Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 22:22

O mundo elderscrolls é um mundo riquíssimo, sem dúvida. É uma pena que eles não o saibam aproveitar como deve ser :(
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Mensagem por Master Thief » sexta 23 mar 2007, 0:13

Master_Zica Escreveu: Em todo o caso, devemos cingir-nos ao que é exigível ao Oblivion, porque são raros os jogos em que vejo o protagonista ter fome, são ainda mais raros os jogos em que o protagonista tem necessidades fisiológicas, mas será que é isso que nos vai dar um bom RPG? Um RPG que faça sentido?
Pensei q sim. Mas como nunca joguei, n sei.

A verdade é q toda a estupidez inerente ao mercado dos jogos deixa-me de certa forma revoltado.
...I can run, and I can hide... :-''''
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 12:39

Que me dizem a isto:

"My guess is that the next big revolution in CRPGs is just around the corner, though it’s impossible to tell from which company it might arise, or what form it might take. However, I can’t emphasize enough that the best CRPGs of all time have been far more a matter of craft than revolution, of paradigms coming together rather than breaking apart. Like Pool of Radiance, Baldur’s Gate, or Fallout, the next big CRPG won’t be so much about doing something new, but doing something right."

:?: Acho que está excelentemente bem dito. Está num artigo que o Site Não Oficial vai cobrir ainda hoje, com uma pequena referência apenas, nada de mais.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 12 abr 2007, 13:14

Isso são sempre conceitos e ideias referidas há mais de 3 anos... o problema é que as produtoras nunca conseguiram por nos rpg's "aquela sensação" cinematográfica e de espetáculo ( ou o famoso OH!!)...embora rpg's ocidentais ultimamente tem sido Bioware ..e ES4 Oblivion.... uma directa comparação entre o factor wow contra FF12 ..arrasa por completo os tais rpg's ocidentais.

Penso que a solução está no equilibrio dos dois tipos ... com a mil e uma opcções dos rpg O ... com o espectáculo artistito dos rps N.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 15:52

ZéPróVinho Escreveu:Isso são sempre conceitos e ideias referidas há mais de 3 anos... o problema é que as produtoras nunca conseguiram por nos rpg's "aquela sensação" cinematográfica e de espetáculo ( ou o famoso OH!!)...
Acho que estás equivocado... :? Isso não é para os jogos de role-play, é para os jogos de aventura.
ZéPróVinho Escreveu:embora rpg's ocidentais ultimamente tem sido Bioware ..e ES4 Oblivion.... uma directa comparação entre o factor wow contra FF12 ..arrasa por completo os tais rpg's ocidentais.
Os RPG's ocidentais e orientais não podem ser comparados. De maneira nenhuma, embora os mais recentes ocidentais estejam a degenerar-se de tal forma que sim, podem ser comparados, em muitos aspectos, e como dizes, levam grande coça. Mas se formos comparar com os verdadeiros e hardcore RPG's ocidentais, não há comparação possível. Cada um no seu género.
ZéPróVinho Escreveu:Penso que a solução está no equilibrio dos dois tipos ... com a mil e uma opcções dos rpg O ... com o espectáculo artistito dos rps N.
O espetáculo artístico é necessário em todos os jogos, não é só uma característica dos JRPG's. Os RPG's ocidentais e orientais são quase antagónicos na sua essência, não pode haver a junção. A junção é o que temos agora: os híbridos de fraca qualidade que são os RPG's ocidentais da actualidade. E enquanto não se "extremizarem" por assim dizer, nunca vão ser verdadeiras obras primas. Como se costuma dizer, ou sim ou sopas.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 13:44

Hunter Escreveu:NAo adianta discutir contigo quando as pessoas acham-se donas da verdade.
Eu não sou dono da verdade.
Hunter Escreveu:Primeiro se achas o Devil May Cry e os outros que referi Action Rpg's, entao és muito leigo no assunto, porque os jogos sao considerados como "Third-Person Action Games".
Eu não acho que são Action RPG's. Eu disse que eram considerados muitas vezes Action RPG's. Aquilo são jogos de aventura/acção.
Hunter Escreveu:Em segundo lugar nao é por leres muito que podes tirar as ilaçoes que quiseres sobre determinados jogos, ainda para mais sobre o genero dos quais estamos a discutir.
Repara que também não posso falar de um jogo só por jogá-lo. Foi isso que eu disse. Tenho que ler também.
Hunter Escreveu:Nao te esqueças que o que lês sao opinioes de varias pessoas sobre o jogo, mas essas opinioes por vezes nao sao condizentes com as nossas, por isso e a partir deste pressuposto, o melhor que se tem a fazer é jogar e ai sim, opinar...
Eu raramente leio textos opinativos. :? Sabes que pode-se falar de jogos sem ser a expressar opiniões não sabes? :?
Hunter Escreveu:Em terceiro lugar, quando falei em referencia no genero, falei em TODO o genero e nao somente no JRPG (como tanto gostas de os chamar). Convem veres quantos anos de existencia tem a saga final fantasy, em comparaçao com as referidas por ti.
Final Fantasy tem 20 anos. Fallout tem 10, e tem grandes influências da saga Ultima, que é uma das duas sagas mais antigas de RPG's, que tem (por ainda não acabou) 27 anos, com Ultima VII (1992 salvo erro) a ser considerado um dos melhores RPG's de sempre em termos conceptuais, coisa que um Final Fantasy nunca pode atingir, porque se dedica essencialmente à maneira como desenvolve o conceito, e não ao conceito em si.
Hunter Escreveu:Por ultimo e voltando à questao de fan-boy's, sim eu sou um Fan-boy pela saga, mas tu so ves "PC's" à tua frente. Ja experimentaste olhar à tua volta e veres o tudo de bom que uma consola pode oferecer-te???
Não tenho dinheiro, de momento, para comprar consolas. A PS2 pode ser barata, mas os jogos não são muito, comparados com os jogos que compro para PC. Não tenho consolas porque não tenho dinheiro para elas, porque se não tinha, porque há jogos, especialmente na PS2, que eu gostava de jogar, quanto mais não seja para dizer como é.

Tu tens azar, no entanto, e eu reconheço isso, porque estás a discutir com uma pessoa que não é muito instruída e não tem muitos argumentos... :? Diz-me lá, o que é que lês sobre RPG's para teres bases de apoio? É sites em geral, ou lês algum site em específico?

Eu dou uns saltos de vez em quando ao RPGdot e cheguei a andar a vasculhar no RPGnet mas nunca aprofundei. Os sites que visito mais são o [url=http://www.rpgcodex.com[/url]RPGCodex[/url] (site onde o Role-Player é editor), o The Escapist (embora não seja leitor muito frequente porque é mais para os table-tops), leio o Gamasutra quando calha mas li mais há uns tempos por causa de um artigo em específico deles que postei aqui, consulto o RPGwatch para notícias, embora só costume ir lá uma vez por cada dois ou três dias, e depois visito mais três ou quatro sites mais ou menos gerais que estão envolvidos com RPG's... Um deles é o No Mutants Allowed, e outro são os fórums da Obsidian, embora muito menos... Portanto estás a ver mais ou menos quais são as minhas influências e o meu background cognitivo, embora, como disse, não seja um expert :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 13:51

Já agora gostava de saber a vossa opinião acerca do seguinte:

Há uns anos atrás, creio que até foi na imprensa da especialidade, alguém classificou o Shenmue como pertencendo ao género RPG. Pessoalmente, tenho uma enorme dificuldade em conseguir encaixá-lo neste género. Que acham?
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 14:00

Sim o jogo quando saiu na Dreamcast era denominado como RPG mas como é obvio pra quem o jogou é apenas uma aventuta gráfica sem puzzles..aliás o jogo até nem tinha grande história (pelo menos no inicio) \ jogabilidade \ sistema de combate etc..
A sua mais valia era o universo criado em 3D e a rotina de dia e noite, e o tempo que era prá ai uns 5 meses em que o jogo se desenrolava, que o jogo oferecia..que possibilitava a recriação de uma dia-a-dia numa vila japonesa..
Puzzles não tinha ... ou se tinha eram tão básicos que não merecem permanecer na minha memória.
E pouco mais .. o Shenmue 2 já nem o consegui jogar.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 14:05

Ainda não sei se o pessoal percebeu, mas um RPG não precisa de ter história para ser RPG... Precisa é de ter criação interactiva e/ou desenvolvimento interactivo da(s) personagem(s)... Seja lá como for. No final, o que interessa para um jogo ser RPG é o que o pessoal diz dele. Se o pessoal disser que Shenmue é um RPG, é um RPG e tá a andar... Nunca joguei o jogo, mas já ouvi falar MUITO bem dele, e portanto gostava muito de jogá-lo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » terça 24 abr 2007, 14:06

Gamefaqs Escreveu:Shenmue:
Action Adventure
:-''
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 14:08

Morbus Escreveu:Ainda não sei se o pessoal percebeu, mas um RPG não precisa de ter história para ser RPG... Precisa é de ter criação interactiva e/ou desenvolvimento interactivo da(s) personagem(s)...
nem penses começar aqui outra conversa de rpg e a defenição e etc... :evil:

Agora sem palavreado e conceitos complicados ..digo assim .. nos jogos Japoneses aonde e inclui o Shenmue era dito como um rpg e um rpg por aquelas bandas é do tipo Final Fantasy (com uma históri feita e combates por turnos e clichés e etc..) e Shenmue não tinha nada disso, e prontos assim não era rpg ... antes uma aventura gráfica como tantas outras que fizeram no Japão ..
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 24 abr 2007, 14:09

Morbus Escreveu:Ainda não sei se o pessoal percebeu, mas um RPG não precisa de ter história para ser RPG... Precisa é de ter criação interactiva e/ou desenvolvimento interactivo da(s) personagem(s)...
Sim, mas digamos assim, a criação de um híbrido entre o RPG e a aventura é sempre uma mais valia. Por exemplo, se às acções básicas do dia-a-dia dos Sims juntasses uma história ou algo de mais substancial pra fazer (podemos até pegar na história do Shenmue ou de outro com acção num ambiente quotidiano), se calhar a médio ou longo prazo o jogo teria outro interesse. Porque os RPG's que só têm a componente manipulativa do ambiente podem-se tornar cansativos aos jogadores menos persistentes. As ideias de inovação podem começar a faltar e depois entra no chamado engonhanço.
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » terça 24 abr 2007, 14:11

1º peço desculpa ao Morbus sobre "não começes coma defenição ..."
pensava que estava no tópico de Aventuras gráficas.

2º o que mais gosto de um rpg é um sistema de combate engraçado que faça puxar pla cachimonia e umas personagens e história engraçada.. exemplos de 2006

Breath of fire 5 plo combate e um pouco da história simples e descomplicada

Xenosaga 100% pla história muito boa muito complexa cheia de porquês .. sci-fi , espiritos , etica, o que é o bom o que é o mal , direito de existencia..,videos = 15 HORAS e o 2 e o 3 são o triplo.
o combate era simplérimo ..3 personagens e três ataques e fim do jogo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 24 abr 2007, 14:21

FuSiOnShArK Escreveu:Sim, mas digamos assim, a criação de um híbrido entre o RPG e a aventura é sempre uma mais valia.
Nem sempre... :? Que mania pá, sempre a pensar em mais valias. Um híbrido é diferente, pronto! Além disso, um RPG com história não é um híbrido por isso. É um RPG e pronto. :? Há pessoas que gostam, outras que não desgostam, e outras que não gostam, agora generalizar gostos não.
FuSiOnShArK Escreveu:Por exemplo, se às acções básicas do dia-a-dia dos Sims juntasses uma história ou algo de mais substancial pra fazer (podemos até pegar na história do Shenmue ou de outro com acção num ambiente quotidiano), se calhar a médio ou longo prazo o jogo teria outro interesse.
Conceitos dessa amplitude têm que ser MUITO bem pensados. É muito complicado fazer um jogo assim que seja realmente bom. E por bom não quero dizer apenas divertido, mas também um jogo que faça o jogador querer jogar mais e que o recompense por isso.
FuSiOnShArK Escreveu:Porque os RPG's que só têm a componente manipulativa do ambiente podem-se tornar cansativos aos jogadores menos persistentes.
Acho que não estás a ver bem a coisa toda. Eu vou falar disso num artigo enorme que estou a escrever para publicar aqui (e noutros lados) mas posso-te dizer, em termos simples, que o setting (ou o ambiente, como dizes, e bem) é ele próprio um condicionador das acções do jogador, e ele próprio pode condicionar grandemente (ou não) a história que o jogador vai jogar. Fallout faz precisamente isso.
FuSiOnShArK Escreveu:As ideias de inovação podem começar a faltar e depois entra no chamado engonhanço.
Um RPG sem história praticamente nenhuma e quase apenas com a componente manipulativa do ambiente não é inovador, é old-school. Isso foi é deixado de parte para apelar a um público maior, que prefere histórias em que ele é passivo e acção em vez de estratégia.
ZéPróVinho Escreveu:1º peço desculpa ao Morbus sobre "não começes coma defenição ..."
pensava que estava no tópico de Aventuras gráficas.
No prob.
ZéPróVinho Escreveu:2º o que mais gosto de um rpg é um sistema de combate engraçado que faça puxar pla cachimonia e umas personagens e história engraçada.. exemplos de 2006 (...)
A isso chama-se Tactical Role-Playing Games, que são um subgénero:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tactical_role-playing_game
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » terça 24 abr 2007, 14:22

Triper Escreveu:
Gamefaqs Escreveu:Shenmue:
Action Adventure
:-''
Concordo que o Shenmue não seja um RPG mas usar o GameFAQs como fonte para determinar géneros de jogos não é boa ideia, considerando que o próprio site afirma que Zelda é um RPG, quando:
  • a própria Nintendo o cataloga como "Action Adventure";
  • o dono do GameFAQs (CJayC) indicou que o Zelda era um RPG apenas para satisfazer os pedidos de muitos fãs (leia-se: idiotas) do site que não paravam de o incomodar;
  • porra, não é um RPG.
Responder