Crysis
Moderadores: Redacção, Moderadores
@Morbus, uma consola actualmente custa tanto como uma placa gráfica mediana e debita gráficos que só com um PC literalmente topo de gama é que consegues reproduzir. 150€ por ano deve ser para pagar o serviço de limpeza do pó, porque não consegues fazer nada com isso. Dou-te o exemplo do oblivion, comprei o meu PC actual à exactamente um ano, ou seja, no inicio de 2006. Tenho um sistema BEM para além da configuração recomendada e o jogo saiu poucos meses depois de eu comprar o PC, o que é que acontece? Oblivion dá no máximo... Atenção que não dá bem, e não dá com uma perna às costas, pura e simplesmente dá. Ou seja, qualquer jogo que viesse a seguir, poucos meses após eu ter comprado o PC, já estáva destinado a não dar no máximo com este PC. Como não estou para gastar constantemente toneladas de dinheiro só para poder jogar no PC no máximo, decidi comprar uma consola e usar o dinheiro para comprar jogos sendo a despesa muito mais distribuida ao longo do tempo, já para não falar do facto que acabo por ter mais jogos originais na consola sem me preocupar com máximos e mínimos. E o que disseste sobre as HDTVs só é verdade em parte. Porque um monitor é uma opção bem mais inteligente, e qualquer pessoa com um PC tem também um monitor...
hax face
Comprar uma consola e uns poucos jogos fica te bem mais barato que comprar um Pc e mais uns jogos e mante-lo durante o mesmo tempo que a consola. Nao te esqueças que os requisitos no Pc vao aumentando ao longo no tempo enquanto que nas consolas ja não é assim.Morbus Escreveu:E o mesmo não acontece com as consolas?ZheadShot Escreveu:Mas ai ha outro ponto de vista: De que me vale investir o dinheiro no Pc se depois nao tenho o dinheiro pros jogos? ou entao de que me vale investir nos jogos se depois nao os consigo correr no Pc?Ou as consolas são de graça?
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Eu não vou dar o MEU exemplo outra vez que não é preciso. Para além de que eu disse que é em MÉDIA, ou seja, podes gastar num ano 400€, no outro não gastas nada e no outro gastas 50€. E depois vendes a máquina e compras uma nova por mais 500€ e a mesma coisa depois... Eu disse média, não falei num orçamento anual nem nada disso. Por outro lado, tu estás a falar em máximo, e, embora o máximo seja relativo, não era disso que eu estava a falar. E quanto ao monitor, tens razão, eu é que não o referi (embora saiba bem) porque a maior parte do pessoal compra uma televisão. Mas prontos: quanto é que custa um monitor? 100€?Chris Escreveu:@Morbus, uma consola actualmente custa tanto como uma placa gráfica mediana e debita gráficos que só com um PC literalmente topo de gama é que consegues reproduzir. 150€ por ano deve ser para pagar o serviço de limpeza do pó, porque não consegues fazer nada com isso. Dou-te o exemplo do oblivion, comprei o meu PC actual à exactamente um ano, ou seja, no inicio de 2006. Tenho um sistema BEM para além da configuração recomendada e o jogo saiu poucos meses depois de eu comprar o PC, o que é que acontece? Oblivion dá no máximo... Atenção que não dá bem, e não dá com uma perna às costas, pura e simplesmente dá. Ou seja, qualquer jogo que viesse a seguir, poucos meses após eu ter comprado o PC, já estáva destinado a não dar no máximo com este PC. Como não estou para gastar constantemente toneladas de dinheiro só para poder jogar no PC no máximo, decidi comprar uma consola e usar o dinheiro para comprar jogos sendo a despesa muito mais distribuida ao longo do tempo, já para não falar do facto que acabo por ter mais jogos originais na consola sem me preocupar com máximos e mínimos. E o que disseste sobre as HDTVs só é verdade em parte. Porque um monitor é uma opção bem mais inteligente, e qualquer pessoa com um PC tem também um monitor...

E não te esqueças que os gráficos das consolas são de topo e só dão em PC's de topo, agora, porque daqui a dois anos já não é assim, e se queres mais nas consolas pagas mais também... Já para não dizer que ninguém vive sem PC, e pelo menos 500€ num PC gastas para trabalhos, e se trabalhas em cenas que puxam, tipo modelação ou sei lá o quê, tens que ter um PC decente, não abaixo dos 1000€. A minha ideia é que ter um PC é mais caro, sem dúvida, que ter uma consola (embora a diferença que vá entre ter um PC de topo e ter um PC fraco para trabalho mais uma consola de topo não deva ser muita). O problema é que só ficas melhor servido (em termos de gráficos, obviamente, porque em termos de jogos cada um compra aquilo que melhor lhe convém) nos primeiros anos de vida de uma consola, e é de precisamente disso (de gráficos) que estamos a falar, não é?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Pensas exactamente como eu à uns meses atrás. Facto é que eu não preciso de fazer updates a uma velocidade vertiginosa para poder fazer 3D rendering, nem para fazer trabalhos, nem para ouvir musica e ver filmes... Tenho um PC actualmente que me permite fazer isso tudo e comprei uma 360 porque estava farto de ter que actualizar quase o sistema todo só porque alguem se lembrou de introduzir uma tecnologia nova.
E estamos a falar de gráficos sim, mas tal como disseste, no fim da vida de uma consola estes já foram ultrapassados, mas não é por isso que vou deixar de comprar jogos para ela e muito menos irei actualizar o meu PC para algo que consiga ultrapassa-la em termos gráficos, porque simplesmente não preciso.
E estamos a falar de gráficos sim, mas tal como disseste, no fim da vida de uma consola estes já foram ultrapassados, mas não é por isso que vou deixar de comprar jogos para ela e muito menos irei actualizar o meu PC para algo que consiga ultrapassa-la em termos gráficos, porque simplesmente não preciso.
hax face
- Morbus
- Master
- Contacto:
A questão é que tu NÃO TENS que actualizar o sistema todo, não para jogar os jogos todos, e até quase no máximo. Mas se dizes que penso como tu há uns meses atrás, então confio em tu e dou este assunto por arrumado, e concordo contigo. Nitidamente, há algo que ainda me falha neste aspecto, e ainda não posso ter uma opinião. Mas uma coisa é certo. Os gráficos das consolas são sempre iguais, ou quase, e os do PC evoluem. Daqui a dois anos quero ver como vais pensar TU sobre este assunto...Chris Escreveu:Pensas exactamente como eu à uns meses atrás. Facto é que eu não preciso de fazer updates a uma velocidade vertiginosa para poder fazer 3D rendering, nem para fazer trabalhos, nem para ouvir musica e ver filmes... Tenho um PC actualmente que me permite fazer isso tudo e comprei uma 360 porque estava farto de ter que actualizar quase o sistema todo só porque alguem se lembrou de introduzir uma tecnologia nova.
Não se esqueçam, mais uma vez, que estamos a falar de gráficos, e se realmente os gráficos não são fundamentais, então prontos... Mas as consolas caminham cada vez mais no sentido do PC, e tornam-se cada vez mais como ele, quer a nível de jogos, quer a nível de público, quer mesmo a nível de jogabilidade. Mas para chegarem ao nível dele no que toca gráficos vão ter mesmo que dar à perna e ficarem com o "mal" do PC: os updates de hardware. A questão é: será que alguma vez isso vai acontecer?
Então, e agora precisas porquê?Chris Escreveu:E estamos a falar de gráficos sim, mas tal como disseste, no fim da vida de uma consola estes já foram ultrapassados, mas não é por isso que vou deixar de comprar jogos para ela e muito menos irei actualizar o meu PC para algo que consiga ultrapassa-la em termos gráficos, porque simplesmente não preciso.

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

Não percebi bem a ultima pergunta mas volto a explicar melhor. Eu gosto de gráficos bons, tal como qualquer pessoa, e hoje em dia dizer que gráficos não contribuem para a experiência de jogo está enganado. Mas assumindo a analogia de que uma consola é uma VGA, eu não me importo de comprar uma "VGA" de 5 em 5 anos, mesmo que no fim de vida dessa "VGA" eu não consiga jogar com gráficos topo de gama da altura sei que consigo jogar jogos bons sem me preocupar se eles dão ou não com a minha "VGA". Mas num PC (e agora VGA é mesmo VGA), passado 1 ano uma VGA já não corre os jogos daquela actualidade e forma satisfatória, porque? Porque os jogos evoluiram para usar as VGAs mais recentes, e não aquela que tu compraste à um ano atrás... Uma consola é estável nesse sentido e como os gráficos realmente não são tudo, há sempre jogos fantásticos a sair em qualquer altura da vida útil de uma consola (como por exemplo God of War da PS2), independentemente do seu visual gráfico relativo à actualidade.
hax face
- Morbus
- Master
- Contacto:
Eu acho que com um investimento relativamente curto, no PC, como disse, 150€/ano, consegues correr sempre os jogos de uma forma satisfatória... Se não é 150€ é 200€ ou 250€... Mas consegues corre-los de forma satisfatória, não no topo, mas eu é raro o jogo que corro no topo (pelo menos jogos com menos de 2 anos) e não me importo com isso, nem isso afecta a minha jogabilidade...Chris Escreveu:Não percebi bem a ultima pergunta mas volto a explicar melhor. Eu gosto de gráficos bons, tal como qualquer pessoa, e hoje em dia dizer que gráficos não contribuem para a experiência de jogo está enganado. Mas assumindo a analogia de que uma consola é uma VGA, eu não me importo de comprar uma "VGA" de 5 em 5 anos, mesmo que no fim de vida dessa "VGA" eu não consiga jogar com gráficos topo de gama da altura sei que consigo jogar jogos bons sem me preocupar se eles dão ou não com a minha "VGA". Mas num PC (e agora VGA é mesmo VGA), passado 1 ano uma VGA já não corre os jogos daquela actualidade e forma satisfatória, porque? Porque os jogos evoluiram para usar as VGAs mais recentes, e não aquela que tu compraste à um ano atrás... Uma consola é estável nesse sentido e como os gráficos realmente não são tudo, há sempre jogos fantásticos a sair em qualquer altura da vida útil de uma consola (como por exemplo God of War da PS2), independentemente do seu visual gráfico relativo à actualidade.

Eu seria bastante afectado se tivesse de jogar um jogo como por exemplo CoD2 no minimo. Simplesmente não é a mesma coisa porque não transmite a mesma sensação, e isso é afectar a experiência de jogo de forma negativa. Tomando o tema do tópico como exemplo, eu ahco que o Crysis não seria metado do que "é" se não tivesse gráficos tão bons, e isto não tem nada a haver com a afirmação "Crysis só tem é gráficos.". Não, é um facto que gráficos em jogos como Crysis afectam muito aquilo que o jogo nos transmite. E tenho pena não poder jogar Crysis no seu máximo por causa de não ter gasto 600€ só numa VGA que o corresse. E se dizes que talvez o consiga correr no máximo passado 2 anos com um PC melhor, o que é que isso interessa se passado 2 anos os gráficos do jogo já não são nada de especial? Portanto há um certo sentimento de urgência para jogar este tipo de jogos. Não é assim em todos os casos... Morrowind por exemplo é um jogo que não precisa de gráficos de ultima geração para me agradar, mas o que é certo é que o mundo belo de Oblivion não seria a mesma coisa se não os tivesse. E isso para mim é de forma inegável, crucial para o jogo.
hax face
- Morbus
- Master
- Contacto:
Eu não falo dos mínimos. E sim, CoD2 é um jogo que requer uma certa qualidade gráfica, pelo menos a qualidade para que foi desenhado.Chris Escreveu:Eu seria bastante afectado se tivesse de jogar um jogo como por exemplo CoD2 no minimo.
Eu joguei Far Cry na minha a antiga 5600, a "bombar", com gráficos rasoáveis (não com os que jogo agora, claro) e não acho que fiquei prejudicado por causa disso. Crysis acho que vai ser o mesmo. Claro, se o jogo não for só gráficos, isso é óbvio.Chris Escreveu:Tomando o tema do tópico como exemplo, eu ahco que o Crysis não seria metado do que "é" se não tivesse gráficos tão bons
Não, eu entendo o que queres dizer, mas HL2 também tem muito bons gráficos e, no entanto, com material mais fraco, consegues jogá-lo com gráficos aceitáveis, sem te alterar a experiência de jogo absolutamente nada.Chris Escreveu:e isto não tem nada a haver com a afirmação "Crysis só tem é gráficos.".
Duvido que venha a ser assim tão drástico. Há mais naqueles gráficos que uma simples VGA potente. Há muita optimização também, e é preciso contar com ela. Mas entendo o que queres dizer, mais uma vez o digo. Oblivion, por exemplo, não é o mesmo jogo numa 7800 que numa 5800, obviamente, e afecta a jogabilidade. Mas é praticamente o mesmo jogo numa 7800 e numa 6600, e os gráficos são piores nesta. Há um limite para o aceitável, e, claro, varia de jogo para jogo, dependendo do foco que se dá aos gráficos no momento da produção.Chris Escreveu:Não, é um facto que gráficos em jogos como Crysis afectam muito aquilo que o jogo nos transmite. E tenho pena não poder jogar Crysis no seu máximo por causa de não ter gasto 600€ só numa VGA que o corresse.
Lembraste da minha primeira frase no princípio disto tudo?Chris Escreveu:E se dizes que talvez o consiga correr no máximo passado 2 anos com um PC melhor, o que é que isso interessa se passado 2 anos os gráficos do jogo já não são nada de especial?
![Old Big Smile [:D]](./images/smilies/old_bigsmile.gif)
Se queres jogar jogos só pelos gráficos (ou também pelos gráficos) é natural que sim, e talvez fiques melhor servido assim. Como em tudo, e eu acho que já disse algo nesta conversa sobre isto, cada um tem aquilo que melhor lhe convém.Chris Escreveu:Portanto há um certo sentimento de urgência para jogar este tipo de jogos.
Depende dos jogos, embora tanto Oblivion como Morrowind precisem dos gráficos que têm. Se bem te lembras, quando Morrowind saiu também tinha gráficos de topo, e não é agora que os notasChris Escreveu:Não é assim em todos os casos... Morrowind por exemplo é um jogo que não precisa de gráficos de ultima geração para me agradar, mas o que é certo é que o mundo belo de Oblivion não seria a mesma coisa se não os tivesse. E isso para mim é de forma inegável, crucial para o jogo.

Só faz sentido comentar a útlima coisa que disseste, de resto entendemo-nos. O morrowind tinha gráficos excelentes quando saiu, mas eu não precisei de comprar absolutamente nada para o poder jogar no máximo, e eu na altura tinha um PC com quase 2 anos, tudo menos optimizado para jogar... E agora jogar um jogo actual no máximo com um PC que tem dois anos é, nada menos do que impossivel. É esta tendência que me fez considerar em, e por último comprar uma consola.
hax face
- DesertStorm
- Expert
- Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
"adormeçam" durante dois anos, depois de acordarem fechem os vossos olhos para o mundo, olhem só para material datado, e de certeza ke com um baixo orçamento o vão conseguir correr.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
Sim estou a perceber, mas lá está essa é uma situação isolada, ou seja a tua, não digo k não possa ser de muito + pessoas, mas não é algo que se possa dizer "geral" se é k me compreendes, logo o k tinhas dito sobre os 150€ não é valido, percebes?Morbus Escreveu:O que eu sei é que que tem dinheiro para pagar sempre 50€ por jogos NOVOS também tem dinheiro (ou deveria ter) para gastar em peças. Agora eu, que ando a jogos a 30€ no máximo e de vez em quando, nem 150€ por ano gasto, é pra ver... E claro, não dá para jogar Crysis no máximo? Na altura em que ele sair não, claro que não. Mas aí ele também custa 50€ ou mais. Quando estiver a 25€ e a gente o compra (porque não há dinheiro para mais, nem para peças nem para jogos), já temos um PC suficientemente bom para bombarmos quase no máximo (sem drivers óbvio). Claro que para isso é preciso saber não ir no hype e não deixar que os outros digam aquilo que a gente gosta e o que quer... Joguei Halo Combat Evolved há pouco tempo, não o comprei quando saiu, e não morri por causa disso. O CoD2 também aconteceu a mesma coisa, e, para além de o ter jogado quase meio ano depois de ter saido, nem foi em minha casa (por acaso tive-o instalado só para ver como dava). O GTA san Andreas ainda ando para jogar... O pessoal é que anda sempre há cata dos jogos de topo, como se tivesse um PC de topo.
Não sei se estás a perceber o que quero dizer...

Mas ai é que está, no PC também ninguém te obrigava a teres de actualizar o sistema de tão pouco tempo em tão pouco tempo, alem disso o teu PC actual não está assim tão mau quanto isso, é um pouco inferior ao meu por exemplo, mas as peças centrais não estão muito longe, pelo menos do que eu me recordo, agora ninguém tem a culpa de tu quereres jogar TUDO no máximo só porque sim, pois muitos jogos por x's basta reduzir algum efeito ou algo não muito substancial e ficas com o jogo graficamente "igual" e com um desempenho bem superior.Chris Escreveu:Pensas exactamente como eu à uns meses atrás. Facto é que eu não preciso de fazer updates a uma velocidade vertiginosa para poder fazer 3D rendering, nem para fazer trabalhos, nem para ouvir musica e ver filmes... Tenho um PC actualmente que me permite fazer isso tudo e comprei uma 360 porque estava farto de ter que actualizar quase o sistema todo só porque alguem se lembrou de introduzir uma tecnologia nova.

______________________________Não posso concordar com isso eu tenho a minha VGA à + de 1 ano e actualmente posso jogar TODOS, e repito TODOS os jogos existentes de forma bem satisfatória, alem disso tive a minha GeForce 4 Ti 4200 a bombar fixe durante uns bons 2/3 anos e não me importei muito e posso dizer-te que jogava quase tudo o que era jogo a 1280x960 ou então a 1024x768.Chris Escreveu:Não percebi bem a ultima pergunta mas volto a explicar melhor. Eu gosto de gráficos bons, tal como qualquer pessoa, e hoje em dia dizer que gráficos não contribuem para a experiência de jogo está enganado. Mas assumindo a analogia de que uma consola é uma VGA, eu não me importo de comprar uma "VGA" de 5 em 5 anos, mesmo que no fim de vida dessa "VGA" eu não consiga jogar com gráficos topo de gama da altura sei que consigo jogar jogos bons sem me preocupar se eles dão ou não com a minha "VGA". Mas num PC (e agora VGA é mesmo VGA), passado 1 ano uma VGA já não corre os jogos daquela actualidade e forma satisfatória, porque? Porque os jogos evoluiram para usar as VGAs mais recentes, e não aquela que tu compraste à um ano atrás... Uma consola é estável nesse sentido e como os gráficos realmente não são tudo, há sempre jogos fantásticos a sair em qualquer altura da vida útil de uma consola (como por exemplo God of War da PS2), independentemente do seu visual gráfico relativo à actualidade.
______________________________Logo eu acho k a questão dos gráficos é um estilo de "vida", isto é existem vários tipos de jogadores de PC em relação ao grafismo:
-[1]- existem os que nem se importam de jogar com tudo no mínimo a 640x480, mas esses raramente sabem o que são gráficos de topo e nem se importam com isso.
-[2]- os que conseguem viver sem o máximo dos máximos e até nem se importam de jogar com gráficos por x's inferiores, sett's em med resoluções de 800x600 e por x's inferiores etc...
-[3]- os que apesar de não conseguirem o máximo tentam sempre obter o máximo possível, e EXPLORAM ao máximo, por x's a "inventar", as capacidades do sistema para conseguirem mesmo assim resultados muito bons e bastante satisfatórios, 90% das x's estes user's mesmo com orçamentos medianos/fracos conseguem grafismo igual e até superior em relação às consolas durante todo o seu tempo de vida principalmente no seu final.
-[4]- e depois existem os que apesar de não se importarem de não jogar no máximo estão sempre com uma "muinha" por dentro porque queriam o jogo no máximo, estes por x's nem sabem o k é o efeito ""xphzt23v18w40+1"" etc... mas querem-no activo, enfim estes tem 3 "saídas", 1 compram uma consola, 2 são ricos, 3 são uns infelizes!
-[5]- e por ultimo existem os que querem sempre o TOPO dos TOPOS e sabem como tirar o máximo partido do HW e alem disso tem muita guita para gastar, os chamados elite!
______________________________Já agora convém frisar o seguinte, os do 1º grupo não são muito dados a jogos de topo e por x's o k jogam + são jogos do tipo casual; os do 2º grupo são pessoas que gostam de jogar, mas não são muito dados a consolas, e são + virados para o PC em si k propriamente para os jogos; os do 3º grupo são os que gostam muito de informática em geral, mas que como os seus recursos, leia-se $, é algo limitado aprendem e gostam de OverClock e optimizações etc..., alem disso se tiverem oportunidade talvez até comprem uma consola passado o tempo dos preços absurdos; os do 4º grupo são os + instáveis, pois normalmente é onde se inserem os "graphic hores" como costumam dizer ou lá como é, estes são normalmente jogadores que JOGAM muito, e muitos deles tem um PC mas na realidade o k fazem 75% do tempo k lá passam é a jogar, para estes é tal como disse só tem 3 soluções viáveis; os do 5º grupo são normalmente uns sortudos do caneco, à notem que os do 5º grupo não basta ter guito e ser muito estúpido, não, esses são do 4º grupo, neste 5º grupo é mesmo a helite, onde geralmente até se fala em coisas + alem do k um "simples" WaterCooling, k está inserido no grupo 3.
______________________________Bem depois disto tudo acho k eu pertenço ao grupo 3.

PS: notem que esta coisa dos grupos fui eu que inventei agora mesmo, mas até acho k faz sentido hehe.

Hek para um jogo desses até uma S3 Virge DX de 4MB chega!Chris Escreveu:Ahem.. http://www.gametrailers.com/player.php? ... v&id=16148

![Old Dead [xx(]](./images/smilies/old_dead.gif)

Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Eu não sou uma graphic whore, talvez tenha um apetite mais exijente, mas eu pergunto-me se não deviamos todos ser assim. Porque é por causa de ninguém se queixar que os criadores/produtores não se importam minimamente de lançar jogos tão mal optimizados que até cheira mal... Se houvesse consciência de que nem 40% (e isto é ser optimista) das pessoas tem PCs suficientemente poderosos para correr os jogos que vão saindo, talvez eles tinham o trabalho, por obrigação, de criar os mesmos efeitos gráficos com menos requesitos.
hax face
http://www.gametrailers.com/player.php? ... v&id=16173
Duas coisas. Aparentemente as texturas são de certa forma.. fracas, e até os PCs da exposição ficam lentos em algumas partes do jogo...
Duas coisas. Aparentemente as texturas são de certa forma.. fracas, e até os PCs da exposição ficam lentos em algumas partes do jogo...
hax face