pimenta Escreveu:Não acredito que se possa chamar viver a algo em que não estamos presentes e que não sentimos, não podemos tocar, etc.
O quê?! Então quando jogas um jogo não estás lá? Não sentes o rato? Não vês o monitor? Não ouves o som? Quando jogas tétris, por exemplo, não estás lá e vês as coisas? E ouves as coisas? E sentes as coisas? O mesmo se aplica a todos os outros jogos, porque são jogos, e são reais como jogos, não como outra coisa qualquer com a qual se possam parecer e na qual, até, possam ser baseados.
http://megascore.rgb.pt/forum/viewtopic.php?t=860
pimenta Escreveu:e é por isso que eu, tal como a ver um filme faço-o porque gosto de uma boa história (e de efeitos especiais á altura XD), jogo videojogos porque gosto de fazer coisas que não poderia fazer na vida real, ou coisas que acho demasiado perigosas para fazer na vida real, e se tiver uma boa história melhor.
Tu quando jogas PES não estás a jogar football

Os jogos ou aquilo que
dizes fazer nos jogos não são nem podem ser substituto da coisa em si, nem em parte nem muito menos no todo, como é lógico. E da mesma maneira que quando jogas PES não estás a jogar football, quando jogas football não estás a jogar PES também. O que tu procuras (embora muito possivelmente não te apercebas disso) nos jogos é as emoções que terias de outras maneiras, ou o conhecimento proveniente de uma experiência semelhante ou similar. Não é a experiência em si...
http://megascore.rgb.pt/forum/viewtopic.php?t=860
pimenta Escreveu:(ou então ignoro-as, tambem porque a maioria delas têm vista de cima, que eu não gosto muito, comprei o NWN2 porque era um jogo que eu aguardava ansiosamente e queria ver como era)
É incrível como se pode deixar um jogo de fora só porque tem uma câmara boa, decente, que nos dá liberdade, boa e que para além disso é boa...

Mas enfim, cada um é como é...

E depois vens me dizer isto e aquilo... Tá bem...
pimenta Escreveu:Quanto ao Oblivion e qualquer outro rpg que tenha jogado (...) nenhum me fez sentir que estava a viver mesmo o jogo
Exacto...

Foi o que eu disse. Não podes falar de RPG's se não conheces NENHUM RPG. É óbvio que estou a ser temerário nestas palavras, e será com prazer que as engulirei, depois de me dizeres um RPG digno desse nome que tenhas jogado... E não estou a ser parcial ou tendencioso. É preciso saber distinguir opiniões de factos, e isso é uma coisa que nem toda a gente sabe fazer.
pimenta Escreveu:no entanto o Oblivion foi simplesmente um jogo que considero bom porque têm um mundo vivo (apesar de parecer "morto" (lol) por assim dizer, já que muito do que se vê parece "programado" (lol), refiro-me aos npcs e tal, que apesar de aquele sistema (que já me esqueci do nome) da rotina deles e não sei quê, não parecem muito crediveis, porque a única coisa que eles parecem fazer é passear e depois ir dormir) e detalhado
Sim, é um bom jogo, na minha opinião, mas não é aquilo que quiseram fazer dele, nem aquilo que muitos fazem deles. E sim, a RadiantAI dá-lhe uma vivacidade ao mundo que raramente é visto, sem dúvida.
pimenta Escreveu:como até agora nunca tnha visto nenhum
Pois...

Não viste porque não jogas...

Já há sistemas semelhantes há largos, largos anos...
pimenta Escreveu:acho que Oblivion continua a ter muitos defeitos mas é o melhor que até agora se fez, essa é a minha opinião.
WTF?!?!?!?!?!?! O melhor que se fez?!?!?!?

Em que sentido? Se estás a falar no mundo enorme e tal... Bem... São opiniões, mas muitos consideram Morrowind melhor que Oblivion, e logo aí, no Morrowind, o Oblivion tem um adversário de peso. Mas também não tem mais concorrência, em lado nenhum. No que toca Role-Play, se me dissesses que Oblivion é do pior que se tem feito, aí já estava mais de acordo

Quanto a dungeon crawler, é dos melhores, sim, acho que sim, mas nem aí é o melhor. Quanto a SRPG, também nunca seria o melhor, nem dos melhores é. Quanto a aventura, sem dúvida que não é o melhor, nem dos melhores: tem uma história fraca, não conjuga o lore com ela de forma credível e é uma sandbox. Quanto a sandbox em si, penso que GTA é melhor, em muitos aspectos, e nos outros aspectos Morrowind é melhor. Quanto a jogo de acção, nem digas nada porque nunca Oblivion é o melhor jogo de acção, nem sequer dos melhores...
Afinal de contas, estás a dizer que oblivion é o melhor EM QUÊ?!?!?
pimenta Escreveu:Não acho que precise de ser um RPG para sentires afecto pelos personagens
Verdade. Jogos de aventura também conseguem transmitir essas emoções...

Mas nem um bom jogo de aventura oblivion é... A não ser, claro, em alguns aspectos, mas no geral não.
pimenta Escreveu:Tens razão com o Forgotten Realms
E mesmo aí só vez o expoente máximo em Baldur's Gate e em Icewind Dale, no que toca os jogos.
pimenta Escreveu:nunca experimentei o Fallout, infelizmente (só este facto acho que já vai dar um motivo para me tirarem a razão toda, lol)
Lol|

Não sou fundamentalista, e por mais importante que fallout seja não é suficiente para o facto de não o ter jogado tirar a razão a alguém. Mas o problema é que não é só Fallout que não jogaste...

É Torment, é Ultima 4-7, é Baldur's Gate, e talvez mesmo jogos recentes como Bloodlines e KotOR, mesmo esses...

Jogaste-os?
pimenta Escreveu:nem o diablo (don't kill me!)
Bah... Esse não é RPG no sentido primário do termo

Referi-o no meio do "monte" só por referi, assim como referi Sims.
pimenta Escreveu:Claro que Oblivion não atinge esse objectivo (andar por onde quiseres a fazer o que quiseres) muito bem, mas eu acho que é o que está mais perto disso por agora, ou talvez tenhas razão e eu simplesmente não conheço nada...
Talvez tenha razão, sim...