Mega Score nº 138 - Março 2007

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 14 mar 2007, 22:21

Mas eu QUERO mesa digitalizadora :cry: De borla de preferência :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
JVieira
Senior
Mensagens: 122
Registado: terça 15 jul 2003, 9:34

Mensagem por JVieira » quinta 15 mar 2007, 10:35

Morbus Escreveu:Este mês a redacção não esteve muito famosa em algumas saídas.

Aquela do "O jogo possui uma boa históra? Comprem um livro (...)" então, foi o descalabro :roll: Das duas uma, ou o JVieira tinha acabado de testar alguns dos jogos da página 10, ou então isto é mesmo sinal de que a indústria nunca mais vai ser o que era... :roll: É que não saber a diferença entre um livro e um jogo é... tipo... assim um pouco a modos que, e, ou o Jorge se explica rapidinho, ou então acho que vou demorar uns tempos a esquecer isto... NWN2 pode ser uma boa cag@ em todos os sentidos (quer de história, quer técnicos) mas dizer o que ele disse é simplesmente INADMISSÍVEL.
Simplesmente INADMISSÍVEL é a Obsidian e a Atari mandarem cá para fora o Neverwinter Nights 2 nas condições que o editaram.
Simplesmente INADMISSÍVEL é pensar-se que em 2007 uma boa história compensa uma série de elementos básicos na produção de videojogos, especialmente no caso dos jogos PC que exigem, pela diversidade de configurações alvo, uma bateria de testes bem mais intensiva do que um jogo de consolas.
E ainda mais INADMISSÍVEL é a maior parte das análises ao jogo, incluindo a do Frederico na Mega Score, menorizar ou pura e simplesmente ignorar as deficiências técnicas do jogo, a favor do Santo Graal de tudo o que vem das mãos da Obsidian / BioWare.
E sim, sei bem a diferença entre um livro e um jogo, só que é preciso ainda mais engenho para contar uma boa história numa experiência interactiva do que numa actividade passiva como a leitura. É só ver as mais recentes declarações do Warren Spector (autor de jogos como o Thief e Deus Ex) sobre o estado dos videojogos no que toca ao storytelling - em suma, ainda estamos na Pré-História - para, definitivamente, percebermos que os jogos ainda têm muito que "patinar" para nos oferecer histórias com H grande ao nível dos grandes clássicos da literatura.
BANXI
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Congo, Democratic Re

Mensagem por BANXI » quinta 15 mar 2007, 11:30

Menorar? errr. Shadow Of Colossus, Resident Evil 4, Dark Messiah Of Might & Magic, Gothic III... a lista não terminaria.

O método narrativo dentro dos videojogos pode ter muitos passos para dar mas face à realidade do que existe no mercado, o Neverwinter Nights 2 é dos melhores que há - aqui partimos para a subjectividade, claro.

E o Neverwinter Nights 2 não é um dos jogos mais exigentes que existem – veja-se o Dark Messiah ou o Supreme Commander, esses sim, estupidamente exigentes (se bem que o primeiro é por falta de optimização e patch). É preciso perceber que actualmente uma aventura e um jogo de estratégia têm motores de jogo tão ambiciosos e exigentes quanto os dos FPS.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 15 mar 2007, 11:42

BANXI Escreveu:Menorar? errr. Shadow Of Colossus, Resident Evil 4, Dark Messiah Of Might & Magic, Gothic III... a lista não terminaria.

O método narrativo dentro dos videojogos pode ter muitos passos para dar mas face à realidade do que existe no mercado, o Neverwinter Nights 2 é dos melhores que há - aqui partimos para a subjectividade, claro.

E o Neverwinter Nights 2 não é um dos jogos mais exigentes que existem – veja-se o Dark Messiah ou o Supreme Commander, esses sim, estupidamente exigentes (se bem que o primeiro é por falta de optimização e patch). É preciso perceber que actualmente uma aventura e um jogo de estratégia têm motores de jogo tão ambiciosos e exigentes quanto os dos FPS.
acho que aqui se falava em exigência no que respeita à maneira de contar uma história. e nisso, NWN 2 falha. e achas que Shadow of Colossus tem uma grande história? Think again... não digo que é um jogo mau, nem de perto! mas boa história? nem por isso... ela só está lá para que possa haver o jogo com algum "sentido", pois tira lá a história e diz lá se não podia andar lá o jovem a matar os Colossus? claro que podia.
Dark Messiah? pode ter uma história muitooooo linda, mas falhou em tudo o que tinha para ter sucesso...

e mesmo que existam muitos jogos com boa história, há muitos mais com ela TERRIVELMENTE mal usada.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
BANXI
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Congo, Democratic Re

Mensagem por BANXI » quinta 15 mar 2007, 12:02

Dei exemplos de jogos com métodos de controlo e/ou optimizações duvidosas... não de grandes histórias.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 15 mar 2007, 12:37

BANXI Escreveu:Dei exemplos de jogos com métodos de controlo e/ou optimizações duvidosas... não de grandes histórias.
o Resident Evil 4 mal optimizado? onde? tirando a versão PC... ok tudo bem, mas o jogo originalmente foi para consolas, e de mal optimizado pouco ou nada tinha... :-'' muito menos os controlos...

Shadow of Colossus? mal optimizado? os controlos podiam ser dificeis... mas não mal optimizados, assim como graficamente o jogo estava deslumbrante, e nada mal optimizado.

Dark Messiah? hmmm epa, em termos gráficos não estava até nada mal, o pior foi mesmo o resto lol o jogo em si! lol

o Ghotic III não posso falar...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 15 mar 2007, 13:08

Gothic 3 está algo mal optimizado, mas não em termos gráficos. Está mal optimizado é nos loadings e nos saves e assim. De resto o jogo está mediano. A banda sonora, então =P~
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quinta 15 mar 2007, 13:44

JVieira Escreveu:E ainda mais INADMISSÍVEL é a maior parte das análises ao jogo, incluindo a do Frederico na Mega Score, menorizar ou pura e simplesmente ignorar as deficiências técnicas do jogo, a favor do Santo Graal de tudo o que vem das mãos da Obsidian / BioWare.
Mas não foi isso um pouco o que ocorreu na tua descrição do original da Bioware? :-''
E sim, sei bem a diferença entre um livro e um jogo, só que é preciso ainda mais engenho para contar uma boa história numa experiência interactiva do que numa actividade passiva como a leitura. É só ver as mais recentes declarações do Warren Spector (autor de jogos como o Thief e Deus Ex) sobre o estado dos videojogos no que toca ao storytelling - em suma, ainda estamos na Pré-História - para, definitivamente, percebermos que os jogos ainda têm muito que "patinar" para nos oferecer histórias com H grande ao nível dos grandes clássicos da literatura.
Acho que nessa entrevista o Spector falava mais sobre as maneiras em como uma história pode ser integrada num videojogo sem comprometer a interactividade nem a narrativa - uma tarefa difícil, e uma que nem o Deus Ex conseguiu completamente cumprir. Não me parece que ele estivesse a falar da qualidade das histórias apresentadas nos videojogos até porque histórias propriamente ditas, têm havido algumas interessantes nos videojgos até hoje. Quem costuma ser mais crítico da qualidade das mesmas é o Ken Levine da Irrational Games.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 15 mar 2007, 18:56

JVieira Escreveu:Simplesmente INADMISSÍVEL é a Obsidian e a Atari mandarem cá para fora o Neverwinter Nights 2 nas condições que o editaram.
Sem dúvida que sim. Eu não disse o contrário, aliás, disse precisamente isso. ;)
JVieira Escreveu:Simplesmente INADMISSÍVEL é pensar-se que em 2007 uma boa história compensa uma série de elementos básicos na produção de videojogos, especialmente no caso dos jogos PC que exigem, pela diversidade de configurações alvo, uma bateria de testes bem mais intensiva do que um jogo de consolas.
Concordo, mas, ainda assim, não justificas o porquê de ser inadmissível preferir-se um RPG a um livro... ;)
JVieira Escreveu:E ainda mais INADMISSÍVEL é a maior parte das análises ao jogo, incluindo a do Frederico na Mega Score, menorizar ou pura e simplesmente ignorar as deficiências técnicas do jogo, a favor do Santo Graal de tudo o que vem das mãos da Obsidian / BioWare.
Hmm, também acho que sim... Mas lembro-me dele referir as deficiências técnicas... :-k
JVieira Escreveu:E sim, sei bem a diferença entre um livro e um jogo, só que é preciso ainda mais engenho para contar uma boa história numa experiência interactiva do que numa actividade passiva como a leitura.
Pois... :-k Não era BEM dessa diferença que eu estava a falar... :-k Eu estava a falar que num verdadeiro jogo de Role-Play o jogador é que cria a sua história, ao invés de num livro. :P Um RPG ideal não tem história, e é por isso que eu disse o que disse.
JVieira Escreveu:É só ver as mais recentes declarações do Warren Spector (autor de jogos como o Thief e Deus Ex) sobre o estado dos videojogos no que toca ao storytelling - em suma, ainda estamos na Pré-História - para, definitivamente, percebermos que os jogos ainda têm muito que "patinar" para nos oferecer histórias com H grande ao nível dos grandes clássicos da literatura.
De novo digo que os RPG's ideais não têm história. :mrgreen: E é por isso que eu mandei vir. E não precisas de ir muito longe, vai ao ideal de um RPG: os RPG P&P. Tem história? Tem um setting, aí é que está a diferença. Claro que nos RPG's actuais as coisas estão longe de ser assim, e é por isso que entendo o porquê de teres dito aquilo. Mas, mesmo assim, acho que fica MUITO mal preferir-se um livro a um RPG, mesmo com todos os defeitos técnicos, que eu próprio já senti e que me fizeram simplesmente não comprar o jogo (e duvido que o compre, nem qualquer outro título da Obsidian).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 15 mar 2007, 19:18

Morbus Escreveu:
JVieira Escreveu:Simplesmente INADMISSÍVEL é pensar-se que em 2007 uma boa história compensa uma série de elementos básicos na produção de videojogos, especialmente no caso dos jogos PC que exigem, pela diversidade de configurações alvo, uma bateria de testes bem mais intensiva do que um jogo de consolas.
Concordo, mas, ainda assim, não justificas o porquê de ser inadmissível preferir-se um RPG a um livro... ;)
Morbus Escreveu:
JVieira Escreveu:E sim, sei bem a diferença entre um livro e um jogo, só que é preciso ainda mais engenho para contar uma boa história numa experiência interactiva do que numa actividade passiva como a leitura.
Pois... :-k Não era BEM dessa diferença que eu estava a falar... :-k Eu estava a falar que num verdadeiro jogo de Role-Play o jogador é que cria a sua história, ao invés de num livro. :P Um RPG ideal não tem história, e é por isso que eu disse o que disse.
eu prefiro um livro a qualquer que seja o jogo (também depende do livro lol). é que no jogo, mesmo que escolhas a tua própria história e a faças, tal como dizes, já tens tudo ali feitinho a tua frente. a parte em que usas a imaginação é praticamente nula. acho que a piada num livro é mesmo essa, usar a imaginação e recriar mentalmente todas as cenas que estás a ler. num jogo isso não acontece, e por muito que tedeem liberdade para "criares" a tua história num jogo, ela já está previamente criada, é sempre uma falsa sensação de liberdade.

p.s.: peço desculpa por me ter intrometido na conversa O:)
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 15 mar 2007, 20:21

cinemaniac Escreveu:eu prefiro um livro a qualquer que seja o jogo (também depende do livro lol). é que no jogo, mesmo que escolhas a tua própria história e a faças, tal como dizes, já tens tudo ali feitinho a tua frente.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL No livro não tens tudo feitinho à tua frente! xD LOOOOL Anyway, os jogos que há até agora são, na generalidade, assim, mas os RPG's P&P não é nada disso, e esses sim, são os RPG's idiais, só que tinham que ser no PC e não em papel e lápis.
cinemaniac Escreveu:a parte em que usas a imaginação é praticamente nula.
Agora :roll: E em alguns jogos... :roll: Diz-me lá: qual foi o jogo em que mais usaste a imaginação para fazer role-play?
cinemaniac Escreveu:acho que a piada num livro é mesmo essa, usar a imaginação e recriar mentalmente todas as cenas que estás a ler. num jogo isso não acontece, e por muito que tedeem liberdade para "criares" a tua história num jogo, ela já está previamente criada, é sempre uma falsa sensação de liberdade.
Depende muito da maneira que jogas o jogo... Eu já vi um gajo a fazer role-play em HalfLife 1 e fiquei... :shock: OMG, este gajo é passado XD E usava a imaginação como o caraças xD
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 15 mar 2007, 20:39

Morbus nos teus argumentos confundes entre criar um jogo e jogar um jogo, quanto ao usar a imaginação.
Avatar do Utilizador
Badedas 13
Veteran
Mensagens: 547
Registado: sábado 15 mar 2003, 12:56
Localização: Sintra

Mensagem por Badedas 13 » quinta 15 mar 2007, 21:00

Os únicos livros que eu considero tão bons como os jogos (melhores NÃO)... são os livros RPG :D LOL
Ou então a colecção do Steve Jackson e Ian Livingstone das "Aventuras Fantásticas" lool onde o leitor é o herói!
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quinta 15 mar 2007, 21:04

Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:eu prefiro um livro a qualquer que seja o jogo (também depende do livro lol). é que no jogo, mesmo que escolhas a tua própria história e a faças, tal como dizes, já tens tudo ali feitinho a tua frente.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL No livro não tens tudo feitinho à tua frente! xD LOOOOL Anyway, os jogos que há até agora são, na generalidade, assim, mas os RPG's P&P não é nada disso, e esses sim, são os RPG's idiais, só que tinham que ser no PC e não em papel e lápis.
não tens tudo feitinho a tua frente. no jogo o que imaginas? nada... no livro o que imaginas? tudo!

num jogo imaginas ... olha não me lembro nada que imagines que possa ser da maneira X ou Y. num livro tens de imaginar desde as personagens, passando pelos cenários e até ao cão que ladra na rua...

e não me interessa o que eles são no papel e lápis, se estamos a falar de jogos de video aqui o que menos interessa é a teorica mas o que ele atinge no final. eu não digo que o Alone in the Dark é um bom filme só porque o jogo o era... assim como não digo que o filme do Resident Evil é um excelente filme lá porque o jogo é. uma coisa é o jogo outra o filme, e aqui é o mesmo, uma é o que está escrito no papel, outra é o que depois se vê nos jogos.
Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:a parte em que usas a imaginação é praticamente nula.
Agora :roll: E em alguns jogos... :roll: Diz-me lá: qual foi o jogo em que mais usaste a imaginação para fazer role-play?
mas eu disse que em jogos não usas a imaginação... nula = zero... :anxious:
Morbus Escreveu:
cinemaniac Escreveu:acho que a piada num livro é mesmo essa, usar a imaginação e recriar mentalmente todas as cenas que estás a ler. num jogo isso não acontece, e por muito que tedeem liberdade para "criares" a tua história num jogo, ela já está previamente criada, é sempre uma falsa sensação de liberdade.
Depende muito da maneira que jogas o jogo... Eu já vi um gajo a fazer role-play em HalfLife 1 e fiquei... :shock: OMG, este gajo é passado XD E usava a imaginação como o caraças xD
sim devia imaginar muita coisa "vou matar aquele bixo imaginário e ganho tanto de XP... " :anxious:
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 15 mar 2007, 21:09

cinemaniac Escreveu:não tens tudo feitinho a tua frente. no jogo o que imaginas? nada... no livro o que imaginas? tudo!
A sério? Então diz-me lá como é que resolves questões morais num jogo? É sem pensares? Ou então questões simples como puzzles ou assim? Sem pensares? Sem imaginação.

Obviamente que não era a essa imaginação a que me referia, mas sim, nesse aspecto, tens razão. De qualquer forma, o livro ganha de longe nesse campo, porque não dá hipótese aos jogos, e muito menos aos filmes :P
cinemaniac Escreveu:num jogo imaginas ... olha não me lembro nada que imagines que possa ser da maneira X ou Y.
HalfLife 2, eu fiz roleplay valente, e imaginem algumas coisas :P Claro que não são coisas visuais.
cinemaniac Escreveu:e não me interessa o que eles são no papel e lápis, se estamos a falar de jogos de video aqui o que menos interessa é a teorica mas o que ele atinge no final.
Ok, então eu acabo por aqui a discussão. Quando falo de jogos não falo dos que existem mas dos que podem/poderiam existir.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder