Mega Score nº 139 - Abril 2007

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
dark_soul
Senior
Mensagens: 415
Registado: segunda 22 jan 2007, 18:37
Localização: Catalunha, Espanha

Mensagem por dark_soul » domingo 15 abr 2007, 19:46

Morbus Escreveu:
dark_soul Escreveu:É pá Morbus, já pensaste na vida de escritor? É que só de olhar pró tamanho dos posts perde-se logo a vontade de se ler :P
Não leias, joga Fallout e cala-te :mrgreen:
lol
Bem respondido :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 15 abr 2007, 19:51

Ah! Estava-me a esquecer de um EXCELENTE RPG também, que tem que ser lembrado: Planescape: Torment. Falha minha não o ter dito antes. Não posso falar muito dele, pois só o acabei uma vez. Tenho que jogar mais.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 15 abr 2007, 20:06

Antes demias queria deixar esclarecido que nao tiro merito nenhum ao Fallout ao BDG ou ao KOTOR, cmo exelentes obras dentro do seu campo. Estou sim apontar falhas ao um dos genros que mais tem a evoluir.
Joguei RPG Pen&Papper muitos anos, ultimamente estou um pouco afastado mais por falta e tempo, tenho uma basta colecao com algumas coisas bastante raras ( especialmente no World of Darkness ), e agora para me gabar um bocadinho ( Desculpem hehe ), a unica vez que apareci na televisao foi mesmo a falar de RPG naquele antigo canal do Norte, na altura no meio de uma sessao de Call of Cthulhu.

Devido a isso acho que tenho uma prespectiva totalmente diferente no que diz respeito ao roleplaying, e nao estou a falar da porcaria ( acerio todos tem odios predilecto, eu tenho este desde a muitos ano ) que é o DD e o sistema d20.
E que tudo aquilo que me descreves pode fazer um exelente jogo de aventuras mas esta muito longe do Roleplay. De um ponto de vista mais simples, um Roleplay nao e acerca de apanhar armas ou matar mostros, fazer "quest", salvar o mundo, nao o Roleplay e acerca de intrepertares um personagem que tem que ter perfundidade. Roleplay nao e o combate, o sistema de combate e algo usado para criar regras nos cantos ode o roleplay e suficiente. Roleplay e tu entrares num bar, descrever totalmente o que fazes e mantres uma conversa com pes e cabeca ( na primiera pessoa se fa favor ) com um NPC intrepertado pelo GM/Storyteller whatever they wanna call it. A grande dificuldade e que tu nao podes manter essa conversa sobre a perpetiva do que sera melhor para a campanha, o que eu como jogador quero mais, o que eu posso dizer para ter mais vantagens; tens sim que manter a conversa sobre o ponto de vista da personagem que criaste e defeniste fiscamente, e psicologicamente, nao dizes o que tu queres, mas aquilo que aquela pessoa a tres dimoensoes que tu criaste dizia.

Isso e algo que nao pode nem vai nunca acontecer nos jogo singleplayer. a unica diferenca entre um RPG de universo aberto ou GTA e que num tens loot e desenvoves as habilidades da tua personagem. No entento o fundamental para o Roleplay e impossivel de fazer, nunca vais mesmo intrepertar a tua personagem, as sua reacoes, ou seus tiques...isso e roleplay, alias como o nome indica.

Acho que so e possivel criar um Roleplayno computador em mutiplayer, alia snoutro topico apresentei uma sugestao para tentar tornar os chamados roleplay naquilo que devia de facto ser.
( http://megascore.rgb.pt/forum/viewtopic ... 48&start=0 )
Porque verdade seja dita, os chamados rolepay no computador nao sao mais nada que jogos de aventuras ou historias interactivas, de role play, nao tem nada.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 15 abr 2007, 20:23

Bu77erCup242 Escreveu:Antes demias queria deixar esclarecido que nao tiro merito nenhum ao Fallout ao BDG ou ao KOTOR, cmo exelentes obras dentro do seu campo. Estou sim apontar falhas ao um dos genros que mais tem a evoluir.
Eu só disse o que disse porque tu pediste.
Bu77erCup242 Escreveu:Devido a isso acho que tenho uma prespectiva totalmente diferente no que diz respeito ao roleplaying
Então concordarás muito depressa os CRPG's nunca chegarão ao níveis dos P&P, a não ser que se descubra a verdadeira inteligência artificial 8) Terás uma perspectiva diferente de muitos, e isso é bom, mas acredita que eu também sei do que falo.
Bu77erCup242 Escreveu:E que tudo aquilo que me descreves ode fazer um exelente jogo de aventuras mas esta muito longe do Roleplay. De um ponto de vista mais simples, um Roleplay nao e acerca de apanhar armas ou matar mostros, fazer "quest", salvar o mundo, nao o Roleplay e acerca de intrepertares um personagem que tem que ter perfundidade.
Embora com algumas limitações, é EXACTAMENTE isso que Fallout faz. Eu sei do que falo, porque joguei o jogo, várias vezes, conheço bem as mecânicas de alguns rulesets P&P, e sei do que falo. É limitado, claro, como é lógico, mas Fallout faz precisamente isso. Não sejas preconceituoso ao ponto de considerar todos os CRPG's iguais com base em jogos como NWN ou Diablo... E não fales de jogos que não conheces. Fallout não é powerplay, LONGE disso.
Bu77erCup242 Escreveu:Roleplay nao e o combate, o sistema de combate e algo usado para criar regras nos cantos ode o roleplay e suficiente. Roleplay e tu entrares num bar, descrever totalmente o que fazes e mantres uma conversa com pes e cabeca ( na primiera pessoa se fa favor ) com um NPC intrepertado pelo GM/Storyteller whatever they wanna call it.
Fallout faz EXACTAMENTE isso, com limitações, porque um computador não é um dungeon master :P (e as conversas na primeira pessoa nos NPC's importantes you dumbass :P de novo, limitações pois não há dinheiro nem espaço no CD para tudo na primeira pessoa, com busto do NPC e tudo. Como disse, Fallout é a representação no PC mais próxima que temos do P&P, e se tiveres que jogar para acreditar, joga.)
Bu77erCup242 Escreveu:A grande dificuldade e que tu nao podes manter essa conversa sobre a perpetiva do que sera melhor para a campanha, o que eu como jogador quero mais, o que eu posso dizer para ter mais vantagens
Isso não existe em Fallout, ou se existe, existe tanto como num P&P comum.
Bu77erCup242 Escreveu:tens sim que manter a conversa sobre o ponto de vista da personagem que criaste e defeniste fiscamente, e psicologicamente, nao dizes o que tu queres, mas aquilo que aquela pessoa a tres dimoensoes que tu criaste dizia.
É EXACTAMENTE isso que Fallout faz, mais uma vez, e mais uma vez com as limitações de um computador. Não fales sem saber. E depois dizes que EU é que falo de jogos que não joguei :roll:
Bu77erCup242 Escreveu:Isso e algo que nao pode nem vai nunca acontecer nos jogo singleplayer.
A não ser que se encontre a verdadeira inteligência artificial, não. Mas pode-se chegar muito próximo. Olha o caso de The Sims. É diferente, eu sei, mas repara no conceito e na mecânica.
Bu77erCup242 Escreveu:a unica diferenca entre um RPG de universo aberto ou GTA e que num tens loot e desenvoves as habilidades da tua personagem. No entento o fundamental para o Roleplay e impossivel de fazer, nunca vais mesmo intrepertar a tua personagem, as sua reacoes, ou seus tiques...isso e roleplay, alias como o nome indica.
Os tiques podes imita-los tu mesmo! :lol: Eu falo as minhas linhas num RPG, eu faço MUITO role-play em jogos com Half-Life. Tal como num P&P só tens que imergir no mundo e ter imaginação. Certo que num CRPG os tiques que fazes não são reconhecidos pelo PC, mas é divertido, e dá para te imergires, o que é importante.
Bu77erCup242 Escreveu:Acho que so e possivel criar um Roleplayno computador em mutiplayer
Também penso que sim, mas ainda não existe nada disso. De qualquer forma, uma dica: olhem para a NCSoft [:D] SABEM QUEM É QUE ELES TÊM LÁ?!?! O TIM CAIN, o designer de Fallout, o mesmo senhor que há dez anos atrás tentou aproximar os CRPG's dos P&PRPG's como nunca se viu antes nem depois!!! Ponham os olhas na NCSoft, porque o Tim disse, há muito tempo, que queria fazer um MMORPG onde houvesse verdadeiro Role-Play, e de Role-Play percebe ele.
Bu77erCup242 Escreveu:Porque verdade seja dita, os chamados rolepay no computador nao sao mais nada que jogos de aventuras ou historias interactivas, de role play, nao tem nada.
Têm limitações, sim, mas quero ver-te a dizer isso depois de jogar Fallout, a sério.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 15 abr 2007, 20:40

....
Desculpa mas no Fallout vais falar com um NPC e o que acontece. Tens varias falas ( e podem ser influciadas pelos stats da tua personagem, tudo bem ), dizes:
A-....
B-....
C-....
E depois acabou a conversa. Isso nao e fazer Roleplay, isso e escolher por um menu de conversa scriptado, uma historia interactiva com varios fins.
No Fallout podes estar deprimido e desabafares com alguem que encotas num bar, fazeres o Roleplay do estado emocial na tua personagem nesse momento. Exerimenta, eu acho que os NPCs vao te responder com a mesmo one liner de sempre.
Dizes-me que podes pensar para ti que a tua personagem esta deprimida euforica, imaginar os tiques, mas o mundo reage ao que tu estas a imaginar quando nao foi scriptado ? Nao

Dou-te exemplos, a bocado estava a falar de uma campanha de Call of Cthulhu que joguei durante bastante tempo. Estavamos a jogar no setting do inicio do seculo XX, um dos setting oficias do CoC. Durante uma seccao tive um conversa perfeitamente casual com um NPC numa festa acerca das vantagens de invetir na bolsa, a conversa duro bastante tempo e a minha personagem ficou bastante interessada no assunto. Depois de investigar o assunto um pouco mais, a minha personagem acabou por apanhar um autcarro para nova york para contratar um corrector para gerir o seu dinheiro.
Isto e roleplay


Gerald-Go kill 20 wolves.
A-Ok
B-If you pay me 20 gold
C-No
D-Ill killl you, DIE!!!
Isto nao ( E podes substtuir isto pelo melhor dialgo do mundo que nao passa a ser Roleplay )
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 15 abr 2007, 20:43, editado 2 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » domingo 15 abr 2007, 20:42

Morbus Escreveu:Desculpa que te diga, mas tens o teu conceito de RPG MUITO distorcido. Os maus RPG's são assim... :roll: Acho que aqui alguém não percebe muito de game design... :roll: Anyway, Sims é um RPG, no seu sentido mais extremo. Eu estou a tentar desenvolver um conceito para um jogo (a desenvolver como um mod para o futuro AfterFall) que se baseia no The Sims, e vai ser um RPG ;)
Eu sei que a minha definição pode não conter as melhores palavras e as que encontrei na net são demasiado longas pra colocar aqui, mas estás a dizer que Planescape Torment, Baldur's Gate, Arcanum ou Icewind Dale são maus RPG's?
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 15 abr 2007, 20:44

FuSiOnShArK Escreveu:Eu sei que a minha definição pode não conter as melhores palavras e as que encontrei na net são demasiado longas pra colocar aqui, mas estás a dizer que Planescape Torment, Baldur's Gate, Arcanum ou Icewind Dale são maus RPG's?
Eu quis dizer que um RPG não é fazer quests principais (obrigatórias) e secundárias (opcionais). Só isso.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » domingo 15 abr 2007, 20:58

Vamos continuar este assunto aqui
Imagem
Avatar do Utilizador
Cabita
Senior
Mensagens: 279
Registado: sábado 21 jan 2006, 14:47

Mensagem por Cabita » segunda 16 abr 2007, 14:58

Tópico da Edição 140...já pode ser aberto? :pray:
A Jogar: Unreal II
A Ver: My name is Earl
A Ler: Nada
A Ouvir: Vários
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 16 abr 2007, 16:30

Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto? :pray:
Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » segunda 16 abr 2007, 20:03

Cyrax Escreveu:
Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto? :pray:
Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!
É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » segunda 16 abr 2007, 20:09

ZheadShot Escreveu:
Cyrax Escreveu:
Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto? :pray:
Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!
É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...
eu cá agora só acredito nisso quando vir que já não estão lá mesmo os nomes dos que sairam... lol como disse no tópico correcto: "peço desculpa pela desconfiança". depois, quando vir que realmente não estão lá, quero saber o que para ai vem...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » segunda 16 abr 2007, 23:17

cinemaniac Escreveu:
ZheadShot Escreveu:
Cyrax Escreveu:
Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto? :pray:
Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!
É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...
eu cá agora só acredito nisso quando vir que já não estão lá mesmo os nomes dos que sairam... lol como disse no tópico correcto: "peço desculpa pela desconfiança". depois, quando vir que realmente não estão lá, quero saber o que para ai vem...
Espero que traga algo relacionado com o Almoço que foi feito aqui no Porto
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 17 abr 2007, 16:18

Apenas acabei de ler a ultima edicao ontem, assim vou deixar uns breves comentarios.
Acho que todos os artigos de opiniao estavam bastante bons, como exepcao do do senhor Sanches que era pura especulacao com pouco conteudo.- De todos o que gostei mais foi do senhor GBrito e o que gostei menos foi o do senhor Gbrito....
Passo a explicar, a primeira parte do texto esta bastante interessante, quando e discutida a dificuldade dos jogos e a necessidade fazer o jogador sentir-se o "heroi". lembrou-me de uma frase do filme Avalon ( "What do you think is the best, a game you think you can finish, but never do, or a game that seems impossible to win, but isn't?" ), acho um assunto bastante interessante. Depois houve uma segunda parte onde debate os argumentos um designer baseado nas sua palavras, sinceramente eu nao entendo a atencao dada a este designer que vao para blogs mandar as suas "postas" em linguagem muita cara mas que nao dizem nada: "Não só necessitamos de inventar uma linguagem dramatica para os videojogos, como precisamos de ensinar os jogadores a fala-la fluentemente. E quando isso acontecer eles vao gostar e implorar por mais"...eu escrevia isso, qualquer um de nos o fazia, a questao e que nao diz ai nada, diz 0, ele nao apresentam maneiras de o fazer, o proprio GBrito tb nao o faz. Criticar todos nos conseguimos fazer ( é o que eu estou a fazer agora ) agora as possiveis solucoes para esse problemas e que merecem ser debatidas. Nao basta o um designer dizer por palavras caras que o graficos/som/jogabilidade/historia e subaproveitada nos jogos, isso nao e nada, e preciso e ele apresentar a sua solucao para as aproveitar mais.

Agora nas analises. Nesta edicao gostei particularmente da analise ao Motorstorm e do Ridge Racer 7, por sua vez nao gostei nem da analise ao C&C3 nem do Supreme Comander. Nessa ultima acho que o senhor FTeixeira foi totalmente injusto para o genro que ele apelida como "um genro practicamente estagnado dsede que nasceu" e o SC como a sua primeira grande revolucao. Parace que nos esquecemos de dezenas de exelentes jogos de estrategia que introduziram mudancas no genro, muitos deles com uma relevancia que o SC, tenham pciencia, nunca vai ter. Starcraft com sua capacidade de juntar 3 "racas" completamente distintas mas com um equilibrio a toda a prova, Warcraft e outros ao misturar a estrategia com algum roleplay, e que tal jogos como o Dungeon Keeper, mais inovadores e possivel ? Dawn of War e Company of Heros com pontos de controlo no mapa fazendo com que o proprio espaco controlado seja um recurso ?
No meio disto tudo as centenas de unidades no ecra do SC e capacidade de fazer zoom in and out parace-me um inovacao menor, e meramente tecnica.

Bem acho que é isso por esta edicao.
Bom trabalho =D>
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 17 abr 2007, 18:09

Bu77erCup242 Escreveu:Apenas acabei de ler a ultima edicao ontem, assim vou deixar uns breves comentarios.
Acho que todos os artigos de opiniao estavam bastante bons, como exepcao do do senhor Sanches que era pura especulacao com pouco conteudo.- De todos o que gostei mais foi do senhor GBrito e o que gostei menos foi o do senhor Gbrito....
Passo a explicar, a primeira parte do texto esta bastante interessante, quando e discutida a dificuldade dos jogos e a necessidade fazer o jogador sentir-se o "heroi". lembrou-me de uma frase do filme Avalon ( "What do you think is the best, a game you think you can finish, but never do, or a game that seems impossible to win, but isn't?" ), acho um assunto bastante interessante. Depois houve uma segunda parte onde debate os argumentos um designer baseado nas sua palavras, sinceramente eu nao entendo a atencao dada a este designer que vao para blogs mandar as suas "postas" em linguagem muita cara mas que nao dizem nada: "Não só necessitamos de inventar uma linguagem dramatica para os videojogos, como precisamos de ensinar os jogadores a fala-la fluentemente. E quando isso acontecer eles vao gostar e implorar por mais"...eu escrevia isso, qualquer um de nos o fazia, a questao e que nao diz ai nada, diz 0, ele nao apresentam maneiras de o fazer, o proprio GBrito tb nao o faz. Criticar todos nos conseguimos fazer ( é o que eu estou a fazer agora ) agora as possiveis solucoes para esse problemas e que merecem ser debatidas. Nao basta o um designer dizer por palavras caras que o graficos/som/jogabilidade/historia e subaproveitada nos jogos, isso nao e nada, e preciso e ele apresentar a sua solucao para as aproveitar mais.
Sinto-me mais ou menos como tu, nesse aspecto. Ainda para mais quando, pouco antes de ter lido o artigo, o site não oficial tinha feito a cobertura deste :P Aproveito para aconselhar a leitura do mesmo :P A ti e a todos, claro.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder