lolMorbus Escreveu:Não leias, joga Fallout e cala-tedark_soul Escreveu:É pá Morbus, já pensaste na vida de escritor? É que só de olhar pró tamanho dos posts perde-se logo a vontade de se ler
Bem respondido

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores
Eu só disse o que disse porque tu pediste.Bu77erCup242 Escreveu:Antes demias queria deixar esclarecido que nao tiro merito nenhum ao Fallout ao BDG ou ao KOTOR, cmo exelentes obras dentro do seu campo. Estou sim apontar falhas ao um dos genros que mais tem a evoluir.
Então concordarás muito depressa os CRPG's nunca chegarão ao níveis dos P&P, a não ser que se descubra a verdadeira inteligência artificialBu77erCup242 Escreveu:Devido a isso acho que tenho uma prespectiva totalmente diferente no que diz respeito ao roleplaying
Embora com algumas limitações, é EXACTAMENTE isso que Fallout faz. Eu sei do que falo, porque joguei o jogo, várias vezes, conheço bem as mecânicas de alguns rulesets P&P, e sei do que falo. É limitado, claro, como é lógico, mas Fallout faz precisamente isso. Não sejas preconceituoso ao ponto de considerar todos os CRPG's iguais com base em jogos como NWN ou Diablo... E não fales de jogos que não conheces. Fallout não é powerplay, LONGE disso.Bu77erCup242 Escreveu:E que tudo aquilo que me descreves ode fazer um exelente jogo de aventuras mas esta muito longe do Roleplay. De um ponto de vista mais simples, um Roleplay nao e acerca de apanhar armas ou matar mostros, fazer "quest", salvar o mundo, nao o Roleplay e acerca de intrepertares um personagem que tem que ter perfundidade.
Fallout faz EXACTAMENTE isso, com limitações, porque um computador não é um dungeon masterBu77erCup242 Escreveu:Roleplay nao e o combate, o sistema de combate e algo usado para criar regras nos cantos ode o roleplay e suficiente. Roleplay e tu entrares num bar, descrever totalmente o que fazes e mantres uma conversa com pes e cabeca ( na primiera pessoa se fa favor ) com um NPC intrepertado pelo GM/Storyteller whatever they wanna call it.
Isso não existe em Fallout, ou se existe, existe tanto como num P&P comum.Bu77erCup242 Escreveu:A grande dificuldade e que tu nao podes manter essa conversa sobre a perpetiva do que sera melhor para a campanha, o que eu como jogador quero mais, o que eu posso dizer para ter mais vantagens
É EXACTAMENTE isso que Fallout faz, mais uma vez, e mais uma vez com as limitações de um computador. Não fales sem saber. E depois dizes que EU é que falo de jogos que não jogueiBu77erCup242 Escreveu:tens sim que manter a conversa sobre o ponto de vista da personagem que criaste e defeniste fiscamente, e psicologicamente, nao dizes o que tu queres, mas aquilo que aquela pessoa a tres dimoensoes que tu criaste dizia.
A não ser que se encontre a verdadeira inteligência artificial, não. Mas pode-se chegar muito próximo. Olha o caso de The Sims. É diferente, eu sei, mas repara no conceito e na mecânica.Bu77erCup242 Escreveu:Isso e algo que nao pode nem vai nunca acontecer nos jogo singleplayer.
Os tiques podes imita-los tu mesmo!Bu77erCup242 Escreveu:a unica diferenca entre um RPG de universo aberto ou GTA e que num tens loot e desenvoves as habilidades da tua personagem. No entento o fundamental para o Roleplay e impossivel de fazer, nunca vais mesmo intrepertar a tua personagem, as sua reacoes, ou seus tiques...isso e roleplay, alias como o nome indica.
Também penso que sim, mas ainda não existe nada disso. De qualquer forma, uma dica: olhem para a NCSoftBu77erCup242 Escreveu:Acho que so e possivel criar um Roleplayno computador em mutiplayer
Têm limitações, sim, mas quero ver-te a dizer isso depois de jogar Fallout, a sério.Bu77erCup242 Escreveu:Porque verdade seja dita, os chamados rolepay no computador nao sao mais nada que jogos de aventuras ou historias interactivas, de role play, nao tem nada.
Eu sei que a minha definição pode não conter as melhores palavras e as que encontrei na net são demasiado longas pra colocar aqui, mas estás a dizer que Planescape Torment, Baldur's Gate, Arcanum ou Icewind Dale são maus RPG's?Morbus Escreveu:Desculpa que te diga, mas tens o teu conceito de RPG MUITO distorcido. Os maus RPG's são assim...Acho que aqui alguém não percebe muito de game design...
Anyway, Sims é um RPG, no seu sentido mais extremo. Eu estou a tentar desenvolver um conceito para um jogo (a desenvolver como um mod para o futuro AfterFall) que se baseia no The Sims, e vai ser um RPG
Eu quis dizer que um RPG não é fazer quests principais (obrigatórias) e secundárias (opcionais). Só isso.FuSiOnShArK Escreveu:Eu sei que a minha definição pode não conter as melhores palavras e as que encontrei na net são demasiado longas pra colocar aqui, mas estás a dizer que Planescape Torment, Baldur's Gate, Arcanum ou Icewind Dale são maus RPG's?
É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...Cyrax Escreveu:Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto?
eu cá agora só acredito nisso quando vir que já não estão lá mesmo os nomes dos que sairam... lol como disse no tópico correcto: "peço desculpa pela desconfiança". depois, quando vir que realmente não estão lá, quero saber o que para ai vem...ZheadShot Escreveu:É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...Cyrax Escreveu:Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto?
Espero que traga algo relacionado com o Almoço que foi feito aqui no Portocinemaniac Escreveu:eu cá agora só acredito nisso quando vir que já não estão lá mesmo os nomes dos que sairam... lol como disse no tópico correcto: "peço desculpa pela desconfiança". depois, quando vir que realmente não estão lá, quero saber o que para ai vem...ZheadShot Escreveu:É que após a revolução que sucedeu na redação até eu estou curioso de como irá ser a futura revista... Se bem me lembro o Nelson disse na sua carta de despedida que o editorial da revista passada tinha sido o ultimo, o que me leva a concluir que se a proxima ja nao traz o editorial feito por ele entao tambem nao deve trazer mais nada...Cyrax Escreveu:Mas qual é a tua pressa? Ainda vamos a meio do mês... Quando for altura, será aberto, acho que não é preciso alguem alertar!Cabita Escreveu:Tópico da Edição 140...já pode ser aberto?
Sinto-me mais ou menos como tu, nesse aspecto. Ainda para mais quando, pouco antes de ter lido o artigo, o site não oficial tinha feito a cobertura desteBu77erCup242 Escreveu:Apenas acabei de ler a ultima edicao ontem, assim vou deixar uns breves comentarios.
Acho que todos os artigos de opiniao estavam bastante bons, como exepcao do do senhor Sanches que era pura especulacao com pouco conteudo.- De todos o que gostei mais foi do senhor GBrito e o que gostei menos foi o do senhor Gbrito....
Passo a explicar, a primeira parte do texto esta bastante interessante, quando e discutida a dificuldade dos jogos e a necessidade fazer o jogador sentir-se o "heroi". lembrou-me de uma frase do filme Avalon ( "What do you think is the best, a game you think you can finish, but never do, or a game that seems impossible to win, but isn't?" ), acho um assunto bastante interessante. Depois houve uma segunda parte onde debate os argumentos um designer baseado nas sua palavras, sinceramente eu nao entendo a atencao dada a este designer que vao para blogs mandar as suas "postas" em linguagem muita cara mas que nao dizem nada: "Não só necessitamos de inventar uma linguagem dramatica para os videojogos, como precisamos de ensinar os jogadores a fala-la fluentemente. E quando isso acontecer eles vao gostar e implorar por mais"...eu escrevia isso, qualquer um de nos o fazia, a questao e que nao diz ai nada, diz 0, ele nao apresentam maneiras de o fazer, o proprio GBrito tb nao o faz. Criticar todos nos conseguimos fazer ( é o que eu estou a fazer agora ) agora as possiveis solucoes para esse problemas e que merecem ser debatidas. Nao basta o um designer dizer por palavras caras que o graficos/som/jogabilidade/historia e subaproveitada nos jogos, isso nao e nada, e preciso e ele apresentar a sua solucao para as aproveitar mais.