Emuladores & rooms

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

É ilegal ou não ops emuladores e as rooms

Sim
12
29%
Não
9
21%
Só as rooms
1
2%
Só os emuladores
0
Sem votos
Depende
18
43%
O que são rooms e emuladores?
2
5%
 
Total de votos: 42
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 16 jul 2006, 8:02

Bu77erCup242 Escreveu:Desculpa....Pelo que percebi fizeste uma comparaçao entre donwload de coisa recentes e de coisas antigos com o assassinio de uma pessoa idosa ou de uma crinça. Nao achas choncante a comparaçao ? Eu acho por isto:
MadnessJonny Escreveu:Pode ser crime sim, mas há Criminosos e criminosos
Mas por favor explicame qual foi a intençao dessa comparaçao que eu nao entendo. Tu nao achas incorrecto, embora concordes que e illegal, o donwload de roms de jogos antigos e comparas com assassinio de um idoso em vez de uma crinça. Mas sera que o assassinio de um idoso, que embora menos chocante do que o assassinio de uma crinaça, e aceitavel ?
NAO, nao e nao e nunca vai ser. Assim sendo usado a comparaçao que tu mesmo fizeste te pergunto, o download de uma jogo recente pode te chocar mais que o que um jogo antigo, mas sera que o download do jogo antigo e aceitavel ?
Vou fazer quote a mim mesmo a ver se compreendes
MadnessJonny Escreveu:(...) Percebo perfeitamente o que dizes do ponto de vista legal e jurídico, mas a verdade é que nem todas as leis são justas e bem implementadas (por alguma razão se diz que a justiça é cega). Tanto é ladrão quem está em cima da da árvore a roubar como quem fica cá em baixo a vigiar, mas não me digam que não há nenhuma diferença entre alguém que assassina um idoso e quem assassina uma criança com 3 ou 4 anos! Não estou a dizer que a morte de um idoso é menos grave, mas a verdade é que a morte de alguém jovem nos revolta muito mais: aquela pessoa teria a vida toda à sua frente e secalhar o idoso até já tinha tido melhores dias. Judicialmente o crime até pode ser da mesma gravidade, mas socialmente não há comparação entre o sentimento da população.(...)
Agora, com cores e negrito, deu para perceber ?
Eu não comparei pirataria com um assassinio. Eu comparei "graus" de criminalidade! E nunca disse que matar um idoso era aceitável, disse algo completamente diferente:
MadnessJonny Escreveu:(...)Não estou a dizer que a morte de um idoso é menos grave, mas a verdade é que a morte de alguém jovem nos revolta muito mais(...)
Ou seja, embora seja crime em ambos os casos, no caso do jovem (e referia-me aqui mais às crianças em si) é um crime com muito mais impacto, que cria muito mais polémica e que, no tribunal, pode dar origem a uma sentença bem maior.
Não queres usar rooms não uses (eu para falar a verdade quase que nem uso, joguei no outro dia a uns jogos da Mega Drive no computador de outra pessoa) mas enquanto não houver pela utilização de rooms um "movimento" tão empenhado na detenção deste "crime" como acontece com os jogos recentes, a verdade é que toda a gente continuará a utilizar rooms.
E a verdade é que se as editoras não fazem nada é porque não estão assim tão preocupadas quanto isso.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 16 jul 2006, 8:11

Bu77erCup242 Escreveu:
Morbus Escreveu:Não é chocante pelo simples motivo que o madness não disse que apoiava qualquer um dos casos
Sinceramente nem sei o que te responder....dsicutir por discutir ainda por cima quando se personaliza a questao...De qualquer maneira nao entedo como nap comprendes que comparaçoes desmedidas podem chocar as pessoas. Existem muitos casos recentes onde isso aconteçeu...
Talvez nao te choca comprar uma pequeno furto ou qualquer pequeno acto criminal, com assassinios, violaçoes, tortura... Essa compraçaoes so mostrau a falta de valor que as pessoas dao a vida humana. Nao e uma questao de se concordar ou nao... Achavas apropriado eu comparar pequeno roubo no super mercado com o genocidio no Ruanda ? Olha eu acho de muito mau gosto.

Mas afinal que diz:
Morbus Escreveu:É proibido cuspir na via pública mas eu fáço-o quando treino de bicicleta e prontos acabou-se
Tu fazes e muita gente faz e é uma falta de respeito. Mas como tu dizes "e prontos acabou-se" queres e fazes. Tu esqueceste e que lei nao foi escrita a pensar no "Morbus" em particular. Fui feita para que tu ( todos ) possas viver com os outros. Eu estou me a marimbar para o custir na rua mas pronto vamos utilizar o exemplo. Sabes pq que e proibido ? Porque muita gente nao gosta de andas da rua a ver a esquivarçe do cuspo dos outro e do coco dos caezinhos dos outros. Claro tu achas que lei nao tem logica por isso cospes na mesma nao podia preocuparte menos se estas a incomodar alguem ou nao...

Ja agora MadnessJonny Iignora este post, a questao se comparaçao era chocante ou nao ja nao tem interessa para a discuçao, embora a continue a achar infeliz. Gostava era que olhasses para o meu post acima e me explicasses o sentido dessa comparaçao que ainda nao entendo
Bu77erCup242 Escreveu:Acho que e mais uma comentario muito triste. Nao e semelhante de manaira nenhuma. Nao me digas que linha que devide um pequeno furto de supermercado com um genocidio e igual a que divide o download entre jogo novo e um velho...no coments
Então mas comparação é afinal o quê ?
Não achas que é possível comparar situações em que ocorreu um roubo e um assassinio e um roubo e um assassinio seguido de uma mutilação e tortura desumana com um genocídio rápido e frio com um genocídio em que ouve tortura completamente barbárica? Eu não comparei o piratear com o matar, comparei 2 nívies de piratear com 2 níveis de matar! É essa a diferença do que eu disse com o que tu afirmas que eu disse, se tiveres ainda dúvidas volta a ler os post, pode ser que desta vez percebas o que realmente eu disse.

Ps- eu não estou a tornar isto nada pessoal e espero que os restante intervenientes também não o façam :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 16 jul 2006, 9:36

Bu77erCup242 Escreveu:Sinceramente nem sei o que te responder....dsicutir por discutir ainda por cima quando se personaliza a questao...De qualquer maneira nao entedo como nap comprendes que comparaçoes desmedidas podem chocar as pessoas. Existem muitos casos recentes onde isso aconteçeu...
Talvez nao te choca comprar uma pequeno furto ou qualquer pequeno acto criminal, com assassinios, violaçoes, tortura... Essa compraçaoes so mostrau a falta de valor que as pessoas dao a vida humana. Nao e uma questao de se concordar ou nao... Achavas apropriado eu comparar pequeno roubo no super mercado com o genocidio no Ruanda ? Olha eu acho de muito mau gosto.
1º - Quem personalizou foste tu porque começaste a dizer que o Madness apoiava isto e apoiava aquilo quando isso não é verdade, e estar a meter palavras na boca dos outros é muito mau mesmo.
2º - Esta questão tem a ver com a maneira que cada um vê o mundo. Tu és assim, eu não sou. Tu não achas bem a comparação, eu acho porque é uma comparação e não passa disso, sou completamente contra tudo o que é simbólico/supresticioso e portanto acho tanto bem a comparação como comparações ainda piories. Não devemos ter medo de comparar (não devemos ter medo de nada), e o que devemos fazer é encontrar a verdade a partir dessa comparação. Mas não discutamos mais este assunto em específico porque eu sei por experiência própria que discuções como esta nunca vão a lado nenhum.
Bu77erCup242 Escreveu:Mas afinal que diz:
Morbus Escreveu:É proibido cuspir na via pública mas eu fáço-o quando treino de bicicleta e prontos acabou-se
Tu fazes e muita gente faz e é uma falta de respeito. Mas como tu dizes "e prontos acabou-se" queres e fazes. Tu esqueceste e que lei nao foi escrita a pensar no "Morbus" em particular. Fui feita para que tu ( todos ) possas viver com os outros.
A lei está mal feita, puro e simples. Um ciclista de competição acomula muita poeira nos lábios e é simplesmente impossível de se respirar se não deitarmos fora essa poeira. A questão é entender o porquê das coisas, e eu entendo, por isso é que concordo com a lei (na maioria dos casos) e não cuspo para o chão não via pública quando sou um pião, nem quero que os outros cuspam, mas vejo claramente que a lei é limitada porque para um ciclista, cuspir para o chão (principalmente em dias de calor seco) é uma necessidade, e aceito perfeitamente que os outros ciclistas o façam (mesmo que muitas vezes leve com elas em cima, mas são os ossos do ofício...).
Bu77erCup242 Escreveu:Eu estou me a marimbar para o custir na rua mas pronto vamos utilizar o exemplo. Sabes pq que e proibido ? Porque muita gente nao gosta de andas da rua a ver a esquivarçe do cuspo dos outro e do coco dos caezinhos dos outros. Claro tu achas que lei nao tem logica por isso cospes na mesma nao podia preocuparte menos se estas a incomodar alguem ou nao...
Eu também não gosto de esquivar-me dos escarro dos outros, e nunca disse que a lei não tinha lógica.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 16 jul 2006, 18:02

Bem o topico esta bastante interessante
MadnessJonny Escreveu:Ou seja, embora seja crime em ambos os casos, no caso do jovem (e referia-me aqui mais às crianças em si) é um crime com muito mais impacto, que cria muito mais polémica e que, no tribunal, pode dar origem a uma sentença bem maior.
Não queres usar rooms não uses...
Continuo nao entender tua comparaçao. Comparaste "graus" de ciminalidade... Mas vamo entao analisar a tua comparaçao:

"não me digam que não há nenhuma diferença entre alguém que assassina um idoso e quem assassina uma criança com 3 ou 4 anos!"

No seu contexo, comparaste download de uma jogo recente com um mais anos com um assassinio do um idoso ou de uma crinça. De facto o assassinio de uma criança tem muito mais impacto que o de uma pessoa idosa. Mas o facto de ter mais impacto nao faz nem torna o assassinio de uma idoso aceitavel, como tu mesmo disseste. È nesse ponto que me tens que explicar a tua comparaçao porque no caso dos donwload de jogos tu nao segues a mesma linha de pensamento. No caso dos jogos tu paraces quere dizer que o facto de uma donwload de uma jogo recente incomodar muito mais que o de uma jogo antigo torna aceitavel o download do jogo antigo. Explica-ne onde esta a base comum entre as situaçao para eu enteder a comparaçao...num dos casos dizes que o facto de uma crime chocar mais que o outro nao torma aceitavel o segundo, noutro caso dizes que o facto de um crime chocar mais que o outro torma legitimo o segundo...de facto nao entendo.
Acho que comparaçao me servia muito mais a mim. Assim o facto de assinio de uma crinça chocar muito mais que o assassinio de uma idoso nao torma o assassinio de o idoso aceitavel assim porque que achas que o facto de um download de uma jogo recente incomodar muito mais que o de um jogo antigo faz com que o donwload do jogo antigo seja aceitavel ?
Morbus Escreveu:Esta questão tem a ver com a maneira que cada um vê o mundo. Tu és assim, eu não sou. Tu não achas bem a comparação, eu acho porque é uma comparação e não passa disso, sou completamente contra tudo o que é simbólico/supresticioso
Tb nao sou religioso, mas no entanto nao ia comparar a cruz crista com uma chouriço. Pq ? Porque tenho que ter em concideraçao que posso esta a ferir suspetibilidades

Morbus Escreveu:A lei está mal feita, puro e simples
Morbus Escreveu:Eu também não gosto de esquivar-me dos escarro dos outros, e nunca disse que a lei não tinha lógica.
? Esta mal feita mas tem logica ?

De facto nao podia importar menos com essa lei, mas se existe e por alguma coisa...Se nao queres leis e queres que todos fassam o que-lhes da na gana podia acontecer isto, que estou ceryo que nao gostavas:
Bu77erCup242 Escreveu:Se nao ouvessem leis o nosso amigo Morbus podia fazer o que quise-se, inclusivo cuspir no chao so que depois o Pedro que mede um 2 metros e dez quadrados e que detesta que pessoa cuspam no chao tb o podia fazer ver que isso estava errado em cuspir no chao por meios mais "fisicos". No entanto existem leis para Morbus nao incomodar o Pedro cuspido no chao e Pedro nao incomodar o Morbus ...fazendo la as coisas que o Pedro faz..whatever they are
Para evitar coisas desses e que existem leis, todos nos temos ideias diferentes e as leis servem como mediador entre as vontadas de cada um.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 16 jul 2006, 19:03

Bu77erCup242 Escreveu:Bem o topico esta bastante interessante
MadnessJonny Escreveu:Ou seja, embora seja crime em ambos os casos, no caso do jovem (e referia-me aqui mais às crianças em si) é um crime com muito mais impacto, que cria muito mais polémica e que, no tribunal, pode dar origem a uma sentença bem maior.
Não queres usar rooms não uses...
Continuo nao entender tua comparaçao. Comparaste "graus" de ciminalidade... Mas vamo entao analisar a tua comparaçao:

"não me digam que não há nenhuma diferença entre alguém que assassina um idoso e quem assassina uma criança com 3 ou 4 anos!"

No seu contexo, comparaste download de uma jogo recente com um mais anos com um assassinio do um idoso ou de uma crinça. De facto o assassinio de uma criança tem muito mais impacto que o de uma pessoa idosa. Mas o facto de ter mais impacto nao faz nem torna o assassinio de uma idoso aceitavel, como tu mesmo disseste. È nesse ponto que me tens que explicar a tua comparaçao porque no caso dos donwload de jogos tu nao segues a mesma linha de pensamento. No caso dos jogos tu paraces quere dizer que o facto de uma donwload de uma jogo recente incomodar muito mais que o de uma jogo antigo torna aceitavel o download do jogo antigo. Explica-ne onde esta a base comum entre as situaçao para eu enteder a comparaçao...num dos casos dizes que o facto de uma crime chocar mais que o outro nao torma aceitavel o segundo, noutro caso dizes que o facto de um crime chocar mais que o outro torma legitimo o segundo...de facto nao entendo.
Acho que comparaçao me servia muito mais a mim. Assim o facto de assinio de uma crinça chocar muito mais que o assassinio de uma idoso nao torma o assassinio de o idoso aceitavel assim porque que achas que o facto de um download de uma jogo recente incomodar muito mais que o de um jogo antigo faz com que o donwload do jogo antigo seja aceitavel ?
Então vamos lá ver se nos entendemos: matar alguém pode levar até 25 anos de prisão (em Portugal, embora se possa acumular penas e acabar com uma prisão total do tipo de 134 anos ou assim mas isso é à parte) ou mesmo prisão perpétua em certos países. Até ai dá para perceber. Agora, como tu já o admitiste, a morte de uma criança é muito mais polémica e possível de levantar uma pena substâncialmente superior.
Por outro lado, a pirataria pode levar até 2/3 anos de prisão (já não me lembro exactamente se é 2 ou 3). Ou seja, comparando as penas de assassinio com as penas de piratear temos que a pena de matar é muito superior, e ainda assim, como já concordas-te a matar uma criança é muito mais polémico do que um idoso, logo não é tolerável mas é, por assim dizer, preferível. Se transferir-mos essa situação para os 2/3 anos de prisão por piratear temos que a pena por utilizar rooms de jogos antigos (que já nem se vendem) é muito "pequena". Não é tolerável nem socialmente aceitável mas é preferível e, se a propria pirataria de jogos novos é tão poucas vezes sancionada (em comparação com as vezes que não é) a de jogos antigos torna-se completamente secundária.
Espero que agora tenhas percebido. Já deu para entender que achas-te o exemplo polémico e estás no teu direito, afinal estamos a falar de mortes, mas aqui ninguém está a dizer que a pirataria é semelhante ao assassinio nem que uns têm mais direito de viver e os outros nem por isso.
Vamos lá ver se desta vez nos entendemos, considero que muito dificilmente mudarás de opinião e eu também não estou a ver mudar a minha porque já pensei muito sobre isso e quando assumo uma posição não é do dia para a noite por isso, cada um pensa da sua forma :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 16 jul 2006, 22:50

Sim, muitos dizem que sou anarca.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » segunda 17 jul 2006, 9:57

MadnessJonny Escreveu:Então vamos lá ver se nos entendemos: matar alguém pode levar até 25 anos de prisão (em Portugal, embora se possa acumular penas e acabar com uma prisão total do tipo de 134 anos ou assim mas isso é à parte) ou mesmo prisão perpétua em certos países. Até ai dá para perceber. Agora, como tu já o admitiste, a morte de uma criança é muito mais polémica e possível de levantar uma pena substâncialmente superior.
Por outro lado, a pirataria pode levar até 2/3 anos de prisão (já não me lembro exactamente se é 2 ou 3). Ou seja, comparando as penas de assassinio com as penas de piratear temos que a pena de matar é muito superior, e ainda assim, como já concordas-te a matar uma criança é muito mais polémico do que um idoso, logo não é tolerável mas é, por assim dizer, preferível. Se transferir-mos essa situação para os 2/3 anos de prisão por piratear temos que a pena por utilizar rooms de jogos antigos (que já nem se vendem) é muito "pequena". Não é tolerável nem socialmente aceitável mas é preferível e, se a propria pirataria de jogos novos é tão poucas vezes sancionada (em comparação com as vezes que não é) a de jogos antigos torna-se completamente secundária.
Espero que agora tenhas percebido. Já deu para entender que achas-te o exemplo polémico e estás no teu direito, afinal estamos a falar de mortes, mas aqui ninguém está a dizer que a pirataria é semelhante ao assassinio nem que uns têm mais direito de viver e os outros nem por isso.
Vamos lá ver se desta vez nos entendemos, considero que muito dificilmente mudarás de opinião e eu também não estou a ver mudar a minha porque já pensei muito sobre isso e quando assumo uma posição não é do dia para a noite por isso, cada um pensa da sua forma :wink:
[Off-topic mode] Em Portugal, o número de anos máximo a que uma pessoa pode ser condenada a reclusão são 25 anos (independentemente se a soma dos vários crimes dêem uma pena superior). Nos EUA, por exemplo, em alguns Estados está consagrada a pena de morte, enquanto que noutros o máximo a que alguém pode ser condenado é a prisão perpétua (o que também é uma forma de pena de morte, mas mais lenta e dolorosa).
Em Portugal, dependendo das circunstâncias, a pena correspondente a um assassínio anda pelos 10-12 anos (por exemplo, vejam o resultado do "caso Joana"; acho que as penas não estão muito longe disso).
Nota: O facto de estar a falar destes assuntos de maneira impessoal não indica que não fique afectado por eles ou que se tornam desculpáveis perante algumas circunstâncias. Isto depende da moral e dos princípios que cada um tem (se achas que não, pensa no caso do aborto e tenta ver os dois lados da questão). [/Off-topic mode]

Bu77erCup242, até agora não vi ninguém defender que tem o direito, que nã é ilegal [e não illegal Bu77erCup242 :twisted: ] ou que não é condenável o download de roms [e não rooms, MadnessJonny :twisted: ]. O que li foi: embora seja ilegal, moralmente não é tão condenável, já que ninguém (pelo menos aparentemente) fica prejudicado com o uso das roms. Até já se discutiu e chegou a um [meio] consenso que a pirataria de jogos (mesmo os mais recentes) podem ser uma coisa boa se as pessoas, depois de terem experimentado os jogos, comprarem os originais. :wink:

A discussão não leva a lado nenhum porque vejo que todos concordam com o mesmo, mas estão a argumentar duas coisas diferentes (legalidade e"moralidade" do uso de roms).

PS 1: No caso do Morbus, julgo que o que ele pretendia dizer quando afirmou que a lei que sansiona o cuspir no chão é compreensível mas está mal feita é: a lei tem lacunas (falhas) pelo facto de não prever comportamentos que não se encaixam nos que originaram a lei. O cuspir no chão é, normalmente, errado e deve ser sansionado; porém, no caso de estrita necessidade (por exemplo, ciclistas de alta competição), deveria ser permitido.

PS 2: Eu sei que "Herrare é umano" :lol: . Mas não podiam ter um bocadinho mais de cuidado com os erros ortográficos e de construção frásica? 8-[ :wink:
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » segunda 17 jul 2006, 15:02

E então no caso das consolas/jogos nintendo?

se eu tiver o super mario bros 1 (original) para NES será que posso jogar uma versão emulada para GBA? ou para GC?

é pirataria? uma vez que há a colecção retro com o SMB1 no gameboy?
é legal?

então se os emuladores são legais e os roms só são legais se tivermos os jogos original quer dizer que eu posso jogar Super Mario World emulado no gameboy sem ter que comprar o Mario advance 2: Super Mario World.

P.S. estou a fazer uma forte referencia ao GBA devido á repetição dos jogos do super mario... o que, a meu ver, dá uma perspectiva diferente a esta questão

até que ponto a emulação é legal? será que os roms são ilegais? o
que se está a pagar? o software? o formato? ou só aquele determinado jogo mesmo? (é que se é SÓ aquele jogo... qq rom é ilegal MESMO que eu tenha o jogo original)

:-''
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » segunda 17 jul 2006, 15:39

Dark_Apprentice Escreveu:E então no caso das consolas/jogos nintendo?

se eu tiver o super mario bros 1 (original) para NES será que posso jogar uma versão emulada para GBA? ou para GC?

é pirataria? uma vez que há a colecção retro com o SMB1 no gameboy?
é legal?

então se os emuladores são legais e os roms só são legais se tivermos os jogos original quer dizer que eu posso jogar Super Mario World emulado no gameboy sem ter que comprar o Mario advance 2: Super Mario World.

P.S. estou a fazer uma forte referencia ao GBA devido á repetição dos jogos do super mario... o que, a meu ver, dá uma perspectiva diferente a esta questão

até que ponto a emulação é legal? será que os roms são ilegais? o
que se está a pagar? o software? o formato? ou só aquele determinado jogo mesmo? (é que se é SÓ aquele jogo... qq rom é ilegal MESMO que eu tenha o jogo original)

:-''
Se tiveres o Super Mario Bros 1 para NES só podes legalmente jogar o Super Mario Bros 1 emulado no PC, usando um emulador de NES. Não podes jogar a versão de GBA visto que não a possuis.

Como já foi dito, os emuladores são legais [uns são freeware, outros nem por isso]. Os roms (=jogos) só são legais se tiveres adquirido uma cópia do jogo e ainda a tens na tua posse (ou seja, se vendeste o Tetris do GameBoy não o podes jogar num emulador).

Para ser mais preciso às tuas perguntas:
Não.
É pirataria.
Não.
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » segunda 17 jul 2006, 15:55

SoRHunter Escreveu:Se tiveres o Super Mario Bros 1 para NES só podes legalmente jogar o Super Mario Bros 1 emulado no PC, usando um emulador de NES. Não podes jogar a versão de GBA visto que não a possuis.
PORQUÊ? um emulador só é legal no PC e numa consola já é ilegal ?!?
tecnicamente não estaria a jogar a versão GBA (aquela que foi remodelada para caber no ecrã da consola) mas sim a versão NES emulada por um emulador de NES para GBA.

a minha questão é que tecnicamente... isto que estou a sugerir é LEGAL.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » segunda 17 jul 2006, 16:03

Dark_Apprentice Escreveu:
SoRHunter Escreveu:Se tiveres o Super Mario Bros 1 para NES só podes legalmente jogar o Super Mario Bros 1 emulado no PC, usando um emulador de NES. Não podes jogar a versão de GBA visto que não a possuis.
PORQUÊ? um emulador só é legal no PC e numa consola já é ilegal ?!?
tecnicamente não estaria a jogar a versão GBA (aquela que foi remodelada para caber no ecrã da consola) mas sim a versão NES emulada por um emulador de NES para GBA.

a minha questão é que tecnicamente... isto que estou a sugerir é LEGAL.
Desculpa, não tinha percebido isso. :oops: Tinha entendido que pretendias jogar um remake para o GBA emulando-o no PC. :oops:
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 17 jul 2006, 20:39

SorHunter Escreveu:Bu77erCup242, até agora não vi ninguém defender que tem o direito, que nã é ilegal [e não illegal Bu77erCup242 ] ou que não é condenável o download de roms [e não rooms, MadnessJonny ]. O que li foi: embora seja ilegal, moralmente não é tão condenável, já que ninguém (pelo menos aparentemente) fica prejudicado com o uso das roms.
Sinceramente acho muito bonito que todos concordem que é ilegal fazer esse donwloads sem a devida autorizaçao. Mas praticamente isso leva algum lado ? Nao, parace que maioria faz ou fazia donwload de rooms mesmo quando sabe que nao tem esse direito ( sao as tua palavras ) ... eu pergunto-me pq ? Bem so existem duas resposta possiveis, e sinceramente nenhuma e agradavel:
1º- Ou mentiram naquilo em que acreditam;2º-Ou entao sao pessoas completamente amoraies que descartam aquilo em que acreditam para terem mais um joguito na coleçao.....
SorHunter Escreveu:Até já se discutiu e chegou a um [meio] consenso que a pirataria de jogos (mesmo os mais recentes) podem ser uma coisa boa se as pessoas, depois de terem experimentado os jogos, comprarem os originais.
Parece que nao me entederam....nao interessa nada se achas que seria ou nao prejudicial...ou mesmo se seria benefico. Interessa sim o que o dono do Software acha. Se nao é distribuido gratuitamente e por alguma razao...e resto e especulaçao
SorHunter Escreveu: O cuspir no chão é, normalmente, errado e deve ser sansionado; porém, no caso de estrita necessidade (por exemplo, ciclistas de alta competição), deveria ser permitido.
De qualquer maneira ate lei ser mudade nao achas que todos as pessoas que nao acham nada agradavel ver as cuspidelas no chao nao tem esse direito ? Se ciclistas tem essa necessidade o que tem que fazer e organizarem-se para mudar a lei...ate la nao tem qualquer direito de incomodar niguem cuspindo no chao....

( Isto de usar o cuspir como exemplo e um pouco ridiculo...mas esta bem :D . Devia ter começado a usar outro exemplo antes )

MadnessJonny Escreveu:Se transferir-mos essa situação para os 2/3 anos de prisão por piratear temos que a pena por utilizar rooms de jogos antigos (que já nem se vendem) é muito "pequena". Não é tolerável nem socialmente aceitável mas é preferível e, se a propria pirataria de jogos novos é tão poucas vezes sancionada (em comparação com as vezes que não é) a de jogos antigos torna-se completamente secundária.
Estou ver que para ti nao questao moral ou nao, mas estas sim preocupado com as consequencias do teu acto ilegal. Olha se roubares uma carteira tb dificilmente te aconteçe qualquer coisa...

SorHunter Escreveu:PS 2: Eu sei que "Herrare é umano" . Mas não podiam ter um bocadinho mais de cuidado com os erros ortográficos e de construção frásica?
Tens toda a razao...eu sei que como escrevo a pressa dou muitos erros #-o . Mas jogar wow e escrever ao mesmo tempo e complicado. Tenho que ver se perco o habito que ninguem e obrigado estar meia hora para desifrar os meus posts....
Im trying.... 8-[
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 17 jul 2006, 22:05

Bu77erCup242 Escreveu:
SorHunter Escreveu:Bu77erCup242, até agora não vi ninguém defender que tem o direito, que nã é ilegal [e não illegal Bu77erCup242 ] ou que não é condenável o download de roms [e não rooms, MadnessJonny ]. O que li foi: embora seja ilegal, moralmente não é tão condenável, já que ninguém (pelo menos aparentemente) fica prejudicado com o uso das roms.
Sinceramente acho muito bonito que todos concordem que é ilegal fazer esse donwloads sem a devida autorizaçao. Mas praticamente isso leva algum lado ? Nao, parace que maioria faz ou fazia donwload de rooms mesmo quando sabe que nao tem esse direito ( sao as tua palavras ) ... eu pergunto-me pq ? Bem so existem duas resposta possiveis, e sinceramente nenhuma e agradavel:
1º- Ou mentiram naquilo em que acreditam;2º-Ou entao sao pessoas completamente amoraies que descartam aquilo em que acreditam para terem mais um joguito na coleçao.....
Eu por exemplo, concedo a mim próprio o direito de utilizar roms da Mega Drive porque fui um fiel seguidor desta máquina e foram jogadores como eu que a levaram até ao nível que ela atingiu. Comprei a consola por 40 e tal contos era ainda (muito) puto e tenho para cima de 15 jogos. Agora diz-me, achas assim tão mau um fiel seguidor como eu ter um "brindezito" de jogar, ocasionalmente, um rom de mega drive ?
Se por um lado tenho a lei a dizer para não o fazer, por outro tenho a minha consciencia que me diz que o que estou a fazer não está tão mal assim e que talvez até o mereça pelo que "ajudei" a MD.
Se a Sony ou a Microsoft tivessem a hipotese de aceitar um jogador que comprasse para cima de 15 jogos para a sua consola e, depois de muitos anos daqueles jogos deixarem de ser comercializados, esse mesmo jogador utilizasse emuladores para essa mesma consola, tenho a certeza que aceitariam o "acordo" e ainda agradeciam! Podes ter a certeza que sim. Então se pudessem ter essa situação com os jogadores todos era o delírio, até eram eles a publicar os roms no site oficial...

Bu77erCup242 Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Se transferir-mos essa situação para os 2/3 anos de prisão por piratear temos que a pena por utilizar rooms de jogos antigos (que já nem se vendem) é muito "pequena". Não é tolerável nem socialmente aceitável mas é preferível e, se a propria pirataria de jogos novos é tão poucas vezes sancionada (em comparação com as vezes que não é) a de jogos antigos torna-se completamente secundária.
Estou ver que para ti nao questao moral ou nao, mas estas sim preocupado com as consequencias do teu acto ilegal. Olha se roubares uma carteira tb dificilmente te aconteçe qualquer coisa...
Mas ai estás a prejudicar alguém directamente e sem qualquer sombra de dúvida. Por outro lado se encontrares uma nota na rua que fazes ? Ficas com ela ou vais perguntar de pessoa em pessoa a quem é que pertence a nota até alguém ganhar uma nota à tua "pala" ? :? Os jogos antigos são quase como que a nota na rua, estão abandonados e os donos dos seus direitos de distribuição já pouco (ou nada) se importam com eles. E quem fala de notas fala de outras coisas, eu por exemplo encontrei ai há uns bons meses um fio de ouro na berma do passeio (digamos que sou um tipo atento) tenho a certeza que quem o perdeu vai sentir muito a sua falta, mas a verdade é que nada podia fazer senão de certeza que iria ficar outra pessoa com o fio e, como diz o povo, "achado não é roubado".
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 17 jul 2006, 22:28

Afirmaçao:
SorHunter Escreveu:Bu77erCup242, até agora não vi ninguém defender que tem o direito, que nã é ilegal
Resposta:
MadnessJonny Escreveu:Eu por exemplo, concedo a mim próprio o direito de utilizar roms da Mega Drive porque fui um fiel seguidor desta máquina e foram jogadores como eu que a levaram até ao nível que ela atingiu. Comprei a consola por 40 e tal contos era ainda (muito) puto e tenho para cima de 15 jogos.

Como podes ver a quem defenda que tem o dierito do uso de roms ilegais.
Eu compro no mesmo Pingo-Doce a anos e nao e por isso que lhes vou roubar qualquer coisa mesmo sabendo que ja lhes dei mais lucro do que ia dar prejudicar com o eventual roubo.

Claro que depois o MadnessJonny argumenta que download de jogos antigos nao prejudica ninguem. Chegando mesmo a comparar esse donwload com uma nota abandonada na rua...Pois e tudo muito bonito mas esse argumento tem um erro obvio, ele descarta a unica informaçao objectiva que tem e fundamenta o pensamento com especulaçoes.
Especula que companhia nao quer o jogo para nada, pois mas ele sabe se companhia vai lançar o jogo no live arcade ? Sabe se a companhia vai lançar o jogo numa compilaçao ? Sabe se a companhia o pensa vir a vender online ? Ou mesmo se companhia o vai incluir num titulo recente ? Nao...logo esta a especular que o jogo nao vair dar mais lucro. Agora a unica coisa objectva que sabe...e que parace queres esquecer e que o dono do jogo nao quer que ele seja distribuido gratuitamente por isso e que nao da autorizaçao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 17 jul 2006, 22:49

Bu77erCup242 acho k já fizeste entender o teu ponto, acho k já chega! Somos "TODOS" uma CAMBADA de CRIMINOSOS, olha... AZAR! Denuncia-nos à SEGA e à nintendo ou a outras software-houses, de k estamos a usar alguns dos seus jogos em roms, ilegalmente ok e depois disso fica feliz pode ser assim? Já agora como tu és um santinho a 100% até podias perdoar-nos isso não era?... pode ser?... se não puder olha já sabes denuncia ai o pessoal e vive feliz para sempre.

MAS POR FAVOR JÁ CHEGA! Estão a "discutir" a mesma coisa e a dizer a mesma coisa à carradas... :-#
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder