Fallout 3

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quinta 08 mar 2007, 20:09

Sr. Doido dos Cornos Escreveu:- A ausência do sistema de combate por turnos, que ja foi varias vezes aqui referida...
Acho que é de salientar que o combate por turnos é, quer se queira quer não, uma componente essencial que fez do Fallout o jogo que foi. Muitas vezes há pessoas que admitem a exclusão do sistema porque, na opinião delas, não era o combate que fazia o jogo mas isso é falacioso porque isso não é justificação: o sistema devia ser julgado pelos seus méritos e pela maneira como se entrega no jogo, não porque não agrada a certo número de indivíduos. Aliás, essa tem sido uma das razões pelas quais acho que os videojogos estão na sua maioria nas mãos de companhias incompetentes no que toca a distinguir entre os méritos de um jogo e os gostos dos consumidores. Há sempre um mercado para qualquer jogo, qualquer género, ou qualquer jogabilidade - é um erro submeter jogos à mercê das massas na procura de grandes sucessos monetários.

No entanto, a ausência de um sistema de combate por turnos não quer necessariamente dizer que o sistema de combate que estará presente no Fallout 3 seja mau. A meu ver, o combate por turnos é essencial em dois aspectos. Primeiro, ajuda os jogadores a terem uma visão mais global e espaçada do que acontence em combate, ao contrário de um sistema puramente em tempo real que se torna demasiado caótico em certas situações.

Além disso, ajuda a manter a distância necessária entre personagem e jogador que já era presente nos primórdios dos role-play, que sempre se baseou em ter personagens que sobreviviam ou morriam devido às suas habilidades e às decisões dos jogadores; não muito diferente dos jogos de estratégia. O que inevitavelmente, agrada a uns e não a outros. Claro que um sistema puramente em tempo real não é por si só, algo mau - até resulta muito bem dependendo do design adjacente. O problema é que o modelo do Elder Scrolls em termos de controlo de personagem assenta num controlo directo e em tempo real, e isso implica uma muito maior necessidade de reflexos e de controlo por parte do jogador - o que pode reflectir uma maior desconexão entre personagem e jogador ou pouca importância para o personagem. Isto porque quanto mais o jogo precisa do controlo directo do jogador menos precisa do personagem. Se é através dos reflexos e do controlo directo do jogador que o personagem anda, corre, salta, aponta e dispara então já não interessa o papel nem as habilidades da personagem - o que por sua vez, é péssimo para a noção de role-play.

Exemplo disto é um pouco como o Metal Gear Solid: o Snake é apresentado como um personagem super habilidoso. No entanto, nas mãos de um péssimo jogador, pode ser apanhado e derrotado das maneiras mais simples. Deixa de haver a ideia de um personagem com X habilidades que o tornam especial para passar a existir a ideia de que é o jogador que faz do Snake aquilo que ele é. Em RPGs como o Fallout, com claras bases no Pen and Paper, um personagem é apresentado pelas suas habilidades e regra geral não permitia outros tipos de controlo precisamente para evitar este problema.

No entanto, isto não é tanto um problema se o sistema de controle do personagem no F3 não incluir habilidades de personagem que sejam negadas pelo jogador; ou seja, que o controlo directo do jogador sobre todas as acções do personagem não contradigam as habilidades da mesma. De nada vale que um jogo nos diga que um personagem só pode, por exemplo, disparar dois tiros a partir de uma espingarda porque a habilidade que tem com Sniper Rifles é de valor 2, quando o jogador pode de alguma maneira fazê-lo disparar mais vezes.
- A passagem do jogo para o motor do oblivion e a passagem da visão isometrica para uma visão FPS
Também não acho que a mudança para uma visão em primeira pessoa seja por si só problemática, mas há que ter em conta que é bastante mais redutora do que uma visão isométrica ou de um qualquer modo de câmara em terceira pessoa. Além disso, por muito que digam que é mais realista, a visão em primeira normalmente apresentada em videojogos tem um campo de visão bem mais reduzido do que o campo de visão humano.
Logo ao passarem o jogo para a 1ª pessoa, o sistema SPECIAL ira invariavelmente desaparecer (perception deixa de ter utilidade uma vez que a pontaria so vai depender de nos proprios... agility deixa de ter algum do seu uso devio aos action points não serem precisos, etc)
Estou curioso para ver é como vão implementar a percepção do PC. A não ser que optem pelo que o Deus Ex fez com as habilidades com armas - ou seja, quanto maior a habilidade do personagem com uma arma mais rápidamente a mira se apertava para permitir um tiro mais certeiro - mas até isso tinha problemas e permitia que o jogador desse a volta às restrições do sistema por meio do controlo directo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 08 mar 2007, 20:32

Role-Player Escreveu:No entanto, a ausência de um sistema de combate por turnos não quer necessariamente dizer que o sistema de combate que estará presente no Fallout 3 seja mau.
Antes de mais volto a dizer que não está nada confirmado, e é, até, minha crença pessoal que a Bethesda vai fazer um sistema de combate semelhante ao do FOT (o que é não consegue, como todos DEVEM saber, agradar nem a gregos nem a troianos).
Mas, voltando ao quote, é importante de ter isso em conta, pois, tal como o DesertStorm disse "uma mudanca radical, não ker dizer ke o jogo vá ser mau", e o mesmo acontece com o sistema de combate, como é lógico, e como, aliás, tu explicaste.
Role-Player Escreveu:*snip* O problema é que o modelo do Elder Scrolls em termos de controlo de personagem assenta num controlo directo e em tempo real, e isso implica uma muito maior necessidade de reflexos e de controlo por parte do jogador - o que pode reflectir uma maior desconexão entre personagem e jogador ou pouca importância para o personagem. Isto porque quanto mais o jogo precisa do controlo directo do jogador menos precisa do personagem. Se é através dos reflexos e do controlo directo do jogador que o personagem anda, corre, salta, aponta e dispara então já não interessa o papel nem as habilidades da personagem - o que por sua vez, é péssimo para a noção de role-play.
É importante também lembrar (e desenvolver o que disseste), e isto é um ponto fundamental, que os jogos de role play são jogos onde podemos assumir todos os papeis que conseguirmos imaginar, desde o mais forte dos guerreiros ao mais estúpido dos scouts. Um sistema de combate que faça depender as habilidades da personagem da destreza física do jogador vai, NECESSARIAMENTE, limitar essa capacidade de role-play. Isto é basilar, como disse, e não é uma opinião. É um facto.
Role-Player Escreveu:Em RPGs como o Fallout, com claras bases no Pen and Paper, um personagem é apresentado pelas suas habilidades e regra geral não permitia outros tipos de controlo precisamente para evitar este problema.
Exactamente, e por mais destreza física que o jogador tenha, nunca vai conseguir por um personagem vesgo manco e estúpido a dominar altamente em combate [:D]
Role-Player Escreveu:Também não acho que a mudança para uma visão em primeira pessoa seja por si só problemática, mas há que ter em conta que é bastante mais redutora do que uma visão isométrica ou de um qualquer modo de câmara em terceira pessoa. Além disso, por muito que digam que é mais realista, a visão em primeira normalmente apresentada em videojogos tem um campo de visão bem mais reduzido do que o campo de visão humano.
Não pode ser mais realista porque Fallout simula a experiência Pen&Paper, e a vista top-down é uma simulação disso mesmo. Portanto não é realista. (não se entenda agora que por simular P&P não pode ter bons gráficos. FO1 e FO2 tinham excelentes gráficos).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 17 mar 2007, 21:07

Fallout no quinto lugar dos melhores jogos de PC, da IGN... Não é que eu concorde com a lista, mas prontos, é uma nota... Para mim Fallout devia estar nos três primeiros, ainda para mais com quem tem à frente. Nem são maus jogos, aliás, o X-COM é excelente, mas mesmo assim :|

Anyway, fdaslojufdolfan
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 17:24

Vejam este screen. É fanart, é certo, mas um espetáculo :shock: Um pouco aquilo que provavelmente vamos ter com Fallout 3...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 22 mar 2007, 17:31

É mais pós-apocalíptico que os anteriores.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 17:39

FuSiOnShArK Escreveu:É mais pós-apocalíptico que os anteriores.
The Glow, Necropolis, Junktown, Vault 15... Isto apenas no primeiro. Desde quando é que é mais pós-apocalíptico? Só por dizer que o primeiro não tinha gráficos que transmitissem a majestade de uma cidade em ruínas...

E eu disse que era fanart.

Já agora, FO3, SUPOSTAMENTE, vai ser na primeira pessoa e depois, nos combates, passa para isométrico e por turnos... Mas não há certezas, e era o melhor que se poderia esperar.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 22 mar 2007, 17:47

Preferia que mantivessem o isométrico ou, acompanhando as tecnologias, ao estilo Neverwinter Nights, com maior mobilidade da câmara.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 17:53

FuSiOnShArK Escreveu:Preferia que mantivessem o isométrico ou, acompanhando as tecnologias, ao estilo Neverwinter Nights, com maior mobilidade da câmara.
Manter-se-á, provavelmente. Nos combates, pelo menos, isso é essencial. No resto, mesmo que seja FPS, há sempre maneira de o por isométrico com mods, e como isso não é afectado pelo design do jogo... Tanto faz.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 22 mar 2007, 18:00

Uma série que mudou radicalmente de interface (mas que infelizmente ainda não tive oportunidade de experimentar o último) foi o Commandos. Não sei se melhorou ou não, mas as críticas foram boas, tanto quanto vi. Às vezes é mesmo uma questão de experimentar. Pode ser que resulte...
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 18:32

FuSiOnShArK Escreveu:Uma série que mudou radicalmente de interface (mas que infelizmente ainda não tive oportunidade de experimentar o último) foi o Commandos. Não sei se melhorou ou não, mas as críticas foram boas, tanto quanto vi. Às vezes é mesmo uma questão de experimentar. Pode ser que resulte...
Mudou? :-s Mas o FPS é um spin-off, nada mais... Não é Commandos 4 ou lá o que é... :? Se não também dizíamos que Fallout mudou muito, com o FOBOS... Não, Fallout é FO1 e FO2, o resto são spinoffs, e assumem-se como isso, precisamente.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 27 mar 2007, 21:13

No mundo actual dos jogos, muitos fãs de Fallout começam já a dizer, literalmente, que Deus odeia os Fãs de Fallout. E a atitude da Bethesda não tem ajudado.

:EDIT:
Just check this out: para Bethesda o humor de fallout é o humor do Esterminador Implacável! :shock: [xx(] Pior que isso ainda, é eles pensar que esse humor é ter violência misturada com bonequinhos sorridentes |(*,) |(*,) |(*,) E não estou a exagerar, não, foi dito várias vezes pelo pessoal de PR lá da Bethesda... |(*,) |(*,) |(*,)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » terça 27 mar 2007, 22:43

Yeah, isso irritou-me bue, "somos dev, nao humoristas", são é uma cambada de palhaços. Não é que morria a rir a jogar Fallout, mas havia montes de cenas em que punha-me um sorriso e gosto em jogar Fallout. Para ver violencia sem sentido nenhum, vou para a rua andar a porrada, pelo o menos é mais real e diverto-me mais.

Epa, vou instalar o Fallout 2 e sacar a conversa toda que o gajo tem com o anao do boxe :mrgreen:
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 13 abr 2007, 13:15

Ouvi rumores acerca da possível conversão do Fallout pra cinema. Alguém sabe alguma coisaconcreta sobre isso?
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 13 abr 2007, 18:19

Não foi nada, absolutamente NADA anunciado no site da Bethesda (detentora de todos os direitos da saga) nem nos sites de fãs, principais. Portanto é tudo mentira. Até ver, claro.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 13 abr 2007, 18:25

Até que ponto isto tem fundamento?
Imagem
Responder