Mega Score nº 138 - Março 2007

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Mensagem por Morbus » sábado 24 fev 2007, 15:34

Role-Player Escreveu:REC *****?
Não conheces a escala da Mega Score? Pois é... :-k Tenho que por a explicar, tal como está na revista :-k Peço desculpa :oops:

E já agora, não foi o Nelson que analisou o Oblivion, foi o Fred, penso eu... O Nelson deu 4 **** na "segunda opinião". Além disso, com menos de um mês de jogo é um pouco difícil de analisar oblivion correctamente, embora não impossível. Eu analisei-o com 15 dias de jogo e foi o que foi... :oops:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
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Mensagem por Role-Player » sábado 24 fev 2007, 15:58

Morbus Escreveu:Não conheces a escala da Mega Score?
Fui agora ver (tenho a revista mesmo aqui ao lado). Portanto, o Oblivion recebeu cinco estrelas e foi recomendado?...
Além disso, com menos de um mês de jogo é um pouco difícil de analisar oblivion correctamente, embora não impossível. Eu analisei-o com 15 dias de jogo e foi o que foi... :oops:
Excluíndo a MegaScore porque não sei se é o caso, muitas críticas que circulam pela net são muitas vezes feitas por pessoas que não jogaram os jogos que se propõem criticar até ao fim. Agora, é inteiramente compreensível que um crítico, dado a quantidade de jogos publicados, não tenha tempo de fazer avaliações aprofundadas a todos esses títulos. Mas em parte é por isso que não presto muita atenção à cobertura que sites como a Gamespot ou a IGN (que cada vez mais mostra porque é que não se consegue escrever "ignorante" sem "ign") fazem, dado que em vários casos - Oblivion incluído - haviam aspectos cruciais de jogabilidade que nunca foram mencionados.

15 dias de jogo podem ser suficientes, depende do jogo. A crítica que fiz a uns jogos para Gameboy Advance demoraram máximo dos máximos 3 a 4 dias. A crítica que eu fiz ao Bard's Tale foi escrita uma semana depois de ter o jogo em mãos, e joguei apenas algumas horas por dia. Mas com o Fable, por exemplo, demorei pouco mais que duas semanas porque o jogo é maior e tem mais detalhe. Acho que o essencial é não deixar as primeiras impressões afectarem o discernimento. Sei de um crítico que trabalha para um site sueco que deu uma boa pontuação ao Morrowind, mas que mais tarde veio a admitir - oficiosamente - que não gostou do jogo e que só a deu porque estava na esperança de que ele melhorasse à medida que se avançasse mais.
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Mensagem por Morbus » sábado 24 fev 2007, 16:05

:-k Também é preciso ver que oblivion é um grande jogo, só não recebe, muitas vezes, notas tão boas porque era SUPOSTO ser melhor :mrgreen: Muito melhor. Imagina só que não tinha existido Morrowind, e que não tinha existido nenhum hype à volta nem nada. Com certeza que muitos dos que agora dão piores notas não estariam tão dispostos a criticar o jogo. E claro, um dos factores fundamentais de receber más notas, muitas vezes, é de ser apelidado como RPG... :mrgreen: Quero com isto dizer que Oblivion não tem "cabedal" para combater com os outros RPG's, e depois leva na cabeça, se fosse apelidado como um jogo free-form, de certeza que era melhor acolhido...
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Mensagem por Role-Player » sábado 24 fev 2007, 17:15

Podia ficar aqui muito tempo a dissecar o Oblivion, mas houveram muitas coisas que achei francamente más. Mesmo ignorando o hype, encontrei design tão contraditório e amador que aposto que se fosse incluído num jogo desenvolvido por uma companhia que não fosse a Bethesda, tinha sido severamente criticado por muitos sites. Não há sentido de urgência no jogo: há uma invasão demónica supostamente a ocorrer e no entanto nenhuma força demónica está a invadir o mundo. Além disso, a suposta urgência em fechar os portais contradiz a ideia por detrás da jogabilidade da série - de que o PC pode demorar o tempo que quiser a explorar o mundo.

Jogador: Então tenho que salvar o mundo?
Prof. Marcelo: Sim.
Jogador: Mas posso demorar o tempo que quiser?
Prof. Marcelo: Pode.
Jogador: Mas isso não vai contra a ideia de que tenho que impedir a invasão?
Prof. Marcelo: Vai.
Jogador: Então tenho que me apressar para fechar os portais!
Prof. Marcelo: Tem.
Jogador: Por isso não posso perder tempo!
Prof. Marcelo: Pode.

Verdade seja dita isto acontece em muitos jogos mas não é razão para ser ignorado. De que vale criar uma história que sugere urgência se não tem aplicação no mundo ou em como o jogo é jogado? Nem sequer as Guilds se parecem importar com isso - supostamente membros de outras Guilds podem atrapalhar o desenvolvimento ou as operações da mesma, mas uma invasão de demónios não pode. OK.

Outro aspecto é como a escala de níveis e equipamento - ambos dependentes do nível do PC - também contradiz a história.


***SPOILER***

O Imperador é morto por assassinos que vencem a própria guarda pessoal do Imperador... Mas esses mesmos assassinos conseguem ser mortos por um personagem de nível 1 (o que dolorosamente lembra o início do Neverwinter Nights, com Goblins de 3HP a chacinarem uma academia repleta de lutadores mais avançados que o PC). Um personagem acabdo de sair da caverna inicial com parco equipamento e experiência pode ser Grande Campeão da Arena. Aliás, é possível acabar o jogo a nível 2.


***/SPOILER***


Inúmeros bandidos em cavernas estão bem equipados, o que incrivelmente contradiz a ideia de que precisam de dinheiro e estão ali para roubar. É ridículo apresentar um mundo onde personagens que passam dificuldades económicas na verdade possuem equipamento extremamente valioso. Pior ainda é que se voltares a essas cavernas algum tempo depois de as "limpares" e com uns níveis em cima, encontras mais bandidos com equipamento mais valioso ainda... Mas a ideia continua a ser de que estão lá para roubar uns trocos a quem por ali passar.

Personagens que sigam um arquétipo - como um Fighter - podem subir na hierarquia de uma Guild completamente diferente à profissão ou 'skills' deles. Um personagem que invista apenas em 'skills' de combate pode tornar-se líder da Mage's Guild, mesmo que nem saiba usar o mais simples dos feitiços. O que isto quer dizer é que eventualmente um único personagem pode-se tornar líder de todas as Guilds porque, por exemplo, ao contrário do Morrowind não há uma série de 'skills' consideradas necessárias para entrar na Guild e avançar na mesma. Se as facções deixaram de ser exclusivas para quê a distinção entre elas?

Há várias situações assim que muitos críticos passaram ao lado. E isto é design puramente amador.
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Mensagem por Role-Player » sábado 24 fev 2007, 17:40

Olha outro exemplo que me lembrei agora:

***SPOILER***



Lembras-te de quando tens que salvar Kvatch? Aquela cidade enorme em chamas? A história requer que ganhes apoio dos líderes de várias cidades para abrir aquele último portatl, e Kvatch é um desses sítios. Pois o NPC com quem precisas de falar - o capitão da guarda se não estou em erro - ainda está no mesmo prédio em chamas, MESES depois de por lá teres passado.



***/SPOILER***

Esta situação estava presente no jogo quando o joguei "as is", fora da caixa, sem patches. Talvez um corrija isto? Não sei. Mas é de uma falta de consistência que nem muitos projectos indie sofre.
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Mensagem por Craza » sábado 24 fev 2007, 18:24

jogo online de corridas nao comercializado...
Auto Assault??
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Mensagem por Morbus » sábado 24 fev 2007, 18:57

Auto Assault? Não pode ser, porque a "surpresa" é só para o mês que vem...
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Mensagem por cinemaniac » sábado 24 fev 2007, 19:13

auto assault é comercializado... mas nao em portugal. e além disso pagas mensalidades.
A JOGAR: GUILD WARS
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A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
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Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 24 fev 2007, 21:43

Hehe estou deveras curioso para ver qual sera o jogo do ano :D. Quanto a nota do Oblivion, na sua analise oficial recebeu um recomendado mas na Segunda opiniao pode ler o que pensam os outros jornalistas. Foi ai que senhor Ncalvin deu um 4.

( Agora vou refilar um bocadinho ) concordo totalmente, alias lembro-me perfeitamente no mes em que saiu o Oblivion foi quando primeiro escrevi aqui no forum, e no topico da revsita disse e apresentei alguns argumentos de porque achava que o Oblivion nao era um jogo assim tao bom, na altura parece que ninguem concorda, muitos desses que agora ja dizem que o Oblivion e isto e aquilo...ai o que o tempo faz :D

O mesmo aconteceu com o Gears que na analise recebeu um recomendado, mas na segunda opiniao do senhor GBrito recebeu um 3.
Eu tinha apostado no Guitar Hero porque ate agora tem sido corrido a recomendados hehe, se nao é estou deveras curioso :D


EDIT-Ja agora, nao sei se alguem ja tinha dito. Na ultima edicao na seccao Ultima duracao quando falam do Star Wars Galaxies nao se enganaram na foto :D ( parace aquele jogo mediocre , nao me lembro do nome ) :D
Última edição por Bu77erCup242 em sábado 24 fev 2007, 22:06, editado 2 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
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Mensagem por Death Crow » sábado 24 fev 2007, 21:45

Aposto uma boa classificação para o Bully! Na análise foi referido que seria um dos jogos do ano, se não o jogo.
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Mensagem por Morbus » sábado 24 fev 2007, 22:21

Bu77erCup242 Escreveu:( Agora vou refilar um bocadinho ) concordo totalmente, alias lembro-me perfeitamente no mes em que saiu o Oblivion foi quando primeiro escrevi aqui no forum, e no topico da revsita disse e apresentei alguns argumentos de porque achava que o Oblivion nao era um jogo assim tao bom, na altura parece que ninguem concorda, muitos desses que agora ja dizem que o Oblivion e isto e aquilo...ai o que o tempo faz :D
Podes crer :oops:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
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Mensagem por Role-Player » sábado 24 fev 2007, 23:45

Acontece aos melhores, ninguém está acima disso :P
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Mensagem por Badedas 13 » segunda 26 fev 2007, 10:41

Tem se estado muito caladinho por aqui.... então e novidades? lol
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Mensagem por Craza » segunda 26 fev 2007, 16:22

Mais uma dica para o jogo deste mês? :-s
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Mensagem por stika » segunda 26 fev 2007, 16:39

Role-Player Escreveu:Podia ficar aqui muito tempo a dissecar o Oblivion, mas houveram muitas coisas que achei francamente más. Mesmo ignorando o hype, encontrei design tão contraditório e amador que aposto que se fosse incluído num jogo desenvolvido por uma companhia que não fosse a Bethesda, tinha sido severamente criticado por muitos sites. Não há sentido de urgência no jogo: há uma invasão demónica supostamente a ocorrer e no entanto nenhuma força demónica está a invadir o mundo. Além disso, a suposta urgência em fechar os portais contradiz a ideia por detrás da jogabilidade da série - de que o PC pode demorar o tempo que quiser a explorar o mundo.

Jogador: Então tenho que salvar o mundo?
Prof. Marcelo: Sim.
Jogador: Mas posso demorar o tempo que quiser?
Prof. Marcelo: Pode.
Jogador: Mas isso não vai contra a ideia de que tenho que impedir a invasão?
Prof. Marcelo: Vai.
Jogador: Então tenho que me apressar para fechar os portais!
Prof. Marcelo: Tem.
Jogador: Por isso não posso perder tempo!
Prof. Marcelo: Pode.

Verdade seja dita isto acontece em muitos jogos mas não é razão para ser ignorado. De que vale criar uma história que sugere urgência se não tem aplicação no mundo ou em como o jogo é jogado? Nem sequer as Guilds se parecem importar com isso - supostamente membros de outras Guilds podem atrapalhar o desenvolvimento ou as operações da mesma, mas uma invasão de demónios não pode. OK.

Outro aspecto é como a escala de níveis e equipamento - ambos dependentes do nível do PC - também contradiz a história.


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***/SPOILER***


Inúmeros bandidos em cavernas estão bem equipados, o que incrivelmente contradiz a ideia de que precisam de dinheiro e estão ali para roubar. É ridículo apresentar um mundo onde personagens que passam dificuldades económicas na verdade possuem equipamento extremamente valioso. Pior ainda é que se voltares a essas cavernas algum tempo depois de as "limpares" e com uns níveis em cima, encontras mais bandidos com equipamento mais valioso ainda... Mas a ideia continua a ser de que estão lá para roubar uns trocos a quem por ali passar.

Personagens que sigam um arquétipo - como um Fighter - podem subir na hierarquia de uma Guild completamente diferente à profissão ou 'skills' deles. Um personagem que invista apenas em 'skills' de combate pode tornar-se líder da Mage's Guild, mesmo que nem saiba usar o mais simples dos feitiços. O que isto quer dizer é que eventualmente um único personagem pode-se tornar líder de todas as Guilds porque, por exemplo, ao contrário do Morrowind não há uma série de 'skills' consideradas necessárias para entrar na Guild e avançar na mesma. Se as facções deixaram de ser exclusivas para quê a distinção entre elas?

Há várias situações assim que muitos críticos passaram ao lado. E isto é design puramente amador.

eu acho que andaste a jogar oblivion em easy se jogares em hard precisas de ser um level bem acima de 2


mas de resto estou inteiramente de acordo com o teu post
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