gostei mais da trama do primeiro, mas tinha muita 'palha' pelo meio, naqueles locais infindáveis que não serviam pra nada ou tinham uma quest inútil lá pró meio.
Role-Player Escreveu:Quanto ao NWN... Não é escabrosa mas tem elementos pobres. Quando vi a academia, cheia de heróis e aventureiros poderosos, ser dizimada por goblins que morrem só de franzirmos o sobrolho para eles... Péssimo.
Acho que foram demasiado ambiciosos nos melhoramentos técnicos e deixaram a parte do 'sumo' do jogo de lado. Essa parte de uma academia ser 'limpa' por inimigos foleiros é só o começo. E a mim, houve alguns diálogos que me deram um sono do caraças...
Última edição por FuSiOnShArK em quarta 25 abr 2007, 20:12, editado 1 vez no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 25 abr 2007, 19:47

ZéPróVinho Escreveu:NWN foi a minha 1ª incursão no universo D&D... por isso não me posso pronunciar muito sobre o mesmo. Mas a história era super centrada no Herói (nós) com os maiores clichés possiveis ( u are the chosen one) ...mas também é disso que todos gostamos :mrgreen: ( i am a sucker .. and proud of it ).
Os lugares comuns propriamente ditos não têm problema. O Torment usa um dos maiores do mundo - o protagonista é amnésico. Isto já apareceu em tantos jogos, livros e filmes que até assusta! No entanto juntou-lhe outras ideias, como a de ele ser imortal e perder a memória cada vez que morre. Regra geral, não importa se uma estória tem clichés mas sim como são usados. O Fallout também é um: "precisamos disto, vai buscar" :P A diferença é que o protagonista não é "o escolhido", é um desgraçado(a) que teve o azar de ser mandado procurar o chip depois de outros habitantes do Vault terem falhado.
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quarta 25 abr 2007, 19:55

Sim concordo perfeitamente e por acaso já tinha referido essa ideia há uma porrada de páginas atrás. Torment prá quem andou ás aranhas pra saber o que raio era isto (eu andei) ... é o Planetscape Torment (ou como raio se escreve).
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 25 abr 2007, 20:18

O título é Planescape: Torment. O uso da amnésia é, quanto a mim, uma forma de dar ao jogador a sensação de que está a conhecer o desenrolar dos acontecimentos juntamente com o personagem. O Baldur's Gate também o usa (e calculo que muitos outros).
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 20:32

Hunter Escreveu:Desculpa, mas nao queiras sobrepor os teus interesses aos interesses do resto do pessoal. Se para ti um Rpg so precisa de ter essas caracteristicas, entao muito bem para ti, mas para mim isso é insignificante. Para ser um rpg em condiçoes é FUNDAMENTAL uma historia boa e um sistema de combate viciante...
Decididamente, tu não sabes fazer uma mínima distinção entre jogos de aventuras e RPG's... :?
Hunter Escreveu:Se nao concordas, entao o problema é teu, mas nao sou o unico a estar contra a tua opiniao ( que nao é mais do que isso, uma opiniao e nao a verdade absoluta)
Não é não concordo, é eu sei que não é assim. Arranja-me UM ÚNICO sítio onde diga que um RPG precisa de história e depois falamos...

:EDIT:
E volto a frisar. Um RPG não precisa de combate.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:03

Não vou negar que esta é uma questão que me interessa. É muito interessante de facto, e já li vários artigos sobre a chamada Theory of Role-Playing Games [podem procurar no Google ou podem dar um salto à Wikipédia]. Vou por aqui um excerto do artigo que estou a escrever (ainda não editado):

"As for what in fact is a RPG, there are some opinions, but it is commonly accepted that a Role-Playing Game (both Pen and Paper and Computer) is a game where the participant(s) assume the role(s) of (a) fictional character(s) to create or follow storylines [5]. This definition, however, is very controversial, because, as Matt Barton states [6], «you "play a role" when you play PAC-Man or Space Invaders, and even in games like Tetris you're playing a role». (...) As stated in “Game Design Novice” [7], «RPG’s have a format, standard features, and recognizable rules; we cannot shoehorn everything into the RPG title». In my opinion, the sole point we can hold on to in order to say "this game is a RPG" and "this one's not" is the presence of interactive character creation and/or development, in any hypothetical way. Of course, and again, this definition is way too wide-ranging in order for us accurately classify the games in question. (...) In the end, the only thing that really matters is what the developers or the analysts say about the game. If developers say their game is not a RPG, then it won't be (so to speak), and vice versa. (...) So we end with some important questions. What are, after all, the genre defining aspects of RPG's? Why are general story driven RPG's not called Adventure games instead? Or rather why are adventure games not called RPG's themselves? I personally cannot find an answer to these questions. I stated my opinion earlier, but, just like me, I doubt anyone can find an accurate and sustainable answer that doesn't manage to create discussion because of alleged partiality. If you tell a Final Fantasy fan that those games are not RPG's, you will certainly get flamed. Just the same, if you tell a Fallout fan that game is not a RPG, you will get even more flamed. For me, let them call it whatever they want to, as long as they accept the differences between those two completely different styles of games. I’ll still hold to my idea that the more you can define your character, the more a game is a RPG. "
Última edição por Morbus em quarta 25 abr 2007, 21:10, editado 4 vezes no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:03

Não precisa de combate nem história... e monitor? É preciso?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:07

Chris Escreveu:Não precisa de combate nem história... e monitor? É preciso?
O teu ponto é? Não, não precisa. Podes jogá-lo numa televisão, num projector ou em papel e lápis. Também podes jogá-lo sem qualquer suporte físico.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 25 abr 2007, 21:10

Um RPG não precisa de história? Mas estão a discutir bons ou maus RPG's? E já agora o que é um jogo sem história? Um simulador de desporto de certeza.
Não tenho seguido o tópico mas vou começar a fazê-lo.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 25 abr 2007, 21:12

Sem ser obviamente um jogo de desporto, os únicos de que me lembro que não têm história são os Sims e Singles.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 25 abr 2007, 21:12

Death Crow Escreveu:Um RPG não precisa de história? Mas estão a discutir bons ou maus RPG's? E já agora o que é um jogo sem história? Um simulador de desporto de certeza.
Não tenho seguido o tópico mas vou começar a fazê-lo.
Com certeza sabes distinguir história de setting certo? :? São duas coisas distintas e do setting um RPG precisa, sim, sem dúvida, embora não seja ecensial (um RPG sem história nem setting não tem razão de ser, a isso chama-se Freeform RPG salvo erro... Não posso dar a certeza, mas anda por aí.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 25 abr 2007, 21:12

Pegando numa coisa que o Player-Zero me disse, se adicionarmos ao TheSims uma mecânica de lvl-up podemos dar-lhe o rótulo de RPG e colocar no mesmo saco que Morrowind, Fallout e FinalFantasy, e vivemos todos felizes para sempre.
Morbus Escreveu: Com certeza sabes distinguir história de setting certo? :? São duas coisas distintas e do setting um RPG precisa, sim, sem dúvida, embora não seja ecensial (um RPG sem história nem setting não tem razão de ser, a isso chama-se Freeform RPG salvo erro... Não posso dar a certeza, mas anda por aí.
Qualquer setting é setting, até o meu quintal.
Última edição por Chris em quarta 25 abr 2007, 21:14, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quarta 25 abr 2007, 21:13

Bem, à letra um Role-Play Game é qualquer jogo em que se encarnam personagens.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 25 abr 2007, 21:16

PeddieKitsune Escreveu:Bem, à letra um Role-Play Game é qualquer jogo em que se encarnam personagens.
Exactly. Ou um "jogo de desempenho de papel", numa tradução foleira e à letra. Mas (na minha opinião) não tem forçosamente que ser um jogo em que tenhamos nós mesmos que criar a história do jogo. Podemos é moldá-la entre o ponto de início e o do fim, ou seja, escolher o que fazer entre as opções facultativas.
Imagem
Responder