Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » sábado 03 mar 2007, 20:07

Sinceramente, não compreendo toda essa animosidade contra o Oblivion. Eu gosto de praticamente todos os sub-géneros de RPG, Fallout incluído. É certo que este jogo gozou de muita publicidade, mas de certo modo fiquei satisfeita porque farto-me de ouvir os nabos que só conhecem Playstation falar de FIFA's e Need For Speed's, etc. O Oblivion teve divulgação massiva e o grafismo, aliado aos combates em tempo real, provavelmente apelaram a jogadores mais casuais ou que habitualmente não ligam a RPGs. Será por isso?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 20:14

Sister Moon Escreveu:Sinceramente, não compreendo toda essa animosidade contra o Oblivion. Eu gosto de praticamente todos os sub-géneros de RPG, Fallout incluído.
Bem... :-k É natural que não entendas a animosidade... :-k Fallout não é um subgénero dos RPG's... embora também não seja o que define RPG, apesar de não andar muito longe. Oblivion sim, é um subgénero dos RPG's: Hack'n'Slash. Gostas? :|
Sister Moon Escreveu:É certo que este jogo gozou de muita publicidade
Publicidade não é o termo correcto. Hype é mais apropriado.
Sister Moon Escreveu:mas de certo modo fiquei satisfeita porque farto-me de ouvir os nabos que só conhecem Playstation falar de FIFA's e Need For Speed's, etc. O Oblivion teve divulgação massiva e o grafismo, aliado aos combates em tempo real, provavelmente apelaram a jogadores mais casuais ou que habitualmente não ligam a RPGs. Será por isso?
Será por isso o quê? :-s

E sim, penso que Oblivion tenha tido, pelo menos, esse mérito... :-k Penso, porque ainda não reflecti a fundo sobre o assunto. No entanto, numa coisa eles tinham razão, na altura em que saiu: era o melhor RPG da Xbox360 :mrgreen: Basicamente era o único xD
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » sábado 03 mar 2007, 21:17

Desculpem lá vir aqui largar a posta de pescada do nada, mas tenho uns pontos a dizer:

:arrow: Primeiro, para mim o Oblivion é um RPG, em toda a linha, com exploração, combate (em tempo real), diálogos, quests, subquests, stats e sua evolução em várias vertentes e, principalmente, uma narrativa. Não li os artigos nem me sinto com paciência para isso, mas para mim é isto que faz um RPG - é um cocktail destes elementos na dose certa.

Se os Final Fantasy, por exemplo, tivessem um sistema de combate em tempo real seriam um hack n' slash pela quantidade absurda de monstros com que nos deparamos no cenário? Não, daí que me parece injusto abordar o Oblivion dessa maneira.

Se o determinante fosse os stats, caramba, até o Def Jam era um RPG. Se fosse a exploração, o Tomb Raider Legends era um RPG. Diálogos? Broken Sword. Quests e subquests? Pois, talvez seja difícil encontrar um exemplo, mas sempre tivemos níveis extra e secretos para desbloquear desde os tempos das consolas de 8 e 16bits. Cada nível especial do Sonic para encontrar uma esmeralda, talvez pudesse ser uma sub-quest.

:arrow: É para mim ponto assente que Oblivion é um jogo mal optimizado tecnicamente, falta-lhe ritmo ou falta-lhe qualquer outra coisa, gráficamente é interessante mas em termos de animação é pobre, tem alguns bugs valentes também, o que resultou numa experiência pouco fluida e na perda de interesse. A história, do pouco que pude ver, é banal, nada por aí além, mas não pego por aí porque já vi muitas histórias banais darem em bons jogos. Mas isto é a minha opinião pessoalíssima.

:arrow: Eu interpreto as reacções mistas que o jogo trouxe como uma mistura de desapontamento e ambição por parte dos jogadores. Queriam alguma coisa muitíssimo melhor que o Morrowind, mas não tiveram. Um pouco como aconteceu com o Fable, promessas não foram cumpridas e aquele salto que se esperava para uma nova geração de RPGs não aconteceu - novamente. Daí a ver relatos de jogadores a queixarem-se de que não faz sentido uma personagem de nível 2 vencer os bandidos que matam os guardas imperiais no princípio do jogo foi um passo.

:arrow: Finalmente, concluo que não se pode pedir ao Oblivion mais do que ele podia ser - um bom jogo, um bom RPG, que não envergonhasse o Morrowind. Falhou nesses capítulos, teve alguns méritos, sim, mas desiludiu. Em todo o caso, devemos cingir-nos ao que é exigível ao Oblivion, porque são raros os jogos em que vejo o protagonista ter fome, são ainda mais raros os jogos em que o protagonista tem necessidades fisiológicas, mas será que é isso que nos vai dar um bom RPG? Um RPG que faça sentido?

Compreendo as críticas, não compreendo é - e eu sei que a palavra é forte - o ódio que muitos jogadores têm ao Oblivion.

E vou jogar Final Fantasy XII para arrebitar, agora... \:D/
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 mar 2007, 23:07

Master_Zica Escreveu: :arrow: Primeiro, para mim o Oblivion é um RPG, em toda a linha, com exploração, combate (em tempo real), diálogos, quests, subquests, stats e sua evolução em várias vertentes e, principalmente, uma narrativa. Não li os artigos nem me sinto com paciência para isso, mas para mim é isto que faz um RPG - é um cocktail destes elementos na dose certa.
Tomb Raider é um RPG. Combate, diálogos, quests, stats, evolução, história...
Diablo 2 é um RPG, diálogos, evolução, quests, exploração, combate, história, stats...
Fahrenheit é um RPG - exploração, combate, diálogos, quests, evolução e história...
Halo é um RPG - Exploração, combate, diálogos, quests, evolução, história...
Half-Life é um RPG - Exploração, combate, diálogos, quests, evolução, história...
Far Cry é um RPG - Exploração, combate, diálogos, quests, evolução, história...

:roll: Claramente não leste os textos, porque senão tinhas dito uma coisa muito simples que é obrigatório em RPG's: ROLE-PLAY! É óbvio e mais que óbvio que Oblivion é um RPG, mas é-o na mesma medida que qualquer um dos jogos que enumerei é... :roll: Lê os textos, e depois percebes o contexto e o porquê de eu dizer que Oblivion não é um RPG.

E não me perguntes se li o que escreveste a seguir, porque não percebi nada.
Master_Zica Escreveu:Se os Final Fantasy, por exemplo, tivessem um sistema de combate em tempo real seriam um hack n' slash pela quantidade absurda de monstros com que nos deparamos no cenário? Não, daí que me parece injusto abordar o Oblivion dessa maneira.
Dungeon Crawler :roll: É esse o verdadeiro nome do género de Oblivion. Faz parte dos RPG's, obviamente, do género do primeiro RPG :roll:
Master_Zica Escreveu: :arrow: É para mim ponto assente que Oblivion é um jogo mal optimizado tecnicamente, falta-lhe ritmo ou falta-lhe qualquer outra coisa, gráficamente é interessante mas em termos de animação é pobre, tem alguns bugs valentes também, o que resultou numa experiência pouco fluida e na perda de interesse. A história, do pouco que pude ver, é banal, nada por aí além, mas não pego por aí porque já vi muitas histórias banais darem em bons jogos. Mas isto é a minha opinião pessoalíssima.
Oblivion está excelentemente optimizado, tanto gráficamente como em termos de motor, quando comparado com a optimização do conceito, que, essa sim, é que é importante. Já o disse várias vezes, e digo as vezes que for preciso, mas parece que as pessoas simplesmente não entendem, ou então entendem e não dizem nada: Bugs and glitches can be fixes, but shitty design is forever. É esse o problema de Oblivion. Shitty design.
Master_Zica Escreveu: :arrow: Finalmente, concluo que não se pode pedir ao Oblivion mais do que ele podia ser - um bom jogo, um bom RPG, que não envergonhasse o Morrowind. Falhou nesses capítulos (...)
Penso que não me engano. Tu estás a dizer que Oblivion falha ao ser um bom RPG e um bom jogo que não envergonhe Morrowind? Eu concordo, se assim for, excepto talvez na parte do bom jogo.
Master_Zica Escreveu:porque são raros os jogos em que vejo o protagonista ter fome, são ainda mais raros os jogos em que o protagonista tem necessidades fisiológicas, mas será que é isso que nos vai dar um bom RPG? Um RPG que faça sentido?
Já jogaste a série Ultima, do 4 ao 7?
Master_Zica Escreveu:Compreendo as críticas, não compreendo é - e eu sei que a palavra é forte - o ódio que muitos jogadores têm ao Oblivion.
É a reacção natural a uma coisa que foi overhyped, e é o chamado counter-praising, decorrente de ver tantos palhaços a dizer que Oblivion é um bom RPG...
Master_Zica Escreveu:E vou jogar Final Fantasy XII para arrebitar, agora... \:D/
Sim, isso é outra história, há um tópico para isso ;) Porque para mim os RPG's orientais não são RPG's... :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 03 mar 2007, 23:32

Master_Zica Escreveu: Se os Final Fantasy, por exemplo, tivessem um sistema de combate em tempo real seriam um hack n' slash pela quantidade absurda de monstros com que nos deparamos no cenário? Não, daí que me parece injusto abordar o Oblivion dessa maneira.
Err, ja jogaste Final Fantasy XII??? :-''
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » domingo 04 mar 2007, 19:48

Q: Porque não gosto de Oblvion?
R: Porque gastei 40 euros, num jogo que so joguei 10 horas (Fartei me daquilo), ha dois anos comprei Diablo por 10 euros, e joguei horas e horas. (Nao tive a contar, mas mais de 10, decerteza)

E Oblvion Suck Big Time, porque os tipos nao tem barba, e se jogo com nordicos sem barba, quer dizer que o jogo nao é um RPG, é um MDJ (Vou vos deixar usar as vossas imaginacoes para descobrir o que realmente significa MDJ :mrgreen:)
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » domingo 04 mar 2007, 19:50

Warhead Escreveu:Q: Porque não gosto de Oblvion?
R: Porque gastei 40 euros, num jogo que so joguei 10 horas (Fartei me daquilo), ha dois anos comprei Diablo por 10 euros, e joguei horas e horas. (Nao tive a contar, mas mais de 10, decerteza)

E Oblvion Suck Big Time, porque os tipos nao tem barba, e se jogo com nordicos sem barba, quer dizer que o jogo nao é um RPG, é um MDJ (Vou vos deixar usar as vossas imaginacoes para descobrir o que realmente significa MDJ :mrgreen:)
Mimo de jogo! :mrgreen:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » domingo 04 mar 2007, 20:24

Master_Zica Escreveu:Daí a ver relatos de jogadores a queixarem-se de que não faz sentido uma personagem de nível 2 vencer os bandidos que matam os guardas imperiais no princípio do jogo foi um passo.
Acho que o problema em relação a essa crítica específica não passa por não ter sido uma qualquer revolução prometida ou esperada pelos jogadores. O conceito de níveis, como exemplo de poder de personagem, sempre se baseou numa relação número=poder, um exemplo típico sendo os RPGs de consola onde quanto maior o nível maior o poder do personagem. Automaticamente, o oposto aplica-se: quanto menor o número, menor o poder. O problema é que o conceito vai por água abaixo em várias situaçãoes (ex.: PCs de nível 1 conseguirem fazer aquilo que a guarda do Imperador não consegue, quando em lógica do mundo virtual essa guarda devia ser bem mais poderosa do que um prisioneiro de nível 1 com equipamento fraco), e os níveis não representam necessariamente poder. É por isso que personagens de nível 1 têm mais facilidade em acabar o jogo do que personagens de nível 10. Em termos de jogabilidade não se traduz muito bem.
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » domingo 04 mar 2007, 21:00

Morbus Escreveu: :roll: Claramente não leste os textos, porque senão tinhas dito uma coisa muito simples que é obrigatório em RPG's: ROLE-PLAY! É óbvio e mais que óbvio que Oblivion é um RPG, mas é-o na mesma medida que qualquer um dos jogos que enumerei é... :roll: Lê os textos, e depois percebes o contexto e o porquê de eu dizer que Oblivion não é um RPG.
Acho que foi escusada a intervenção de chamares RPG a outros jogos porque uns mais que outros têm certa característica vincada que os enquadra noutra categoria de jogo. Falei de uma mistura daqueles elementos...

O Role-Play em si não mencionei, falei de outros aspectos, mas sim, admito que é importante. Um pouco utópico será almejarmos a uma imersão tal que tenhamos livre-arbítrio como em RPGs de papel e lápis, mas quem sabe um dia.

Agora, resta saber se queres brincar ao faz-de-conta com ou sem nome, com ou sem um objectivo, com ou sem um mundo gráfico próprio. Interpretação de um papel, no sentido estrito, pode-te colocar em qualquer situação, e se não me engano, nesse aspecto, até o Unreal 1 é um jogo que possui Role-Play.

Não vou tomar os textos em consideração, desculpa, porque não vou aceitar que me digam que Oblivion não é um RPG baseado numa opinião que alguém deixou na internet e que outra pessoa aceita e segue. Era a mesma coisa que alguém dizer "agora chamamos batatas ao arroz e o arroz passa-se a chamar marakaté". Ninguém tem que ser obrigado a aceitar isso e muito menos isso passava a ser verdade só porque sim.

Basicamente, se eu disser que o God of War é uma aventura gráfica porque tem elementos de aventura num ambiente gráfico não vou ser o dono da razão nem seria bom que influenciasse as outras pessoas.
Morbus Escreveu:Penso que não me engano. Tu estás a dizer que Oblivion falha ao ser um bom RPG e um bom jogo que não envergonhe Morrowind? Eu concordo, se assim for, excepto talvez na parte do bom jogo.
Estava a dizer que Oblivion não é um bom RPG e que não faz justiça ao legado do Morrowind. Estava um pouco mal escrito, aproveito para esclarecer.
Morbus Escreveu: Já jogaste a série Ultima, do 4 ao 7?
Não joguei, mas três RPGs são uma gota no oceano. Assim de repente, lembro-me apenas de dois ou três jogos em que o protagonista sente fome, se pensar durante mais um bocado lembro-me de mais uns quantos. Quanto a ir à casa de banho, só mesmo nos Sims acho eu lol.
Morbus Escreveu: É a reacção natural a uma coisa que foi overhyped, e é o chamado counter-praising, decorrente de ver tantos palhaços a dizer que Oblivion é um bom RPG...
Eu acho que é apenas indicativo de desilusão por parte de quem viu as suas expectativas defraudadas. Criar o hype é isso mesmo, criar expectativas. Hoje em dia no mundo dos videojogos temos que jogar para crer, porque muitas vezes só ver não chega - nem vídeos de apresentação nem nada.
Última edição por Master_Zica em domingo 04 mar 2007, 21:10, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » domingo 04 mar 2007, 21:03

Hunter Escreveu:
Master_Zica Escreveu: Se os Final Fantasy, por exemplo, tivessem um sistema de combate em tempo real seriam um hack n' slash pela quantidade absurda de monstros com que nos deparamos no cenário? Não, daí que me parece injusto abordar o Oblivion dessa maneira.
Err, ja jogaste Final Fantasy XII??? :-''
Comecei ontem, e não tem sistema de combate em tempo real nem pouco mais ou menos.

Mas pego noutro exemplo: Kingdom Hearts. Em certas partes do jogo há tantos inimigos para derrotar que se aproxima de um hack n' slash. Mas não é isso que é a essência do jogo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 04 mar 2007, 21:05

Master_Zica Escreveu:Não vou tomar os textos em consideração, desculpa, porque não vou aceitar que me digam que Oblivion não é um RPG baseado numa opinião que alguém deixou na internet e que outra pessoa aceita e segue.
Mas é basicamente isso que fazes ao dizeres que Oblivion é um RPG... Ou não? :-k Explica-te.
Master_Zica Escreveu:Estava a dizer que Oblivion não é um bom RPG e que não faz justiça ao legado do Morrowind. Estava um pouco mal escrito, aproveito para esclarecer.
Ok, dúvida esclarecida. Concordo contigo nesse ponto, como disse. Oblivion não é um bom RPG.
Master_Zica Escreveu:Não joguei, mas três RPGs são uma gota no oceano.
São quatro RPG's, e são uma gota num oceano do tamanho de uma colher de sopa... :-k Porque Ultima nunca na vida fica na mesma "tigela" de Oblivion, por exemplo... Não há assim tantos RPG's quanto isso, não penses... Mesmo que contes com os jogos de Aventura.
Master_Zica Escreveu:Eu acho que é apenas indicativo de desilusão por parte de quem viu as suas expectativas defraudadas. Criar o hype é isso mesmo, criar expectativas. Hoje em dia no mundo dos videojogos temos que jogar para crer, porque muitas vezes só ver não chega - nem vídeos de apresentação nem nada.
Exacto. :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 04 mar 2007, 22:42

Master_Zica Escreveu:
Hunter Escreveu:
Master_Zica Escreveu: Se os Final Fantasy, por exemplo, tivessem um sistema de combate em tempo real seriam um hack n' slash pela quantidade absurda de monstros com que nos deparamos no cenário? Não, daí que me parece injusto abordar o Oblivion dessa maneira.
Err, ja jogaste Final Fantasy XII??? :-''
Comecei ontem, e não tem sistema de combate em tempo real nem pouco mais ou menos.

Mas pego noutro exemplo: Kingdom Hearts. Em certas partes do jogo há tantos inimigos para derrotar que se aproxima de um hack n' slash. Mas não é isso que é a essência do jogo.
Nao é um hack n' slash, mas tem um sistema de combate muito mais dinamico e em tempo real
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Mensagem por Master Thief » quinta 22 mar 2007, 6:14

Em resposta ao teu post/tópico, Morbus, acho que os RPGs não estão bons como estão. Existe uma certa dose de monotonia em quase todos. Em geral, acho que nenhum jogo esta bom como está. Porquê? É certo que ninguem é perfeito e consequentemente nenhum jogo o será, mas ainda assim há muitos aspectos deixados de lado, expecialmente pelas entidade publicitarias e de marketing. Pelas condições impostas às equipas que "confeccionam" o producto (prazos e outras coisas que não me lembro agora), tudo contribui para que tenham que trabalhar com menos "amor". O NWN é um perfeito exemplo disso. Podia ter muitos pontos positivos e ser um jogo grandioso, mas em vez disso tem alguns pontos positivos contra muitas falhas de toda a especie. O mesmo se passa com os outros generos de jogos. Em nenhum jogo de FPS (que eu saiba, excepto a saga Thief e no Call Of Duty 2) a personagem é capaz de trepar ou transpor um obstaculo que seja mais alto do que ela consegue saltar. Quantas vezes não tivemos de ir à volta para passar aquele muro, que se fosse na vida real nem a um puto de 5 anos bloquearia a passagem. No Oblivion a personagem sente fome, as florestas parecem quase reais, entre outras coisas. Tudo bem. Isso é algo de inovante. Mas ainda assim se for preciso trepar algo (falo pelo que vi no youtube, ainda não joguei) esquece. Até gostei bastante do jogo e quero experimenta-lo. Mas ja vou com um pingo de decepção.
Óbvio que um jogo que tenha cenários e enrredos que me façam esquecer-me que na realidade estou numa simples cadeira, simplesmente no meu quarto valem muito mais do que um em que a personagem consiga fazer tudo o que os Sims fazem e não tenha grande enrredo, nem grandes cenarios. O melhor mesmo era tentar equilibrar isso tudo, mas prontos...

O que eu não compreendo é:

Estarão os(as) productores(as) de jogos tão tapados com palas com este simbolo "€" que não consigam perceber que por mais que tentem imbutir realismos nos jogos acabam por deixar sempre o trabalho a meio, por fazer?
Porque é que ninguem vê o que falta nos jogos em geral quando se põe de mãos à obra?

Estas são apenas duas das centenas de perguntas que ja fiz "pro ar" em toda a minha "carreira" de viciado. Muitos dos aspectos que me deceptcionam não são levados em conta na "confecção" porque o que interessa ali é a história do jogo e a inovação a nivel grafico. Mas era bonito de se jogar um jogo que podesse conciliar isso tudo, não era?

Corrijam-me se estiver errado mas acho que andam todos demasiado preocupados em marcar a diferença e encher as contas bancarias, e não pensam mais na razão que os levou a alcançar a posição que deteem.


São 6 da manhã... ja nem sei o que digo e tal... :mrgreen:
...I can run, and I can hide... :-''''
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 8:58

Master Thief Escreveu:No Oblivion a personagem sente fome (...)
No Oblivion a personagem não sente fome.
Master Thief Escreveu:*snip* as florestas parecem quase reais, entre outras coisas. Tudo bem. Isso é algo de inovante. Mas ainda assim se for preciso trepar algo (falo pelo que vi no youtube, ainda não joguei) esquece. Até gostei bastante do jogo e quero experimenta-lo. Mas ja vou com um pingo de decepção.
Óbvio que um jogo que tenha cenários e enrredos que me façam esquecer-me que na realidade estou numa simples cadeira, simplesmente no meu quarto valem muito mais do que um em que a personagem consiga fazer tudo o que os Sims fazem e não tenha grande enrredo, nem grandes cenarios. O melhor mesmo era tentar equilibrar isso tudo, mas prontos...
O problema da tua argumentação é que te baseas no kewl e em features específicas. O grande problema dos RPG's moderno não são as features, é o conceito. O conceito de RPG foi abastardado, e depois vê-se o que dá.
Master Thief Escreveu:Estarão os(as) productores(as) de jogos tão tapados com palas com este simbolo "€" que não consigam perceber que por mais que tentem imbutir realismos nos jogos acabam por deixar sempre o trabalho a meio, por fazer?
Porque o mercado à tão estúpido que não sabe que o realismo está mais na história e no argumento que nos gráficos :roll: E os produtores são estúpidos como o mercado ao fazerem como ele quer.
- Ah! Mas eles têm que ganhar dinheiro!
- Ai têm? :-s Ai têm?!?!? E vais-me dizer que ganha-se dinheiro ao gastar milhões no realismo gráfico e a fazer um jogo com menos conteúdo que depois vai ser flagelado pela pirataria por causa do hype dos gráficos e que vai desiludir àqueles que compraram o jogo? :-s Deve-se ganhar muito dinheiro deve... :roll:
Master Thief Escreveu:Porque é que ninguem vê o que falta nos jogos em geral quando se põe de mãos à obra?
Lá está: falta os mercados nicho (um deles os RPG's) e há quem se ponha a trabalhar para eles, o problema é que esses jogos não têm hype... E portanto o pessoal não conhece.
Master Thief Escreveu:Estas são apenas duas das centenas de perguntas que ja fiz "pro ar" em toda a minha "carreira" de viciado. Muitos dos aspectos que me deceptcionam não são levados em conta na "confecção" porque o que interessa ali é a história do jogo e a inovação a nivel grafico. Mas era bonito de se jogar um jogo que podesse conciliar isso tudo, não era?
Mais que história, era bom era ROLE-PLAY... [:D]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » quinta 22 mar 2007, 22:04

Num registo um pouco diferente, gostava de salientar a riqueza do mundo de Elder Scrolls. Não sei se algum de vocês tentou ler os History Of The Empire encontrados em Morrowind; eu li e fiquei intrigada. A história dos Imperadores de Tamriel é um sem-fim de peripécias e intrigas palacianas.
Gosto também da forma como a Bethesda se inspirou em civilizações do mundo real para criar as diferentes culturas de Tamriel: os romanos que deram origem aos Imperials, os africanos e os Redguards, os ciganos (LOL!) e os Khajits, os celtas e os Bretons, etc. Não sei até que ponto a minha opinião vai de encontro às intenções reais dos designers, foi apenas o que me pareceu...
Responder