O futuro dos videojogos
Moderadores: Redacção, Moderadores
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
Pá até posso ser eu k estou a ver mal, mas tirando as texturas k nesse parecem melhores k no GTA 3, tudo o resto me pareçe inferior ou +/- equivalente ao GTA 3, especialmente os CARROS. Agora se formos comparar esse com o GTA SA, ai já não sei não, mas acho k o GTA SA é k arruma este a um canto em termos gráficos. 

Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

- MadnessJonny
- Expert
- Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Não concordo nada que os gráficos deste jogo mete os de GTA num bolso. A única coisa que realmente tenho a apontar de melhor neste motor gráfico são mesmo as caras, essas sim, parecem estar na sua generalidade melhores do que no San Andreas. De resto, o próprio corpo das personagens, as texturas das ruas, etc estão, no meu entender, abaixo dos do San Andreas e, sinceramente, muito abaixo do que eu estava à espera.ICE Escreveu:Vejam as imagens do jogo aqui
Sim não é o motor gráfico mais polido que já tivemos oportunidade de ver. Não obstante, reserva-nos boas surpresas e bons detalhes como as faces das personagens. Realmente as texturas dos automóveis são inferiores às de Mafia, mas tudo o resto o que vos parece? Desculpa Newtomic, mas apesar dos defeitos deste motor, mete o de GTA num bolso.
Aproveitem e leiam a análise feita pela G4mers. Desilude mas não é um jogo tão mau quanto isso.
Não que queira com isto dizer que o jogo é mau, apenas estou a analisar uma vertente do jogo, vertente essa mais importante para uns e menos importantes para outros, de resto é a única coisa que posso analisar para já

ANÁLISE POWER!!!
- Cyrax
- Master
- Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Concordo a 100%! Crappy visual! Ehehe! Bolas, poderiam ter feito algo bem melhor, e mesmo que a jogabilidade seja boa, não estou a ver isso ser um sucesso...Newtomic Escreveu:Pá até posso ser eu k estou a ver mal, mas tirando as texturas k nesse parecem melhores k no GTA 3, tudo o resto me pareçe inferior ou +/- equivalente ao GTA 3, especialmente os CARROS. Agora se formos comparar esse com o GTA SA, ai já não sei não, mas acho k o GTA SA é k arruma este a um canto em termos gráficos.

Xbox Live Clan: 4Insignia
Não será! Pelo menos não por parte da critica. O que é pena, eu estava à espera de um grande jogo ao nível dos filmes.Cyrax Escreveu:Concordo a 100%! Crappy visual! Ehehe! Bolas, poderiam ter feito algo bem melhor, e mesmo que a jogabilidade seja boa, não estou a ver isso ser um sucesso...Newtomic Escreveu:Pá até posso ser eu k estou a ver mal, mas tirando as texturas k nesse parecem melhores k no GTA 3, tudo o resto me pareçe inferior ou +/- equivalente ao GTA 3, especialmente os CARROS. Agora se formos comparar esse com o GTA SA, ai já não sei não, mas acho k o GTA SA é k arruma este a um canto em termos gráficos.
Review, screenshots e notícias do Godfather no GameSpot.
Diogo Moreira
http://diogomoreira99.hi5.com
http://diogomoreira99.hi5.com
- Death Crow
- Hardcore
- Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Nvidia e Havok revolucionam a física?
Por Luis "Noroeste" Sárria em 2006-3-21 11:13
Está programada para hoje uma demonstração de uma nova solução para efeitos de física nos jogos PC, produzida em colaboração entre a Nvidia e a Havok. Esta demonstração será realizada no Games Developer Conference que começa hoje em San Jose, California.
Este novo produto chama-se Havok FX e já começou a ser distribuído por algumas produtoras seleccionadas. O que tem de especial o Havok FX? Em primeiro lugar permitirá recriar de uma forma realista a colisão de milhares de objectos sólidos, tornando mais simples a computação dos valores da fricção, colisão, gravidade, massa e velocidade.
Mas o mais interessante é que para aproveitar esta nova tecnologia não será necessário adquirir uma nova placa de física, já que o Havok FX usará exclusivamente o GPU das placas gráficas da Nvidia que suportem o Shader Model 3.0, mais especificamente as séries GeForce 6 e 7.
Os criadores de jogos podem agora implementar efeitos de física mais sofisticados nos seus jogos, como fumo, fluídos e destroços, o que ajudará a criar cenários mais realistas. Mas a maior vantagem será que o Havok FX vai libertar o CPU da pesada tarefa de calcular todas as interacções dos objectos, passando esta responsabilidade para o GPU. Na teoria isto vai permitir uma jogabilidade mais fluida.
Um dos primeiros jogos a utilizar esta tecnologia será Hellgate: London, da Flagship Studios. Ficaremos atentos a novas notícias sobre este assunto.
in PTgamers
Por Luis "Noroeste" Sárria em 2006-3-21 11:13
Está programada para hoje uma demonstração de uma nova solução para efeitos de física nos jogos PC, produzida em colaboração entre a Nvidia e a Havok. Esta demonstração será realizada no Games Developer Conference que começa hoje em San Jose, California.
Este novo produto chama-se Havok FX e já começou a ser distribuído por algumas produtoras seleccionadas. O que tem de especial o Havok FX? Em primeiro lugar permitirá recriar de uma forma realista a colisão de milhares de objectos sólidos, tornando mais simples a computação dos valores da fricção, colisão, gravidade, massa e velocidade.
Mas o mais interessante é que para aproveitar esta nova tecnologia não será necessário adquirir uma nova placa de física, já que o Havok FX usará exclusivamente o GPU das placas gráficas da Nvidia que suportem o Shader Model 3.0, mais especificamente as séries GeForce 6 e 7.
Os criadores de jogos podem agora implementar efeitos de física mais sofisticados nos seus jogos, como fumo, fluídos e destroços, o que ajudará a criar cenários mais realistas. Mas a maior vantagem será que o Havok FX vai libertar o CPU da pesada tarefa de calcular todas as interacções dos objectos, passando esta responsabilidade para o GPU. Na teoria isto vai permitir uma jogabilidade mais fluida.
Um dos primeiros jogos a utilizar esta tecnologia será Hellgate: London, da Flagship Studios. Ficaremos atentos a novas notícias sobre este assunto.
in PTgamers
- pedropaulo
- Moderador||Moderadora
- Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20
Com a anunciado aumento, e já visivel, preço dos jogos e com os custos de produção dos mesmos a subir coloca-se a pergunta óbvia Are Big Budget Console Games Sustainable?
Afinal a morte anunciada do PC não passa de mera especulação! Quem o diz é Barry Caudill director da Firaxis.
http://www.gamesindustry.biz/news.php?aid=16051
http://www.gamesindustry.biz/news.php?aid=16051
- pedropaulo
- Moderador||Moderadora
- Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20
Tem existido um constante debate, com altos e baixos, acerca do quão real devem ser os jogos.
Na maioria dos casos esse debates têm-se cingido á capacidade visual e fisica que os jogos poderão ter para simular o mundo real.
Mas tão ou mais importante é a necessidade ou não dos jogos criarem situações reais do ponto de vista emocional.
Num mundo onde a linha entre o bem e o mal, o justo e o injusto é cada vez mais tenue aparecem jogos que exploram situações reais e como nao poderia deixar de ser ,polemicas:
http://www.worthplaying.com/article.php ... ad&order=0
Na maioria dos casos esse debates têm-se cingido á capacidade visual e fisica que os jogos poderão ter para simular o mundo real.
Mas tão ou mais importante é a necessidade ou não dos jogos criarem situações reais do ponto de vista emocional.
Num mundo onde a linha entre o bem e o mal, o justo e o injusto é cada vez mais tenue aparecem jogos que exploram situações reais e como nao poderia deixar de ser ,polemicas:
http://www.worthplaying.com/article.php ... ad&order=0
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Basicamente, acho que os jogos devem ser tão provocadores como as outras artes, nomeadamente o cinema. Se o cimena tem um james bond, se tem um brokeback mountain, se tem um american pie, whatever, então também os jogos podem ter. O que acontece é que as pessoas atacam com base no argumento estúpido e cobarde de que os jogos são mais influenciadores, o que é precisamente o contrário. Ao contrário de num filme de acção brutal em que vemos uma morte a sangue frio, no GTA só matamos se quizermos. Ao contrário de no 007 termos que ver o Bond a matar russos, no STALKER só matamos mutantes de Chernobil se quizermos (claro que podemos ser mortos, mas isso são as escolhas morais que cada um deve fazer).
Eu defendo que os jogos se tornem realistas quando assim tiver que ser. A níveis visuais concordo plenamente, não há razão nenhuma para termos um Tomb Raider nos dias de hoje com os gráficos do primeiro, quando podemos ter com os gráficos do Legend. Mas o realismo não é só em termos gráficos ou sonoros. É também a nível conceptual. E sim, defendo que os jogos se tornem o mais realistas possíveis sempre que se justificar (PacMan não é realista nem tenciona ser, assim como não o é RidgeRacer ou SeriousSam). Assim como o cinema teve uma evolução a nível gráfico (e continua a ter obviamente), a quem nenhum filme escapa, assim também têem que ter os jogos se querem sobreviver. No entanto o realismo mais importante não é o realismo gráfico, porque, tal como num filme, por melhor que seja a qualidade de imagem, não gostamos de ver uma história de chacha mal representada, também nos jogos não deveriamos gostar de clichés por melhores que fossem os gráficos. Neste campo, acho que o grande problema é que grande parte do público dos jogos é menor de idade, ou seja não maduro (à partida), e isto reflete-se no prórprio realismo conceptual dos jogos. Assim que surgem jogos mais realistas conceptualmente, prontos, lá vêm os (colocar aqui o pior nome que vos vier à cabeça) dos fundamentalistas anti-jogos a dizer que isto e que aquilo. Tal como os filmes feitos para adultos são para adultos, também os jogos feitos para adultos deverão ser para adultos, e ninguém tem nada com isso. O problema é que, enquanto nos cinemas os jovens vêem harry potter e os adultos vêem brokeback mountain (para ser o filme referido antes), nos jogos andam adultos e jovens a jogar os mesmos jogos, precisamente porque são jogos feitos para todas as faixas etárias. Enquanto a indústria não envelhecer e crescer por assim dizer, não haverão jogos realistas o suficiente para chegar ao nível dos filmes, mas assim que crescer, aí sim, os jogos passarão os filmes em termos de realismo emotivo.
O que considero um jogo realista emotivamente? Simples: um jogo que se assuma como um jogo para adultos pelas sensações que transmite. Imaginem um jogo que ponha um adulto de 40 anos a chorar por ver o seu camarada (NPC controlado pelo computador) de guerra a morrer às balas do enimigo. E este é só um exemplo. Seria uma sensação demasiado forte para um jovem, seria muito brutal, mas seria uma sensação emersiva para um adulto (tal como acontece agora com os filmes).
Na minha opinião os jogos têem tudo nas mãos para subirem ao mais alto dos estrados: realismo visual e imersividade por sermos nós próprios os actores. O problema é que ainda andam muito agarrados ao dinheiro. Quando começarem a haver mais motores gráficos comprados em jogos de topo (praise be Dark Messiah of Might and Magic que usa o Source), aí sim poder-se-à começar a desenvolver o realismo conceptual e emocional por que eu clamo. Até aí...
Porque realismo visual não é realismo.
:EDIT:
Ups
Acho que me excedi um boadinho 8-[
Eu defendo que os jogos se tornem realistas quando assim tiver que ser. A níveis visuais concordo plenamente, não há razão nenhuma para termos um Tomb Raider nos dias de hoje com os gráficos do primeiro, quando podemos ter com os gráficos do Legend. Mas o realismo não é só em termos gráficos ou sonoros. É também a nível conceptual. E sim, defendo que os jogos se tornem o mais realistas possíveis sempre que se justificar (PacMan não é realista nem tenciona ser, assim como não o é RidgeRacer ou SeriousSam). Assim como o cinema teve uma evolução a nível gráfico (e continua a ter obviamente), a quem nenhum filme escapa, assim também têem que ter os jogos se querem sobreviver. No entanto o realismo mais importante não é o realismo gráfico, porque, tal como num filme, por melhor que seja a qualidade de imagem, não gostamos de ver uma história de chacha mal representada, também nos jogos não deveriamos gostar de clichés por melhores que fossem os gráficos. Neste campo, acho que o grande problema é que grande parte do público dos jogos é menor de idade, ou seja não maduro (à partida), e isto reflete-se no prórprio realismo conceptual dos jogos. Assim que surgem jogos mais realistas conceptualmente, prontos, lá vêm os (colocar aqui o pior nome que vos vier à cabeça) dos fundamentalistas anti-jogos a dizer que isto e que aquilo. Tal como os filmes feitos para adultos são para adultos, também os jogos feitos para adultos deverão ser para adultos, e ninguém tem nada com isso. O problema é que, enquanto nos cinemas os jovens vêem harry potter e os adultos vêem brokeback mountain (para ser o filme referido antes), nos jogos andam adultos e jovens a jogar os mesmos jogos, precisamente porque são jogos feitos para todas as faixas etárias. Enquanto a indústria não envelhecer e crescer por assim dizer, não haverão jogos realistas o suficiente para chegar ao nível dos filmes, mas assim que crescer, aí sim, os jogos passarão os filmes em termos de realismo emotivo.
O que considero um jogo realista emotivamente? Simples: um jogo que se assuma como um jogo para adultos pelas sensações que transmite. Imaginem um jogo que ponha um adulto de 40 anos a chorar por ver o seu camarada (NPC controlado pelo computador) de guerra a morrer às balas do enimigo. E este é só um exemplo. Seria uma sensação demasiado forte para um jovem, seria muito brutal, mas seria uma sensação emersiva para um adulto (tal como acontece agora com os filmes).
Na minha opinião os jogos têem tudo nas mãos para subirem ao mais alto dos estrados: realismo visual e imersividade por sermos nós próprios os actores. O problema é que ainda andam muito agarrados ao dinheiro. Quando começarem a haver mais motores gráficos comprados em jogos de topo (praise be Dark Messiah of Might and Magic que usa o Source), aí sim poder-se-à começar a desenvolver o realismo conceptual e emocional por que eu clamo. Até aí...
Porque realismo visual não é realismo.
:EDIT:
Ups

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

- Death Crow
- Hardcore
A maior diferença entre a violência nos filmes e nos jogos não é a de tomar decisões como tu Morbus referenciaste. É claro que só mantamos se quisermos mas também porque temos de o fazer de quisermos progredir no jogo. Mas como bem disseste cada um mata o que quer se quiser. A maior diferença é que a morte nos videojogos é uma morte gráfica, morrem pixeis amontoados de uma maneira perfeita para nos dar a ilusão de que é uma pessoa que está a morrer enquanto nos filmes é retratada a morte real de uma pessoa (à excepção de sangue e outros elementos humanos falsos).
Para a indústria progredir é necessário que as pessoas comecem a pensar ao invés de começarem a bombardear asneiras em todas as direcções só pelo gozo do insulto e do protagonismo. Mas como teremos de combater a estúpidez mostrando às pessoas o quão estúpidas elas são as lojas terão de pôr um guichet para pedir o BI antes de comprar um jogo assim como se faz no cinema. É uma medida estúpida para pessoas estúpidas!
Para a indústria progredir é necessário que as pessoas comecem a pensar ao invés de começarem a bombardear asneiras em todas as direcções só pelo gozo do insulto e do protagonismo. Mas como teremos de combater a estúpidez mostrando às pessoas o quão estúpidas elas são as lojas terão de pôr um guichet para pedir o BI antes de comprar um jogo assim como se faz no cinema. É uma medida estúpida para pessoas estúpidas!
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Exacto, era isso mesmo que eu queria dizer. Deve haver muita gente que compra GTa só para dar uns passeios pela cidade e nem liga à história, portanto nem é impelido a matar, mesmo que o fassa.Death Crow Escreveu:A maior diferença entre a violência nos filmes e nos jogos não é a de tomar decisões como tu Morbus referenciaste. É claro que só mantamos se quisermos mas também porque temos de o fazer de quisermos progredir no jogo. Mas como bem disseste cada um mata o que quer se quiser.
Tal como nos jogos, as fitas de cinema também são pixeis. Não há diferença conceptual nesse ponto. Apenas no cinema é realista visualmente, enquanto nos jogos é menos (embora esteja para chegar um dia em que não vejas simplesmente a diferença - e sim, provavelmente a aparência dos actores vai deixar de ser um factor da sua escolha, porque o que conta será os seus movimentos e não a sua aparência - tal como em motion capture).Death Crow Escreveu:A maior diferença é que a morte nos videojogos é uma morte gráfica, morrem pixeis amontoados de uma maneira perfeita para nos dar a ilusão de que é uma pessoa que está a morrer enquanto nos filmes é retratada a morte real de uma pessoa (à excepção de sangue e outros elementos humanos falsos).
Não é uma medida estúpida, é uma medida razoável. O problema é mesmo que a indústria ainda dá muitos ouvidos a putos, e depois é isto (faz-se um escânda-lo por causa de GTA ser para adultos...).Death Crow Escreveu:Para a indústria progredir é necessário que as pessoas comecem a pensar ao invés de começarem a bombardear asneiras em todas as direcções só pelo gozo do insulto e do protagonismo. Mas como teremos de combater a estúpidez mostrando às pessoas o quão estúpidas elas são as lojas terão de pôr um guichet para pedir o BI antes de comprar um jogo assim como se faz no cinema. É uma medida estúpida para pessoas estúpidas!
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

- Death Crow
- Hardcore
Os pixeis do cinema não são a mesma coisa e nem se podem comparar. O que o Hostel provoca a uma pessoa normal não pode ser comparado ao provocado por um jogo. E enquanto no cinema só entra quem deve nos videojogos todos os compram. E depois à escandalos. Mas isto é a conversa mais batida de toda a indústria dos jogos.