Violências nos videojogos

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Acham que a violência nos videojogos envolve-nos nesse mundo?

Não
28
53%
Depende
18
34%
Sim
7
13%
 
Total de votos: 53
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 01 jan 2007, 18:12

Cyrax Escreveu:
Newtomic Escreveu:Esse vídeo já apareceu de tantas formas e feitios k já não sei se existe algum realmente "real" lol.

PS: Alguém k perceba um "nikinho" de Alemão pode confirmar se realmente a coisa está, aparentemente, bem traduzida? 8)
Está correcto, o que está dito, mas sejamos honestos, acham o video real? A camara numa boa posição... o excesso de violência... estragar o teclado... demasiados berros... Bah, é fake e bem fake...

PS- E se houver algo a apontar no video (caso fosse real, ou mesmo se for, posso também estar enganado), não é a violência dos videojogos mas sim a falta de educação dos pais ou então a falta de tratamento medico/psicologico!
Concordo a 100% contigo. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 01 jan 2007, 23:22

Morbus Escreveu:(...) A questão aqui (e do que eu pouco sei de psicologia) é que as pessoas, ao verem os heróis serem recompensados pela sua violência, vão, inconscientemente, ter tendência a agir como eles (isso até tem um nome mas eu não sei) e, portanto, a tornar-se violento (...)
Exacto, e as crianças em particular têm a tendência a seguir os padrões dos seus "heroís" pois aprendem por modelação/modelagem (se não me engano no nome). Ou seja, têm um ou mais modelos os quais imitam. Se a criança vê o modelo a ser punido por determinado comportamento isso funciona como um efeito inibidor desse comportamento... se por outro lado o modelo for recompensado ai o efeito é desinibidor, impelindo a criança a agir dessa forma crente de que obterá também ela a sua recompensa.

Mas haverão sempre maus exemplos para as crianças ou adolescentes, a solução não é vigia-los dia e noite afastando-os constantemente, bem mais sensato será ensina-los a filtrar esses exemplos para que estes não constituam modelo de comportamento para eles.

Como diz o ditado, "se vires uma pessoa com fome não lhe dês um peixe, ensina-a a pescar."
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » segunda 01 jan 2007, 23:42

Morbus Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:Os jogos sim influenciam-nos através da violência reproduzida neles. A questão é até que ponto.
Bem, a questão não é assim tão simples: depende muito dos jogos em questão e do jogador. Ora bem, talvez explique isto melhor com exemplos. Estamos a jogar GTA e temos violência, certo? Temos violência num sentido bem definido e natural (vá, quotidiano) que é difícil de encontrar, por exemplo, em jogos como F.E.A.R. e Gears of War, certo? Assim, GTA é bem mais capaz de influenciar as pessoas (para a violência) que a maior parte dos shooters que vemos por aí. Mas a sua influência nunca pode ser comparada em termos quânticos à influência, por exemplo, de um filme, por exemplo, do James Bond ou do Schwazeneguedo, porque nesses filmes, o protagonista assume o papel do "bem" e, a partir daí, age, na maioria dos casos, de forma correta, matando e estropiando. A questão aqui (e do que eu pouco sei de psicologia) é que as pessoas, ao verem os heróis serem recompensados pela sua violência, vão, inconscientemente, ter tendência a agir como eles (isso até tem um nome mas eu não sei) e, portanto, a tornar-se violento. Num jogo é diferente, e resume-se, muito sucintamente, à capacidade da pessoa discernir mundos diferentes, e actividades diferentes. Nunca se viu ninguém tornar-se violento por jogar xadrez, e no entanto o xadrez é um jogo de estratégia bélica. O que faz a diferença são os gráficos e a verosimilhança visual, e, no entanto, acredito, só é capaz de realmente influência num sentido decisivo quando a pessoa já está pronta para ser influenciada, e, nesse caso, pode ser tanto os jogos como os filmes a influenciar.
Todos somos influenciados pelo que vem de fora. A violência vem de fora. Logo somos influenciados pela violência. Não interessa quanto, não interessa como, a verdade é que somos sempre influenciados por ela, nem que seja por termos uma décima de milésima de mais tolerância a ela.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 01 jan 2007, 23:53

PeddieKitsune Escreveu:Todos somos influenciados pelo que vem de fora. A violência vem de fora. Logo somos influenciados pela violência. Não interessa quanto, não interessa como, a verdade é que somos sempre influenciados por ela, nem que seja por termos uma décima de milésima de mais tolerância a ela.
O que eu tentei dizer foi precisamente que não interessa se influência ou não. Influencia, pronto! O que interessa (e acho que não transmiti isso no meu post, mas era para ser uma frase dele) é COMO é que influência. Talvez assim consigas entender o que quis dizer...

:EDIT:

"Mas a sua influência nunca pode ser comparada em termos quânticos (...)"
A ideia estava lá, só não a consegui concretizar :anxious: Mas é isso, acho que entendes o que quero dizer.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PSyKe
Senior
Mensagens: 279
Registado: sexta 22 dez 2006, 11:27

Mensagem por PSyKe » terça 02 jan 2007, 13:26

Não estou a par da conversa, mas só vim deixar a minha opinião...

Se achamos que a violência nos videojogos envolve-nos nesse mundo?

Depende...votei eu...porquê?

Epa há jogo que não têm mesmo nada de realidade, tal como o Serious Sam (acho que já referiram isto), e maioria dos jogos de terror cheios de violência...mas por exemplo, um dos melhores jogo que ja joguei cheio de violência e com alguma realidade foi o "Manhunt", não foi por acaso, que por causa desse jogo, dois putos numa escóla espancaram-se até morrer alguém...ficaram os dois desfeitos...

é a minha opinião!
A jogar: War Rock [enquanto não sai o UT2k7 [:D] ]
A ver: Prison Break
A ler: Ameaça Virtual
A ouvir: Vários - Desde hip hop a metal
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » terça 02 jan 2007, 14:21

Entao deixem-me dar mais um exemplo. eu posso comprar uma casa, e depois posso chegar a conclusao que os vizinhos passam a noite no pimba e que por isso é prejudicial para os meus filhos porque sao muito novos. acham que tinha o direito de voltar atras com a compra da casa? obvio que nao.
A partir do momento em que cada um escolhe aquilo que quer comprar nao tem razao de queixa pra poder voltar atras a nao ser que o produto traga defeito, mas isso ja é outra historia.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » terça 02 jan 2007, 15:51

ZheadShot Escreveu:Entao deixem-me dar mais um exemplo. eu posso comprar uma casa, e depois posso chegar a conclusao que os vizinhos passam a noite no pimba e que por isso é prejudicial para os meus filhos porque sao muito novos. acham que tinha o direito de voltar atras com a compra da casa? obvio que nao.
A partir do momento em que cada um escolhe aquilo que quer comprar nao tem razao de queixa pra poder voltar atras a nao ser que o produto traga defeito, mas isso ja é outra historia.
Errado. Existe um período durante o qual podes devolver as coisas que compraste e exigir a restituição do dinheiro (salvo erro, 14 dias). Não sei até que ponto são legais as indicações "Não se aceitam devoluções" (já que elas vão contra a lei geral; em contrapartida, podem ser consideradas como uma cláusula de um contrato segundo a qual o comprador abdica do direito de devolver o que comprou), pelo que se deve ter isso em consideração nas compras. Outra situação "cinzenta" é a aquisição de CDs / DVDs, pois os comerciantes publicitam que não aceitam devoluções desses materiais depois de abertos.

Quanto à violência nso videojogos, existem comissões que avaliam o potencial de "perigosidade" dos conteúdos, dando indicações etárias para os seus potenciais consumidores. Porém, nunca vi ninguém exigir o Bilhete de Identidade a nenhum comprador de jogos ("É uma coisa para crianças...") ou tentar demover algum petiz de jogos como Mortal Kombat (tentaram verder-mo com 15 anos, apesar do gore massivo do jogo... com os meus pais ao lado, sem dizerem uma única palavra... Acabei por escolher o Micro Machines :lol: ) ou o famoso GTA. Isto tresanda a desresponsabilização; mas, como diz o ditado, "A culpa morre solteira" :roll:

Acho que o Nélson Calvinho tocou num ponto muito importante e vagamente relembrado: os jogadores são pessoas inseridas numa sociedade, a qual tem uma determinada cultura e sistema de valores. Sem esta componente, todas as análises que fizermos acerca dos videojogos (quer no processo de criação, quer no jogar) serão parciais, tendenciosas e, para uma pessoa minimamente informada, verdadeiramente irrelevantes.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » terça 02 jan 2007, 18:32

Morbus Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:Todos somos influenciados pelo que vem de fora. A violência vem de fora. Logo somos influenciados pela violência. Não interessa quanto, não interessa como, a verdade é que somos sempre influenciados por ela, nem que seja por termos uma décima de milésima de mais tolerância a ela.
O que eu tentei dizer foi precisamente que não interessa se influência ou não. Influencia, pronto! O que interessa (e acho que não transmiti isso no meu post, mas era para ser uma frase dele) é COMO é que influência. Talvez assim consigas entender o que quis dizer...

:EDIT:

"Mas a sua influência nunca pode ser comparada em termos quânticos (...)"
A ideia estava lá, só não a consegui concretizar :anxious: Mas é isso, acho que entendes o que quero dizer.
Understood ;)
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » sexta 05 jan 2007, 21:13

Exacto, e as crianças em particular têm a tendência a seguir os padrões dos seus "heroís" pois aprendem por modelação/modelagem (se não me engano no nome).

Ficas a saber que a isso se chama aprendizagem por imitação
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » domingo 07 jan 2007, 11:56

Boas!

Em relação a este tópico já muito discutido apenas tenho a dizer, os jogos são violentos? Sim alguns. Esses jogos são para crianças? não nenhuns. Na minha opinião compete aos pais controlar o que os seus filhos jogam.

É como por exemplo no cinema, se filmes violentos como Hostel e Saw's são para maiores de 18, as crianças obviamente estão proibidas de os ver (até é um favor que lhes fazem já que estes filmes são fracotes)
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » domingo 07 jan 2007, 18:20

Aqui deixo-vos um video que acho que vao achar interessante...

Adorei o sensacionalismo "We are what we pretend to be. So we must be careful about who we pretend to be" e o tentarem associar o jogar do Flight Simulator com aqueles que levaram os avioes contra o World Trade Center...
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 08 jan 2007, 5:12

Esse vídeo é pra rir lol só pode, "o k é k um puto de 9 anos de idade pensa quando joga um FPS em k deve matar policias?" OMFG eu quero lá saber disso para alguma coisa se estão preocupados com isso a culpa não é certamente do jogo, pois um puto de 9 anos de idade NORMALMENTE não tem $ pra comprar jogos, alem disso duvido muito que o jogo em mente da pessoa que disse isso fosse para putos de 9 anos, por isso eu só diria uma coisa a esses [:o)]'s todos presentes no vídeo vão pró piiiii e vejam se ficam adultos, já é tempo disso. [xx(] Àh e já agora EDUQUEM os vosso filhos não esperem que sejam os vendedores das lojas e os professores a fazê-lo "SOZINHOS" fo*ass! :evil:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 08 jan 2007, 12:05

São uns cromos, deixa-os lá...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 08 jan 2007, 12:12

Ainda bem que estamos no velho continente... Europe rocks.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 08 jan 2007, 12:37

Chris Escreveu:Ainda bem que estamos no velho continente... Europe rocks.
3UROP3 R0KZ0RZ BAT G3RMANY 5UKZ0RZ (mesmo que tenhas ascendência de lá ou lá o que for, acho que é fácil de ver isso, e estou a falar só no que toca os jogos, depois daquela polémica...)

Mas sim, o velho continente é sem dúvida o melhor para se viver, actualmente. Embora o Japão... bem... o Japão é um caso particular, embora não o considere melhor que a Finlândia ou a Dinamarca, por exemplo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder