Morbus Escreveu:Tu entendes por bem optmizado um motor que não puche muito e que faça o serviço visual bem, certo? É isso mesmo que eu entendo, portanto... E acho que não é difícil de ver que, por exemplo, o motor do HL2 não conseguiria dar o resultado que o motor do Oblivion dá num jogo daquela dimensão. Nem o do HL2 nem o do FarCry por exemplo (que também considero um bom motor). São motores feitos para tipos específicos de jogo. O facto do Oblivion puxar muito não quer dizer que está mal optimizado, na minha opinião. O que eu acho é que ele tem que fazer muito mais que o Source, por exemplo, tem que fazer, por isso é que pucha mais.
Logo no início, quando o jogo saiu, vi um thread nos fóruns da bethesda de um gajo que estava a mandar vir. Postou dois screenshots, um do FarCry e outro do Oblivion, os dois tirados na mesma máquina. A máquina era fraca e, portanto, o do FarCry estava muito mais bonito que o do oblivion. Então o gajo perguntava porque é que a bethesda não tinha usado um motor semelhante se os gráficos do farcry são tão bonitos e dão tão bem em PC's mais fracos? Gostava de ouvir a tua resposta a isto, se faz favor (e não é uma questão retórica).
Pois bem eu já te disse k desde o UT2004 k ainda não vi realmente um motor de jogo bem optimizado, e digo isto porkê?! Simples temos estado a falar dos seguintes jogos: HL2 (Source) , FarCry (CryEngine) , Oblivion (???) , CoD2 (???) , FEAR (???) , já agora vou meter outros à mistura, UT2004 (Unreal Engine 2) , Doom3 e Q4 (???).
Pois bem num post teu anterior falaste em optimizações e tinhas dito o seguinte:
"Diga-mos. Números: Starship troopers tem uma optimização de 10%, e UT tem uma de 100%, HL2 tem 90% e FEAR tem 70% (é um supor). Oblivion, para mim, leva 85%."
Pois eu vou dizer o k acho, e juntarei à lista os k adicionei
(não vou dar percentagens apenas vou por a lista do k acho k está melhor optimizado para o pior optimizado):
- UT2004 (Unreal Engine 2)
- HL2 (Source)
- Oblivion (???)
- FarCry (CryEngine)
- Doom3 e Q4 (???)
- CoD2 (???)
- FEAR (???)
- Starship troopers (???) -> (Nunca joguei nem vi)
suponho k isto responda à tua pergunta? Não?
Morbus Escreveu:E deve-se esquecer que oblivion é um jogo modificável quando a equipa faz tanto para que isso seja possível?
E só o simples facto de ele ser modificável (não IN-GAME) faz com k mereça + 2* ? hummm ?
Morbus Escreveu:Man, eu não costumo ter medo de assumir as cenas...
De qualquer forma, a
minha opinião é que oblivion deve ser avaliado
desde o princípio como um jogo modificável. E já disse que a nota que dou ao jogo de origem é 5* e não 3*, precisamente por esta razão que disse.
Então e para te provar k estás a dar demasiado importancia a algo k já existe à muito tempo eu vou propor-te um exercicio, supoe k o Oblivion é tal como é de ORIGEM, mas k não existe UM UNICO MOD pra descarregares na net, e os oficiais não contam porke esses são PAGOS.
Será k neste hipotético cenário lhe darias 5* de ORIGEM?!
Morbus Escreveu:Será que isso faz diferença? Será que o editor do UT é user-friendly? E não será também o do Oblivion quando há carradas de tuturials OFICIAIS? Será que era possivel ter um editor in-game no oblivion? E principalmente tendo em conta que estamos numa altura em que as prórpias definições gráficas têm que ser mudadas offgame... Eu acho que isso não faz diferença, mas prontos. E o CS é um editor simples e fácil de usar se se ler os tuturials. Não é preciso saber programação nem modelagem 3D nem texturização para se trabalhar com o CS... Mas claro, Oblivion é um jogo mais complicado, é um RPG (tal como o é NWN e também tem um editor oficial suponho) não é um jogo de corridas...
Para mim na nota final de um jogo faz toda a diferença, já agora não substimes os jogos de corridas k existem alguns com motores de física bem + elaborados k alguns FPS's, e vais-me desculpar, mas a física do Oblivion...
sucks pra caraças, não é por acaso k existe um mod prá tornar + realista!
Depois estas a comparar um jogo como o TrackMania k qualker pessoa "LITERALMENTE" faz uma pista, e no editor do Oblivion k não conheço duvido k qualker pessoa consiga fazer um MOD! Se o editor do UT2004 é simples ou não não sei nunca o usei, apenas o abri 1x por coriosidade e abri uns ficheirositos. O k me pareçe aki é k tu és um FanBoy de Oblivion e não o admites, e estás a opor-te a qualker opinião menos boa acerca do Oblivion e isso é mau, porke para mim mostra k não tens capacidade pra ser um bom analista de jogos.
É k eu acho mesmo k sem kerer te estás a atirar areia prós teus próprios olhos, alem disso meteres o Oblivion num pedrestal dentro de uma redoma não resolve nada, rende-te às evidencias, porke não é neste jogo em questão k o k estou a defender é valido é em QUALKER UM!
Morbus Escreveu:E Oblivion será que é um jogo tradicional? É o que tenho estado a dizer! É um jogo feito para modding (embora eu não entenda porque é que não meteram o CS no DVD, mas prontos...). Uma parte integrante dele é o modding, é uma ferramente de criação. Olha the movies por exemplo, pode ser singleplayer, mas será que é avaliado como tal? Será que para o avaliar vamos só olhar ao que se faz com o jogo offline e não olhar ao mundo está para além do jogo em si? Eu acho que faz toda a diferença...
Para mim o Oblivion é menor k o GTA SA, e GARANTO-TE k o GTA SA de ORIGEM é um COLOSSO, depois se lhe formos adicionar mods, pronto acabou-se não haveria + nenhum jogo à façe da terra capaz de o igualar! Já alguma x foste a uma página dedicada a mods de GTA SA, se nunca foste aconselho-te a ires pra perceberes k não é só o Oblivion k tem MODS muitos jogos tem MOD's e olha é funny o GTA SA não TEM TOOL's OFICIAIS! Chega pra te responder, ou mesmo assim ainda achas k isso é assim tão importante k o faça merecer a porra de 2* EXTRA!
Man já agora estou a ficar uma beka + agressivo, mas é porke já não estou a soportar essa tua obsessão por kerer mostrar k o Oblivion é k é o JOGO, é um grande jogo sem duvidas, mas não é o JOGO, nenhum o é!
Morbus Escreveu:Acho que tens que perceber que nem sempra são os outros a não entender mas sim os outros a não concordar. Eu entendo o que queres dizer que eu não sou burro!
Mas não concordo...
Quanto ao que dizes, eu acho que não é assim e que se deve ter atenção ao que o jogo pode proporcionar no futuro e não ficarmos agarrado ao trabalho inicial. Num jogo sigleplayer puro e simples, que podemos jogar sozinhos, isolados, isso já se justifica, mas não se justifica, como é óbvio em jogos como WoW. Mas não estou a por o Oblivion equivalente a WoW porque não o é. O que estou a fazer é a não o por equivalente ao jogos singleplayer puro e simples porque também não o é. Como digo, Oblivion é um jogo modificável, não um singleplayer simples em que as únicas alterações vêem de patches...
Digo de novo, eu entendo o que queres dizer, o que é é que não concordo...
Não concordas, não concordas e pronto, tb não vou repetir-me de novo, agora uma coisa mete na tua cabeça o Oblivion é + SINGLE-PLAYER k o GTA SA, e o GTA SA é SINGLE-PLAYER!
Morbus Escreveu:Eu já te citei uns exemplos antes, como TrackMania, The Sims, e falei agora no The Movies. Será que podes olvidar por completo a vertente online de um jogo, mesmo quando essa vertente não é in-game (como é o caso do The sims, do The movies e do oblivion)?
Não, é claro k não, mas essa componente k falas não é razão suficiente pra "engordar" a nota de um jogo, para mim é um BONUS em relação à pontuação final de um jogo, BONUS esse k por x's se torna + compensador k TODO o JOGO!
Morbus Escreveu:São ferramentas integrantes do jogo que também devem ser avaliadas. No caso do oblivion são ferramentas mais complicadas de usar mas são parte do jogo também...
Ferramentas essas k são usadas por um "nicho" demasiado pekeno pra terem peso relativo na análise de um jogo, então ker dizer agora só porke um jogo disponibiliza o editor de criação do mesmo é o melhor jogo do mundo?!...
A mim não me pareçe, mas tu é k sabes, eu dou um grande valor a essas ferramentas, mas esse é um valor "PESSOAL", pois pra + de 95% dos potenciais compradores mainstrem estão-se a, (desculpem a expressão) CA*AR para o facto de se o jogo dá pra ser editado se não dá, para o facto de o jogo ter ou não um editor oficial, muitos deles nem os patchs oficiais instalam se o jogo não lhes der problemas!
Morbus Escreveu:Eu estou a falar de um jogo que foi avaliado depois do oblivion!
Ok eu reformulo... O 1º Sonic para mim foi um jogo 5* e nenhum outro Sonic para mim lhe foi superior, será k TODOS os outros Sonic's são inferiores ao 1º Sonic? Não creio, até porke o 3 era um excelente jogo superior ao 1º em tudo, simplesmente não merecia a máxima nota no seu tempo só isso.
Já agora pra k fike esclarecido de TODOS os PacMan's k joguei até hoje o k + gosto é dos "originais" 2D ou não, mas com a mecanica de jogo fluida e viciante do Original, por isso para mim o PacMan Word pura e simplesmente é
se lhe deram 3* tudo bem, provavelmente até as mereçe. Agora é bom k saibas k eu não estou a dizer k o Oblivion não mereçe 3/4/5/O Máximo, o k eu estou a dizer é k a nota k lhe deves dar (por exemplo neste tópico) é sem contar com MOD's e/ou PATCH's sejam OFICIAIS ou NÃO! Já sei k não concordas com isto ok problema teu, agora não faças é comparações absurdas como comparares o Oblivion ao PacMan seja ele qual for o jogo PacMan!...
Morbus Escreveu:Não, há cerca de 5000 modders actualmente (estima-se). Eu estava a falar das pessoas que usam mods...
Ora estamos a falar de 0.167% de utilizadores k sabem utilizar +/- bem a ferramenta k a bethesda lhes "deu", agora eu pergunto-te este "nicho" faz MOD's porke a bethesda ker?! Não me pareçe...
Morbus Escreveu:Embora isso seja uma situação hipotética, é preciso ter em conta que a bethesda
sabe que há gente que
quer fazer mods... Se não houvesse construction set não haveria um quarto dos mods que há. Se não houvesse um sistema que permite fazer alterações a texturas, sons e meshes sem adulterar os ficheiros de jogo não haveria um décimo dos mods que há. Acho que não podemos esquecer esse facto (que a bethesda apoia o modding) principalmente porque pagamos por isso... Acho eu
Posso ser um novato, mas continuo sem perceber qual é o mal em considerar o facto de oblivion ser um jogo fácilmente mdificável como um ponto de avaliação integrante do jogo... Se o jogo foi feito assim porque haveremos de nos esquecer desse facto?
Mas quando é k eu disse k te deves eskecer desse facto? Eu não o disse, o k eu disse e digo é k a nota final não pode ser "FORTEMENTE" inflacionada por isso k é uma coisa menor, pois até tu já dissestes k nem seker 10% dos compradores Oblivion usam por isso achas k isso é algo k deva inflacionar a nota de um jogo em + do k 5 pontos percentuais no caso da nota ser de 0-a-100?
Morbus Escreveu:Acabeio duas vezes com os gráficos no máximo, uma delas foi no meu próprio PC. O FEAR é que nunca joguei, só vi uma hora de jogo com gráficos no máximo... Talvez esteja aí a falha... Mas levantar um núvem de poeira não é o mesmo que escacar paredas, mesas, caixotes, vidros, etc...
Ora deixa cá ver o k é k não combina bem, gráficos no máximo no CoD2 e o teu PC, pois isso não combina nada bem, bem ker dizer depende da resolução, mas mesmo a 800x600 devem existir algumas partes k os 5fps devem ser uma constante não?...
É assim falaste no sistema de particulas, pois eu disse o k disse e mantenho, alem disso o k estás a falar não envolve apenas o sistema de particulas, também envolve o sistema de Física, k ou me engano ou é semelhante ao do HL2 o do FEAR, seja como for não estou a ver nenhum aspecto onde o CoD2 seja inferior ao FEAR.