Mega Score nº 139 - Abril 2007

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 06 abr 2007, 16:46

Badedas 13 Escreveu:Penso que a análise do Fred ao Gothic 3 foi exagerada... aquilo foi mais uma crítica de 20 segundos de jogo, do que uma opinião em geral do mesmo.
É como se eu passasse por uma parede no jogo GTA, e criticasse bastante o jogo devido a esse BUG... não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla...
E bem sabemos que é um jogo que vale mais que uma estrela, se bem que há muitos com 2/3 que nem uma deveriam ter...
como sabes que foi análise só a 20 segundos do jogo? duvido que fosse feita uma análise a qualquer que fosse o jogo se não tivesse atingido o seu final.

e estás a fazer confusão com análise e gostos pessoais. uma coisa é tu gostares de um jogo que consegues "aturar" certas falhas que ele possa ter, mas uma análise não deve sofrer influências dos nossos gostos. de certeza que se fosse assim as notas dadas aos jogos na Mega Score seriam em muito diferentes. e acho que as notas que se têm vindo a verificar (assim como esta do Gothic 3) são em função dos vários constituintes do jogo, e se o jogo falha nesses variados aspectos, não há volta a dar.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 17:16

Badedas 13 Escreveu:Penso que a análise do Fred ao Gothic 3 foi exagerada... aquilo foi mais uma crítica de 20 segundos de jogo, do que uma opinião em geral do mesmo.
É como se eu passasse por uma parede no jogo GTA, e criticasse bastante o jogo devido a esse BUG... não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla...
E bem sabemos que é um jogo que vale mais que uma estrela, se bem que há muitos com 2/3 que nem uma deveriam ter...
ainda não tenho a revista, o gothic 3 só recebeu uma estrela?

eu tenho o jogo e já o acabei e posso dizer que isso é sacrilégio, os patches já resolveram a grande maioria dos bugs, por mim o jogo levava 5 estrelas (sem o selo recomendado) se não fossem os bugs mas como eles irritam bastante dou ao jogo 4 ou 3 estrelas.

cinemaniac Escreveu:
e estás a fazer confusão com análise e gostos pessoais. uma coisa é tu gostares de um jogo que consegues "aturar" certas falhas que ele possa ter, mas uma análise não deve sofrer influências dos nossos gostos. de certeza que se fosse assim as notas dadas aos jogos na Mega Score seriam em muito diferentes. e acho que as notas que se têm vindo a verificar (assim como esta do Gothic 3) são em função dos vários constituintes do jogo, e se o jogo falha nesses variados aspectos, não há volta a dar.
o Vampire the masquerade teve bugs piores que os do Gothic 3 (ao menos no gothic 3 as chaves não desaparece magicamente obrigando-te a recomeçar do nada) e não é por isso que recebeu uma estrela :-k
Última edição por stika em sexta 06 abr 2007, 17:40, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 17:36

GroundZero Escreveu:Tudo bem, mas não concordo com essa medida. Estamos numa altura em que as pessoas têm cada vez mais tempo livre , mas cada vez menos para coisas específicas. As análises pequenas são fáceis de fazer, e mais importantes, fáceis de ler, chamam a atenção para jogos a baixo preço ou clássicos ignorados...
Para os jogos a baixo preço e para os clássicos ignorados faz-se posts no blog principal que não faz mal nenhum. Aliás, tu que até percebes disso :mrgreen: não te fazia mal nenhum, e acho que todos agradeciam, se tu fizesses um pequeno post a destacar os bons negócios que conheces :mrgreen:

Para o resto, o fórum serve para isso. Uma análise é para analisar, mais que dar a opinião.

De qualquer forma, vou ver o que é possível fazer para repartir o mal pelas aldeias...
cinemaniac Escreveu:mas também pode ser aquelas que menos falam do jogo, que por serem pequenas não são conclusivas em nenhum ponto, e uma análise, que tem por objectivo elucidar o jogador acerca dos aspectos do jogo, ao ser pequena vai leva-lo também a pensar que não tem nada que mereça ser falado nem tem pontos de interesse.
Falas falas falas, mas eu quero é a análise do stalker e tu não a fazes :mrgreen:
PanicFreak Escreveu:Nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade...
Não, mas nunca podes dizer tudo sobre um jogo em 750 palavras. A não ser que o jogo seja pequeno, claro, um pouco como eu fiz com o pocketfull of stars :P
GroundZero Escreveu:Não concordo. Quem vai visitar o site já se sabe que gosta de jogos. E convém não tratarmos as pessoas como vegetais que não pensam.
:-s Pera aí. A mega score tratas as pessoas como vegetais? :anxious:

E, tal como a mega score, o site não oficial é orientado para todo o tipo de pessoas, não apenas para aqueles que gostam de jogos (embora principalmente, claro) mas também para os que vão vir a gostar :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 17:41

stika Escreveu:o Vampire the masquerade teve bugs tão maus ou piores como os do Gothic 3 e não é por isso que recebeu uma estrela :-k
Mas isso é porque o Gothic 3 não é do nível do vampire.

Já agora, aproveito para dizer que, depois de ler análise do Gothic 3, a achei soberba, muito bem feita :mrgreen: Não fala nada de bem do jogo, mas também não há nada para falar (a não ser a espetacular banda sonora :P )

Retiro tudo o que tinha dito antes, porque não há razão para o ter dito. :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 17:43

Morbus Escreveu:
stika Escreveu:o Vampire the masquerade teve bugs tão maus ou piores como os do Gothic 3 e não é por isso que recebeu uma estrela :-k
Mas isso é porque o Gothic 3 não é do nível do vampire.

Já agora, aproveito para dizer que, depois de ler análise do Gothic 3, a achei soberba, muito bem feita :mrgreen: Não fala nada de bem do jogo, mas também não há nada para falar (a não ser a espetacular banda sonora :P )

Retiro tudo o que tinha dito antes, porque não há razão para o ter dito. :anxious:
eu por acaso considero a saga gothic superior há saga masquerade
ou seja se calhar não é do nivel do vampire porque é superior
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 06 abr 2007, 17:43

stika Escreveu:
Badedas 13 Escreveu:Penso que a análise do Fred ao Gothic 3 foi exagerada... aquilo foi mais uma crítica de 20 segundos de jogo, do que uma opinião em geral do mesmo.
É como se eu passasse por uma parede no jogo GTA, e criticasse bastante o jogo devido a esse BUG... não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla...
E bem sabemos que é um jogo que vale mais que uma estrela, se bem que há muitos com 2/3 que nem uma deveriam ter...
ainda não tenho a revista, o gothic 3 só recebeu uma estrela?

eu tenho o jogo e já o acabei e posso dizer que isso é sacrilégio, os patches já resolveram a grande maioria dos bugs, por mim o jogo levava 5 estrelas (sem o selo recomendado) se não fossem os bugs mas como eles irritam bastante dou ao jogo 4 ou 3 estrelas.

cinemaniac Escreveu:
e estás a fazer confusão com análise e gostos pessoais. uma coisa é tu gostares de um jogo que consegues "aturar" certas falhas que ele possa ter, mas uma análise não deve sofrer influências dos nossos gostos. de certeza que se fosse assim as notas dadas aos jogos na Mega Score seriam em muito diferentes. e acho que as notas que se têm vindo a verificar (assim como esta do Gothic 3) são em função dos vários constituintes do jogo, e se o jogo falha nesses variados aspectos, não há volta a dar.
o Vampire the masquerade teve bugs tão maus ou piores como os do Gothic 3 e não é por isso que recebeu uma estrela :-k
já mencionaram aqui que não é por existirem patches que o jogo passa a merecer melhor classificação. quando o compras, ele não vem logo com patches, logo instalas e vais jogando com os bugs todos... depois é que usas as patches quando elas sairem, até lá o jogo continua defeituoso. e imagina quem não tenha net... como é que faz para actualizar o jogo? pois, não faz e lá tem de jogar com os bugs. ou seja, aqui convém sempre analisar o produto base, já que nem sempre poderás estar a usar patches ou o que for para que ele fique melhor. e também segundo o que disseram (e eu que joguei o Vampires posso falar) os bugs do Vampires permitiam que o jogo fosse jogável lol e não por exemplo como o Dark Messiah que nem iniciava o jogo :P e agora imagina outra situação: tu lias a análise que foi feita com muitas patches em cima "ah o jogo é muito bom, está fenomenal, bla bla bla" e depois ias comprar o jogo, não tinhas net ou nem sabias das patches, e começavas a jogar e deparavas-te com falhas descomunais... não seria agradável.
Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:mas também pode ser aquelas que menos falam do jogo, que por serem pequenas não são conclusivas em nenhum ponto, e uma análise, que tem por objectivo elucidar o jogador acerca dos aspectos do jogo, ao ser pequena vai leva-lo também a pensar que não tem nada que mereça ser falado nem tem pontos de interesse.
Falas falas falas, mas eu quero é a análise do stalker e tu não a fazes :mrgreen:
já estou a prepará-la :P mas há que ter calma lol é muita coisa para falar lol
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 17:47

Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
stika Escreveu:
Badedas 13 Escreveu:Penso que a análise do Fred ao Gothic 3 foi exagerada... aquilo foi mais uma crítica de 20 segundos de jogo, do que uma opinião em geral do mesmo.
É como se eu passasse por uma parede no jogo GTA, e criticasse bastante o jogo devido a esse BUG... não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla...
E bem sabemos que é um jogo que vale mais que uma estrela, se bem que há muitos com 2/3 que nem uma deveriam ter...
ainda não tenho a revista, o gothic 3 só recebeu uma estrela?

eu tenho o jogo e já o acabei e posso dizer que isso é sacrilégio, os patches já resolveram a grande maioria dos bugs, por mim o jogo levava 5 estrelas (sem o selo recomendado) se não fossem os bugs mas como eles irritam bastante dou ao jogo 4 ou 3 estrelas.

cinemaniac Escreveu:
e estás a fazer confusão com análise e gostos pessoais. uma coisa é tu gostares de um jogo que consegues "aturar" certas falhas que ele possa ter, mas uma análise não deve sofrer influências dos nossos gostos. de certeza que se fosse assim as notas dadas aos jogos na Mega Score seriam em muito diferentes. e acho que as notas que se têm vindo a verificar (assim como esta do Gothic 3) são em função dos vários constituintes do jogo, e se o jogo falha nesses variados aspectos, não há volta a dar.
o Vampire the masquerade teve bugs tão maus ou piores como os do Gothic 3 e não é por isso que recebeu uma estrela :-k
já mencionaram aqui que não é por existirem patches que o jogo passa a merecer melhor classificação. quando o compras, ele não vem logo com patches, logo instalas e vais jogando com os bugs todos... depois é que usas as patches quando elas sairem, até lá o jogo continua defeituoso. e imagina quem não tenha net... como é que faz para actualizar o jogo? pois, não faz e lá tem de jogar com os bugs. ou seja, aqui convém sempre analisar o produto base, já que nem sempre poderás estar a usar patches ou o que for para que ele fique melhor. e também segundo o que disseram (e eu que joguei o Vampires posso falar) os bugs do Vampires permitiam que o jogo fosse jogável lol e não por exemplo como o Dark Messiah que nem iniciava o jogo :P e agora imagina outra situação: tu lias a análise que foi feita com muitas patches em cima "ah o jogo é muito bom, está fenomenal, bla bla bla" e depois ias comprar o jogo, não tinhas net ou nem sabias das patches, e começavas a jogar e deparavas-te com falhas descomunais... não seria agradável.
jovem eu fui obrigado a reiniciar o vampire the masquerade por me desaperecem chaves assim do nada, porque o botao de elevador desapeceu e fiquei preso no elevador, e porque os inimigos assim do nada ganharam vida infinita e isto é com os patches officiais, por isso não me digas que o Vampire é jogavel, e se simplesmente nao gostas da saga gothic nao venhas dizer que ela é injogável porque o mais provavel é que nunca sequer chegaste a meio do jogo


Tu já disseste antes que nen do gothic 2 gostas, por isso esta discussão entre nós os dois baseia-se numa discussão de gostos e não é exactamente racional, os bugs do gothic são irritantes? absolutamente de acordo eu até ficaria mais ou menos calado se o jogo recebesse 2 estrelas agora uma estrela? acho que isso é exagero, porque eu não me lembro do vampire receber uma nota tão baixa
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 17:54

stika Escreveu:jovem eu fui obrigado a reiniciar o vampire the masquerade por me desaperecem chaves assim do nada, porque o botao de elevador desapeceu e fiquei preso no elevador, e porque os inimigos assim do nada ganharam vida infinita e isto é com os patches officiais, por isso não me digas que o Vampire é jogavel
O Vampire, sem patches, nem sequer te deixa acabar o jogo. Ficares sem chaves é o menos :P

Além disso, a Troika foi à falência ainda antes de o primeiro patch para o jogo ser lançado. Isso não justifica, no entanto, o estado do jogo. De qualquer forma, Vampire é jogável, e é mais estável que o Gothic 3, sem patches. Já experimentas-te aquele bug bonito que de põe a ver na cara da pessoa que está mais perto de ti? Sim, também te obriga a reiniciar o jogo, e é um bug muito mais frequente que o de desaparecer material no Vampire. Cair pelo chão também é relativamente frequente, mas depois aparece-se mais à frente. Aquele do gajo se virar para trás para falar é que eu nunca vi xD Também quando joguei tinha patches, e os mais recentes, suponho.
stika Escreveu:e se simplesmente nao gostas da saga gothic nao venhas dizer que ela é injogável porque o mais provavel é que nunca sequer chegaste a meio do jogo
Só joguei um bocadinho do Gothic 2 e chegei quase ao fim do Gothic 3, thank you very much :P

:EDIT:
Se bem que há que dizer que os loadings eram desesperantes, e para sair do jogo era hard reset porque era mais rápido :mrgreen: Também há que dizer que não joguei o jogo sozinho, era tipo 50/50 :P

:EDIT:
Eu não disse que era injogável. Eu disse que Gothic 3 é um jogo muito fraco, e vampire não. (bugs à parte)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 17:56

mas aí está, um jogo que sem patches não te deixa terminá-lo, isso não merece uma estrela? no entanto não recebeu, como tal o gothic 3 também não merece uma estrela, ou então, merecem os 2 uma estrela


Já agora joga o Gothic 2 até ao fim que é o melhor da série, ainda hoje é um dos meus rpg´s favoritos :wink:




Edit: Já agora antes da Troika falir ainda lançaram o patch 1.2 que resolve alguns bugs. Finalmente, eu já nao consigo jogar o vampire porque o meu pc nem inicia o jogo, já tentei todos os patches officiais e não officiais e o jogo simplesmente não inicia, qual deles o mais injogável?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 18:15

stika Escreveu:mas aí está, um jogo que sem patches não te deixa terminá-lo, isso não merece uma estrela? no entanto não recebeu, como tal o gothic 3 também não merece uma estrela, ou então, merecem os 2 uma estrela
É para tu veres a discrepância na qualidade dos dois jogos. Passei muito tempo, depois de ter o jogo, sem nunca o ter acabado, por causa do bug, e ainda assim considerava-o um dos melhores que tinha jogado.

Mas para se analisar isto, só mesmo contrastando as coisas. Vampire é um RPG, e no que toca Role-Play, e é dos melhores deste milénio, e nem adianta fugir a isso, ou negar, porque é. Basta jogar para veres. Em termos de combate, Vampire não é uma máquina, mas comparado com o combate do Gothic 3 é bem melhor: muito mais equilibrado, mais estável e mais variado. Não vale a pena referir que nenhum dos dois sistemas de combate se adapta ao género, porque é redundante. Em termos de mapa de jogo, o Gothic 3 destaca-se na extensão e, discutivelmente (pelo menos na minha opinião ganha), na beleza dos cenários. Em termos de design dos mapas, Vampire destaca-se, embora fosse um pouco inevitável dada a natureza dos jogos... No que toca o setting, Gothic 3 perde mas muito, quando comparado com o Vampire. O setting de vampire é muito bem desenvolvido, e, apesar de ser um jogo tecnicamente mais pequeno, tem mais lore que Gothic 3. Também é preciso fazer referência que a fantasia medieval está em desvantagem, por inerência (ou seja, por estar muito batida), quando confrontada com um mundo como o de World of Darkness. O desenvolvimento das personagens, e todo o design delas é incrivelmente superior no Vampire, deixando o Gothic 3 arrumado a um canto, completamente. Apesar de tudo, seria de esperar, pois Gothic 3 é mais virado para a acção (ponto onde, como disse, Vampire ganha). Na história em si, o Vampire ganha de novo, primeiro porque o branching nele é muito mais desenvolvido, roçando, principalmente em Santa Monica, a Sand box que, apesar de ser, por excelência, uma sandbox, Gothic 3 nunca consegue atingir com tanta perfeição. O conceito do Vampire também está mais bem desenvolvido que o conceito do Gothic 3, que não não vai muito para além do que já vimos, e fica atrás de outros tantos. Em termos de optimização gráfica (não interessam os bugs), Vampire está muito melhor, apesar de ter gráficos mais fracos, como é lógico. Mesmo assim, os gráficos de Vampire são muito bons, destacando-se muito bem nas personagens e em outros pormenores. Gothic 3, como é lógico, tem gráficos muito bonitos, e tem paisagens muito muito bonitas, mas está bem mal optimizado. Optimização geral do jogo, penso que ande ela por ela: o Vampire tinha vários bugs esporádicos, o Gothic 3 tem vários bugs esporádios. O Vampire estava mal optimizado no controla da personagem, o gothic 3 mal optimizado está, para além de ser terrivelmente LENTO nos acessos ao disco, o que só faz com que andemos CONSTANTEMENTE a soluçar e o jogo esteja sempre a empancar quando andamos, qualquer que seja o sítio onde estejamos. Os loadings do Vampire são lentos, os do Gothic 3 mais lentos são. No meu PC o vampire demora uma média de 10 segundos por loading, o Gothic 3 deve demorar 2 minutos (digo deve porque nunca o joguei no meu, apenas num AMD 2800+ com 1GB de RAM e uma 6600GT). Na altura em que saiu, o vampire demorava 1min no máximo dos máximos, num PC médio. Gothic 3 não é assim. Além disso, demorar cinco minutos a sair do jogo é obra. Com um ALT+F4 directo demora apenas 3, mas o vampire sai muito bem. O vampire tem o grande problema, sem patches, não se poder terminar o jogo, porque ele, invariavelmente, empanca. Apesar de tudo, há um workaround que elimina isso, o que não é solução (pois são comandos na consola do jogo...) mas que serve para os mais desesperados terminarem o jogo (e não há qualquer alteração se esse workaround for convenientemente executado).

No final, sem bugs, eu dava 3 estrelas ao Gothic 3. É um jogo razoável, sim, não é bom, e nunca podia ser IMO, sem bugs, com digo. Sem bugs, eu dava 5 estrelas e o selo de recomendado ao Vampire. É um jogo muito bom, e sem dúvida recomendado, sem dúvida alguma.

Tirou-se 2 estrelas a cada um. O Vampire desceu para 4, e o Gothic 3 para 1. Apesar de tudo, acho que, como dizes, não merecia apenas uma. Dava-lhe 2 mas prontos, também a diferença não é muita, porque eu ao Vampire dava 5 estrelas sem o selo de recomendado, se fosse eu a analisar.

Esta é a minha opinião, claro, e não me podes privar dela. Tento ser, sempre, isento nas minhas opiniões, e agora não é excepção.

stika Escreveu:Já agora joga o Gothic 2 até ao fim que é o melhor da série, ainda hoje é um dos meus rpg´s favoritos :wink:
Sim, já ouvi dizer bem da série, mas eu não gosto muito de RPG's de acção (excepção feita a um ou outro).
stika Escreveu:Edit: Já agora antes da Troika falir ainda lançaram o patch 1.2 que resolve alguns bugs. Finalmente, eu já nao consigo jogar o vampire porque o meu pc nem inicia o jogo, já tentei todos os patches officiais e não officiais e o jogo simplesmente não inicia, qual deles o mais injogável?
O problema é claramente da tua versão/instalação do windows. Acontece o mesmo ao Hunter. Eu aconselhava aos dois uma formatação do disco.

Já agora, quando o Vampire saiu, nunca constou que nem sequer inciasse. É provável que tenha algo a avir com service pack 2 do windows XP. É bem provável até.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 18:25

Esqueci-me de fazer referência à banda sonora. No geral, a bando sonora do Vampire é melhor, apesar das músicas do Gothic 3 serem lindíssimas. Isto porquê? Porque apesar da qualidade das músicas do Gothic 3, elas são feitas como músicas e não tanto como música de ambiente, e fica muito a perder. Já para não falar que não vejo muita ligação entre as músicas e os cenários, no G3, excepção feita, claro, às grutas, em que está muito bem adaptada. Além disso, a música do que é debaixo da terra, no G3, faz-me lembrar a banda sonora do Fallout, o que, no meu entender, é um ponto a favor, e muito a favor :mrgreen:

No final, é quase impossível que uma sandbox consiga competir em termos de banda sonora com um jogo como Vampire. Basta dizer que a maior parte dos níveis tem uma música específica.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 18:30

Morbus Escreveu:[
É para tu veres a discrepância na qualidade dos dois jogos. Passei muito tempo, depois de ter o jogo, sem nunca o ter acabado, por causa do bug, e ainda assim considerava-o um dos melhores que tinha jogado.

Mas para se analisar isto, só mesmo contrastando as coisas. Vampire é um RPG, e no que toca Role-Play, e é dos melhores deste milénio, e nem adianta fugir a isso, ou negar, porque é. Basta jogar para veres. Em termos de combate, Vampire não é uma máquina, mas comparado com o combate do Gothic 3 é bem melhor: muito mais equilibrado, mais estável e mais variado. Não vale a pena referir que nenhum dos dois sistemas de combate se adapta ao género, porque é redundante. Em termos de mapa de jogo, o Gothic 3 destaca-se na extensão e, discutivelmente (pelo menos na minha opinião ganha), na beleza dos cenários. Em termos de design dos mapas, Vampire destaca-se, embora fosse um pouco inevitável dada a natureza dos jogos... No que toca o setting, Gothic 3 perde mas muito, quando comparado com o Vampire. O setting de vampire é muito bem desenvolvido, e, apesar de ser um jogo tecnicamente mais pequeno, tem mais lore que Gothic 3. Também é preciso fazer referência que a fantasia medieval está em desvantagem, por inerência (ou seja, por estar muito batida), quando confrontada com um mundo como o de World of Darkness. O desenvolvimento das personagens, e todo o design delas é incrivelmente superior no Vampire, deixando o Gothic 3 arrumado a um canto, completamente. Apesar de tudo, seria de esperar, pois Gothic 3 é mais virado para a acção (ponto onde, como disse, Vampire ganha). Na história em si, o Vampire ganha de novo, primeiro porque o branching nele é muito mais desenvolvido, roçando, principalmente em Santa Monica, a Sand box que, apesar de ser, por excelência, uma sandbox, Gothic 3 nunca consegue atingir com tanta perfeição. O conceito do Vampire também está mais bem desenvolvido que o conceito do Gothic 3, que não não vai muito para além do que já vimos, e fica atrás de outros tantos. Em termos de optimização gráfica (não interessam os bugs), Vampire está muito melhor, apesar de ter gráficos mais fracos, como é lógico. Mesmo assim, os gráficos de Vampire são muito bons, destacando-se muito bem nas personagens e em outros pormenores. Gothic 3, como é lógico, tem gráficos muito bonitos, e tem paisagens muito muito bonitas, mas está bem mal optimizado. Optimização geral do jogo, penso que ande ela por ela: o Vampire tinha vários bugs esporádicos, o Gothic 3 tem vários bugs esporádios. O Vampire estava mal optimizado no controla da personagem, o gothic 3 mal optimizado está, para além de ser terrivelmente LENTO nos acessos ao disco, o que só faz com que andemos CONSTANTEMENTE a soluçar e o jogo esteja sempre a empancar quando andamos, qualquer que seja o sítio onde estejamos. Os loadings do Vampire são lentos, os do Gothic 3 mais lentos são. No meu PC o vampire demora uma média de 10 segundos por loading, o Gothic 3 deve demorar 2 minutos (digo deve porque nunca o joguei no meu, apenas num AMD 2800+ com 1GB de RAM e uma 6600GT). Na altura em que saiu, o vampire demorava 1min no máximo dos máximos, num PC médio. Gothic 3 não é assim. Além disso, demorar cinco minutos a sair do jogo é obra. Com um ALT+F4 directo demora apenas 3, mas o vampire sai muito bem. O vampire tem o grande problema, sem patches, não se poder terminar o jogo, porque ele, invariavelmente, empanca. Apesar de tudo, há um workaround que elimina isso, o que não é solução (pois são comandos na consola do jogo...) mas que serve para os mais desesperados terminarem o jogo (e não há qualquer alteração se esse workaround for convenientemente executado).

No final, sem bugs, eu dava 3 estrelas ao Gothic 3. É um jogo razoável, sim, não é bom, e nunca podia ser IMO, sem bugs, com digo. Sem bugs, eu dava 5 estrelas e o selo de recomendado ao Vampire. É um jogo muito bom, e sem dúvida recomendado, sem dúvida alguma.

Tirou-se 2 estrelas a cada um. O Vampire desceu para 4, e o Gothic 3 para 1. Apesar de tudo, acho que, como dizes, não merecia apenas uma. Dava-lhe 2 mas prontos, também a diferença não é muita, porque eu ao Vampire dava 5 estrelas sem o selo de recomendado, se fosse eu a analisar.

Esta é a minha opinião, claro, e não me podes privar dela. Tento ser, sempre, isento nas minhas opiniões, e agora não é excepção.
A tua review é interessante mas é uma opinião e não uma comparação exacta, pois ninguem que eu conheça gosta do nenhum dos gothics pela acção, mas sim pela liberdade, o gothic dá-te uma liberade que enconsta o vampire a um canto, quer no desenvolvimento da personagem, quer nas escolhas que fazes e como estas alteram o mundo. Já o gothic 3 é bem mais épico que o vampire logo se dás uma nota maior ao vampire pelo seu setting negro então este género de plot também lhe atribui nota. Os gráficos acho que não devem ser levado em conta devido há diferença de anos, apesar do o Gothic ganhar. Já a mal optimização do motor de jogo é sim um grande mal, mas ao menos somos compensados com um mundo gigante e em quase todas as curvas encontramos novos characters, quests ou locais para resolver quests. Em termos de bugs na minha opinião o vampire consegue ser pior pelo simples facto de ser impossivel de acabar o jogo sem nenhum patch, isto por mim bate qualquer outro bug do jogo

Eu não vou dar uma avaliação não joguei ambos tempo suficiente sem patches aliás sem um único patch o Vampire nunca funcionou no meu pc mas na minha opinião o gothic 3 é superior,


finalmente é melhor pararmos porque é mais que óbvio que somos 2 fanboys a puxar para o seu lado

Edit: Nem sei como é que podes dizer que a musica do Vampire é superior, é como dizeres que beethoven é inferior ás musicas de hoje em dia porque ele nunca fez musica de discoteca.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 06 abr 2007, 18:55

stika Escreveu:A tua review é interessante mas é uma opinião e não uma comparação exacta, pois ninguem que eu conheça gosta do nenhum dos gothics pela acção, mas sim pela liberdade, o gothic dá-te uma liberade que enconsta o vampire a um canto, quer no desenvolvimento da personagem
Mentira. Sabes do que estás a falar? :-s O desenvolvimento da personagem do Vampire dá GRAAAAAAAANDE coça ao do Gothic 3, mas MESMO grande... :?

Mas ui, nem se compara.
stika Escreveu:quer nas escolhas que fazes e como estas alteram o mundo.
Mentira. Sabes do que estás a falar?!?!? :shock: Desde quando?! O role-play do Vampire é muitíssimo mais profundo que o do Gothic 3... Mas eu, nem se compara mesmo, é assim uma diferença abismal... :? Tu vives em que mundo man?! :? Ou então jogaste um Gothic 3 diferente do que eu joguei... Eu quero esse!
stika Escreveu:Já o gothic 3 é bem mais épico que o vampire
Verdade, eu disse isso. Gothic 3 é imenso, é uma sandbox, não te esqueças. Acho que isso é um ponto a favor, especialmente tendo em conta o conceito do jogo. Em termos da história é também mais "épica" ou, por outra, mais modificadora para o mundo, o que não é nem uma coisa boa nem má. É diferente, simplesmente. Há quem goste de histórias épicas, há quem não goste e goste mais de histórias que se resumem a coisas mais banais ou humanas, por assim dizer.
stika Escreveu:logo se dás uma nota maior ao vampire pelo seu setting negro então este género de plot também lhe atribui nota.
Não percebi o que queres dizer. Eu dou melhor nota a vampire porque o setting dele é muito mais original e bem trabalhado, só por isso, não é por mais nada :?
stika Escreveu:Os gráficos acho que não devem ser levado em conta devido há diferença de anos, apesar do o Gothic ganhar.
Claro que ganha, como disse. Mas o que eu falei mesmo foi da optimização, e aí, apesar de tudo, o Vampire ganha e de longe (até porque o Vampire usa o Source - excelente motor - e o Gothic 3 usa o GameBryo - péssimo motor, ou, por outra, não é excelente, longe disso).
stika Escreveu:Já a mal optimização do motor de jogo é sim um grande mal, mas ao menos somos compensados com um mundo gigante e em quase todas as curvas encontramos novos characters, quests ou locais para resolver quests.
Verdade, mas também é preciso dizer que esses novos characters são praticamente todos iguais (excepção feita a alguns mais importantes) e as quests todas iguais são. Os locais nota-se que tiveram uma excelente direcção artística, como, aliás, referi.
stika Escreveu:Em termos de bugs na minha opinião o vampire consegue ser pior pelo simples facto de ser impossivel de acabar o jogo sem nenhum patch, isto por mim bate qualquer outro bug do jogo
Como disse, não é impossível, mas também não é possível através de meios convencionais.
stika Escreveu:Eu não vou dar uma avaliação não joguei ambos tempo suficiente sem patches aliás sem um único patch o Vampire nunca funcionou no meu pc mas na minha opinião o gothic 3 é superior
Não sabes do que falas, e isso nota-se.
stika Escreveu:finalmente é melhor pararmos porque é mais que óbvio que somos 2 fanboys a puxar para o seu lado
Eu não sou fanboy de coisa nenhuma. Não penses isso. Se tu és fanboy, prontos, não discuto mais, mas eu não sou, nem nunca fui, fanboy de Vampire. Sou fanboy, quando muito, de RPG's, e tenho opiniões, como todos.
stika Escreveu:Edit: Nem sei como é que podes dizer que a musica do Vampire é superior, é como dizeres que beethoven é inferior ás musicas de hoje em dia porque ele nunca fez musica de discoteca.
Leste o que eu disse? E eu nem referir que as músicas do Gothic 3 são feitas por uma orquestra de verdade... Mas disse que são belíssimas. O que disse também foi que não se adaptam. Também não referi que são repetitivas, mas isso também não é preciso dizer.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » sexta 06 abr 2007, 19:11

Para começar no vampire the masquerade por aprencer a criar as tuas armas no vampire? ou retirar troféus dos animais que matas? a regatear preços? pickpocket? Criar poçoes? Cozinhar?

EDIT: por acaso regatear preços acho que podes já não me lembro bem


Agora magia: Tens a tramaturgia do Tremere que está limitato a 5 ou 6 skills

Se contares com as skills de todos os clâs (ainda que algumas dessas skills não contem como magia ) o número é inferior ás skills que aprendes podes aprender pelos 3 deuses mais a 6 druid stones

Combate têm ambos os jogos um péssimo combate mas neste ganha o vampire porque pode-se usar armas de fogo, mas noi entanto ambos consitem no mesmo spammar o botao de ataque e defender quando é preciso que ganhar qualquer combate



Tu pelos visto é que nunca jogaste o Gothic 3 porque que eu saiba as tuas escolhas alteram o mundo, no vampire the masquerade tu podes criar revoluções nas cidades? podes simplesmente entrar por uma cidade a dentro e matar o lider dessa cidade? ultima vez que vi tens de aturar o Lacroix para o jogo inteiro mas que posso matar o King rhobar, Xardas, ou até os meus companheiros sempre que me aptecer



quanto ao setting eu falava que eu prefiro um jogo com uma mundo banal mas épico como o gothic a um jogo "negro"



As músicas do Gothic são repetitivas isso sim mas dizer que não se adptam ao jogo? então queres o quê? techno com um toque metálica?
Morbus Escreveu:
Stika Escreveu:Eu não vou dar uma avaliação não joguei ambos tempo suficiente sem patches aliás sem um único patch o Vampire nunca funcionou no meu pc mas na minha opinião o gothic 3 é superior
Não sabes do que falas, e isso nota-se.
que interessante, digo que o char develepment de um jogo é melhor que o outro e partir daí não sei o que digo ora aqui está sim senho


Pelas tuas respostas cada vez me pareçes um fanboy, eu pessoalmente admito que sou um pouco pela saga gothic, provavelmente pelo meu vício no gothic 2, mas pelos teus posts não ficas muito atrás de mim
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » sexta 06 abr 2007, 19:14

depois desta polémia toda ainda há quem ache que as análises aos jogos têm de ser objectivas e classificadas com percentagens e fórmulas pseudocientíficas... interessante. e a conversa que dois textos que nem se leram gera? ui.
Responder