Shadow of the Colossus

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » sexta 26 jan 2007, 11:27

Em certos momentos do jogo (por exemplo 3º e 15º Colossus) achei que a câmara estava perfeita. Dava aquela sensação de pequenez e impotência, não sei. E o facto de usarmos o R1 para seguirmos o monstro é de extrema utilidade. Por exemplo, contra aquele com que lutamos no deserto, e contra outros também, mas fico-me por aqui para não fazer spoiler.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 28 jan 2007, 1:20

Obrigado! :P

(e desculpem lá o spam, mas à k agradecer...)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 30 jan 2007, 10:34

Counter-Strike meets Shadow of the Colossus:
http://www.hl2world.com/bbs/viewtopic.php?t=46712

Não sei se é pratico para jogar mas é sem duvida belo. Talvez possa ser o mapa do nosso próximo encontro no CS:S
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 30 jan 2007, 11:14

pedropaulo Escreveu:Counter-Strike meets Shadow of the Colossus:
http://www.hl2world.com/bbs/viewtopic.php?t=46712

Não sei se é pratico para jogar mas é sem duvida belo. Talvez possa ser o mapa do nosso próximo encontro no CS:S
O mapa parece ser fenomenal.... =P~
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 30 jan 2007, 18:30

pedropaulo Escreveu:Counter-Strike meets Shadow of the Colossus:
http://www.hl2world.com/bbs/viewtopic.php?t=46712

Não sei se é pratico para jogar mas é sem duvida belo. Talvez possa ser o mapa do nosso próximo encontro no CS:S
Só faltava respeitarem a verdadeira escala de um Colosso.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 31 jan 2007, 12:34

Spoiler: Adorei a forma como se mata o colosso nº 5, aquele voador junto a um lago. É espectacular a forma como temos de escalar ate ele, para isso ganhando a sua atençao primeiro.Fenomenal
Agora estou no 6º colosso, e para a altura que tem, é bastante rápido a atacar. :D
Cada vez mais, este jogo me fascina... =D>
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 31 jan 2007, 14:30

A Aguia do lago é também um dos meus preferidos.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 fev 2007, 10:16

Cheguei ontem ao fim do jogo e apesar de alguns problemas a minha opinião final é muito positiva.

Se não fosse a câmara descontrolada e os controlos um pouco imprecisos, seria um jogo prefeito. Claro que nos podemos habituar a controlar a câmara e habituar a compensar a imprecisão dos controlos, mas até mesmo ao fim continuam a ser um incomodo desnecessário.
Outra coisa que não me agradou muito foi tempo que temos de andar a cavalo. No inicio é agradável, pois permite-nos explorar e maravilhar-mo-nos com o universo fantástico do jogo. Mas com o tempo perde isso e acabei por ficar com a forte noção de que passei mais tempo a cavalgar enquanto procurava os colossos do que a combate-los.

Os pontos positivos são muitos e muito fortes.
A música é excelente. Contribuindo, em muito, para a imersão no jogo.
O design do jogo é perfeito, sejam as paisagens, as ruínas que encontramos de civilizações á muito perdidas até aos colossos. Em em particular estão muito bem concebidos, com detalhes fantásticos e animações que lhes dão uma vida muito própria.
Descobrir como se vence cada colosso obriga a que se pense cada acção, mas no fim de cada combate fiquei sempre com uma dualidade de sentimentos. Por um lado a satisfação de ter vencido, mas por outro lado ver estes seres magníficos cair perante nós dá uma sensação de pena, quase fazendo com nós nos sentíssemos como se fôssemos os maus do jogo.
É um jogo cheio de momentos memoráveis, e no meu caso, já fazia tempo que um jogo me marcava desta forma.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 fev 2007, 10:22

Mas nós SOMOS os maus do jogo :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 03 fev 2007, 10:38

Não somos necessariamente os "maus" do jogo. Um dos encantos é a questão que coloca, até onde irias por amor.
O final esclarece um pouco as coisas mas não dissipa a dualidade de sentimentos.
E isso é o que ajuda também a ser o jogão que é.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 fev 2007, 10:44

pedropaulo Escreveu:Não somos necessariamente os "maus" do jogo. Um dos encantos é a questão que coloca, até onde irias por amor.
O final esclarece um pouco as coisas mas não dissipa a dualidade de sentimentos.
E isso é o que ajuda também a ser o jogão que é.
Nem mais. A motivação para a personagem principal é o amor, e está explicito que ele fará qualquer coisa.
Além disso, durante o "briefing" que recebemos antes de passarmos ao próximo colosso é normal estes serem descrito como um ser de destruição.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sábado 03 fev 2007, 10:49

Morbus Escreveu:Mas nós SOMOS os maus do jogo :anxious:
Tecnicamente sim e nao.

Normalmente num jogo quando dão-te a missão de eliminar um inimigo ou adversário, existe sempre "por vezes" uma razão que justifique isso. Por exemplo se no GTA não quiseres matar ninguém, por vezes são estes que te dão razoes de o assim fazeres, quando levantam as armas contra ti, sem que para isso tenhas feito alguma coisa. Permitindo assim que tu não sintas o sentimento de culpa quando o fazes.

No Shadow of the Colossus a única razão que te dão para matares os Colossus, mesmo aqueles que sao passivos ate ao teu primeiro ataque, e' que a tua amada só poderá' ser ressuscitada se eliminares todos essas criaturas (pelo menos e' essa a sensação que da o jogo, que elas são criaturas e não simples seres mecânicos).

Pois o jogo nao te da uma concreta razão porque ela e' a tua amada, metendo ainda mais em questão a ética de matar um, alias, vários "seres vivos" para dar vida a um que esteja morto. E' ai que entra a razão pela qual ela foi morta, que e' um pouco semelhante ao de ICO, ela foi sacrificada (ou ofereceu-se para o sacrifício) para liberar um povo de uma bruxaria qualquer (ou porque ela estava amaldiçoada)...

Mesmo assim, tu não conhecendo o passado da tua amada em contra partida ao numero de criaturas necessárias sacrificar, reforçado pela musica com que somos presenteados quando damos o golpe de graça, para a ressuscitar deixa-te com a mente pesada.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 03 fev 2007, 11:13

Ora ia está. A maioria das opiniões destaca os sentimentos que evoca e mesmo questões de etica o que por si só atesta da qualidade do jogo.


Imaginem agora a poder da PS3 ao serviço dos criadores destas obras primas.Nham Nham....
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 fev 2007, 11:50

Winjer Escreveu:Nem mais. A motivação para a personagem principal é o amor, e está explicito que ele fará qualquer coisa.
Isso não desfaz o facto de andarmos a matar seres "inocentes" :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 fev 2007, 11:59

Morbus Escreveu:
Winjer Escreveu:Nem mais. A motivação para a personagem principal é o amor, e está explicito que ele fará qualquer coisa.
Isso não desfaz o facto de andarmos a matar seres "inocentes" :P
Spoiler alert: Se viste o final sabes que aquela terra encerrava um mal terrível, que culminou com a morte dos colossos e a sua união numa só entidade, encerrada no corpo da personagem principal.
E lembro que muitos dos colossos eram caracterizados como seres de destruição. Além disso vários manejavam armas (devia ser para se defenderem dos gunas lá do bairro :mrgreen: ). Não são seres assim tão inocentes.
Claro que o motivo para os matar é egoísta, e em nada tem haver com o facto de os colossos serem maus ou não.
Última edição por Winjer em sábado 03 fev 2007, 12:39, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder