Mensagem
por Maedhros » segunda 23 jan 2006, 0:20
"Radiant AI". Quase que parece trazer um halo à volta... Infelizmente, não passa de um termo pomposo para conceitos de IA há muito desenvolvidos...
E, apesar de achar interessante este conceito de "vida artificial" ser implementado num rpg, já houve alguns jogos que usaram estas técnicas, e em géneros em que fazia mais sentido.
Claro, que nunca num jogo com esta visibilidade, nem a esta escala, e isso acho corajoso, e certamente será uma mais valia no jogo, que perimitirá uma melhor imersão num mundo virtual já de si rico.
Mas, hype aparte (porque me parece que isto é mesmo só um hype, promovido pela bethesda), e ciente de que o RadiantAI é mesmo um passo em frente, acho que o maior problema deste jogo vai permanecer (lá estou eu a cair em cima de um jogo que vou comprar!!).
Simplesmente, porque eu não vejo comportamentos (quasi)realistas a coadunarem bem com falas genéricas (quasi)irreais. Isto tudo parece-me que vai resultar numa inteligência de comportamentos (bem vinda), aliada a uma falta de inteligência nos diálogos, que permanecerão a um nível da geração anterior. I.e. teremos um facelift comportamental, apoiado em personagens que não têm interesse nenhum. Afinal de contas, qual é o interesse de ver o npc a varrer o chão de uma forma realista, se ele depois não diz nada de interessante?? Da primeira vez, deve ter interesse, a observação uma sociedade que se comporta como tal... mas isso nunca será o suficiente para criar um sentido de credibilidade, se essa mesma sociedade não passar de uma fachada.
Neste momento, Spore parece-me mais inovador na área da IA, e com conceitos que mudam MESMO a maneira de jogar um jogo, não sendo meros melhoramentos de componentes "paralelas" à jogabilidade.
Radiant AI sem Real AI não vale muito a pena (digo eu!). Espero estar enganado!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine
A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score