Jogos de Role-Play

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 26 abr 2007, 16:29

Chris Escreveu:Pode haver perspectivas ou teorias. Um facto é que um FPS só é um FPS se a câmara de jogo estiver na primeira pessoa, um RTS só é RTS se tiver real-time, etc. O resto é aberto às opiniões de cada um, e depende do senso comum, não vou chamar ao Oblivion um FPS porque dá para meter a câmara na primeira pessoa, nem ao DeusEx (há quem chame) um RPG porque há lá uns upgradezitos e podemos definir vagamente o curso que tomamos. A definição de um género é na minha opinião demasiado subjectivo para ser sujeito a rótulos, e eu até acho bem que seja assim porque é um assunto que nem sequer é relevante (pelo menos para mim), o que interessa é o jogo e não aquilo que lhe chamamos :\
Sem dúvida. Para o contexto em que eu falei, no entanto, o que eu disse encaixa. Mas o que tu dizes é correcto, obviamente.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quinta 26 abr 2007, 23:27

Mas fonix que mais argumentos tu queres que aqueles que te dei??? E mais, tu nao deste argumentos, tu limitas-te a postar links de sites com diferentes abordagens sobre rpg's, quando para mim o genero resume-se a pouco mais que alguns sub-generos...
E eu sou quadrado??? Nao meu "amigo", eu nao sou. simplesmente nao me convenceste com os teus argumentos.
Explica-me lá como é que o simples desenvolver da personagem consegue fazer um jogo sem ter uma historia como pano de fundo? Depois com essa personagem, o que farias no universo do jogo se nao existissem inimigos para combater, enigmas para resolver e a historia para desenvolver? O jogo era uma brutal seca sem isto. Queres mais??? Eu nao sou contra o desnvolvimento das personagens num rpg ( alias eu até gosto dessa caracteristica), simplesmente acho que nao tem cabimento um videojogo ser baseado nesse facto sem ter mais nada que incentive o jogador a jogar.
Por ultimo lugar, se o teu objectivo é partir para a ofensa pessoal, ai podes ter a certeza que quem termina a discussao aqui neste topico ou em outro qualquer sou eu.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 27 abr 2007, 7:46

Hunter Escreveu:Mas fonix que mais argumentos tu queres que aqueles que te dei??? E mais, tu nao deste argumentos, tu limitas-te a postar links de sites com diferentes abordagens sobre rpg's, quando para mim o genero resume-se a pouco mais que alguns sub-generos...
E eu sou quadrado??? Nao meu "amigo", eu nao sou. simplesmente nao me convenceste com os teus argumentos.
Explica-me lá como é que o simples desenvolver da personagem consegue fazer um jogo sem ter uma historia como pano de fundo? Depois com essa personagem, o que farias no universo do jogo se nao existissem inimigos para combater, enigmas para resolver e a historia para desenvolver? O jogo era uma brutal seca sem isto. Queres mais??? Eu nao sou contra o desnvolvimento das personagens num rpg ( alias eu até gosto dessa caracteristica), simplesmente acho que nao tem cabimento um videojogo ser baseado nesse facto sem ter mais nada que incentive o jogador a jogar.
Por ultimo lugar, se o teu objectivo é partir para a ofensa pessoal, ai podes ter a certeza que quem termina a discussao aqui neste topico ou em outro qualquer sou eu.
Não me entendeste Hunter: eu não vou discutir isto mais contigo. Se quiseres lê a discussão toda outra vez... Disse-se muita coisa porreira. E, como te disse, se quiseres links para outras discussões pede. (foste ver o que era falácia? Deste-te ao menos ao trabalho de abrir os dois links para discussões que dei?)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 27 abr 2007, 20:22

Nem de propósito:

Next-generation storytelling by Warren Spector, do The Escapist. Excelente artigo, que eu recomendo TODOS a ler. Basta-me ler a primeira página para ver o que vem aí :P Mesmo que não concordem à partida, leiam. Pode ter muito de opinião, e tal, mas as pessoas têm sentido crítico certo?

Discutam.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 28 abr 2007, 0:06

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:Mas fonix que mais argumentos tu queres que aqueles que te dei??? E mais, tu nao deste argumentos, tu limitas-te a postar links de sites com diferentes abordagens sobre rpg's, quando para mim o genero resume-se a pouco mais que alguns sub-generos...
E eu sou quadrado??? Nao meu "amigo", eu nao sou. simplesmente nao me convenceste com os teus argumentos.
Explica-me lá como é que o simples desenvolver da personagem consegue fazer um jogo sem ter uma historia como pano de fundo? Depois com essa personagem, o que farias no universo do jogo se nao existissem inimigos para combater, enigmas para resolver e a historia para desenvolver? O jogo era uma brutal seca sem isto. Queres mais??? Eu nao sou contra o desnvolvimento das personagens num rpg ( alias eu até gosto dessa caracteristica), simplesmente acho que nao tem cabimento um videojogo ser baseado nesse facto sem ter mais nada que incentive o jogador a jogar.
Por ultimo lugar, se o teu objectivo é partir para a ofensa pessoal, ai podes ter a certeza que quem termina a discussao aqui neste topico ou em outro qualquer sou eu.
Não me entendeste Hunter: eu não vou discutir isto mais contigo. Se quiseres lê a discussão toda outra vez... Disse-se muita coisa porreira. E, como te disse, se quiseres links para outras discussões pede. (foste ver o que era falácia? Deste-te ao menos ao trabalho de abrir os dois links para discussões que dei?)
Esqueçe, nao estou para chatear-me
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Lp_Root
Novato||Novata
Mensagens: 17
Registado: terça 17 abr 2007, 15:56
Localização: Who knows...

Mensagem por Lp_Root » segunda 30 abr 2007, 9:20

Não era para meter onde não sou chamado, mas... Epá, sejam amigos. Todos temos direito a nossa opinião. Porque é que não podem respeitar a opinião um do outro? Já há violência a mais no mundo :P . Não há necessidade de se tentarem "converter" um ao outro.
Chris Escreveu:Pode haver perspectivas ou teorias. Um facto é que um FPS só é um FPS se a câmara de jogo estiver na primeira pessoa, um RTS só é RTS se tiver real-time, etc. O resto é aberto às opiniões de cada um, e depende do senso comum (...). A definição de um género é na minha opinião demasiado subjectivo para ser sujeito a rótulos, e eu até acho bem que seja assim porque é um assunto que nem sequer é relevante (pelo menos para mim), o que interessa é o jogo e não aquilo que lhe chamamos :\
Isto é absolutamente verdade. Tudo. Numa época em que os jogos e as suas vertentes estão numa constante evolução e mutação e onde as suas características individuais cada vez mais deixam de ser individuais, é normal que se fundam vários géneros para formar um jogo diferente (que não se encaixem nos "rótulos" pré-definidos), ou até mesmo criar um estilo único, como é exemplo o sandbox (corrijam-me se tou a dizer asneira). De repente, passa a ser importante se os jogos são rpg, aventura, fps, rts, etc... Mas de facto, isto não tem importância nenhuma, porque um jogo bom não vai deixar de ser bom só porque não encaixa nos estereótipos, tal como diz o Chris. Os jogos que conhecemos actualmente, têm vindo a ser descriminados e têm se vindo a formar várias frentes de "fanboys" para cada género e outras ainda que se degladiam para tentarem definir uma coisa que cada vez mais se torna menos importante e subjectiva aos gostos de cada um: o género de um jogo. Pelos vistos, esta épica batalha está longe de terminar, como bem podemos observar por este tópico...
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 01 mai 2007, 11:58

Lp_Root Escreveu:Não era para meter onde não sou chamado, mas... Epá, sejam amigos. Todos temos direito a nossa opinião. Porque é que não podem respeitar a opinião um do outro? Já há violência a mais no mundo :P . Não há necessidade de se tentarem "converter" um ao outro.
O mal é quando as pessoas chamam-nos ignorantes e têm a mania que so por lerem muitos sao os donos da verdade...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 01 mai 2007, 12:07

Hunter Escreveu:
Lp_Root Escreveu:Não era para meter onde não sou chamado, mas... Epá, sejam amigos. Todos temos direito a nossa opinião. Porque é que não podem respeitar a opinião um do outro? Já há violência a mais no mundo :P . Não há necessidade de se tentarem "converter" um ao outro.
O mal é quando as pessoas chamam-nos ignorantes e têm a mania que so por lerem muitos sao os donos da verdade...
Pior pior é quando as pessoas são ignorantes e não têm o pejo de admitir que são, e, em vez disso, atacam os outros em vez de argumentar... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 01 mai 2007, 12:12

Pior pior pior é dois gajos a falar para o vento em vez de falar cara a cara um para o outro. Algo que não tem lugar neste fórum. So take it outside you nubs.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 01 mai 2007, 12:43

Chris Escreveu:Pior pior pior é dois gajos a falar para o vento em vez de falar cara a cara um para o outro. Algo que não tem lugar neste fórum. So take it outside you nubs.
Isso nao é problema. Eu sei onde ele mora. E eu nao admito que sou ignorante pelo simples facto de nao ser ignorante. Ele fala em teoria, eu falo pela pratica e experiencia que tenho sobre o genero. Se ele nao quer aceitar isso, ja é um problema entre ele, o seu ego e a sua consciencia...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 01 mai 2007, 12:52

Hunter Escreveu:Isso nao é problema. Eu sei onde ele mora. E eu nao admito que sou ignorante pelo simples facto de nao ser ignorante. Ele fala em teoria, eu falo pela pratica e experiencia que tenho sobre o genero. Se ele nao quer aceitar isso, ja é um problema entre ele, o seu ego e a sua consciencia...
E pronto. Acho que isto acaba a discussão. Ponto final na conversa.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder