Apesar de não ser de terror o Sudeki também usa essa formula pois existem zonas especificas para gravar o jogo e não dá para gravar em qualquer altura e por vezes morremos e temos de começar bastante atras eu concordo que é preferivel checkpoints alias a adrenalina de num jogo de terror andarmos com pouca vida e não saber o que nos espera do outros lado da porta e muito melhor que "vamos gravar aqui o jogo antes de abrir a porta"The Godfather Escreveu:Essa é de facto um factor importante: O podermos morrer.Morbus Escreveu: Concordo plenamente contigo, mas esqueceste-te de um factor dos jogos que pode ser usado (e muito) em favor do "bom susto": o facto de nós podermos morrer, e depois termos que fazer tudo do começo. Nesse aspecto, um bom jogo de terror (a meu ver) não deve ter quicksaves. Deve dar para salvar, mas apenas em checkpoints e assim. Por isso é que eu gostei tanto de FarCry (que nem é propriamente de terror), que joguei sem o patch de quicksave, e também adorei e assustava-me à brava com o Tomb Raider (1), na saturn, em que tinhamos que gravar naqueles diamantes manhosos Infelizmente, o jogo era emprestado Agora contento-me com a transmosição rascôncia para PC...
O uso de checkpoints num jogo de terror, em detrimento dos quicksaves, também pode ser usado como mais uma forma de aumentar a tensão no jogador, que se vê angustiado por nunca mais encontrar um ponto de gravação para "salvar" todo o percusso já realizado, antes que encontre a morte pelo caminho.
Um jogo que me pregou alguns sustos mais recentemente foi o FEAR apesar de ser um pouco facil de o acabar mas a parte final está excelente...
Recuando uns anitos um dos jogos que inda mandei uns saltos Quake2 e DOOM 2