Recordar é Viver... RPGs

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
djb0la
Junior
Mensagens: 56
Registado: domingo 08 out 2006, 19:10
Localização: Corroios City

Recordar é Viver... RPGs

Mensagem por djb0la » terça 10 out 2006, 20:20

Hoje estou aqui, (depois de ter chateado a cabeça a muita gente este mês com problemas entre os jogos e o meu computador, uma disputa eterna ](*,) ) com um tópico que eu adoro falar, RPGs...
e vim dos RPGs que para mim foram os miores que exitiram ate agora, ou seja tou a falar de 5 Preciosidades, 5 Estrelas como eu lhe chamo, Inigulaveis ate agora, The Elder Scrolls III: Morrowind, Arx Fatalis, Diablo 2, Dungeon Siege e do "Exelente" Neverwinter Nights.
Não sao jogos muito antigos, mas que quando os jogei me apaixonei (Apesar de não puder ter tido a exprienxia perfeita com alguns deles por causa do meu mal amado computador) não desisti deles...
O primeiro RPG que joguei foi Diablo, um jogo que m marcou muito, mas soube-m a pouco, até sair o seu irmão mais velho, Diablo 2...
Era uma esprienxia imensamente cativante desde o primeiro segundo, roubando-m todas as ferias de Verão daquele ano, com imensas masmorras e inimigos, centenas de feitiços, e horas de divertimento infinitas, uma regalia e acho que muitos concordam comigo;
Após ter essa exelente expriencia não resisti ao apelo de adiquirir mais outro RPG, desta vez o Dungeon Siege, que foi dito aqui ate na Mega Score " Matador de Diablo 2".. apesar de não concordar, Dungeon Siege (DS) nunca chegou ao patamar de Diablo 2, até porque não o pretendia, DS era um jogo mais tactico, não fixando a acção sempre na mesma personagem, podendo tanto usar a nossa, como os seus companheiros, tendo uma historia bastante envolvente...
Depois, ja um bucado fora de tempo comprei o Neverwinter Nights (NWN), que para mim foi o mior RPG na terceira pessoa, onde nos escolhiamos o nosso caminho, o da escuridão, ou o da Luz, dependendo das nossas acções (por exemplo se matasse-mos um peão ou n ajudasse-mos os nossos aliados, ou ate traindo-os, iriamos-nos tornar um monstro encarnado em pssoa um demonio que veio parar a terra) e que tamben decidiamos tudo, até os dialogos, executados em forma de mini-jogo disfarçado (tal e qual como acontece com o KOTOR), tudo era á nossa vontade... Uma historia das miores e mais bem contadas e um dos jogos mais bem conseguidos da história dos RPGs...
Outro jogo que também foi dos mais bem conseguidos foi Morrowind, a série já com uma historia invejavel teria voltado e revolucionou a mecanica dos RPGs, onde mergulhavamos num mundo onde nao so as nossas acçoes decorriam, mas sim com vida propria, as personagens reagiam e sabia quando faziamos algo de mal, um mundo imenso para explorar, um jogo infinito no perfeito sentido da palavra, um pouco confuso mas muito bem conseguido, onde a unica falha do jogo foi ter usado a mecanica Hack'N Slash em vez do combate com danos reais...
E esse combate foi um dos forte "DO" Arx Fatalis, que tambem teve a sua parte na revolução deste genero, que alem dos ja falados danos em tempo real, poderiamos fazer as nossas proprias poções, modificar armas enfentiçando-as, e o que mais se destacou, a mecânica de magias, onde teriamos de desenhar as runas certas de forma a ter as magias pretendidas... uma histora tambem de culto, passando-se num mundo subterraneo com muitas intrigas...
Espero que gostem do meus Post (muito comprido eu sei) e comentem pff, digam quais os RPGs que vos marcaram ;) :-({|=
Última edição por djb0la em terça 10 out 2006, 22:46, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » terça 10 out 2006, 21:07

FFVI
Chrono Trigger
Diablo II:LoD
Ranma 1/2 -> marcou pela negativa
Phantasy Star I
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » terça 10 out 2006, 21:35

Gostei bastante do Lionheart: Legacy of th Crusader...

"Neste momento" estou a jogar Jade Empire e estou a adorar...
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Lizzie_NOCAMPING
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 8
Registado: sexta 26 mai 2006, 17:05

Mensagem por Lizzie_NOCAMPING » quarta 11 out 2006, 9:50

Se houve algum jogo que me marcou foi decididamente Prince of Persia: The Sands of Time. O jogo é simplesmente LINDO. A história é espectacular, e poucos são os jogos que causam tão boas sensações de vertigem. Fiquei completamente viciada e ansiosa pelo fim. O melhor rpg de acção que alguma vez joguei. :D
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 11 out 2006, 9:58

Lizzie_NOCAMPING Escreveu:Se houve algum jogo que me marcou foi decididamente Prince of Persia: The Sands of Time. O jogo é simplesmente LINDO. A história é espectacular, e poucos são os jogos que causam tão boas sensações de vertigem. Fiquei completamente viciada e ansiosa pelo fim. O melhor rpg de acção que alguma vez joguei. :D
Rpg de acção? Acçao na 3ª pessoa sim, agora de rpg, salvo erro, não existia nada...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Lizzie_NOCAMPING
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 8
Registado: sexta 26 mai 2006, 17:05

Mensagem por Lizzie_NOCAMPING » quarta 11 out 2006, 10:00

Erro meu... #-o
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Recordar é Viver... RPGs

Mensagem por Morbus » quarta 11 out 2006, 11:17

djb0la Escreveu:Hoje estou aqui, (depois de ter chateado a cabeça a muita gente este mês com problemas entre os jogos e o meu computador, uma disputa eterna ](*,) ) com um tópico que eu adoro falar, RPGs...
e vim dos RPGs que para mim foram os miores que exitiram ate agora, ou seja tou a falar de 5 Preciosidades, 5 Estrelas como eu lhe chamo, Inigulaveis ate agora, The Elder Scrolls III: Morrowind, Arx Fatalis, Diablo 2, Dungeon Siege e do "Exelente" Neverwinter Nights.
Não sao jogos muito antigos, mas que quando os jogei me apaixonei (Apesar de não puder ter tido a exprienxia perfeita com alguns deles por causa do meu mal amado computador) não desisti deles...
O primeiro RPG que joguei foi Diablo, um jogo que m marcou muito, mas soube-m a pouco, até sair o seu irmão mais velho, Diablo 2...
Era uma esprienxia imensamente cativante desde o primeiro segundo, roubando-m todas as ferias de Verão daquele ano, com imensas masmorras e inimigos, centenas de feitiços, e horas de divertimento infinitas, uma regalia e acho que muitos concordam comigo;
Após ter essa exelente expriencia não resisti ao apelo de adiquirir mais outro RPG, desta vez o Dungeon Siege, que foi dito aqui ate na Mega Score " Matador de Diablo 2".. apesar de não concordar, Dungeon Siege (DS) nunca chegou ao patamar de Diablo 2, até porque não o pretendia, DS era um jogo mais tactico, não fixando a acção sempre na mesma personagem, podendo tanto usar a nossa, como os seus companheiros, tendo uma historia bastante envolvente...
Depois, ja um bucado fora de tempo comprei o Neverwinter Nights (NWN), que para mim foi o mior RPG na terceira pessoa, onde nos escolhiamos o nosso caminho, o da escuridão, ou o da Luz, dependendo das nossas acções (por exemplo se matasse-mos um peão ou n ajudasse-mos os nossos aliados, ou ate traindo-os, iriamos-nos tornar um monstro encarnado em pssoa um demonio que veio parar a terra) e que tamben decidiamos tudo, até os dialogos, executados em forma de mini-jogo disfarçado (tal e qual como acontece com o KOTOR), tudo era á nossa vontade... Uma historia das miores e mais bem contadas e um dos jogos mais bem conseguidos da história dos RPGs...
Outro jogo que também foi dos mais bem conseguidos foi Morrowind, a série já com uma historia invejavel teria voltado e revolucionou a mecanica dos RPGs, onde mergulhavamos num mundo onde nao so as nossas acçoes decorriam, mas sim com vida propria, as personagens reagiam e sabia quando faziamos algo de mal, um mundo imenso para explorar, um jogo infinito no perfeito sentido da palavra, um pouco confuso mas muito bem conseguido, onde a unica falha do jogo foi ter usado a mecanica Hack'N Slash em vez do combate com danos reais...
E esse combate foi um dos forte "DO" Arx Fatalis, que tambem teve a sua parte na revolução deste genero, que alem dos ja falados danos em tempo real, poderiamos fazer as nossas proprias poções, modificar armas enfentiçando-as, e o que mais se destacou, a mecânica de magias, onde teriamos de desenhar as runas certas de forma a ter as magias pretendidas... uma histora tambem de culto, passando-se num mundo subterraneo com muitas intrigas...
Espero que gostem do meus Post (muito comprido eu sei) e comentem pff, digam quais os RPGs que vos marcaram ;) :-({|=
Bem, antes de mais, há que definir o que é RPG.

RPG é um estilo de jogo onde o jogador assume o papel de uma (ou mais que uma) personagem para criar (ou ajudar a criar) uma história. Isto é bastante abrangente, variando o estilo entre muitos subgéneros dos quais eu destaco dois estremos: os CRPG's em que o jogador modifica a história de um ponto do ponto de vista factual, ou seja, muda mesmo o curso da história, conforme as nossas escolhas de acção, e os SRPG's em que o jogador modifica a evolução, não da história, mas das características físicas e/ou mentais da personagem ou personagens que controla. Portanto é preciso dizer que Diablo 2 se enquandra no segundo género que referi, e, embora não tenha NENHUM role play factual (ou histórico) tem role-play no que toca as características da personagem do jogador (e do ajudante também).

Devo também dizer que, apesar de todos os nomes sonantes que referes (Diablo, KotOR, Arx, NWN, DS...) poucos fazem verdadeira justiça às grandes pérolas de role-play mais antigas, das quais podemos destacar as obras da Interplay (Baldur's Gate, Icewind Dale, Fallout, Arcanum, Planescape Torment...) e outras obras como Ultima, ou mais recentes, como Vampire. O facto de seres novo é uma razão, mas eu sou só 3 anos mais velho e conheço a maioria das obras que acabei de referir.

Sim, eu penso sinceramente que o género está em decadência acentuada (muito mesmo), mas acho que ainda há alguns bons jogos nos tempos que correm, no que toca RPG...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
djb0la
Junior
Mensagens: 56
Registado: domingo 08 out 2006, 19:10
Localização: Corroios City

Re: Recordar é Viver... RPGs

Mensagem por djb0la » quarta 11 out 2006, 17:09

Bem, antes de mais, há que definir o que é RPG.

RPG é um estilo de jogo onde o jogador assume o papel de uma (ou mais que uma) personagem para criar (ou ajudar a criar) uma história. Isto é bastante abrangente, variando o estilo entre muitos subgéneros dos quais eu destaco dois estremos: os CRPG's em que o jogador modifica a história de um ponto do ponto de vista factual, ou seja, muda mesmo o curso da história, conforme as nossas escolhas de acção, e os SRPG's em que o jogador modifica a evolução, não da história, mas das características físicas e/ou mentais da personagem ou personagens que controla. Portanto é preciso dizer que Diablo 2 se enquandra no segundo género que referi, e, embora não tenha NENHUM role play factual (ou histórico) tem role-play no que toca as características da personagem do jogador (e do ajudante também).

Devo também dizer que, apesar de todos os nomes sonantes que referes (Diablo, KotOR, Arx, NWN, DS...) poucos fazem verdadeira justiça às grandes pérolas de role-play mais antigas, das quais podemos destacar as obras da Interplay (Baldur's Gate, Icewind Dale, Fallout, Arcanum, Planescape Torment...) e outras obras como Ultima, ou mais recentes, como Vampire. O facto de seres novo é uma razão, mas eu sou só 3 anos mais velho e conheço a maioria das obras que acabei de referir.

Sim, eu penso sinceramente que o género está em decadência acentuada (muito mesmo), mas acho que ainda há alguns bons jogos nos tempos que correm, no que toca RPG...
Ya tens razao, houve muitos jogos que marcaram muito mais o estilo e defeniram melhor as formas de contar as historias dos jogos, e eu tambem joguei Baldurs Gate, mas que não me marcou tanto como estes, se calhar por ja ser um pouco ultrapassado quando o joguei, mas mmo assim, estes para mim foram os miores que joguei ate agr (na minha opiniao) e que tambem tiveram a sua parte no desenvolvimentos de jogos futuro como o exemplo do Dark Messias, inspirado claramente em Arx Fatalis (tenhu a versão alfa em minhas maos e sao parecidos em quase tudo) e The Neverwinter Nights que deu a sua graça a jogo de qualidade muito elevada como Jade Empire e KOTOR...
Kontinuem a comentar, E digam os RPGs que vos marcaram...[/quote]
Avatar do Utilizador
Rasga
Senior
Mensagens: 497
Registado: segunda 26 jun 2006, 1:05
Localização: odivelas

Re: Recordar é Viver... RPGs

Mensagem por Rasga » quarta 11 out 2006, 21:15

djb0la importaste de tentar escrever português? Eu não sou picuinhas nesse tipo de coisas mais alguns dos teus erros ortográficos irritam.
Última edição por Rasga em quarta 11 out 2006, 21:27, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
djb0la
Junior
Mensagens: 56
Registado: domingo 08 out 2006, 19:10
Localização: Corroios City

Mensagem por djb0la » quarta 11 out 2006, 21:17

Por favor parem com os comentarios desnecessarios e metam so os RPGs que vos marcaram.. Por Favor
Última edição por djb0la em quarta 11 out 2006, 23:55, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » quarta 11 out 2006, 22:15

Escusas é de utilizar o caps que aqui ninguém é cego
José Pinto
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » quarta 11 out 2006, 22:31

djb0la Escreveu:POR FAVOR PAREM D ESCREVER COMNETARIOS SOBRE A ESCRITA, MENTAM SOMENTE OS VOSSOS JOGOS E/OU ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ElES S PRETENDEREM PFF... BGD PLA VOSSA COMPREENÇÃO :-({|=
A gente compreende, e alias todos cometemos os nossos erros...mas as vezes uma pessoa quer tentar peceber e nao consegue...

E já agora nem com o "caps" ligado...(COMNETARIOS, MENTAM) :D
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 11 out 2006, 23:37

djb0la Escreveu:POR FAVOR PAREM D ESCREVER COMNETARIOS SOBRE A ESCRITA, MENTAM SOMENTE OS VOSSOS JOGOS E/OU ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ElES S PRETENDEREM PFF... BGD PLA VOSSA COMPREENÇÃO :-({|=
olha escusas de ser indelicado... aqui no forum privilegiamos a lingua portuguesa e a boa escrita, algo que tu nao tens ( e tens de reconhecer isso)...
Agora errar é humano e perdoa-se, mas ser ignorante e nao aceitar as criticas dos outros é algo ainda pior...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
djb0la
Junior
Mensagens: 56
Registado: domingo 08 out 2006, 19:10
Localização: Corroios City

Mensagem por djb0la » quinta 12 out 2006, 0:00

Fogo prontos ja começo eu, aposto que boa fama aqui neste forum ja não tenhu, primeiros tive problemas ate mais não com o meu computador, e inda nada esta resolvido que continuo na mesma e agora arranjei estrilhos, fogo, peço imensas desculpas mas por favor, pensem estes comentarios so para voces ou mandem uma menssagem privada para mim, não os metam aqui nestes espaço, eu tinha em mente que ele fosse so para falar sobre o asssunto proposto e não sobre coisas alheias a esses assunto.... por favor :-({|= lol
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quinta 12 out 2006, 0:10

djb0la Escreveu:Fogo prontos ja começo eu, aposto que boa fama aqui neste forum ja não tenhu, primeiros tive problemas ate mais não com o meu computador, e inda nada esta resolvido que continuo na mesma e agora arranjei estrilhos, fogo, peço imensas desculpas mas por favor, pensem estes comentarios so para voces ou mandem uma menssagem privada para mim, não os metam aqui nestes espaço, eu tinha em mente que ele fosse so para falar sobre o asssunto proposto e não sobre coisas alheias a esses assunto.... por favor :-({|= lol
Mano, ninguem aqui ja te pos o rotulo de "ma fama". Simplesmente quase todos os membros quando entram pa este forum deparam-se com situaçoes que nao acontecem em outros foruns. Enquanto noutros lados pode-se falar como se quer e bem apetece e quase nao ha respeito, aqui é o contrario pois damos valor a pessoas que saibam dialogar e escrevem em condiçoes, e principalmente que nao arrajem problemas...
Tu pelo menos ja tiveste a humildade de pedir desculpa e isso é sinal que tas arrependido, por isso esquece o que se passou, pois esta tudo numa boa e tenta cumprir com aquilo que pedimos A TODOS OS MEMBROS NOVOS... :wink:
peace and love brother....
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Responder