Morbus Escreveu: Esta gente...
mas então a jogabilidade não está aliada ao grafismo e viceversa? Ou melhor, não será o grafismo uma consequência óbvia da evolução da interacção que se tem com o cenário, que, por sua vez, esta interação e os motores físicos e tal estão associados à jogabilidade? Isto de separar as coisas é muito bonito mas a jogabilidade mal pode viver sem o grafismo. O mesmo não acontece ao contrário, mas, mesmo assim, um excelente grafismo é essencial para uma excelente imersividade, e um excelente motor de jogo que nos permite interagir com o cenário surge geralmente associado a grafismos bons. Olhemos o Crysis e passêmo-nos com a interactividade do cenário. Pela primeira vez, vai-se ver os arbustos a mexer e saber-se que vem lá algo.
Onde andaria a esta hora a gravity gun do halflife 2 se não fosse a evolução do grafismo?
Pois é
Morbus eu lamento desiludir-te, mas a Jogabilidade não é dependente de forma alguma do grafismo, esta pode sim ser condicionada por o grafismo, mas não é dependente dele, e um mt bom exemplo disso é por exemplo comparares 2 simples jogos:
PacMan (Original)
-vs- PacMan 3D (um dos existentes, pois não sei qual é em concreto)
Ao original ainda hoje curto jogar e dá "pica" pois a jogabilidade é super simples e é viciante, ao 3D joga-se 10 minutos e tás farto dakilo, porke será, será k os gráficos do 3D são piores, pois a mim não me pareçe.
DaRk_4n6eL Escreveu:Ora, isto é um bocado dificil de escolher.
Um jogo com uma excelente jogabilidade mas com um grafimo igual ao do tetris não vai muito longe actualmente ( Ou vai, vejam o exemplo do tetris! LOL! ), e um jogo com um excelente grafismo mas com uma fraca jogabilidade não vai .... vai! Essa cambada de mainstream que compra o jogo pela capa não vê a jogabilidade do jogo, mas sim o seu grafismo, portanto acredito que um jogo com um excelente grafismo mas com uma jogabilidade má vá mais longe que ao contrário.
Não que concorde com isso, mas é a verdade ....
Um jogo para ser bom tem é que ter boa jogabilidade e bons gráficos! Separados não vão a lado nenhum!
Tudo o k dissestes infelizmente tb tenho de concordar, mas o k o rapaz perguntou é na tua opinião qual dos 2 componentes é o + importante, tb não é necessário irmos para os extremos.
Pensa antes na seguinte situação tens 2 jogos o A e o B:
- o A tem graficos ultra xpto maravilhásticos o melhor k existe, mas uma jogabilidade muito má;
- o B tem gráficos tipo + normais, mas mesmo assim aceitaveis, mas tem uma jogabilidade bastante boa;
Qual dos 2 te prende por + tempo, mesmo k nenhum te "prenda" qual dos 2 é + provavel passares + tempo a experimentar?
Hunter Escreveu:este tema pura e simplesmente resume-se a uma logica:se nao for uma excelente jogabilidade de que nos serve uns grandes graficos????ja vi muitos titulos serem condenados ao fracasso,por terem uma jogabilidade pessima apesar de terem uns graficos excelentes
Exacto, mas o contrário não é bem assim, ora e mesmo actualmente temos bastantes exemplos disso e cito apenas 1: GTASA (gráficos nada por ai alem, mas o resto compensa e de k maneira
)
Cyrax Escreveu:pedropaulo Escreveu:GTA, Eternal Darkness,Fahrenheit.....
Graficos fracos mas....
Exacto!
"" aki da minha parte já somos 3!
Morbus Escreveu:ICE Escreveu:Diz isso aos criadores de Lula 3D ou de Starship Troopers, já agora aproveita e diz a Shinny. hehehe
Estás a confundir certas coisas Morbus. O motor de fisica que Half-Life 2 usa nada tem a haver com gráficos, são duas coisas distintas. A não ser que estejas a dizer que a Gravity Gun seja muito bonita gráficamente.
Uma gravity gun num cenário sem detalhe e seem destroços e já agora em 2D não tinha o mesmo efeito... Mas tens razão, não tem directamente a haver.
Morbus já alguma x jogaste um joguinho antigo pra DOS com o nome "UGH!" se nunca jogaste, fala comigo no MSN, mas desde já te posso dizer k é um jogo k gira todo ele à volta da gravidade e é altamente viciante e completamente em 2D.