Emuladores & rooms

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

É ilegal ou não ops emuladores e as rooms

Sim
12
29%
Não
9
21%
Só as rooms
1
2%
Só os emuladores
0
Sem votos
Depende
18
43%
O que são rooms e emuladores?
2
5%
 
Total de votos: 42
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 11 jul 2006, 0:33

Quem é que nao gostaria de relembrar certos jogos dda era 8/16 bits???? e quantos desses é que sao capazes de se encontrarem à venda numa loja??? a percentagem de confirmaçao destes factos é muito pequena... entao tenho uma soluçao: Emulaçao
será que existe assim tanto mal em poder utilizar roms de jogos muito antigos para consumo proprio??? eu acho que nao,porque pura e simplesmente esses jogos ja estao fora do mercado, por isso nao se esta a prejudicar ninguem.
Eu ca uso roms e nao vou deixar de as usar... acho uma perfeita estupidez quererem me retirar a possibilidade de voltar a "deliciar-me" com aqueles classicos que so nessa epoca existiram...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 11 jul 2006, 18:14

Hunter Escreveu:eu acho que nao,porque pura e simplesmente esses jogos ja estao fora do mercado, por isso nao se esta a prejudicar ninguem.
Isso quer dizer que tu roubavas uam casa abandonada ? Faz me lembra o movimento dos ocupas...

Alem disso com os serviços online que todas as consolas vao ter muitos desses jogos pode mais uma vez ser distribuidos comercialmente. Xbox ja faz isso como grande classicos e tem mais uma serie deles anunciados...tal como a Sony e a Nintendo vao fazer
Hunter Escreveu:Eu ca uso roms e nao vou deixar de as usar... acho uma perfeita estupidez quererem me retirar a possibilidade de voltar a "deliciar-me" com aqueles classicos que so nessa epoca existiram...
Acho que sim, era uma estupidez respeitar os direntos de autor e respeitar a propridade ...afinal temos direito de jogar
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 11 jul 2006, 23:36

Bu77erCup242 Escreveu:
Hunter Escreveu:eu acho que nao,porque pura e simplesmente esses jogos ja estao fora do mercado, por isso nao se esta a prejudicar ninguem.
Isso quer dizer que tu roubavas uam casa abandonada ? Faz me lembra o movimento dos ocupas...

Alem disso com os serviços online que todas as consolas vao ter muitos desses jogos pode mais uma vez ser distribuidos comercialmente. Xbox ja faz isso como grande classicos e tem mais uma serie deles anunciados...tal como a Sony e a Nintendo vao fazer
Hunter Escreveu:Eu ca uso roms e nao vou deixar de as usar... acho uma perfeita estupidez quererem me retirar a possibilidade de voltar a "deliciar-me" com aqueles classicos que so nessa epoca existiram...
Acho que sim, era uma estupidez respeitar os direntos de autor e respeitar a propridade ...afinal temos direito de jogar
gostos nao se discutem,mas escusavas de roçar a mal-criadiçe para contradizeres as minhas afirmaçoes, porque usar roms nao tem nada a ver com o roubar uma casa abandonada. isso é uma comparaçao sem nexo...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 11 jul 2006, 23:42

Sabes que pirataria e crime em portugal, assim como o apelo aos actos crimonosos? Nao se trata de uma questao de gostos tratasse de questao de legalidade e de respeito de propriada. Os jogos sao distribuidos gratuitamente com avalo da companhia que detem os seus direitos ? Se esse nao for o caso o que tu nao deixas de estar a apelar ao crime. Niguem os vende ( como ja disse muitos desses "classicos" vao ser distribuidos novamente, mas mesmo que nao fossem ) por isso julgas que podes "roubar" os jogos ?
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 11 jul 2006, 23:52

Bu77erCup242 Escreveu:Sabes que pirataria e crime em portugal, assim como o apelo aos actos crimonosos? Nao se trata de uma questao de gostos tratasse de questao de legalidade e de respeito de propriada. Os jogos sao distribuidos gratuitamente com avalo da companhia que detem os seus direitos ? Se esse nao for o caso o que tu nao deixas de estar a apelar ao crime. Niguem os vende ( como ja disse muitos desses "classicos" vao ser distribuidos novamente, mas mesmo que nao fossem ) por isso julgas que podes "roubar" os jogos ?
roubar???? tu estas a ver a afirmaçao que estas a fazer???? nao queiras comparar um emulador e uma rom com os donwloads ilegais de jogos recentes. agora quando um produto ja nao é comercializado, e muitas das empresas responsaveis pela criacao desses jogos ja nao existem, qual é o mal de os lembrar-mos por intermedio de roms??? deixa de ser assim pois essas tuas afirmaçoes sao tristes... desde quando se compara um download de uma rom de um jogo antigo a um acto criminoso??? se fosse assim, muita gente ja estaria presa pois devem ser poucos os que nao fazem pirataria, e muitos deles ate à vista desarmada(filmes,jogos,muscia). mas para esses nao ha condenaçoes, mas para um download de uma rom dum jogo de 8/16 bits ja é crime...
enfim...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 12 jul 2006, 0:01

Desculpa mas nao concorda nada ctg e mais uma vez o que tu estas a dizer parace me illegal.
Questao de legalidade ou nao dos emuladores e algo que eu nao posso discutir, nao sei se e crime ou nao...embora nao me parace moralmente aceitavel. Mas no caso dos Roms se tu nao possuires o jogo ou quem detem os seus direitos nao der o avalo para a distribuiçao gratuita do jogo sim e illegal. Acho para ti a pirataria acaba no salto do Mario 64 para o Super Mario Bros....fazer download tanto de uma como do outro e de igual modo illegal. Nao vejo qualquer diferença entre um download de uma jogo do mes passado ou um de 15 anos se nao for com autorizaçao. Nao sei talvez tenhas os Roms do street fighter 2 para mega drive ? Do Contra...pois isto e muitos outros sao jogos que futuramente vao ser novamente distribuidos e aos quais tu tens acesso sem pagares, atravez de uma illgalidade.

Eu nao estou tentar converserte a deixar de os usares mas acho nao de maira nenhuma aceitavel fazer publicidade a isso.
Achas as minhas afirmaçoes tristes? Eu acho bem mais triste a tua propaganda desmedida ao download de roms
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 12 jul 2006, 1:17

Bu77erCup242 Escreveu:Desculpa mas nao concorda nada ctg e mais uma vez o que tu estas a dizer parace me illegal.
Questao de legalidade ou nao dos emuladores e algo que eu nao posso discutir, nao sei se e crime ou nao...embora nao me parace moralmente aceitavel. Mas no caso dos Roms se tu nao possuires o jogo ou quem detem os seus direitos nao der o avalo para a distribuiçao gratuita do jogo sim e illegal. Acho para ti a pirataria acaba no salto do Mario 64 para o Super Mario Bros....fazer download tanto de uma como do outro e de igual modo illegal. Nao vejo qualquer diferença entre um download de uma jogo do mes passado ou um de 15 anos se nao for com autorizaçao. Nao sei talvez tenhas os Roms do street fighter 2 para mega drive ? Do Contra...pois isto e muitos outros sao jogos que futuramente vao ser novamente distribuidos e aos quais tu tens acesso sem pagares, atravez de uma illgalidade.

Eu nao estou tentar converserte a deixar de os usares mas acho nao de maira nenhuma aceitavel fazer publicidade a isso.
Achas as minhas afirmaçoes tristes? Eu acho bem mais triste a tua propaganda desmedida ao download de roms
propaganda desmedida???? amigo eu faço o que faço e ninguem tem nada a ver com isso... se houver alguem que tenha de assumir com as consequencias disto tudo, esse alguem sou eu. e mais nada.
mas nada muda a minha opiniao. jogos com muito tempo no mercado, mas que neste momento nao passam de recordaçoes devido ao facto de ja nao os encontrarmos à venda, para mim nao tem nada de ilegal...
acho muito pior fazer pirataria de filmes, do que um download de uma rom antiga,pois essa rom é de um software que dificilmente sera "agarrado" para nova Re-venda em outros formatos...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 12 jul 2006, 3:06

Hunter Escreveu:amigo eu faço o que faço e ninguem tem nada a ver com isso...
Olha que para viver em sociadade nao e possivel fazer-mos sempre o que queremos.

De quqlquer maneira eu expliquei bem pq nao acho de maneira nenhuma correcto o download de Roms, de muitos jogos que vao ser distribuidos mais uma vez ( mesmo que nao fossem ) nos serviços live das consolas.
Eu pensave que o este forum era anti pirataria, no entanto parace que pessoal pode sempre que quer vir dizer que eu faço e acho que faço e muito bem download de jogos registados que pertençem qualquer pessoa ou companhia mesmo quando eles nao dau essa autorizaçao....
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 12 jul 2006, 11:14

Bu77erCup242 Escreveu:
Hunter Escreveu:amigo eu faço o que faço e ninguem tem nada a ver com isso...
Olha que para viver em sociadade nao e possivel fazer-mos sempre o que queremos.

De quqlquer maneira eu expliquei bem pq nao acho de maneira nenhuma correcto o download de Roms, de muitos jogos que vao ser distribuidos mais uma vez ( mesmo que nao fossem ) nos serviços live das consolas.
Eu pensave que o este forum era anti pirataria, no entanto parace que pessoal pode sempre que quer vir dizer que eu faço e acho que faço e muito bem download de jogos registados que pertençem qualquer pessoa ou companhia mesmo quando eles nao dau essa autorizaçao....
e continuas a bater no ceguinho. La porque tu consideras a roms pirataria, os outros nao sao obrigados a considerar o mesmo...
se tivesses que usar um termo mais aproximado para as roms, esse termo nao era pirataria, mas sim abandonware....
e ate gostava de saber se TODAS as companhias estarao mesmo interessadas em voltar a "reviver" esses jogos nos tempos em que correm. isso para mim nao passa de conversa fiada...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 12 jul 2006, 16:59

Ainda não se chegou a um consenso quanto à ilegalidade dos emuladores e dos roms por isso são tomados como legais.
Tenho que concordar com o Bu77erCup242 quando diz que ainda são propriedade das editoras e não são freeware.
Tomando como exemplo a Rockstar, freeware são o GTA I e II que são disponibilizados no site da Rockstar gratuitamente e talvez possam ser considerados abandonware porque o seu tempo de vida comercial já esgotou. O caso da emulação é um caso especial porque tanto pode ser usado para correr jogos antigos (8bits) como jogos mais recentes (128bits). Neste último caso penso que apenas seja legal se tivermos em nossa posse o jogo original mas no caso dos jogos mais antigos já é mais complicado, tanto poderá ser legal como ilegal, depende como sejam usados os emuladores e se os jogos já não tiverem vida comercial.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 12 jul 2006, 17:16

o GTA I e II já sao abandonware...porque deixaram de ser comercializados. em relaçao a ser ou nao legal o uso de roms, é a mm coisa do GTA, se ele ja for abandonware nao é de maneira nenhuma ilegal o seu uso. e mesmo que seja comercializado se possuires o original estás no teu direito de fazer backups e protegeres o original jogando com o backup, desde que nao lucres nada com isso. digam o k disserem isto é certo e sabido k é assim.
Última edição por cinemaniac em quarta 12 jul 2006, 17:17, editado 1 vez no total.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » quarta 12 jul 2006, 17:17

O Bu77erCup242 tem razão. Os jogos continuam a ser propriedade de quem os fez, independentemente da idade. Isso não quer dizer que não use emuladores, claro que uso! Joguei grandes clássicos dessa forma e até me aguçou o meu apetite pelo Retro-Gaming, pois sem emuladores muito provavelmente não teria comprado todos os jogos antigos que comprei até hoje nem lhes daria tanto valor. Ó Hunter, vais-me desculpar mas não tens razão.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 12 jul 2006, 17:19

Knight Escreveu:O Bu77erCup242 tem razão. Os jogos continuam a ser propriedade de quem os fez, independentemente da idade. Isso não quer dizer que não use emuladores, claro que uso! Joguei grandes clássicos dessa forma e até me aguçou o meu apetite pelo Retro-Gaming, pois sem emuladores muito provavelmente não teria comprado todos os jogos antigos que comprei até hoje nem lhes daria tanto valor. Ó Hunter, vais-me desculpar mas não tens razão.
tem em parte razao e em parte nao tem. tem razao quando diz que roms nao sai ilegais e ta em parte errado quando diz que os roms sao legais LOL se o rom do jogo em questão já for distribuido gratuitamente (abandonware) nao é ilegal, contudo, se nao for abandonware ai já é ilegal.

eu acho k primeiro de terem começado essa longa "teima" deviam ter-se informado mlhr...a net nao existe só para dizer que a temos. usem-na bem...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » quarta 12 jul 2006, 17:25

cinemaniac Escreveu:
Knight Escreveu:O Bu77erCup242 tem razão. Os jogos continuam a ser propriedade de quem os fez, independentemente da idade. Isso não quer dizer que não use emuladores, claro que uso! Joguei grandes clássicos dessa forma e até me aguçou o meu apetite pelo Retro-Gaming, pois sem emuladores muito provavelmente não teria comprado todos os jogos antigos que comprei até hoje nem lhes daria tanto valor. Ó Hunter, vais-me desculpar mas não tens razão.
tem em parte razao e em parte nao tem. tem razao quando diz que roms nao sai ilegais e ta em parte errado quando diz que os roms sao legais LOL se o rom do jogo em questão já for distribuido gratuitamente (abandonware) nao é ilegal, contudo, se nao for abandonware ai já é ilegal.

eu acho k primeiro de terem começado essa longa "teima" deviam ter-se informado mlhr...a net nao existe só para dizer que a temos. usem-na bem...
Ó pá isso é como tudo. Eu posso ter uma cópia pirata de um jogo de PS2 mas ela ser legal porque eu possuo o original e a cópia é para backup, mas não pode ir além disso. O que o Hunter está a dizer é que se sente no direito de dizer que o jogo é dele só porque tem algum tempo. Então todos os dumps de PS1 na Net são legais, alguns já tem mais de 10 anos!...
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 12 jul 2006, 20:55

cinemaniac Escreveu:...se o rom do jogo em questão já for distribuido gratuitamente (abandonware) nao é ilegal, contudo, se nao for abandonware ai já é ilegal.
Claro Cinemaniac, mas isso e o que eu tenho tentado dizer. Ele nao parace concordar...repara:
Bu77erCup242 Escreveu:Os jogos sao distribuidos gratuitamente com avalo da companhia que detem os seus direitos ? Se esse nao for o caso o que tu nao deixas de estar a apelar ao crime
Bu77erCup242 Escreveu:Mas no caso dos Roms se tu nao possuires o jogo ou quem detem os seus direitos nao der o avalo para a distribuiçao gratuita do jogo sim e illegal
Bu77erCup242 Escreveu:Nao vejo qualquer diferença entre um download de uma jogo do mes passado ou um de 15 anos se nao for com autorizaçao.
Bu77erCup242 Escreveu:Eu pensave que o este forum era anti pirataria, no entanto parace que pessoal pode sempre que quer vir dizer que eu faço e acho que faço e muito bem download de jogos registados que pertençem qualquer pessoa ou companhia mesmo quando eles nao dau essa autorizaçao....
Assim como tu mesmo disseste qualquer download de uma jogo sem o avalo para distribuiçao gratuita por que possui os seus direitos e illegal. Afinal o jogo pertence a alguem...se eles estao a lucrar ou nao como ele e com eles
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Responder